Top

Foi um filme de 2003, chamado Sob o Sol da Toscana, inspirado no romance de Frances Mayers, que os campos de girassol, a cor dourada do pôr do sol e o charme das cidades medievais toscanas ganharam o mundo. Como ele foi filmado em Cortona, também fez dessa pequena cidade um local tão desejado entre turistas do mundo inteiro!

Se você ainda não assistiu, deveria! Ele dá uma ideia muito legal dessa região da Toscana e com certeza vai fazer você ficar inspirado em conhecer! Vou deixar o trailer aqui!

Claro, que alguns cenários foram colocados na cidade, como a fonte da praça, que na realidade não existe, mas o resto é todo real!

Um pouco sobre Cortona

Cortona é uma cidadezinha medieval e murada, super pequena, tem pouco mais de 22 mil habitantes e fica no topo de uma colina, com vistas fantásticas do Val di Chiana! Parece uma regra que todas as cidadezinhas da região sejam em colinas e com lindas vistas, mas se pensarmos que eram cidades medievais muradas, a localização alta se justifica, justamente para que ela ficasse mais protegida e com visão de possíveis invasores!

Ruas lindas em Cortona, cheias de lojinhas de papelaria, cerâmicas e cosméticos!

Ruas lindas em Cortona, cheias de lojinhas de papelaria, cerâmicas e cosméticos!

Cortona fica bem na divisa entre a Toscana e a úmbria, faz parte da província de Arezzo, outra cidade super simpática e que vale a sua visita se você tiver tempo.

Já foi conquistada por etruscos, umbros, romanos, godos, napolitanos e florentinos e essas características estão presentes na sua arquitetura.

Quando visitar

Como comentei no post geral sobre a Toscana, a primavera e o verão são os meses ideais e mais bonitos. Como a cidade é super pequena, cuidado com o mês de novembro, quando ela praticamente “hiberna” e nos meses de janeiro e fevereiro, onde muitos locais fecham para férias, devido ao baixo número de turistas.  Fomos em julho e estava super movimentada e viva! Gostei!

Passear pelas ruas é o mais legal!

Passear pelas ruas é o mais legal!

Para conhecer bem Cortona, você não precisa mais de um dia. Nós fomos para almoçar e ficamos até final da tarde, já que no verão escurece bem tarde e os dias são mais longos. Achei que foi o suficiente, mas não visitamos museus, nem entramos nas igrejas, ficamos mais contemplando mesmo. Se quiser visitar, separe um dia inteiro!

O que fazer

Como todas essas cidadezinhas maravilhosas da região, bater perna e se perder pelas ruazinhas, tomar um café ou um sorvete, beber uma taça de vinho numa mesinha ao ar livre e apenas contemplar, estão entre as minhas atividades favoritas. Mas vou deixar alguns pontos bonitos da cidade para você se localizar!

Piazza della Republica: a praça mais famosa e onde antigamente ficava o  Foro Romano da cidade. Ficou bem conhecida por causa do filme e com certeza o lugar que você vai adorar! Ali fica o Palazzo Comunale, o prédio de administração da cidade, que é uma construção belíssima com uma linda escadaria! Também é repleta de lojinhas (não deixe de ver as cerâmicas por aqui, não ainda mais lindas), restaurantes e cafés!

Piazza della Republica e o Palazzo Comunale ao fundo! Almoçamos nesta praça e foi super legal!

Piazza della Republica e o Palazzo Comunale ao fundo! Almoçamos nesta praça e foi super legal!

Lojinhas próximas da praça!

Lojinhas próximas da praça! Adoro essas papelarias italianas!

Piazza Signorelli: Outra praça muito bonitinha cheia de cafés e lojinhas, é onde fica o Teatro Signoreli, que funciona com programação local, o Palácio da Cultura, e o Museo della Accademia Etrusca della città di Cortona, que é um museu cheio de história da cidade! Ali nesta praça, tomamos sorvete na Gelateria Snoopy, e estava delicioso! Muito capricho e sabor, vale a pena!

Teatro de Cortona

Teatro de Cortona

Duomo de Cortona: Essa catedral, feita em cima de uma construção pagã, remota ao ano 1000. Super antiga, tem estilo simples, mas fica em um local muito bonito, com uma vista sensacional! A melhor vista da cidade!

Duomo de Cortona!

Duomo de Cortona!

Vista maravilhosa da praça do Duomo!

Vista maravilhosa da praça do Duomo!

Paisagem saindo da cidade!

Paisagem saindo da cidade!

Além do Duomo, você pode conhecer outras igrejas conhecidas, que não visitamos, que são: Igreja de Santo Agostinho, e as mais distantes (se você estiver de carro) Igreja de San Francesco, que foi construída em cima de ruínas de termas romanas em homenagem à São Francisco e tem preservada uma parte de sua batina, livro de evangelho e travesseiro. Ali dizem estar também os restos da Santa Cruz. A igreja foi construída por Frei Elias, sucessor de São Francisco nesta ordem. Foi cosntruída em 1247 e ali Frei Elias está enterrado.  Outra igreja que é possível visitar é a  Basílica de Santa Margherita, de 1297, padroeira da cidade!

Além disso há quem queira visitar a casa real da escritora Frances Meyers, a Villa Bramasole, que fica afastada do centro da cidade, mas é a casa real da escritora, que inspirou a história e onde ela passa seus verões. Para saber mais, clique aqui! Mas saiba que, por ser a residência real, a única coisa que você poderá fazer é olhar de fora. Eu achei que não valia a caminhada, mas…

Villa Bramasole, casa real da escritora Frances Meyers

Villa Bramasole, casa real da escritora Frances Meyers

Porém, a casa que Diane Lane, a atriz que interpreta a personagem, se muda e vive no filme, é outra, e está disponível para aluguel de temporada. Veja a casa do filme  aqui!

Para ler mais sobre a Toscana e ver todos os posts que escrevi sobre a região, clique aqui!

Para encontrar um hotel na região de Cortona, clique aqui!

E é isso!

Gostaram de Cortona?

Beijos e até o próximo post!

 

(Visited 443 times, 1 visits today)

envie um comentário