Top

Com uma das paisagens mais bonitas que já vi, a Patagônia chilena é um roteiro para quem ama a natureza, lindas paisagens, boa comida e um pouquinho de frio!

Hoje vim contar um pouco mais sobre este lugar e sugerir o roteiro perfeito para você curtir a região sem perrengues!

Um pouco sobre a Patagônia

A Patagônia é um dos lugares mais inóspitos, remotos e difíceis de serem explorados no planeta. Tem um clima severo e fortes ventos em algumas regiões e épocas do ano.

A região denominada Patagônia tem um lado argentino (oriental) e um lado chileno (ocidental) e é naturalmente dividida pela Cordilheira dos Andes. Tem uma área enorme, com mais de 1 milhão de km², o que corresponde a área da França, Inglaterra e Alemanha juntas.

A região da Patagônia chilena teve uma importância histórica enorme.  A partir do século XVI, motivados a encontrar um novo caminho até as Índias, buscando uma nova rota segura para especiarias, seda e escravos, a Espanha financiou e promoveu várias campanhas exploratórias pelo Atlântico. Além dessa motivação, os marinheiros da época acreditavam que existia muito ouro e pedras preciosas na região e o sonho pela riqueza abundante e fácil também os encorajava a adentrar o Oceano Atlântico.

Em 1 de Novembro de 1520, Fernão de Magalhães, navegador português a serviço da Espanha, chegou ao chamado “Estreito de Todos os Santos” (nome dado por conta da data), posteriormente chamado de “Estreito de Magalhães” em sua homenagem. Em 1522, sua esquadra chegou de volta à Espanha, sendo o primeiro europeu a cruzar do Oceano Atlântico ao Pacífico, completando assim a primeira circum-navegação da terra e descobrindo finalmente uma rota alternativa para as Índias!

Vale lembrar, que antes do Estreito de Magalhães, os navegadores passavam pelo Cabo da Boa Esperança para chegar até as Índias, e antes disso ainda, utilizavam a Rota de Marco Polo, que cruzava vários trechos de terra e mar até lá.

Para entendermos o que significou a descoberta do Estreito de Magalhães, este foi o único jeito de cruzar do Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico até a construção do Canal do Panamá, mais de 300 anos depois, em 1914.

Para melhor localização!

Para melhor localização!

O nome Patagônia se deu por conta dos “Patagones”, indígenas que habitavam a região. Dizem que eles receberam este nome (apesar de terem nomes específicos por tribo), por conta de seu tamanho e do tamanho do seus pés, pezões = “patagones”! Dizem que estes índios eram altos, com mais de 2 metros de altura. Eles também viviam da caça de guanacos e da pesca, se vestiam com peles de guanacos para se aquecer. Viviam próximos da água, para poder cozinhar e pescar e ali acendiam fogueiras para se aquecer e fazer os alimentos. Dizem que o apelido “Terra do Fogo” para chamar a Patagônia, surgiu por conta destas fogueiras. Enquanto os navegadores se aproximavam da terra, avistavam muitos pontos de fogo, de várias fogueiras, e portanto este apelido.

Os pinguins de Magalhães, também presentes na região, levam este nome porque também foram avistados pela primeira vez por Fernão de Magalhães.

É um lugar gelado, repleto de geleiras e glaciares, muitos lagos, rios e uma natureza exuberante!

Nós visitamos a Patagônia chilena, onde fica o Estreito de Magalhães , em Setembro de 2018 e vou contar tudo o que você precisa saber no post de hoje!

Um pouco sobre o Parque Nacional Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine fica na região de Magalhães, ao sul da Patagônia Chilena, um lugar muito, muito longe, mas muito incrível! Foi transformado em Parque Nacional em 1950 e desde 1978 é Reserva da Biosfera, pela UNESCO. Com mais de 200 mil hectares, tem muita vida selvagem e uma natureza exuberante, com rios, lagos, glaciares, montanhas e muitos lugares lindos para explorar. Ali dentro do parque fica a Cordilheira Paine, com as Torres del Paine e os Cuernos del Paine (os dois pontos e as duas vistas mais famosas!).

Maravilhosa vista dentro do Parque Torres del Paine!

Maravilhosa vista dentro do Parque Torres del Paine onde aparece os Cuernos del Paine e as torres, beeeem lá atrás!!

Muitos animais podem ser encontrados aqui também, como lebres, raposas, condores, pumas, guanacos, entre outros!

Os Guanacos estão presentes em todo parque e região. São Camelídios e parentes das Lhamas!

Os Guanacos estão presentes em todo parque e região. São Camelídios e parentes das Lhamas!

É um destino para quem realmente ama a natureza, mas muita gente pensa que é apenas para quem gosta de acampar e caminhar o dia todo. Não é bem assim. Na verdade achei um destino bem eclético. Vamos lá!

  • Pode ser uma viagem cara ou barata, simples ou luxuosa,  dependendo do seu estilo. Existem  hotéis luxuosos e com tudo incluído, os mais simples e os refúgios (tipo albergues de montanha ou lodges), ou mesmo a sua barraca, se você quiser acampar!
  • É uma viagem com paisagens lindas, e você com certeza vai descobrir que o melhor jeito de conhecer a região é mesmo caminhando. Estas caminhadas podem ser longas e contínuas, se você escolher um dos circuitos famosos de trekking, caminhando até 20km por dia e se hospedando em barraca ou refúgios, ou podem ser caminhadas mais curtas e guiadas,  voltando para o conforto (e quentinho!) do seu hotel no fim do dia. Você também pode estar em algum refúgio ou hotel dentro do parque com seu carro e dirigir até o ponto inicial de sua trilha, para fazê-la sozinho, se quiser.
  • Se quiser fazer algum circuito de trekking, você pode escolher entre o Circuito O e o Circuito W. O O é o mais longo, com 122  km e dá a volta no maciço Paine inteiro, e o W é mais curto, com 76km, e contorna uma face da cordilheira Paine passando pelo famoso Vale do Francês (apenas acessível por trilha – você não consegue chegar com passeios guiados aqui). Mesmo assim, eu sugiro que você faça alguns passeios que fizemos a partir do hotel além do trekking, pois será possível ver o parque de ângulos diferentes do que você verá dos circuitos.
  • O aeroporto mais próximo é o de Punta Arenas, que fica a umas 5 horas de distância do parque. A cidade mais próxima de Torres del Paine é Puerto Natales e muita gente usa de base para conhecer a região e fazer passeios de um dia, bate e volta para conhecer o parque nacional. Se você está com esta ideia em mente, vale saber que de Puerto Natales a Torres del Paine leva 1h30.

    Alguns dado gerais sobre o Chile!

    Alguns dado gerais sobre o Chile!

Como chegar

Bom, estamos no fim do mundo! As coisas são bem longe por aqui! Para chegar até Torres del Paine, você vai ter que voar até Santiago (nós voamos de Latam), de lá, voar até Punta Arenas, onde fica o Estreito de Magalhães, que é um vôo de 3h30, e de Punta Arenas, pegar um ônibus até Puerto Natales (5h). Chegando em Puerto Natales, se quiser conhecer a região de Torres del Paine, você vai ter que pegar um ônibus ou transfer para a entrada do parque Torres del Paine (mais 1h30).

Em Punta Arenas existe apenas uma rodoviária de onde saem os ônibus em alguns horários por dia!

Rodoviária de Punta Arenas

Rodoviária de Punta Arenas

Horários e preços para chegar em Puerto Natales

Horários e preços para chegar em Puerto Natales

Para encontrar seus vôos para Punta Arenas, clique aqui!

Quando visitar

O Parque Torres del Paine fica aberto o ano inteiro, mas algumas trilhas, regiões e hotéis fecham no inverno, de junho até setembro, por causa do frio. A maioria deles reabrem final de setembro/ início de outubro, que foi a época que fomos. Apesar de ainda ser frio (pegamos uma semana atípica que até nevou MUITO), setembro e outubro são bons meses, pois não venta.

Nos meses de alta temporada, que são os meses de verão, de novembro até março, as temperaturas aumentam, mas com elas o vento aumenta muito também, tanto que algumas partes do parque ficam até mais perigosas, com ventos que chegam a 150 km/h. Com isso, mesmo com a temperatura mais alta, a sensação térmica é baixa, mas as chances de céu aberto são maiores, bem como as chances de parque e trilhas lotadas. Conversando com os guias do nosso hotel, eles falaram que gostam muito do mês de outubro, quando os termômetros já subiram um pouco, não existe vento e o parque e as cidades ainda estão mais vazios!

Pegamos os lagos assim calminhos, parecendo espelhos d'água, pois quase não venta nessa época.

Pegamos os lagos assim calminhos, parecendo espelhos d’água, pois quase não venta nessa época.

No geral, evite os meses de inverno, com chuva e frio. De resto, escolha dentro das suas expectativas e possibilidades, lembrando que na época de verão, que coincide com as férias de fim de ano, os preços são mais elevados também!!

 O que fazer

Punta Arenas

Navegação pelo Estreito de Magalhães até a ilha Magdalena para ver os Pinguins.

Muita gente chega em Punta Arenas e só fica ali o tempo suficiente para pegar o transfer para Puerto Natales, porta de entrada para o Parque Torres del Paine. Nós mesmos fizemos isso por conta do roteiro curto e também da programação da corrida, porém eu gostaria muito de ter feito o passeio que navega pelo Estreito de Magalhães e vai até a ilha Magdalena, onde é possível per os pinguins de magalhães.

Pinguins de Magalhães podem ser vistos em abundância nesta ilha!

Pinguins de Magalhães podem ser vistos em abundância nesta ilha!

Acho que deve ser muito interessante e bonito! Muitas agências vendem este passeio lá e os hotéis também agendam! Este passeio custa em média USD 150,00 a pessoa e dura 4 horas.

Mesmo se você não conseguir fazer este passeio por causa do seu roteiro, vale a pena conhecer a Plaza de Armas da cidade e ir também até o local onde você pode ver o Estreito de Magalhães. Fica a alguns minutos caminhando da Plaza de Armas e foi interessante ver pela importância histórica!

Não deixe de chegar bem pertinho do Estreito de Magalhães, além da paisagem bonita, este lugar tem muita história!

Não deixe de chegar bem pertinho do Estreito de Magalhães, além da paisagem bonita, este lugar tem muita história!

Puerto Natales

A cidade base para ir até Torres del Paine é super pequenininha, mesmo assim achei bem bonitinha, com algumas atrações interessantes e ótimas opções gastronômicas.

Lindinha Puerto Natales ao pôr do sol!

Lindinha Puerto Natales ao pôr do sol!

Conhecer a cidade

Vale tirar um dia  para dar uma volta pela cidade, ver o mercado de artesanato Pueblo Artesanal Etherh Aike, a praça, o calçadão que tem vista do Mole Histórico, com vista privilegiada do canal que é porta de entrada para o Fiorde Última Esperança. Ali você pode andar até o Monumento Las Manos, uma réplica dos dedos que saem do chão de Punta del Leste e também ver o Monumento al Vento, que retrata um homem e uma mulher pairando no ar. Esta região também é uma ótima opção para assistir ao pôr do sol. As coisas não ficam longe em Puerto Natales, dá para ver tudo caminhando. Aproveite para tomar um café com vista do lago ou um vinho por aqui!

Mercado de Artesanatos!

Mercado de Artesanatos!

Monumento Las Manos, réplica da mão original que fica em Punda del Leste!

Monumento Las Manos, réplica da mão original que fica em Punta del Leste!

lindo

Monumento Al Vento

Antigo Mole da cidade! Vista incrível!

Antigo Mole da cidade! Vista incrível!

Nós e o Milodón. Milodonte era uma espécie de Preguiça gigante que viveu há mais ou menos 10 mil anos atrás e habitava esta região. Uma caverna que acredita-se era habitada por eles, pode ser visitada também antes da entrada de Torres del Paine.

Nós e o Milodón. Milodonte era uma espécie de Preguiça gigante que media 3 metros e pesava 200kg e viveu há mais ou menos 10 mil anos e habitava esta região. Uma caverna que acredita-se era habitada por eles pode ser visitada também antes da entrada de Torres del Paine.

Pôr do sol mais do que lindo por ali!

Pôr do sol mais do que lindo por ali!

2018-09-21 - Puerto Natales (169)

Além destes pontos turísticos, Puerto Natales tem algumas lojas com marcas de montanha como The North Face, Columbia, entre outras. Os preços estavam bem atrativos se comparados ao Brasil. Acabei comprando duas jaquetas de pluma de ganso por lá!

Sugiro duas lojinhas, a One Aco, que vende The North Face, Buff, Icebraker Merino, Salomon e Marmot, e a Rockford, que fica no mesmo lugar que a cafeteria The Coffee Maker, e vende Mountain Hardwear, Columbia e Patagonia. Os preços da Rockford estavam muito atrativos!

Navegação Fiorde Última Esperança e Glaciares Balmaceda e Serrano

Achei este passeio lindo e imperdível, mesmo que não conseguimos um dia ensolarado, o que deve tornar tudo ainda mais bonito (e menos congelante)!

Passeio congelante e lindo, no meio do Fiorde Última Esperança!

Passeio congelante e lindo, no meio do Fiorde Última Esperança!

Este passeio entra no Fiorde Última Esperança e visita dois Glaciares, o Balmaceda e o Serrano.

Para tudo ficar mais claro, vamos à algumas definições!

Um Fiorde é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. Fiordes são comuns no Chile, Noruega e Nova Zelândia.

O Fiorde Última Esperança foi nomeado assim por Juan Ladrillero, em 1557, quando, em busca do Estreito de Magalhães e se deparando com o local, ele sentiu que esta seria sua última chance de chegar até lá. Infelizmente ele estava errado. Não dá pra chegar no estreito por aqui.

Já um glaciar é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e se desloca lentamente, em razão da gravidade. Podem ter vários quilômetros de extensão e espessura.

O gelo das geleiras é o maior reservatório de água doce sobre a Terra, e perde em volume total de água apenas para os oceanos.

Voltando ao passeio então, ele é feito em um catamarã e navega fiorde a dentro. Antes de chegarmos ao glaciar Balmaceda, paramos em um local que é berçário de leões marinhos e os filhotes permanecem ali por mais ou menos 2 meses, até aprenderem a nadar!

Filhotes de leões marinhos que ainda não sabem nadar!

Filhotes de leões marinhos que ainda não sabem nadar!

Muita fofura!!

Muita fofura!!

Dali, logo chegamos ao Glaciar Balmaceda, menor, mas bem interessante. O barco chega bem perto e é bem legal poder ver um glaciar assim.

Glaciar Balmaceda! Parece que estamos na Era do Gelo!

Glaciar Balmaceda! Parece que estamos na Era do Gelo!

Glaciar Balmaceda

Glaciar Balmaceda

Depois o barco navega até o Glaciar Serrano, que fica na Laguna Serrana e dentro do Parque Nacional Bernardo O’Higgins. Este é o maior Parque Nacional do Chile e a terceira maior reserva de água doce do planeta!

Nosso Catamarã!

Nosso Catamarã!

O Glaciar Serrano é bem maior do que o Glaciar Balmaceda e bem mais impressionante (embora o Glaciar Grey seja o mais sensacional que vi nesta viagem). Ali no Glaciar Serrano é possível ver quanto os glaciares estão diminuindo por conta do aquecimento global, pois estes pontos são demarcados. Para se ter uma ideia, em 1978, toda a Laguna Serrana era coberta de gelo, que derreteu em pouco mais de 40 anos.

O Glaciar Serrano é impressionante!

O Glaciar Serrano é impressionante!


2018-09-20 - Seno Ultima Esperanza (131)

Toda esta laguna era Glaciar em 1978!

Toda esta laguna era Glaciar em 1978!

Depois de apreciarmos e ouvirmos um pouco da história, partimos para a nossa última parada, que foi um almoço típico em uma estância, com Parrilla de Cordeiro. A comida era muito boa e o lugar super bonito!

Ovelha na estância onde almoçamos!

Ovelha na estância onde almoçamos!

O passeio dura o dia inteiro e custa 95.000 pesos chilenos, algo em torno de USD 140,00. Fizemos o passeio com a empresa Turismo 21 de Mayo e deu tudo certo, desde o horário combinado, tour e serviço. Recomendo.

É indispensável para o conforto do seu passeio um corta vento, luvas e gorro!

Parque Torres del Paine

Aqui, o roteiro depende muito do que você quer ver em Torres del Paine e que tipo de viagem quer fazer. Minhas dicas aqui do blog são baseadas no que eu fiz e não consideram o que você pode ver se fizer os circuitos de trekking O ou W! Estes passeios consideram que você se hospede dentro ou próximo ao parque, tanto em hotel quanto em refúgios na região.

parque-torres-del-paine-patagonia-chile

Trekking Base Torres

Este é um dos passeios mais famosos do parque e dura o dia inteiro! É um trekking pesado, de pelo menos 8 horas até a base das torres. Era um dos passeios que eu mais queria fazer, mas nevou muito, as trilhas estavam perigosas e o tempo ficou fechado alguns dias, então quando abriu, escolhemos ver mais coisas do parque do que apenas esta trilha que ainda estava super perigosa. Mas acho que é um passeio imperdível, digamos assim. E é uma das vistas mais famosas do parque. Pelo que ouvimos o nível de dificuldade desta trilha é alto e requer um bom condicionamento físico.

Esta é a vista da Base das Torres. Estava tudo congelado na época que fomos e o clima não estava dos melhores!

Esta é a vista da Base das Torres. Estava tudo congelado na época que fomos e o clima não estava dos melhores!

Trekking Playa Sarmiento

No primeiro dia, queríamos fazer o Full Day Base Torres, mas o tempo estava super fechado, então o pessoal do hotel sugeriu que fizéssemos o Trekking até a praia do Lago Sarmiento, que é o maior lago dentro do parque. Ele é um lago de água salgada, e é um dos 5 lugares do mundo que têm a cianobactéria, uma bactéria muito “do bem”, que faz como se fosse uma fotossíntese, mas que para isso, precisa de água, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio para nós respirarmos. Por causa desse processo, as rochas ficam com sedimentos destas bactérias, e ficam esbranquiçadas, como rochas de praia. É bem interessante. A água deste lago é muito clara, mas por causa do tempo fechado, quase não dá pra ver nas fotos! É uma trilha bem bonita e, com tempo aberto, dá pra ver bem o maciço Paine. Nível de dificuldade baixo e caminhada de uns 40 minutos.

A caminho da praia do lago Sarmiento!

A caminho da praia do lago Sarmiento!

Belíssimo Lago Sarmiento!

Belíssimo Lago Sarmiento!

Trekking Mirador Cóndor 

Trekking com bastante subida até o Mirador Cóndor. Dizem que é lindo, mas não tivemos tempo de fazer. Reserve pelo menos umas duas horas se quiser chegar até lá!

Trekking Mirador Cuernos

Este trekking é também muito bonito! Mas pra ele ser totalmente aproveitado, vá quando não tiverem nuvens baixas e der pra ver bem as Torres  del Paine e os Cuernos del Paine. Se caminha algo em torno de meia hora até o Mirador Cuernos, que é de onde se tem a melhor vista deles. Muita gente pensa que os Cuernos del Paine são chamados assim por se parecerem com chifres, o que faria bastante sentido sentido, pois realmente parecem, mas a verdade é que são chamados assim pelo tipo de rocha pelo qual são formados, as rochas corneanas. Toda a cordilheira Paine é formada por rochas tipo sedimentares, corneanas e granito, e ela foi esculpida assim, do jeito que está hoje, pelo avanço dos glaciares há mais de 12 milhões de anos! Fizemos este trekking no mesmo dia que fomos para o Glaciar Grey! É um passeio bem curto, mas com uma vista fantástica! Nível de dificuldade do trekking é baixo.

Uma das vistas mais bonitas do parque!!!

Uma das vistas mais bonitas do parque!!!

Guanacos no caminho!

Guanacos no caminho!

Full Day Paine

Este passeio de dia inteiro com uma van passa por todo o parque, para dar um panorama geral do lugar. Acho que é oferecido apenas por hotéis, não por refúgios. Na parte da tarde ele vai para o lado oeste, setor que fica o Lago Grey, então como já tínhamos feito a navegação pelo lago e visto o lugar, fizemos apenas a parte da manhã do passeio, com algumas paradas extra que nosso guia mostrou. Esse passeio é lindo e muito informativo. Acho que não dá pra ir embora sem ver, pelo menos a parte da manhã. Entre ir com o tour ou fazer a navegação, eu faria a navegação no lago Grey e manteria este tour apenas na parte da manhã, usando o resto do dia para curtir o hotel. Vou mostrar as paradas do passeio pelas fotos!  Nível de caminhada aqui é muito fácil!

Primeira parada, fomos num ponto do parque onde é possível avistar as torres de longe, já que não conseguimos fazer o trekking até a Base das Torres!

Primeira parada, fomos num ponto do parque onde é possível avistar as torres de longe, já que não conseguimos fazer o trekking até a Base das Torres!

As Torres!

As Torres!

Muitos e muitos Guanacos pelo caminho! Dizem que dentro do parque vivem mais de 100 mil!

Muitos e muitos Guanacos pelo caminho! Dizem que dentro do parque vivem mais de 100 mil!

Muitas vistas UAU nesse passeio!

Muitas vistas UAU nesse passeio!

2018-09-26 - Full Day Paine (72)

Cachoeira Salto Grande! Olha a cor da água de degelo!

Cachoeira Salto Grande! Olha a cor da água de degelo!

A vista do Lago Pehoé é uma das mais lindas de todo o passeio!

A vista do Lago Pehoé é uma das mais lindas de todo o passeio!

Olha a cor da água desse rio, o Rio Paine!!!

Olha a cor da água desse rio, o Rio Paine!!!

Essa cachoeira é a Salto Chico e no fundo está o Explora Hotel! A vista desse lugar também é linda!

Essa cachoeira é a Salto Chico e no fundo está o Explora Hotel! A vista desse lugar também é linda!

Paisagens inacreditáveis neste passeio! Eu poderia postar 50 fotos!

Paisagens inacreditáveis neste passeio! Eu poderia postar 50 fotos!

Uma curiosidade sobre o Parque Torres del Paine: em 2011, um turista que estava fazendo o circuito W, com preguiça de levar seu lixo embora, resolveu colocar fogo e queimá-lo. Ele gerou nada menos do que o maior incêndio da história do parque! Isso aconteceu no verão, mês que quase não chove e venta muuuuito. Por isso, o fogo se espalhou rapidamente, num incêndio que durou 3 meses e queimou 20% da vegetação do parque. É por isso que em muitas fotos se vê estas árvores queimadas! Um pecado! (Leia mais sobre esse incêndio clicando aqui.)

Árvores assim são encontradas por todo parque!

Árvores assim são encontradas por todo parque!

Além do que aparece na superfície, o solo e seus minerais também foram queimados, e por isso, um reflorestamento na região é muito difícil. As árvores aqui crescem em média 1 cm ao ano, então isso levará centenas de anos! Mesmo assim, o parque ainda é maravilhoso, mas dá pra entender o impacto do homem na natureza.

Navegação Lago Grey

Para mim, uma atração imperdível e um dos pontos mais altos da nossa viagem! É paga e apenas uma empresa faz o tour, mas vale cada centavo!

O Glaciar Grey é o maior que visitamos. Tem 244 km². Sua parede tem 6 km de extensão e mais de 30 metros de altura. Nas fotos não parece, mas ele é realmente grandioso!

Todo Glaciar Grey visto de longe! Este foi só o começo, nós fomos bem pertinho!

Todo Glaciar Grey visto de longe! Este foi só o começo, nós fomos bem pertinho!

Além do catamarã ser super confortável, tem bar, serve pisco de cortesia com gelo do glaciar e tem uma ótima guia! O passeio dura meio período e fomos na parte da manhã! Achei a luz perfeita! Pegamos um dia maravilhoso. Acho que quanto mais ensolarado estiver o dia, mais lindo e menos congelante será o passeio.

O pessoal do nosso hotel nos levou até a região do Hotel Lago Grey, ali andamos por um lindo caminho até a praia do Lago Grey, de onde saiu o passeio.

Praia do Lago Grey, de onde sai o passeio!

Praia do Lago Grey, de onde sai o passeio!

Pegamos um dia ensolarado lindo! Faz toda a diferença no passeio!

Pegamos um dia ensolarado lindo! Faz toda a diferença no passeio!

Catamarã que faz o passeio!

Catamarã que faz o passeio!

Ele já inicia com a vista de vários icebergs e vai se aproximando aos poucos do glaciar, que é dividido em dois por uma ilha. Visitamos os dois lados e o catamarã chega bem perto, mas com uma margem de segurança em caso de avalanches. Fiquei super impressionada! Nunca tinha visto algo assim na vida! Dá uma pena pensar que os glaciares estão desaparecendo.

Incrível!

Incrível!

Glaciar Grey

Glaciar Grey

Gelo azul!!!

Gelo azul!!!

Surreal a grandiosidade deste lugar!

Surreal a grandiosidade deste lugar!

me apaixonei mesmo (e me senti na era do gelo!)

Me apaixonei mesmo (e me senti na era do gelo!)

O passeio custa de 75.000 a 80.000 pesos chilenos, dependendo a época que você for. Pode ser reservado diretamente no site aqui, ou no seu hotel.

A mesma dica da navegação pelo Fiorde vale aqui: leve um corta vento, luvas e gorro!

Onde Ficar

Punta Arenas

Não dormimos aqui, mas tomamos café num hotel da mesma rede do hotel que nos hospedamos em Puerto Natales. Foi no Hotel Cabo de Hornos e além de ter achado tudo lindo e o café farto, achei o atendimento bom e cordial e a localização excelente, em frente à Plaza de Armas!

Para ver outras opções de hotéis em Punta Arenas, clique aqui.

Hotel Cabo de Hornos bem em frente da Plaza de Armas de Punta Arenas!

Hotel Cabo de Hornos bem em frente da Plaza de Armas de Punta Arenas!

Restaurante do Hotel

Restaurante do Hotel

Puerto Natales

Nos hospedamos no Hotel Costaustralis e amei a localização! O hotel é bem bonito e tem uma vista bem legal. Foi o primeiro hotel por lá e os quartos não são modernos, mas são confortáveis e têm tudo que precisamos para a estadia. O café da manhã é muito bom e cheio de opções. Tem também um bar que serve tapas e coquetéis, e a vista é linda! É bom fugir do frio tomando um pisco por ali! O serviço foi excelente em nos buscar no aeroporto, nos levar para tomar café (era super cedo) e depois nos deixar na rodoviária em Punta Arenas. Chegando em Puerto Natales, foram nos buscar e nos levar até o hotel. Não precisamos nos preocupar com nada!

Esse é o Costaustralis, bem de frente pra paisagem mais linda de Puerto Natales

Esse é o Costaustralis, bem de frente pra paisagem mais linda de Puerto Natales

Bar do hotel, com uma super vista! Vale tomar um vinho ou um pisco por aqui e curtir o pôr do sol sem passar frio!

Bar do hotel, com uma super vista! Vale tomar um vinho ou um pisco por aqui e curtir o pôr do sol sem passar frio!

Pagamos um pacote da Ultra Paine, e este era o hotel oficial da prova, mas quanto ao cronograma dos eventos, eles estavam um pouco perdidos. Mesmo assim recomendo o hotel pela vista, localização e estrutura.

Para ver mais hotéis em Puerto Natales, clique aqui.

Parque Torres del Paine

Dentro do Parque existem hotéis, refúgios e a possibilidade de acampar. Sendo assim, existe acomodação pra todo tipo de gosto e bolso!

Nós não nos hospedamos DENTRO do parque, mas ficamos a 5 minutos da entrada, no Hotel Rio Serrano, um hotel fantástico e que super recomendo para quem quer ter acesso ao parque, muitas opções de passeios, ótimos guias e um lugar confortável e com ótima comida (e VISTA) pra voltar no fim do dia!

Vista da janela do quarto logo cedinho!

Vista da janela do quarto logo cedinho!

Essa é a vista do Hotel Rio Serrano!

Essa é a vista do Hotel Rio Serrano!

Nosso quarto no hotel!

Nosso quarto no hotel!

Nos hospedamos no Rio Serrano Hotel + Spa, e gostei tanto dele que escrevi um post todinho só pra ele aqui!:  Rio Serrano Hotel: a melhor base para conhecer Torres del Paine! Vale a pena ler!

Se fosse novamente para Torres del Paine, não pensaria duas vezes e me hospedaria aqui novamente.

Para ver outras opções de hospedagem em Torres del Paine, clique aqui.

Onde Comer em Puerto Natales

Apesar de ser uma cidade pequena, fiquei surpresa com a quantidade de lugares legais e bons pra comer em Puerto Natales. Como dentro do Parque Torres del Paine você vai comer no seu hotel, tenho apenas dicas de restaurantes de Puerto Natales, mas são vários, bons e para todo tipo de gosto e bolso. Apenas prepare-se que tudo custa meio caro por lá, principalmente por conta de ser um lugar tão isolado. Também, vale lembrar que TUDO fecha cedo. Até comprar água foi um desafio! Se programe bem! Aproveite que você está no Chile e experimente Pisco Sour e drinks com pisco!

Baguales: Foi o meu favorito! É um pub bem agitadinho, com ótimos drinks, bom hamburger e quesadilla maravilhosa! Também não achei absurdo de caro.

Adorei a comida por aqui!

Adorei a comida por aqui!

Angelica’s: Já é mais arrumadinho, serve peixes, risotos e massas. Estava muito bom, mas é um pouco mais caro.

Chocolateria Patagonia Dulce: Se você é formiguinha ou quer um chocolate quente para se aquecer, vale muito a parada! Os chocolates quentes diferenciados e originais são o diferencial. Também vendem chocolates e tortas! Eu amei!IMG_3059

Espacio Nandu: Este lugar mistura restaurante e loja e fica num ponto bem central de Puerto Natales. Serve pratos (comi um salmão delicioso!) e tem também ótimos sanduíches. É um bom local para comprar souvenirs também.

Espacio Nandú

Espacio Nandú

The Coffee Maker: Esta cafeteria fica anexo a um hotel e uma loja bem legal que vende roupas de marcas como The North Face, Columbia, entre outras. Tem uma vista linda e ótimos cafés!

Napoli Pizzeria Italiana: Não chegamos a ir, mas nossos amigos foram e adoraram. Também tem boas avaliações!

Vinnhaus: Outro que passei na frente e acabei não indo por falta de tempo, mas fiquei na vontade! É um bar lindamente decorado, serve tapas e drinks e acho que deve ser bom pra um happy hour, umas tacinhas de vinho e drinks!

Guayoyo: Um natureba bem fofo que também tentei ir duas vezes, sempre na hora que estava fechado! Mas nossos amigos foram e gostaram! Acho que tem boas comidas e bons preços!

Quantos dias ficar?

Nós fizemos esta viagem para correr a Ultra Paine, e por isso, deixamos de fora o passeio em Punta Arenas e acabamos tendo que ficar mais dias em Puerto Natales além dos passeios. Ficamos 4 noites em Puerto Natales e mais 4 noites no Hotel Rio Serrano, próximo ao Parque Torres del Paine.

Mas eu acho que, para conhecer bem a região, sem deixar nada de fora, eu reservaria 10 noites e dividiria da seguinte forma: 2 noites em Punta Arenas, 2 noites em Puerto Natales e pelo menos 6 noites em Torres del Paine!

Se quiser fazer algum trekking mais longo, vale consultar guias ou blogs especializados, que detalham melhor os circuitos O e W.

O mapa abaixo tem todos os pontos citados no post e mais alguns, para ajudar você a se localizar.

Por enquanto é isso. Em breve sai mais um post detalhado sobre a corrida Ultra Paine!

Obrigada pela visita e até a próxima!

(Visited 889 times, 1 visits today)

envie um comentário