Top

Oi pessoal!

Hoje vim contar sobre a nossa experiência em Grindelwald, outro vilarejo encantador na Suíça!

Grindelwald foi nossa próxima parada logo depois de desbravarmos Zermatt. Muitas pessoas visitam Grindelwald por apenas um dia fazendo base em Interlaken. Para a gente, o oposto deveria ser feito para o melhor aproveitamento da região, mas logo explico mais.

 

Sobre Grindelwald

Grindelwald é um pequeno vilarejo encantador, que fica no cantão de Berna, emoldurado pelo magnífico Eiger e com diversos passeios de montanha, inclusive um dos mais famosos, o Jungfrau Top of Europe.

Em Grindelwald você vai se deparar com paisagens típicas de cartão postal da Suíça. Sabe aquelas fotos de vilarejos com casinhas fofas e montanhas lindas de fundo? Então…

Paisagem linda, sempre com o Eiger de fundo!

Pequena e com apenas pouco mais de 4 mil habitantes, Grindelwald é a porta de entrada para a belíssima região de Jungfrau, famosa pelo esqui no inverno e pelas caminhadas e trilhas no verão e aquela tradicional paisagem Suíça. Além disso, a cidade é base para quem quer escalar a famosa montanha Eiger.

O que posso dizer é que essa pequena cidade vai ser linda em qualquer estação.

 

Fazer base em Grindelwald ou Interlaken?

A maioria das pessoas que falei ou blogs que li, sugerem conhecer a região de Jungfrau se hospedando em Interlaken, uma cidade maior, com mais opções de hotéis, restaurantes, lojas. Dá pra chegar em Grindelwald facilmente de trem e o trajeto entre as duas cidades é de 45 minutos.

Porém, para explorar as belezas dessa região você sempre vai ter 1h e meia de trem, diariamente. (ida e volta)

A ideia de acordar com vista do Eiger, sentir esse clima dos Alpes me agrada bem mais. Enquanto ficamos em Grindelwald, acordei e saí para uma corridinha algumas vezes, para curtir mesmo o clima e a paisagem e foi muito legal.

No início do nosso planejamento para Suíça, eu também, depois de ler tantas dicas, tinha pego um hotel em Interlaken por 4 noites. Porém, conforme fomos aperfeiçoando nosso roteiro e as coisas que queríamos fazer, percebemos que queríamos ver bem mais coisas na região de montanha do que na cidade e a paisagem de vilarejo de montanha nos agrada muito mais. Então trocamos. Reservamos 3 noites em Grindelwald e 1 noite em Interlaken.

Adoramos conhecer Interlaken e dormir lá, mas como não gosto desse pinga pinga de hotéis, poderia facilmente ter ficado as 4 noites em Grindelwald e feito a cidade de Interlaken em uma viagem bate e volta de trem.

Dito tudo isso, acho que antes de decidir, pense o que você quer fazer na viagem, quantos dias disponíveis tem e onde ficam os lugares que você quer visitar antes de decidir e reservar. Não existe certo ou errado, existe o que se adapta melhor ao seu estilo de viagem.

 

Quanto tempo ficar

Essa é outra dúvida bem comum. Há quem fique um dia em Grindelwald e um em Interlaken e ache suficiente. Eu já penso que a região tem MUITO mais a oferecer. Ficamos 4 noites e está certo que demos azar, pegamos um dia inteiro de chuva. Acho que 4 noites é um tempo bem legal, se der sorte no clima, porque vai dar tempo de ir até alguns vilarejos vizinhos também e fazer alguns passeios a mais. Mas eu não ficaria menos do que isso. Acho que você vai sair de lá com a sensação de que deixou de ver alguma coisa.

 

Onde se Hospedar em Grindelwald

Apesar de pequena, Grindelwald tem opções maravilhosas de hospedagem, muitas com vista do Eiger.

Vou deixar aqui 3 opções de hospedagem. Uma que escolhemos e outras duas que olhei e gostei muito também. Apesar de pequeno, o vilarejo oferece muitas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos! Mas aqui tem muito mais!

 

Hotel Spinne

Bem no coração da cidade. Não é um hotel luxuoso, porém reformaram a maioria dos quartos e é muito confortável com tudo que precisamos.

Hotel Spinne no coração de Grindelwald! Localização privilegiada!

No check in, nos colocaram num quarto diferente da foto da reserva, MUITO antigo, que realmente não gostei. Mas fui na recepção e conversei e logo nos trocaram pro quarto que ficamos. Além de confortável na medida, o café da manhã é bem gostoso e a piscina aquecida de borda infinita com vista do Eiger, o ponto alto do hotel.

Nosso quarto era muito espaçoso e agradável, com uma varandinha que saía no gramado! Amei!

Eu prestaria atenção de pedir os quartos na área próxima da piscina, que são mais novos/reformados. O nosso tinha até saída para o gramado, com uma vista linda!

Essa piscina com água quentinha e com essa vista de tirar o fôlego, ganhou meu coração!

Enfim, eu me hospedaria novamente. Achei o preço justo pelo que oferece, com localização e piscina sendo o ponto alto.

Para reservar o Hotel Spinne, clique aqui!

 

Boutique Hotel Glacier

Esse foi meu preferido nas pesquisas. Tem tudo que eu procuro em um hotel. Boutique, lindo, novo, moderninho. Estilo o hotel que nos hospedamos em Zermatt. Porém, na época que fomos, ele tinha apenas um tipo de quarto disponível que era bem menor do que o quarto do Spinne e mais caro.

Esse hotel é histórico, foi o primeiro da cidade e ficava onde antigamente chegava a geleira do Eiger. Por conta disso, é mais afastado do centro e para ir dele até o centrinho, você vai ter que andar morro acima.

Tem restaurante e bar estrelado e a vista do Eiger também é maravilhosa.

Ele ganha em design e amenities, mas para mim, perde na localização e no preço. Mas vale olhar. Como digo, a escolha do hotel é pessoal. Eu com certeza também teria amado me hospedar aqui.

Para reservar o Boutique Hotel Glacier, clique aqui!

 

Romantik Hotel Schweizerhof

Esse é um 5 estrelas bem famoso e bem lindo (inclusive com um restaurante muito bom aberto para não hóspedes), no centro de Grindelwald. Não escolhi este por causa do valor e porque gostei mais da piscina do Spinne. Mas ele é bem tradicional alpino, todo decorado e com os atendentes com roupas bem interessantes.

Para reservar o Romantik Hotel Schweizerhof, clique aqui!

 

O que fazer em Grindelwald

Esta é a parte mais legal! Atrações realmente não faltam, seja inverno ou verão. Como fomos no início do verão, minhas dicas aqui não serão sobre esquiar ou pistas de esqui, mas coisas que você pode fazer além da neve!

 

Grindelwald-First (Mt. First)

Vista do alto do Grindelwald-First

Uma das principais atrações da cidade, impossível estar em Grindelwald e não subir o Mt. First. A montanha fica a 2.167 metros acima do nível do mar com vistas incríveis da região. Como fica do lado oposto do Eiger, você consegue ter outra paisagem da montanha mais famosa da região lá de cima! O teleférico sai do centro da cidade, super acessível à pé.

A viagem no bondinho dura cerca de 25 minutos e lá em cima, você pode fazer diversas atividades como: trilha até o Lago Bachalpsee, caminhar pelo Cliffwalk by Tissot, andar no First Flyer, descer de Trottibike ou de Mountain Cart, ou apenas apreciar a vista e voltar. Depende muito do seu estilo.

Vista de Grindelwald a partir do bondinho!

Uma das paradas antes de chegar em Grindelwald-Frist

Parquinho para crianças bem fofinho!

O site oficial para comprar o ingresso da subida ou de qualquer outra atração, é este aqui!

Você pode comprar ingressos de ida e volta ou apenas o trecho de subida, caso decida descer de Trottibike, que foi o que fizemos e recomendo MUITO.

 

Os valores dos ingressos para o verão de 2023 são:

  • Adulto – CHF 34 por trecho
  • Criança (6-15 anos) – CHF 20 o trecho
  • Crianças até 6 anos não pagam.

Lembrando que quem tem Swiss Travel Pass, paga metade deste valor!

 

Chegando lá, as opções são muitas mesmo. existem opções gratuitas e outras pagas! Lá também tem restaurante. Um na parada que tem um parquinho infantil e outro lá em cima no topo, esse tem uma vista incrível!

Vou deixar a descrição e valores por atração abaixo, mas se você ver que quer fazer mais do que uma destas atividades, também vou deixar aqui os valores do Adventure Package, que inclui o bondinho e mais o número de atividades desejado, sendo que você pode usar o bondinho/gôndola, quantas vezes quiser para fazer novas atividades já compradas.

 

First Cliff Walk by Tissot

Amei esta passarela!

Esta  passarela circundando um penhasco com vistas de tirar o fôlego é gratuita e imperdível. Para quem tem medo de altura, pode ser um desafio, mas achei MUITO segura. Não tenho medo de altura, e não senti medo em nenhuma vez. O final, onde dá pra tirar a melhor foto, é concorrido. Prepare-se para alguma fila.

 

View this post on Instagram

 

Shared post on

Embed Instagram Post Code Generator

Vista do topo (esquecemos os óculos para a foto heheh))

Eu amei!

Bem do ladinho do topo tem este restaurante com super vista!

 

Trilha para o Bachalpsee

Confesso que no dia que visitamos Grindelwald-First, eu estava sem a vibe da trilha (que aliás, fizemos MUITAS na Suíça!), mas me arrependo!

Acho que porque o dia começou meio fechado, eu achei que não ia dar sol, não me animei. Acordei meio malandrinha. Mas deveria ter ido, pois todo mundo fala (e as fotos não mentem) que é uma das vistas mais bonitas dos lagos no Alpes Suíços.

A trilha também é gratuita e leva em torno de 1h para ir e 1h pra voltar. Claro que você também deve contar o tempo que parar pra fotos, por exemplo. Mas eu acho que super vale a pena. O nível da trilha é bem fácil. Eu super iria!

 

First Flyer Glider

É uma tirolesa BEM alta. Ela é paga e desce 800 metros chegando a velocidade de 84km/h! Achei legal, mas a fila era IMENSA.

O preço também é alto, CH 31 por adulto e CHF 24 para crianças. Deve ter mais de 35kg para poder ir neste brinquedo.

O horário de funcionamento vai das 10h às 17h.

 

Trottibike

É uma mistura de patinete com rodas de bicicleta para você descer a montanha até Grindelwald. Ele tem freios potentes, para descer em segurança aproveitando a paisagem. Eu AMEI!

Amei demais a trottibike! E olha o dia lindo que ficou!

Vaquinhas alpinas pelo caminho!

Paisagem da descida impressiona demais!

Você desce 600 metros em um trecho asfaltado de aproximadamente 3km com vistas fabulosas dos Alpes. Ali você realmente se sente na Suíça. Passa por vaquinhas, casas de campo, muito, muito lindo! Vale o preço!

Crianças acima de 1,25m podem ir também. Capacetes são obrigatórios e emprestados gratuitamente.


O valor do passeio é CHF 21 por adulto e CHF 17 para crianças. Apenas vá!

 

Mountain Cart

É para quem gosta de carrinhos, tipo kart. Desce também por uma estrada de terra, para ser mais radical, um trecho de 3km. Parece divertido, mas como eu tinha que escolher uma maneira para descer, preferi a Trottibike, achei mais cênica, já que vai em pé.

Para descer de Mountain Cart os capacetes também são obrigatórios e emprestados gratuitamente e a descida custa CHF 21 por adulto e CHF 17 a criança. A criança deve ter pelo menos1,35m para poder pilotar o carrinho. Acho que deve ser divertido com crianças!

Enfim, ali em Grindelwald-First, estas são as atrações. Fomos e super recomendamos! Chegamos cedo e sem a trilha do Lago Bachalpsee, demoramos a manhã inteira para ver tudo como queríamos e ainda fazer fotos LINDAS! Caso você queira fazer a trilha, recomendo reservar o dia para isso.

Além disso, logo ao lado da First Cliff Walk tem um restaurante com uma vista incrível. Vale parara para um cafezinho ou um lanche.

 

Pfingstegg

Esta atração nem é tão famosa, mas descobri porque ali fica um Rodelbahn, aqueles tobogãs que descem os Alpes, sabem? Eu queria MUITO ir num desses. O mais famoso que eu encontrei nas pesquisas, ficava longe de Grindelwald, então descobri este bem em Grindelwald e amei. Valeu o passeio! Fizemos este lugar no mesmo dia da Grindelwald-First e achei a vista de lá bem linda!

Vista de Pfingstegg

A subida é feita com um bondinho e leva 5 minutos.

 

Valores para subir 2023:

  • Adultos somente ida – CHF 18
  • Adultos round trip – CHF 28
  • Crianças somente ida – CHF 9
  • Crianças round trip – CHF 14
  • Crianças até 6 anos não pagam.

Lembrando que quem tem Swiss Travel Pass, paga metade deste valor!

 

Lá também existe restaurante, saída para algumas trilhas, o Rodelbahn e parque para crianças.

Almoçamos e achei a comida bem gostosinha. Nada chique ou refinado, mas legal com bom atendimento. Além disso, a atendente sabia nos indicar trilhas, queríamos voltar para a cidade caminhado. No fim escolhemos a mais longa e foi longa demais, mas tem uma curta que deve ser legal!

Almocinho delícia!

O Rodelbahn é muito divertido, para descer custa CHF 6 por vez. Fui algumas vezes, porque uma vez só não tem graça! Veja o vídeo abaixo!

 

View this post on Instagram

 

Shared post on

Embed Instagram Post Code Generator

E o que eu mais queria fazer por lá! Me senti criança outra vez! Foi muito divertido!

Se você não curte caminhar, compre a round trip e vá apenas para comer alguma coisa e se divertir do Rodelbahn! Eu adorei! Nós descemos caminhando, aliás por uma trilha gigantesca, acho que a moça do restaurante achou que estávamos com cara de aventureiros!

Também resolvemos voltar caminhando….Existia o caminho rápido e o demorado. Escolhemos o segundo, apesar da paisagem linda, foi tão longo que no outro dia mal conseguíamos andar! Se quiser voltar andando, volte pelo caminho curto!

Se você subir e descer de bondinho, o Pfingstegg não é algo que leva muito tempo, mas é divertido!

 

Jungfrau Top of Europe

Esta é a atração mais famosa da região e a mais visitada de toda a Europa. O Jungfraujoch não é a montanha mais alta da Europa. A mais alta na verdade, é o Monte Elbrus, na Rússia, com 5.642 metros.

Jungfrau é a montanha mais alta dos Alpes Berneses, com 4.158 metros e, para completar a paisagem alpina realmente de tirar o fôlego, ficam perto dela Eiger e Monch. Estas três montanhas juntas são Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.

Mas apesar de não ser a montanha mais alta, Jungfraujoch é a estação de trem mais alta de toda a Europa, fica a  3.454 metros, literalmente encravada nos Alpes e, por este motivo, chamada de Top Of Europe. É uma obra de engenharia realmente incrível e memorável. Pensar que ela foi construída há mais de 100 anos, ficando pronta em 1912, após 16 anos de obras, é realmente impressionante. Atualmente, o trem que sobe até Jungfraujoch, é um trem de cremalheira e pode transportar até 4 mil passageiros por dia.

 

Como chegar

Antigamente, era possível chegar em Jungfraujoch apenas de trem. Era um trajeto bem demorado, de quase 2h. Atualmente, caso você queira fazer de trem, para apreciar paisagens ou até aproveitar para ver alguns outros vilarejos no caminho, é possível, porém, desde 2020 o moderníssimo e rápido Eiger Express entrou em funcionamento. Ele é considerado a gôndola mais moderna do mundo atualmente, e economiza pleo menos 40 minutos do tempo total da viagem! Além disso, a vista a partir dele é magnífica! Eu super recomendo.

Vista incrível do Eiger Express!

Depois da gôndola, você faz o trajeto final nesse trem histórico e muito legal!

Aqui embaixo vou deixar um mapa explicando as 3 possíveis maneiras de chegar em Jungfraujoch. Existem opções partindo de Interlaken, Lauterbrunnen e Grindelwald.

Muita gente que se hospeda em Interlaken, faz este passeio saindo de Interlaken via Grindelwald na ida e volta por Lauterbrunnen, para conhecer o vilarejo das cachoeiras também no mesmo dia.

Nós fizemos o trajeto via Grindelwald já que estávamos ali, tanto a ida quanto a volta via Eiger Express e adoramos!

Esse mapa mostra bem as opções e distâncias dos principais pontos de saída para o Jungfraujoch. Resumindo:

 

Saindo de Grindelwald Terminal:

  • Eiger Express até Eigergletscher (20min)
  • Trem até Jungfraujoch (26min)

 

Saindo da estação Interlaken Ost:

  • Trem até Grindelwald Terminal (28min)
  • Eiger Express até Eigergletscher (20min)
  • Trem até Jungfraujoch (26min)

Some a isso os tempos de espera em cada estação (total aprox. 1h36)

 

Saindo da estação Interlaken Ost, via Lauterbrunnen:

  • Trem até Lauterbrunnen (20min)
  • Trem até Kleine Scheidegg (38min)
  • Trem até Jungfraujoch (41min)

Some a isso os tempos de espera em cada estação (total aprox. 1h42)

 

Quanto tempo dura o passeio?

Se você sair de Grindelwald, levará 45 minutos para ir e 45 minutos para voltar. Lá em cima, umas 2 horas são mais que suficientes. Para mim, é um passeio de meio dia.

Agora, caso você esteja saindo de Interlaken ou Lauterbrunnen e voltando por um deles (muita gente vai por um e volta por outro), deve adicionar pelo menos meia hora em cada trecho de ida e volta e possíveis paradas em para visitar cidades nestes arredores. Neste caso, reserve um dia inteiro.

Minha sugestão é sempre fazer o passeio pela manhã, quando as montanhas tendem a estar mais abertas. O clima de montanha é muito instável, não existe uma garantia, já que falamos da natureza, mas funcionou em Zermatt e em Grindelwald para nós.

 

O que levar

Já estive em Jungfraujoch duas vezes. Uma em 1998 com meus pais, também no verão, e esta em 2022. A diferença entre as duas visitas foi que da primeira vez, ignoramos que íamos até a estação mais alta da Europa e fomos com roupas normais, de verão! Não faça isso! No topo da montanha SEMPRE vai ter variação de temperatura. A variação passa de 10 graus. No dia que fomos, estava 17 graus em Grindelwald e 2 graus na montanha, isso mesmo, 2 graus em pleno junho!

Eu em 1998, ZERO apropriada para estar neste lugar!

Em 2022 acho que aprendi a lição!

Por isso, vou deixar uma listinha de coisas que acho indispensáveis para o passeio ser divertido e confortável.

  • Leve um casaco pesado, de pluma de ganso ou de lã, mas um bem quentinho.
  • Um sapato com solado de borracha, se for tênis, impermeável, para caso você queira sair na neve.
  • Luvas, cachecol e gorro.
  • Óculos de sol. Mesmo sem sol, o reflexo da neve nas montanhas é bem desconfortável para os olhos.

Minhas camadas foram as seguintes: fui de calça jeans, meia, bota de couro com sola tratorada. Na parte superior, usei uma blusa térmica, uma de lã e um casaco de couro longo. Acho que uma pluma de ganso teria sido ainda mais quentinho.

 

O que ver e fazer por lá

Sphinx Terrace

Ali na estação, existem várias atrações. A principal delas é o Sphinx Terrace, construído 117 metros acima dela. Você chega com um elevador e consegue ter uma vista 360º do lugar e da maior geleira dos Alpes. É maravilhoso! Existe um observatório de vidro, para quem não quiser passar tanto frio e um terraço aberto, onde a vista é certamente mais recompensadora, mas faz frio. Aliás, ali faz frio mesmo no verão! Ali em cima também é possível andar na neve e chagar a um platô com vistas lindas do pico e das montanhas ao redor.

Lindo demais!

Dá para sair da estação (nu fundo da foto) e caminhar pela neve! Achei muito legal!

Vista do glaciar!

Frio e lindo! Vale andar na neve sim!

 

Palácio de Gelo

Estes corredores foram escavados em 1930 por guias de montanha. Hoje foram aperfeiçoados com estátuas em gelo muito ricas em detalhes! Eu adorei. Você literalmente anda em cima do gelo! O Palácio de Gelo é um pouco mais frio que os outros locais do complexo, já dá pra imaginar por que.

Friiiiiiiio!

Esculturas muito legais!

 

Alpine Sensation

Em um corredor que liga o Palácio de Gelo e o Sphinx Terrace, você encontra a Alpine Sensation, um memorial, muito bem feito contando toda a história da construção de Jungfraujoch em homenagem a todos os mineiros que trabalharam exaustivamente em condições muito geladas, para fazer este lugar acontecer. Eu sei que você provavelmente vai querer chegar rápido até o observatório, mas vale muito a pena parar um tempinho e ler mais sobre a construção do lugar.

Adorei este snowglobe enorme na Alpine Sensation!

 

Além das atrações, existem dois restaurantes lá em cima, o Aletsch, que é um buffet e o Crystal, que é à la carte. Lá também fica uma loja da Lindt.

O buffet não tem apenas comida quente assim, tem também opções tipo lanche, batata frita, essas coisas. Mas se você quiser levar seu próprio lanche, também pode.

Enfim, eu achei um passeio muito lindo!

Além da vista lá de cima, a ida, pelo Eiger Express já é um passeio por si só, vendo toda Grindelwald lá embaixo. Vale muito à pena!

 

Quanto custa

Vou deixar o site oficial para você orçar o ingresso na data que vai, pois dependendo da estação do ano, os preços variam.

Mas fiz uma simulação de valores no verão de 2023 via Grindelwald e Via Interlaken para vocês verem.

Nos dois trajetos existe a opção de fazer tudo de trem (sempre lembrando que você deve adicionar +45 minutos por trecho nesta opção) ou fazer trem + Eiger Express, que é a rota mais moderna e rápida, a que fizemos. Não existe diferença de preço entre as duas opções.

Nestes valores estão incluídos todos os trajetos e atrações lá em cima.

Via Grindelwald

  • Adulto – CHF 222  ou CHF 164,40 com Swiss Travel Pass
  • Crianças (de 6 a 15 anos) – CHF 20.
  • Crianças até 6 anos não pagam.

 

Via Interlaken Ost

  • Adulto – CHF238,80 ou CHF 160,60 com Swiss Travel Pass
  • Crianças (de 6 a 15 anos) – CHF 20.
  • Crianças até 6 anos não pagam.

Eles cobram CHF 10 para marcar assentos nos trens.

 

Passear pelo centrinho de Grindelwald

Esta atração nem vai levar muito tempo, afinal a cidade é pequena, mas bem bonita. Tem umas lojinhas de souvenirs bem interessantes e uma igrejinha bonita também.

Aqui já passava das 20h, um dos benefícios de visitar a Suíça no verão! O centrinho é bem pequeno, mas bem fofinho!

Só não espere fazer muitas compras por ali. Diferente de Zermatt, onde existiam lojas muito legais, em Grindelwald, além das lojas de lembrancinhas fofas, existem apenas lojas esportivas, com roupas e sapatos de trilha, corrida, montanha. Eu queria encontrar um tênis de passeio e não achei nenhum!

Amamos Grildelwald!

Achei legal estar ali também para poder aproveitar essa paisagem que tanto curtidos. Alguns dias acordei de manhã e fui dar uma corridinha, e foi mais legal pela vista, do que pela corrida em si!

Vista da corridinha de manhã cedo!

 

Visitar vilarejos próximos

Outra programação legal é sair de Grindelwald e visitar outros vilarejos de montanha interessantes. Um dos mais famosos na região é Lauterbrunnen, uma pequena vila com pouco mais de 3 mil habitantes, mas com impressionantes 72 cachoeiras! Já do centrinho da cidade é possível ver a impressionante Staubbachfall, com 297 metros, é uma das maiores cachoeiras da Suíça e símbolo da vila.

Lauterbrunnen e sua paisagem de cartão postal!

Ali, você pode fazer trilhas muito legais para ver cachoeiras. No dia que fomos eu e Paulo estávamos muito cansados e doloridos de uma longa caminhada que fizemos e estávamos com preguiça, mas é possível fazer a rota das 72 cachoeiras, com cerca de 8km e duração de 3h de caminhada. Você pode fazer o trajeto de ônibus.

Centrinho (minúsculo!) de Lauterbrunnen!

Se não estiver tão ambicioso, você pode apenas visitar Staubbachfall, que leva uns 20 minutos de caminhada do centrinho e é uma atração gratuita!

Nós não caminhamos neste dia, mais comemos um tradicional hot dog suíço!

De Lauterbrunnen você também consegue visitar a montanha Schilthorn, cujo topo tem quase 3.000 metros de altura .

É lá que fica o restaurante giratório Piz Gloria, onde foram gravadas cenas do filmes 007 – A Serviço de sua Majestade.

A melhor opção para chegar até a Schilthorn é pegar um ônibus de Lauterbrunnen até Stechelberg e, de lá, pegar o teleférico que sobe a montanha.

São três paradas até o topo, e em cada uma delas você tem atrações diferentes. As mais famosas são Skyline Walk e Skyline Thrill Walk. Se eu tivesse um dia a mais na região, ou não tivesse tido um dia de chuvas, gostaria de ter visitado Lauterbrunnen com mais espírito aventureiro e também ido até Schilthorn, parando nos vilarejos de Murren e Gimmelwald.

 

Onde Comer em Grindelwald

Depois de tantos passeios e atividades, com certeza vai dar uma fominha! O mais legal de viajar na época de verão para a Suíça é que os dias são bem longos, escurece quase 21h!

Jantamos em alguns lugares legais, alguns queria ter ido e não fomos. Mas deixo as dicas!

 

Golden India

Uma rede que existe na Suíça, não é nem requintado, nem luxuoso, nem estrelado, mas a comida é MARAVILHOSA. Se você curte comida indiana, vá! Os atendentes, todos indianos, são simpáticos e a comida não é cara. Adoramos! Mesmo!

Fome só de olhar!

Para ler mais sobre o restaurante, veja reviews dele aqui! O site oficial é este aqui!

 

Barry’s 

Este restaurante ficava exatamente em frente ao nosso hotel, o Hotel Spinne. Fomos duas vezes. Comi a tradicional batata rosti, muito comum na Suíça, e ali era muito bom.

Amei esta comida!

Também amei sentar nas mesas da rua quase 21h e ainda ter sol!

Para ler mais sobre o restaurante, veja reviews dele aqui! O site oficial é este aqui!

 

Restaurant Glacier

Este fica no Boutique Hotel Glacier, é bem estrelado e requintado com vistas magníficas do Eiger. Eles oferecem Menus Degustação e é necessário reserva. Muito bem cotado. Acabamos não indo, mas era um que estava na lista!

Para ler mais sobre o restaurante, veja reviews dele aqui! O site oficial é este aqui!

 

Além destes, eu sempre sou a favor de dar uma passeada pela cidade e ver o que existe disponível, ler menus. Sou do tipo que gosto de “ir com a cara” do lugar e experimentar.

Por último, mas não menos importante!

Vale relembrar que para praticamente todas as atrações pagas que citei, passagens de trem e muito mais, quem usa o serviço do Swiss Travel Pass tem descontos e benefícios. Se você chegou aqui nos posts da Suíça agora, vale a pena ler mais sobre este sistema neste post aqui!

 

 

Espero que tenham gostado do post e das dicas!

Beijos e até a próxima aventura!

(Visited 1.225 times, 1 visits today)

envie um comentário