História, jazz e muito chocolate – Tudo sobre Perugia!
Este post é muito especial e espero conseguir deixá-lo à altura do que esta cidade tão antiga significa para mim!
Perugia é o que eu poderia chamar de “segunda casa”. Não é onde volto sempre nas férias, nem onde passo meus finais de semana, mas foi lá que, em 2005, sem saber direito, dei o primeiro passo para me encontrar com esse meu espírito livre e viajante. Também foi lá que aprendi inúmeras lições sobre a vida e aprendi a ver o mundo de outra maneira.
Fui morar em Perugia para fazer intercâmbio e cursar um semestre de faculdade. Os motivos pelos quais eu acredito e tive a prova de que toda pessoa deveria fazer um intercâmbio no exterior se tiver condições, eu conto num próximo post, mas a sensação de voltar, 13 anos depois, para a cidade que morei, é tema desse aqui, afinal, vim contar o que você deve ver em Perugia se tiver 2 dias por lá!
Este vídeo da expedia.com de drone sobre Perugia ficou muito legal! Dá pra ter uma boa ideia da cidade!
A sensação de voltar foi maravilhosa! Foi muito legal ver que ainda sei chegar nos lugares sem mapa, lembrava onde ficavam todas as lojinhas, vendinhas, a faculdade, a biblioteca, e todos os lugares que frequentei por meio ano! E a cidade praticamente não mudou nada! Coisas da Itália, não é mesmo?
Sobre Perugia
Antes de contar tudo o que você pode fazer por lá, vamos a um resuminho sobre a cidade.
Capital e cidade mais importante da Úmbria, região bem central da Itália, considerada por muitos a vizinha pacata da Toscana, Perugia é uma anciã! Tem mais de 3 mil anos e foi fundada pelos Etruscos. Muitas características dessa época ainda estão presentes na cidade, inclusive mais de 3km de muralhas intactas rodeando a cidade velha e várias “portas” e arcos, como o Arco Etrusco e a Porta Marzia.
Foi conquistada pelos romanos no séc. III a.c e rivalizava com Siena o posto de cidade mais importante da região. Também já vivou sob domínio papal. Tudo acontece no Centro Histórico, no topo da colina, em torno da Corso Vannucci, a principal rua da cidade, que ganhou esse nome em homenagem ao pintor local Pietro Vannucci, o Perugino.
Com mais ou menos 160 mil habitantes, grande pro tamanho das cidades italianas, Perugia é casa de uma das maiores fábricas de chocolate do mundo, a Perugina (e seu famoso “bacci”), e também do maior festival de chocolate do mundo, a Eurochocolate, que acontece todo ano em outubro! Além do chocolate, Perugia é famosa por ser a casa da maior e mais reconhecida faculdade de língua italiana para estrangeiros da Itália, a Università per Stranieri di Perugia, e por isso, é uma cidade vibrante, animada e jovem, cheia de estudantes de muitos países!
Por ultimo, mas não menos importante, sedia anualmente em Julho, o Umbria Jazz, o mais importante festival de Jazz do país.
Esta pequena notável, candidata a capital cultural da Europa para 2019, com certeza vale uns dias da sua visita!
Como chegar
Apesar de existir um aeroporto em Perugia, ele não recebe nenhum vôo vindo do Brasil. Na minha opinião, a melhor forma de chegar em Perugia e desembarcando em Roma, que fica a 2 horas e meia de distância de carro ou trem.
É bem possível visitar muita coisa na Itália apenas de trem, existem muitas e muitas linhas e custa super barato!
Mas meu jeito favorito de conhecer a Itália é com certeza de carro! Com carro você pode ir parando pelo caminho, em cidades menores, quando vê uma paisagem bonita, e acho que realmente não tem comparação. É claro que se você vai visitar apenas grandes cidades como Roma ou Milão, ou até Veneza, então a estratégia tem que ser outra, mas para visitar Perugia, a região da Úmbria e Toscana, o carro deve ser seu escolhido!
Para visitar Perugia então, alugue seu carro em Roma e siga viagem!
Ahhh, você não vai poder passear de carro no centro histórico de Perugia, mas a maioria dos hotéis oferece estacionamento, e assim você já estará motorizado para seguir viagem!
Caso opte por ir de trem até lá, existe trem saindo do Roma Termini direto para Perugia com a Trenitalia. Veja a programação de trens aqui!
Onde Ficar
Sem dúvidas eu diria que você precisa se hospedar no Centro Histórico e perto de tudo! Quando eu morei em Perugia, sendo estudante e com a grana curta, sempre ficava observando o principal hotel da cidade, o Sina Brufani, e pensava que um dia queria me hospedar ali. Como dessa vez eu tinha apenas uma noite, foi bem o que fiz, e amei! O Brufani foi fundado em 1884, é super antigo e tradicional! Até a Rainha Elizabeth já se hospedou ali!
Ele é luxuoso na medida, sem frescuras, o quarto é enorme, com um banheiro lindo e super bem equipado, é cheio de amenities fofos e de agrados, como o pessoal do serviço de quarto vir e fechar as janelas do quarto, arrumar a cama e colocar chinelinhos pra você no fim da tarde.
O café da manhã é excelente também! Tudo fresquinho e gostoso!
Gosto desse tipo de coisa em hotéis, onde você paga um pouco mais, mas recebe um serviço de qualidade equivalente!
O melhor de tudo, no entanto, é a localização deste hotel. Ele fica no coração da cidade, com um bar que tem uma vista linda e estacionamento!
Outro do mesmo padrão de serviço, com uma história antiga também, mas um pouco menor, considerado boutique, é o Locanda della Posta, fundado em 1786, que fica a poucos metros do Sina Brufani, bem na Corso Vannucci. Amei o estilo desse hotel, mais moderno, bem decorado e menor, mas eu queria realizar o desejo de ficar no mais tradicional!
Acho que qualquer um deles não vai ter erro!
Se quiser uma opção mais budget, mas ainda no centro, achei o B&B 7 B.A.C.I, que pareceu super fofo, limpo e é muito bem localizado! Somente reviews positivas sobre este!
Uma outra excelente opção é o Sangallo Palace, que fica fora do centro histórico, em frente a Piazza Partigiani e com faço acesso ao centro pela Rocca Paolina, que está bem do ladinho. Da Piazza Partigiani saem todos os ônibus para cidades próximas. Acho este hotel bom para quem quer usar Perugia como base para explorar a região por mais tempo, e não apenas conhecer a cidade.
Para outros hotéis em Perugia, clique aqui!
Para encontrar hotéis na região da Úmbria, clique aqui!
Quando ir
Bom, não acho que exista tempo ruim para ir pra Itália ou Europa. É bom saber que no inverno, de novembro a fevereiro, faz bastante frio, apesar de quase nunca nevar em Perugia, mas os dias podem ser mais cinzas e escuros, e pode chover! No verão, de Junho até Agosto, faz muito calor, mas os dias são de céu muito azul e a cidade fica mais alegre e animada, com mesinhas nas ruas, gente andando para lá e para cá até tarde.
Eu acho que vale a pena evitar os meses de frio, para ter uma paisagem mais alegre e poder comer na rua… Para isso, de abril até setembro é perfeito!
Mas se você também quer fugir de preços mais altos, muitos turistas e muito calor, evite os meses de Julho e Agosto, alta temporada de verão por lá!
Se você quiser ver Perugia super animada, também vale considerar ir quando estiver acontecendo um dos dois eventos principais da cidade:
Eurochocolate: Acontece sempre em outubro e é o maior festival de chocolate da Europa. Várias esculturas são esculpidas em enormes blocos de chocolate e várias empresas montam barraquinhas, onde você pode degustar e comprar todo tipo de chocolate e produtos com chocolate.
Umbria Jazz: Acontece sempre em julho e é o maior festival de Jazz do país e um dos maiores do planeta. Bandas e cantores de várias partes do mundo fazem shows e a cidade fica super animada, com bandas em todas as praças, comida de rua, quiosques com chopp! Desta vez chegamos no dia do início do evento por acaso, e amamos a atmosfera da cidade! Prepare-se pra dormir tarde se for nessa época!
O que fazer
Apesar de considerada grandinha pros padrões italianos, o centro histórico de Perugia é bem pequeno e pode ser todo conhecido à pé! Isso é ótimo, pois o máximo que você vai andar para ir de um ponto a outro são uns 20 minutos! Mas prepare-se para o sobe e desce! Vou contar aqui as coisas que eu mais gosto de ver por lá!
Piazza IV Novembre
Também conhecida como Piazza Grande, é imponente e representa bem o estilo medieval. Ali ficam alguns dos principais pontos turísticos da cidade: Palazzo dei Priori, Fontana Maggiore e Duomo! Também, na escadaria do Duomo, é onde todo mundo se encontra, senta para fazer um lanche, toma sorvete ou apenas para pra apreciar a cidade! Eu adorava parar por ali com as amigas quase todos os dias quando morei por lá!
Fontana Maggiore
Belíssima fonte, com duas bacias todas em mármores branco e cor de rosa, é obra de Nicola e Giovanni Pisano e foi construída entre 1275 e 1278 para celebrar a chegada de água, por um novo aqueduto, na parte alta da cidade. A água dela vem das montanhas de Pacciano. Na bacia inferior da fonte, são representados os meses do ano com os signos do zodíaco e cenas da cultura agrária e feudal tradicional, as artes liberais e personagens da Bíblia e história romana.
Duomo ou Catedral San Lorenzo
Construída em 1345 em homenagem a San Lorenzo, ela parece simples por fora, porém é muito bonita por dentro. Acho que vale a visita. Lembre-se de ir com os ombros cobertos, caso contrário seu acesso será vetado. É uma boa pedida também para fugir um pouco do calor, caso você visite a Itália no verão.
Palazzo dei Priori
É o edifício do Governo, construído em várias fases, de 1293 até 1443 quando atingiu seu tamanho e forma atuais. Entre seus aposentos ricamente decorados está a Sala dei Notari (1295), antigo salão dos advogados/tribunal, toda decorada com afrescos sobre o Antigo Testamento. Excelentes afrescos (1498-1500) de Perugino cobrem as paredes do Collegio del Cambio, a antiga casa de câmbio medieval da cidade que também fica neste edifício.
A fachada exibe estátuas dos dois símbolos da cidade, o Grifo (criatura com corpo de leão e asas de águia) e o leão.
No terceiro andar deste edifício fica a Galeria Nacional da Umbria, com a maior coleção de pinturas da região em mais de 40 salas. A arte sacra é predominante aqui.
Arco Etrusco
O Arco Etrusco, ou Arco de Augusto como é conhecido, é um dos 7 portões da muralha da cidade antiga de Perugia. Foi construído na segunda metade de séc III a.c e restaurado por Augusto no ano 40 a.c, é o portão mais preservado de todos e o mais imponente. Ali pode ser ver escrito o nome de Perugia ainda como era antigamente, Augusta Perusia.
Bem em frente ao Arco Etrusco fica o Palazzo Galllenga, casa da Università per Stranieri di Perugia. Saindo da cidade antiga em direção ao Palazzo Gallenga, à direita fica uma rua que dá na Via dell’Acuqedoto, com vista externa da muralha e também uma vista bem bonita da cidade!
Poço Etrusco
É um poço, mas é da época etrusca, construído mais de 300 anos a.c, e por isso é famoso! Fica bem próximo à Piazza IV Novembre e vale a visita para ver como era!
Via dell’Acquedotto
O Aqueduto de Perugia tem mais de 3km e ficou pronto em 1277, levando água até o centro da cidade, na Fontana Maggiore. Foi por muitos anos o único meio de levar a água até lá, mas por problemas de manutenção, desde 1835 não é mais utilizado. Na mesma época, o último trecho do ex-aqueduto foi transformado em uma via para pedestres, para que as pessoas pudessem se locomover mais facilmente pela cidade. Com o passar do tempo surgiram várias residências ao redor, tornando a Via dell’ Acquedotto uma das ruas mais características e famosas de Perugia.
Rocca Paolina
É uma fortaleza construída a pedido do papa Paolo III, em 1540, e foi, até 1860, símbolo do poder papal sobre a cidade. Tinha como objetivo proteger os habitantes da cidade contra invasores.
Entrar na Rocca é como andar por uma verdadeira cidade subterrânea, cheia de ruelas e muros altos! É super movimentada, pois desde 1983, recebeu escadas rolantes que ligam o centro antigo com a parte baixa e mais moderna da cidade, saindo da Piazza Partigiani e subindo até a Piazza Italia. A cidade atual fica praticamente em cima desta “cidade” subterrânea, e ali hoje acontecem mostras e exposições. Imperdível!
Igreja de Sant’Angelo
Fica fora do centro histórico, mas acho um lugar muito lindo pra se visitar. A igreja foi construída em forma circular entre os séculos V e VI e também é conhecida como Templo de Miguel Arcanjo, pois foi construída em homenagem a este anjo. Fica no norte da cidade.
Visitar a fábrica Perugina
Para os amantes do chocolate, não existe coisa melhor! A famosa e super antiga fábrica dos chocolates Perugina, hoje parte do grupo Nestlè, é o único local do mundo que produz os famosos Baci. Bacio em italiano quer dizer “beijo”, e baci, “beijos”, nome bem sugestivo não? Ele é feito com chocolate, pasta de avelã e uma avelã inteira dentro e é coberto com chocolate meio amargo. Além disso, cada um vem com uma mensagem de amor! Mais italiano impossível, né? Super romântico! O tour leva mais ou menos uma hora e visita a fábrica, o museu do chocolate e ainda tem degustação de chocolates no final!
A visita custa EUR 7,00 para adultos e EUR 4,00 para crianças acima de 5 anos. Os menores não pagam. A visita deve ser agendada com antecedência!
Para saber mais detalhes, clique aqui!
Fazer um curso de língua italiana
Caso você goste tanto de Perugia que dê pena de ir embora, ou se você já se apaixonar lendo este post, pode fazer um curso de língua e cultura italiana por lá, na universidade mais bem conceituada da Itália para isso, a Università per Stranieri di Perugia! Existem cursos com durações diversas que vão de 1 mês até 3 meses! Para saber como funciona e mais detalhes, clique aqui! Acho que é uma experiência muito legal para quem tem o tempo disponível! A região é muito linda e a cidade super interessante!
Além destes pontos turísticos que citei, vale muito a pena apreciar a paisagem e La Dolce Vita italiana quando estiver por ali. Aproveite para sentar nos bares e cafés, tomar sorvete, beber um spritz e comer queijos, massa e tudo mais que a Itália tem de bom!
Sobre onde comer
Todo mundo que lê o blog sabe que adoro dar dicas de lugares legais pra comer e beber, mas neste caso, neste tipo de cidade, acho que vale parar e sentar onde você for com a cara, sabe? Existem tantos restaurantes na rua, cafés, sorveterias, pizzarias, que acho que o mais legal é ir pela vibe do momento. Não tem muito erro, né? Quando estávamos lá este ano, estava acontecendo o Úmbria Jazz e comemos muito na rua!
Quanto tempo ficar
Acho que 2 dias inteiros são mais que suficientes para ter uma ideia de Perugia, mas ela é uma cidade super legal para fazer base para visitar outras cidades lindas e próximas, como Assis, Deruta, Gubbio, Todi e Orvietto. Visitei todas elas quando morei lá e valem muito a pena se você tiver tempo!
O mapa abaixo mostra todos os pontos citados no post, para ajudar você a se localizar.
E era isso gente!
Nossa, como é legal voltar e ainda poder escrever tudo novamente aqui pra vocês!
Obrigada pela visita e arrivederci!