Top

Desde que morei em Perugia, em 2005, tinha vontade de conhecer Siena e naquela época não consegui me organizar e ir. Este ano, durante minha visita à Toscana, tive que incluir a cidade no roteiro. O problema foi chegarmos meio tarde e ficarmos apenas metade de um dia, que não é nem perto do suficiente para ver tudo o que a cidade oferece. Mesmo assim, ela é encantadora e vim contar o que você pode fazer com um dia inteiro por lá!

Sobre Siena

Grande para os padrões medievais, Siena tem aproximadamente 52 mil habitantes. É a sede da província de mesmo nome e seu centro histórico é classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Fica a uma hora da cidade de Florença e é uma das cidades mais visitadas de toda Toscana!mapa-siena

Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Senio, filho de Remo, um dos fundadores lendários de Roma. Por isso, o emblema da cidade é a loba que amamenta os irmãos Rômulo e Remo, sendo que muitas estátuas assim podem ser vistas por toda a cidade.

O ponto central da cidade é a famosa e lindíssima Piazza del Campo, onde fica a Torre del Mangia e acontece o famoso Palio de Siena, duas vezes em cada verão. O Palio de Siena é uma antiga corrida de cavalos, onde o vencedor ganha a chave da cidade, e até hoje atrai milhares de visitantes para Siena.

Quanto tempo ficar

Como comentei, ficamos apenas meio dia e achei muito pouco. Conseguimos “ver” as atrações, mas não entrar. Acho que um dia por lá é o suficiente para você ver o principal da cidade, se se organizar bem. Chegue cedo e fique pro jantar! Priorize e veja o principal (que é o que vou contar aqui) e deixe um tempo para andar pelas ruas, se perder, tomar um sorvete e admirar a beleza do lugar.

Como se locomover

Como comentei no post geral sobre a Toscana, a maioria das cidades medievais tem o tráfego de veículos limitado, e você vai ter que estacionar fora da muralha. Mesmo assim, ainda acho o carro a melhor forma de chegar até Siena, já que a estação de trem fica bem longe do centro. Caso esteja sem carro, pense na ideia de ir de ônibus. Para saber onde estacionar em Siena, clique aqui!

Dentro da cidade, a melhor forma de conhecer tudo é caminhando! Você vai ver que as coisas não ficam longe e é bem legal poder parar em cada esquina bonita para apreciar o lugar!

O que fazer em Siena

Duomo de Siena

Para mim, foi a maior surpresa da cidade! Eu não tinha lido quão grandioso era o Duomo de Siena e fiquei encantada! Ele começou a ser construído em 1196 e terminou depois de 1340. Super antigo, é um dos melhores exemplos da arquitetura gótica italiana, com a fachada desenvolvida e executada por Giovanni Pisano, e tem mosaicos incríveis. Eu achei mais lindo que o Duomo de Florença! Tem muito, muito mármore branco e verde (que parece preto!). E é cheio de detalhes!

O Duomo é fantástico!

O Duomo é fantástico!

Fachada imponente do Duomo di Siena!

Fachada imponente do Duomo di Siena!

Não entramos, mas se você tiver tempo, entre! É enorme e tem muita coisa pra ver. No seu interior ficam obras de Donatello, Nicola Pisano e Michelangelo, e o chão é inteiro de mosaicos de mármore. Durante a maior parte do ano, ficam cobertos, apenas com algumas partes expostas, para maior preservação, mas durante os dias do Palio de Siena, são todos abertos!2018-07-15 - Siena (48)

Ali dentro do Duomo também fica o Batistério, a Cripta e a Biblioteca Piccolomini que tem todo o teto pintado com afrescos de Pinturicchio e Rafael Sanzio e é uma obra de arte imperdível.

Santa Maria della Scala

Foi um dos primeiros hospitais da Europa, onde eram acolhidos os peregrinos que faziam a Via Francigena (que comentei no post sobre San Gimignano) e também as crianças abandonadas.Santa-Maria-della-Scala

O lugar é enorme e consiste em um museu dividido em 4 andares, praticamente uma “cidade dentro da cidade”.  Fica em frente ao Duomo e por isso é muito fácil de ser encontrado. Ali dentro ficam muitas obras de arte. Vale a pena se você tiver tempo!

Piazza del Campo

Este é o coração e o lugar mais famoso da cidade! É aqui, nessa praça inconfundível em formato de concha que acontece o festival mais importante da Toscana, o Palio de Siena. É uma corrida de cavalos que ocorre nos dias 02 de julho e 16 de agosto todos os anos. Os 18 bairros da cidade participam com cavalos, trajes típicos medievais e bandeiras, mas apenas 10 cavalos competem, escolhidos por sorteio. Ganha o que der 3 voltas na praça mais rapidamente, mesmo que o jóquei tenha caído!

Maravilhosa Torre del Mangia na Piazza del Campo!

Maravilhosa Torre del Mangia na Piazza del Campo!

 

Palio de Siena

Palio de Siena (Foto: site Viva Toscana)

Nesses dias, Siena fica lotada, cheia de arquibancadas, e, inclusive os donos de apartamentos com vista da praça alugam suas janelas para os turistas poderem assistir com visão privilegiada! Não deve sair nada barato!

Todas estas janelinhas devem ficar lotada! No dia que visitamos Siena estava passando a final da Copa do Mundo, por isso a lotação nos bares!

Todas estas janelinhas devem ficar lotadas! No dia que visitamos Siena, estava passando a final da Copa do Mundo, por isso a lotação nos bares!

Na Piazza, fica a famosa Torre del Mangia, com 87 metros de altura. É possível subir os seus quase 400 degraus estreitos e ter uma vista maravilhosa 360 graus da cidade! Quando chegamos, já tinha fechado, mas recomendo subir. Eu teria subido se tivesse dado tempo!

2018-07-15 - Siena (64)

Também, bem próximo à torre fica o Palazzo Comunale da cidade, que abriga o Museu Cívico, com várias obras de arte de artistas de Siena. Para fazer Museu + Torre custa EUR 20,00.

Além disso, na praça ficam inúmeros restaurantes, com vista privilegiada e nós jantamos por ali! Vale a pena jantar ou almoçar com esta vista! Escolhemos o restaurante Al Mangia Ristorante, e adoramos! Ótimo ambiente e atendimento!

Praça durante a noite! É um agito só! Super legal!

Praça durante a noite! É um agito só! Super legal!

Mu jantar no Al Mangia!

Meu jantar no Al Mangia!

Além dos restaurantes, prepare-se para as muitas lojinhas de souvenirs e coisas típicas italianas como cerâmicas, temperos, azeites de oliva e afins!

Logo saindo da praça você estará na rua principal da cidade, cheia de lojas conhecidas, sorveterias e muito mais! Vale a pena reservar um tempo para passear sem rumo também!

Ainda tivemos a sorte de pegar a vista dessa lua incrível em Siena no fim do dia!

Ainda tivemos a sorte de pegar a vista dessa lua incrível em Siena no fim do dia!

É claro que existem mais pontos turísticos em Siena, como a Basílica di San Domenico ou o Santuário de Santa Catarina, por exemplo, mas acho que já são menos visitados e para apenas um dia, você não vai ter tempo! Gostaria de ter ficado um dia inteiro em Siena para subir na torre, entrar no Duomo e em Santa Maria della Scala, mas é lógico que sua visita é super pessoal e você deve adaptá-la dentro de suas preferências e prioridades! No nosso caso, preferimos ver os pontos e curtir a atmosfera do lugar do que entrar em apenas um lugar e não ver o resto!

Caso queira aproveitar mais a cidade ou usar Siena como base para explorar a região, veja aqui algumas opções de hotéis em Siena.

Para ler todos os posts que escrevi sobre a Toscana, clique aqui!

Para ler tudo que existe no blog sobre a Itália, clique aqui!

Veja aqui promoções de voos do Brasil para Roma.

Espero ter ajudado no seu roteiro!

Até o próximo post!

(Visited 260 times, 1 visits today)

envie um comentário