Se não fosse pelo proprietário da casa que alugamos, teríamos deixado esta pequena cidade passar reto no nosso roteiro.
Posso dizer que Pienza foi uma feliz surpresa e eu achei a cidade mais fofa de todas as que visitamos! Ela é muuuuito pequena, daquele tipo de cidade que em duas horas você vê tudo e mais um pouco, mas acho que vale MUITO a visita!
Sobre Pienza
Cidade considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO por conta de sua importância arquitetônica, faz parte da província de Siena e tem mais ou menos 2.300 habitantes! É muito próxima de Montepulciano e por isso, é possível visitar estas duas cidades no mesmo dia!
Originalmente chamada Corsignano, foi onde nasceu o Papa Pio II, em 1405. Em 1459, quando se tornou Papa, Pio II decidiu que queria transformar sua cidade natal em algo maior e mais bonito, como a “cidade ideal” nos padrões estéticos renascentistas. Com a ajuda de Bernardo Gambarelli Rossellino, fizeram de Pienza a primeira cidade com projeto urbanístico do mundo e a única do séc. XV.
Ele faleceu antes do projeto estar totalmente concluído e o novo nome da cidade se deu em sua homenagem.
Além da importância arquitetônica, Pienza fica em uma colina com vistas magníficas do Val D’Orcia e produz o famoso queijo Pecorino di Pienza, um queijo de ovelha maravilhoso!
O que fazer em Pienza
Não existem grandes museus ou obras para se visitar, o encanto aqui é ser perder pelas ruazinhas, todas muito lindas, com construções cheias de flores nas janelas, admirar a paisagem dos terraços panorâmicos, comer uma boa comida com queijo pecorino, e passear com calma!
A praça principal é bem pequena, mas super bonitinha e algumas ruas têm nomes legais como a Via dell’Amore, Via della Fortuna e Via del Bacio. A Via dell’Amore leva até um terraço panorâmico com uma vista maravilhosa.
Ali em Pienza também vale a pena experimentar o melhor sorvete da cidade (e um dos melhores que comi na viagem inteira) na sorveteria Buon Gusto. Todos os sorvetes são feitos totalmente artesanais ali mesmo! E os sabores mudam todos os dias!
Nós também almoçamos na Terrazza del Chiostro, um restaurante com uma bela vista, num hotel. Achei um ótimo restaurante, mas lembre-se que os italianos comem entrada, primeiro prato e segundo prato, e que se você pedir apenas uma massa, pode ser pouca comida. A massa de queijo pecorino estava bem gostosa!
Além disso a cidade é toda cheia de lojinhas muito lindinhas de cerâmica, cosméticos e comidinhas!
E aí? O que acharam de Pienza?
Para ver onde se hospedar na Toscana, pesquise aqui! ( escolha o filtro “tipo de acomodação”como hotéis fazenda-rurais”)
Para ler todos os posts sobre a Toscana clique aqui!
Beijos e até o próximo post!