Top

Oi Pessoal!

Com toda polêmica que rola em torno das novas regras da ANAC que deveriam passar a valer a partir de hoje e que permite que as cias aéreas cobrem pelas bagagens despachadas (mas que até o fechamento deste post foi barrada temporariamente com uma liminar do MPF), vale considerarmos novas opções e ideias na hora de fazer nossas malas, não é mesmo?

Confesso que nunca fui uma pessoa que viaja “leve”. Tenho ainda aquela ideia de querer levar tudo que acho legal no meu armário para as viagens pra poder usar as minhas coisas que gosto sem ficar na vontade porque esqueci em casa, mas aos pouquinhos fui mudando um pouco esse conceito. Tive viagens nos últimos anos onde tive que levar pouca coisa, outras a trabalho que fico por tão poucos dias que não valeria a pena encher a mala, e outras ainda, onde quero trazer algo grande e não posso por conta de falta de espaço, que comecei a ler mais sobre como viajar mais leve.

Meu principal problema sempre foram sapatos. E o pior, eles são pesados! Eis que um dia navegando pelo Pinterest, me deparo com um post super legal de uma pessoa dizendo que, para todo tipo de viagem, 4 pares é mais do que suficiente. Aquilo me marcou e comecei a testar, e, realmente vi que não preciso levar mais!

Outra coisa é que quando fazemos uma mala muito grande, a indecisão e as escolhas podem levar horas e deixamos de ser objetivos, inclusive perdendo um tempo precioso durante nossas férias, apenas pensando no que vamos usar.

Com essas novas regras da ANAC pairando no ar, quem sabe seja hora de conseguir passar uma semana ou mais viajando apenas com a mala de mão. Quão libertador seria isso? Além da economia, imagine chegar ao destino sem ter que esperar na esteira de bagagem e já seguir feliz pro hotel? Parece sonho né? Mas segundo muito do que li ultimamente, é possível! E vou mostrar como aqui nesse post! As fotos que usei são de sites, porque estavam mais bonitas. Fotografar minhas peças demoraria anos, mas testei em casa também e vou mostrar o resultado!

Existe uma regra chamada:Regra 5,4,3,2,1! Se você seguir à risca, dizem que consegue passar uma semana viajando apenas com sua mala de mão! Eu não testei ainda mas já estou louca pra fazer esse teste! O pinterest está cheio de ideias com esta regra, do tipo: x peças, x looks, ou até com exemplos de lugares e quais peças levar! Vou deixar o link no fim do post para inspirar quem se empolgar como eu!

Mas o que diz essa regra?

Você vai escolher: 5 blusas (incluindo o casaco, se necessário), 4 partes de baixo, 3 acessórios, 2 pares de sapato e 1 biquíni ou jaqueta grossa, dependendo do clima. Sim, sua mala vai ficar mega compacta, mas vou mostrar pelas fotos como é possível.

Para viagens um pouco mais longas, e para quem quer ter um pouco mais de opções, achei uma outra possibilidade que aumenta o número de looks sem sair da regra, pois adiciona vestidos e aumenta um sapato, e ainda assim, cabe em uma mala de mão. Seriam então: 5 blusas, 4 partes de baixo, 3 vestidos e 3 sapatos, 2 bolsas e 2 biquinis, 1 óculos e 1 chapéu.

Para que tudo fique mais fácil, pense em uma cor base. Por exemplo: preto ou mescla. Ou então marrom. Mas não as três. O importante aqui é fazer com que todas as peças escolhidas combinem entre si.

Itens liberados: Jóias, bijuterias, roupas íntimas e meias. Esses, leve quantos couber e você conseguir colocar. É bem legal levar bijuterias diferentes, já que como vocês vão ver, os looks ficam bem básicos e até parecidos. Leve colares, pulseiras e boa sorte!

Acho interessante, para este tipo de seleção, usar peças mais básicas e coringas, que sejam bem fáceis de combinar e versáteis, para usar de dia e de noite! Regatas de seda, uma t-shirt, por exemplo. Eu adoro uma cor e uma estampa, então não resisti e coloquei uma peça estampada. Mas já limita bem mais as opções.

Logo em seguida montei fotos com os exemplos dos dois casos, e lá embaixo uma galeria com as combinações possíveis usando estas peças. Para terem uma ideia, apenas com a regra 5,4,3,2,1 sem vestidos, dá pra montar 16, 16 combinações diferentes, inclusive looks mais arrumadinhos para jantar!!! Isto é, dá para passar uma semana em qualquer lugar sem problemas!

Regra54321 A

Regra54321 B

 

Veja na galeria abaixo as combinações possíveis!

 

[huge_it_gallery id=”2″]

 

O link para mais ideias no Pinterest está aqui!

Minhas considerações

Sim, tanto uma opção quanto a outra cabem tranquilamente numa mala de mão! Eu testei e funcionou super bem! Já para uma mala para um local frio, eu teria que fazer mais alguns testes!

Acho que para uma semana num hotel de praia a regra mais rígida funcionaria tranquilamente se adicionados mais uns dois biquínis (adoro trocar de biquíni e considero um muito pouco!), uma saída de praia e uma tote, para usar no aeroporto e levar protetor etc para a praia. Na outra opção com os vestidos, achei possível viajar até 10 dias, já que dá para adicionar um tênis e a quantidade de opções de looks aumenta bastante (caso alguma roupa suje, você ainda assim tem looks suficientes)!!

Claro que nestas regras não estamos considerando alguns eventos extra que podem acontecer, como caminhadas e trilhas, ou se você gosta de praticar algum exercício físico durante suas férias (meu caso). Neste caso, vale equilibrar na mala e levar umas duas ou três mudas de roupas de academia e também trocar o tênis de passeio por um mais esporte.

Mesmo se você não precisa levar apenas a sua mala de mão para as suas próximas férias, e pode levar apenas uma mala de 23kg, como é o caso de muitos vôos internos em vários países, acredito que esta regra é um ótimo ponto de partida e vai fazer você acrescentar apenas o que for necessário para uma viagem de mais dias. Outro ponto é que, ao quebrar um pouco a cabeça em casa, economizamos tempo na viagem, já que já sabemos o que combina com o quê, ou neste caso, que tudo se combina!

Espero ter ajudado quem, assim como eu, às vezes passa semanas quebrando a cabeça e pensando o que levar! Alguém também ficou com vontade de testar?

Beijos e obrigada pela visita aqui no blog!

(Visited 983 times, 1 visits today)

envie um comentário