Top

Oi Gente!

Hoje vim falar de um dos lugares mais legais e lindos que visitamos durante nossa viagem para a Suíça: Zermatt!

Como comentei no post anterior, eu e o Paulo amamos a natureza e queríamos conhecer lugares na Suíça com essa paisagem montanhosa de tirar o fôlego, fazer caminhadas, curtir mesmo esses momentos que aqui na cidade e no dia a dia, conseguimos muito pouco.

Por isso, Zermatt sempre esteve no topo dos nossos desejos quando falávamos em Suíça. De primeiro momento, por ser uma cidadezinha muuuuito pequenininha e famosa pelo esqui no inverno, além de ser mais distante das cidades mais conhecidas, pode parecer que não vai ter nada pra fazer e não vale a viagem, mas não se engane. Fomos embora morrendo de pena e com aquele gostinho de quero mais!

Sobre Zermatt

Zermatt fica no Cantão de Valais, é um vilarejo com 240 m2 e aproximadamente 5.600 habitantes. Fica na fronteira com a Itália e ali a língua oficial é o alemão. Não é possível chegar de carro em Zermatt. Quem viaja de carro, deve estacioná-lo em Täsch e pegar um trem até lá. Os carros são proibidos por questão de preservação. Apenas carrinhos elétricos existem por lá. Alguns dos hotéis usam para levar hóspedes, etc. Realmente o vilarejo é impecavelmente preservado, parece saído de um filme.

É ali que fica a montanha mais famosa e mais fotografada da Suíça, o Matterhorn, sabe aquela do chocolate Toblerone? Pois é, essa mesmo! O Matterhorn também é conhecido na Itália como Monte Cervino, por isso, você vai encontrar algumas menções com este nome em alguns lugares. Ele mede 4.478 metros e foi a última montanha dos Alpes a ser conquistada, 79 anos após a escalada do Mont Blanc, em 1865 em uma expedição bem sucedida, porém com fim trágico. Quatro dos 7 alpinistas sofreram uma queda mortal durante a descida, o que tornou a montanha e o vilarejo ainda mais famosos. Essa história está detalhadamente contada no museu da cidade e vale a visita. (conto mais adiante)

Encantadora Zermatt!

Atualmente, todas as arestas e faces do Matterhorn já foram escaladas e mais de 3 mil pessoas tentam atingir o seu cume todo verão.

Além disso, no inverno, nos arredores do Matterhorn tem mais de 200km de pistas de esqui acima de 3.000 metros de altitude, um paraíso para quem gosta do esporte.

Enfim, além de uma vila impecavelmente preservada e linda, com uma montanha de fundo, Zermatt é um paraíso para quem curte a natureza. São nada menos que 400km interligados de trilhas para trekkings e caminhadas em Zermatt, com altitudes que podem chegar a impressionantes 3100m.

Trilhas intermináveis para quem gosta de bike e de caminhar!

Se quiser baixar esse mapa de trilhas de Zermatt em PDF em alta resolução, clique aqui.

Trilhas, montanha, lagos e no inverno, muito esqui. A cidade respira aventura! Eu amei!

Como chegar em Zermatt

Carros não circulam em Zermatt – quem chega em carro tem que parar e estacionar o veículo 5km antes, no vilarejo de Täsch, e então continuar em trem até o centro de Zermatt.

Para chegar em trem, vale saber que o mítico trem panorâmico Glacier Express chega e sai de Zermatt, numa das jornadas mais belas da Suíça, todos os dias. Quem usa o Swiss Travel Pass pode viajar inclusive neste trem gratuitamente apenas pagando a marcação de seu assento.

Nós chegamos de trem, num trecho do famoso Glacier Express, e amamos! Até vinho tomamos!

Trens comuns também chegam em Zermatt partindo direto do aeroporto de Zurique (três horas e meia) ou Genebra (quatro horas), com paradas em Visp.

Na estação de trens, os viajantes geralmente são recepcionados pelos shuttles elétricos de seus hotéis para terem suas bagagens diretamente transportadas para lá. Nós fomos andando mesmo, pois era bem perto.

Onde Ficar

Existem MUITOS hotéis em Zermatt. Alguns que eu vi e gostei, ainda não estavam abertos no final de maio, abririam apenas a partir de junho, que era uma semana depois da nossa visita. Muitos hotéis usam as baixas temporadas ou as estações intermediárias para fechar para melhorias. Portanto vale a pena verificar as datas de abertura.

Mesmo assim, não poderíamos ter acertado mais. Amamos o Zermama, hotel que escolhemos! Vou deixar a dica dele e de mais alguns que vi e gostei.

Hotel Zermama

O tipo de hotel que eu particularmente AMO. Pequeno, moderno, com estilo, bem localizado, com atendimento super pessoal e cordial, ótimo café da manhã e uma vista de cair o queixo. Sou bem mais da turma dos hotéis boutique do que dos grandes hotéis e redes. E esse me conquistou.

Vista WOW da nossa janela!

Recepção do hotel!

Os quartos extremamente confortáveis, modernos e pensados nos mínimos detalhes, com chinelinhos de pelinho, ponchos de pelo para poder usar a varanda no inverno, lençóis aquecidos, secador potente, banheira, frigobar.

Amamos nosso quarto, super confortável com um janelão!

Banheiro muito moderninho e espaçoso!

Na sala o sofá virava cama! Olhem a vista dessa janela!

Casaquinhos de pelinho!

Esse hotel está localizado a poucos minutos caminhando do centro da cidade, numa região plana (não precisa subir morro com mala!!!) e tem uma vista maravilhosa do Matterhorn. Se for ficar aqui, vale o investimento de pagar um quarto com vista! Eles têm varandinhas e a vista é bem WOW! Do nosso quarto, tínhamos vista do Matterhorn de todas as janelas e ainda da varanda. Um espetáculo!

Outra coisa que amei foi a possibilidade de fazermos Fondue na nossa varanda. Eles disponibilizam as panelinhas, o queijo e o vinho no quarto e só precisamos avisar a recepção com 15min de antecedência e eles trazem os pães e as comidinhas.

Tudo para o Fondue!

Fizemos o fondue na nossa varanda! Olhem essa vista que espetacular!

O café da manhã era servido na mesa além do buffet. Ficava bem aconchegante. E posso dizer que me viciei em Müssli durante a viagem. Eles faziam caseiro, era a coisa mais deliciosa.

Sala de café da manhã!

Buffet!

Delícias mil! Iogurtes e Müssli caseiro!

Café na mesa além do buffet, fora isso ainda podia pedir à la carte os ovos, panquecas etc!

Além da estrutura muito legal, o pessoal do hotel era muito simpático. A trilha mais legal que fizemos foi sugestão de uma das meninas que trabalhava na recepção, que nos explicou bem direitinho onde ir e o que tinha pra fazer. Mesmo sendo próximo da estação de trem, no dia de ir embora eles nos levaram com carrinho elétrico para não termos que caminhar.

Enfim, foi uma experiência fantástica e super recomendo!

Para quem quer ficar bem na rua central e com muito luxo, um restaurante bem lindo e com um super bar, o Schweizerhof Zermatt é muito recomendado! Jantamos ali na nossa primeira noite e amamos. A decoração deste hotel é simplesmente perfeita. Já te leva pra essa atmosfera alpina em segundos!

Hotel Schweizerhof

Para uma pegada mais moderninha, mas ainda bem na rua principal, o Unique Hotel Post é bem cotado também. Ainda estava fechado quando fomos, apenas os restaurantes estavam funcionando.

Hotel Unique Post

Outra dica boa é o The Omnia, que fica no topo de um morro, é possível acessar com um funicular e tem uma vista incrível, tanto do Matterhorn quanto do vilarejo de Zermatt bem de cima! Ele tem um restaurante que dá pra jantar também mesmo não estando hospedado. Mas estavam ambos fechado quando estivemos em Zermatt, tanto hotel quanto o restaurante.

The Omnia Hotel - Zermatt

The Omnia Hotel – Zermatt

Para uma opção mais acessível mas ainda super confortável, fofo e bem alpino e com reviews maravilhosas, o Hotel Daniela pode ser uma opção bem legal com Spa e tudo!

Hotel Daniela - Zermatt

Hotel Daniela – Zermatt

O que fazer em Zermatt

Deixei aqui opções de passeios possíveis durante o final da primavera, verão e outono. Não considerei passeios com neve, pois não estivemos na Suíça nesta época. Porém considere que esquiar está entre as principais atividades em Zermatt no inverno. Os passeios de montanha também funcionam na estação mais gelada do ano, apenas a paisagem e as atividades em cada um deles mudam. Vale visitar os sites oficiais para ver o que fazer e o que está ou não aberto quando você vai!

Gornergrat

Possivelmente o passeio mais famoso e com a melhor vista do Matterhorn em Zermatt. Este passeio sai da estação de trem Gornergrat Bahn, no centro de Zermatt, a 1608 metros e vai até a estação Gornergrat, a 3089 metros. Isso mesmo, sobe mais de 1500 metros em meia hora! O trem sai a cada hora nas baixas estações e a cada 24 minutos nos períodos de alta e não dá para marcar assento, portanto vale se atentar para sentar do lado direito do trem para apreciar a paisagem da subida. Ele vai devagar e é possível apreciar a vista do vilarejo e da montanha se aproximando. Leva 35 minutos até a última estação. O trem para em 4 estações: Riffelap, Riffelberg, Rotenboden e Gornergrat. Você pode descer em todas se quiser, mas guarde seu ticket, pois para voltar pro trem, você vai precisar passar por uma catraca e usá-lo. Na sua primeira visita, sugiro que você vá primeiro até o topo, na estação Gornergrat, a parada mais famosa, assim garante a paisagem (e as fotos!) e também menos aglomerações e depois faz o resto.

Vista de Zermatt lá embaixo!

Vista mais famosa de Zermatt do todo do Gornergrat!

Um chocolate quente pra esquentar!

Foto clássica!

Toblerone pode ser comprado lá no alto mesmo ou no mercadinho no centro da cidade!

Geleira impressionante!

Em Riffelap existe um hotel, muito usado por quem vai esquiar e com linda vista do Matterhorn. Mas não descemos nesta estação.

Na estação Gornergrat, a mais alta, fica também o Kulmhotel Gornergrat, um hotel de luxo com uma vista sensacional, onde você pode comer, tomar café e um necessário chocolate quente. Dali de cima, além do Matterhorn, dá pra ver quase 30 montanhas com mais de 3 mil metros.

Hotel Kulm no topo do Gornergrat

Muita gente vai até esta estação final, faz fotos, come algo e desce de volta para Zermatt. Você também pode fazer isso, ou então, aproveitar tudo que o passeio pode oferecer, parando em algumas outras estações. Nós paramos e vou contar mais aqui!

Na estação Rotenboden, a 2815 metros, você vai ter uma vista incrível do Matterhorn se caminhar 5 minutos até o Riffelsee, um pequeno lago onde o Matterhorn fica refletido. A vista é muito WOW.

Estação Rotenboden!

WOW, WOW, WOW

Paisagens de montanha são de tirar o fôlego!

Da estação Rotenboden, você pode descer de trem até Riffelberg, ou ir caminhando. Fomos caminhando (mesmo sem o sapato adequado). A caminhada leva uns 30 minutos, a paisagem é linda e no verão deve ser ainda mais incrível.

Na estação Riffelberg fica o mais antigo hotel de montanha de Zermatt, de 1853, o Riffelhaus 1853. Era onde os alpinistas se hospedavam no século 19. Ali também funciona um restaurante, com espaço ao ar livre e interno. Estava fechado quando fomos, abriria apenas 10 dias depois, mas vale muito se planejar para comer ou beber algo por ali com a vista encantadora do Matterhorn.

De Riffelberg descemos para Zermatt. O passeio levou em torno de 2h e valeu cada segundo. Imperdível de verdade!

O melhor horário para fazer este passeio é de manhã, quando a chance de nuvens nas montanhas é menor. Este passeio não é tão legal com tempo fechado. Também, outra dica é ir bem agasalhado (luva, touca e jaqueta extra). Como a diferença de altitude é grande, chega a dar uma diferença de 10 graus da vila para o topo da montanha, quando fomos estava 5° em Zermatt e -2° em Gornergrat.

O ingresso começa em CHF 88 nas baixas estações. Quando fomos, custava CHF 110, mas para quem tem o Swiss Travel Pass fica CHF 55. Para comprar o seu ou consultar e saber mais, acesse aqui o site oficial!

Sunnega e a Trilha dos 5 Lagos

Fica difícil decidir se este ou Gornergrat é mais bonito. A melhor vista do Matterhorn sem dúvidas é do Gornergrat, pois está mais próxima, mas Sunnega é muito especial! Gostaria de ter tido mais tempo (e um dia de chuva a menos no meio do roteiro) para poder explorar como de fato o lugar merece. Ali fica a Trilha dos 5 Lagos, atração imperdível se você visita Zermatt no verão e gosta de caminhar e de estar no meio da natureza.

Sem palavras!

Trilhas muito bem demarcadas e abertas!

Como comentei, choveu em um dos nossos dias em Zermatt, e, por isso, acabamos tendo que fazer o Sunnega na manhã do dia de ir embora. Não tínhamos o dia todo, então fomos até os dois primeiros lagos. Mas já achamos o lugar muito especial.

No inverno, ele se transforma em uma enorme estação de esqui e atrações para toda família. O slogan dele é: “The Family Paradise“, o paraíso das famílias. Ali existem atividades até para os pequenos!

Para quem quer se aventurar pela trilha dos 5 lagos, vá até a estação Sunnega, pegue o funicular e depois siga de bondinho sentido Rothorn, mas desça em Blauherd, que é uma parada intermediária antes de chegar ao pico Rothorn.

Estação de Sunnega, bem moderninha!

Dali, siga as placas “5-Seenweg“. O trajeto é super bem sinalizado, na sua maioria descidas e você vai passar pelos seguintes pontos: Stellisee, Grindjisee, Grünsee, Moosjisee e finaliza no Leisee, de onde você pode pegar o bondinho de volta até Sunnegga e de lá pegar o funicular de volta a Zermatt.

Este era um dos lagos, o menor, mas mesmo assim, lindo!

Apenas fique atento que o último funicular para Zermatt é às 18h. Como sugiro separar para a trilha pelo menos 3 horas, não comece depois das 15h.

Ainda, por causa das nuvens, sugeriria começar o passeio pela manhã, mas vale consultar a previsão do tempo.

O ingresso é bem mais barato que de Gornergrat, o funicular até Sunnega custa CHF 15,50, porém caso você tenha Swiss Travel Pass, paga apenas CHF 8.

Sugiro também consultar o site oficial para verificar o que está aberto na época da sua visita! Mas esta é mais uma daquelas visitas com vista WOW na Suíça, por isso que bato tanto na tecla de que a verdadeira beleza aqui está na natureza!

Glacier Paradise

A subida ao Glacier Paradise é feita por meio de um sistema de teleféricos que sai de uma estação a mais ou menos 1km do centro de Zermatt, a Zermatt Bergbahnen. Dá para caminhar até ela ou pegar os carros elétricos que levam os turistas. A subida dura cerca de 1 hora e combina teleférico tradicional com um bondinho aéreo (Aerial tram). Lá em cima tem um mirante 360 graus bem impressionante.
O Glacier Paradise é o ponto mais alto da Europa que se pode chegar de teleférico (3.883 metros). Por conta da altura, por ali tem neve o ano inteiro! Dá até para esquiar no verão.

Matterhorn Glacier Paradise (foto Orana Travel)

A estação de esqui fica na montanha Klein Matterhorn, a irmã menor, digamos assim, de onde se pode enxergar a famosa montanha de Zermatt por um lado diferente daquele que sempre vemos nas fotos.
Não recomendo subir com neblina pois a visibilidade é muito baixa e você não aproveitará o passeio!
Além das pistas de Ski abertas o ano todo, o Glacier Paradise tem um “palácio de gelo” com muitas esculturas e espaços divertidos para tirar fotos. O ingresso do palácio de gelo é pago à parte. Os ingressos começam em CHF 95 variando até CHF 120 dependendo da época do ano, mas quem tem Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Vale sempre consultar o site oficial, tanto para preços quanto para ver atrações abertas, horários etc, pois muda bastante durante as estações do ano.

Passear pelo centrinho

O centrinho de Zermatt é bem pequeno e fofo, nada que você precise de mais do que uma manhã ou tarde para conhecer com calma. Se estiver passando com pressa pela cidade, vai conseguir ver em umas 2 horas tranquilamente.

Bahnhofstrasse: esta é a rua mais animada e central de Zermatt. Ali vão ter lojas majoritariamente de itens esportivos de montanha, chocolates, relógios e souvenirs, mas eu adorei! Também muitos barzinhos e restaurantes.

Centrinho de Zermatt!

Museu Matterhorn: Numa praça bem no coração da cidade e perto da igrejinha, fica o Matterhorn Museum, que conta a história da conquista da montanha e da cidade de Zermatt, com representação da vila como era antigamente, objetos reais e muita informação. Na verdade este museu nos surpreeendeu. Fomos porque com o Swiss Travel Pass ele estava incluído e tivemos o dia de chuva, então achamos uma boa ideia explorar mais a história da cidade e ficamos bem felizes por termos ido. O museu abre apenas no período da tarde e a entrada para quem não tem Swiss Travel Pass custa CHF 12 para adultos, CHF 8 para pessoas de 10 a 16 anos e crianças até 9 anos não pagam. Vale a visita. Para mais informações, visite o site oficial! Bem no lado do Museu fica a fofíssima fonte das Marmotas! Aliás, animal muito comum nas montanhas da Suíça!

Tem até a corda que arrebentou, causando o trágico acidente que deixou Zermatt famosa!

Museu conta a história da conquista do Matterhorn e também da Vila de Zermatt!

Entrada do Museu! Adorei a construção. Quem vê de fora não imagina que é tão completo e bem feito!

Fonte das Marmotas! Adorei!

Cemitério dos alpinistas: uma visita muito menos divertida, mas é onde eles homenageiam todas as quase 500 pessoas que morreram tentando escalar o Matterhorn. Não fui ver, mas pode ser que interesse.

Ponte Kirchbrücke: um dos locais mais famosos para fotografar o Matterhorn. Além disso, passear na beira do rio é bem bonito também.

A vista do Matterhorn é linda daqui!

Hinterdorf: mais conhecida como a velha aldeia, é sem dúvida o lugar mais pitoresco de Zermatt, onde é possível ver os primórdios dos chalés de montanha e como era Zermatt antes do alpinismo, quando a vila ainda vivia de agricultura de subsistência. Ali estão chalés do século 16, todos de madeira e muito bem conservados, construídos sobre palafitas para afastar os ratos. Mantinham os estoques de comida e feno nas casas ou em celeiros que eram divididos entre alas de uma mesma família. Para chegar nesta parte da cidade, caminhe por todo centrinho de Zermatt, passando a igreja e você vai ver. É por ali que trilhas também começam a ser sinalizadas.

Casas antigas originais com palafitas!

Gornerschlucht

Apesar do nome complicado, é um desfiladeiro com passarelas bem impressionante. “Schlucht” significa desfiladeiro em alemão e este possui mais de 220 milhões de anos. Você caminha por passarelas de madeira fixadas nas rochas e avista inúmeras cachoeras. Custa 5 CHF para adultos e crianças pagam meia. É um caminho bem cuidado e uma caminhada fácil de 20 minutos. Você pode continuar para Blatten ou Moos se quiser uma caminhada mais longa.
Nós fizemos este passeio na volta de Zmutt, mas você pode fazer ele sozinho partindo do centro da cidade. Reserve 1h para tudo!

Como tudo na Suíça, é muito bem sinalizado!

Paisagem bem linda!

Trilha até Zmutt

Esta foi sem dúvidas a maior surpresa da viagem! Pode ser que, justamente por não termos programado e muito menos esperado nada, é que achamos tão lindo, mas vale a pena! Gostamos muito!

Zmutt vista de longe, tem menos do que 20 casas! Um verdadeiro refúgio no meio dos Alpes!

Fizemos a trilha para Zmutt por indicação da recepcionista do hotel, e foi uma grata surpresa. As paisagens são lindas, cheias de casinhas de madeira antigas, ovelhas, bem o que se imagina de um trilha dos Alpes. A vista da vila de Zermatt também é incrível. Existem 3 caminhos para chegar até Zmutt saindo de Zermatt, um mais baixo, por onde corri alguns dias, o mais alto e o intermediário, que fizemos e foi fantástico. Até lá foram 3,5Km de paisagens maravilhosas!

Simplesmente tudo que eu imaginada quando pensava em caminhar pelos Alpes!

Casas muito muito antigas por este caminho, que é um caminho cultural. Tem muitas plaquinhas explicando também.

Trilhas muito bem sinalizadas e abertas.

Amei as ovelhinhas de plantão!

Matterhorn de fundo!

Zmutt é uma vila minúscula, com menos de 20 casas, mas que tem um barzinho/ restaurante onde paramos para tomar uma taça de vinho, num dia lindo de sol. Optamos por voltar por outro caminho, seguindo até Furi, passando por Gornerschlucht e voltando a Zermatt por uma estradinha, que passa por onde se pega o bondinho Matterhorn Express, que vai até Schwarzsse e o Glacier Paradise (passeio que não fizemos).
A trilha total deu cerca de 10km, que fizemos curtindo sem pressa em 3h30. Um belo jeito de aproveitar um dia de férias e sol nos Alpes!

E para comemorar, um vinho em Zmutt!

Mais recomendado, impossível!

Link para ver o trajeto da trilha: https://www.strava.com/activities/7227889816

Onde comer

Lugares bons e deliciosos não faltam para comer neste vilarejo alpino! Novamente, deixo a dica de dar uma olhada nas datas de abertura das coisas, pois dependendo da época, bastante coisa fecha em Zermatt.

Nós jantamos um dia no nosso quarto o Fondue do Zermama, mas o hotel tem um bistrô bem falado, o Zermama Bistrô. Para ver fotos, menu e informações acesso o site oficial aqui!

Também fomos um dia no italiano Grampi’s, que adoramos mais pelo atendimento e pela história do dono, que é montanhista e viajante, já escalou o Everest duas vezes e as fotos dessas aventuras todas estão espalhadas pelo restaurante. Mas não dá pra negar que a pizza e a massa eram bem gostosas com preços não tão salgados. Para ver o site oficial com Menu e fotos, clique aqui!

Grampi’s Zermatt!

Jantamos no lindo restaurante do Schweizerhof Zermatt, o Schweizerhof Kitchen. Bem intimista, requintado e com uma decoração lindíssima, adoramos! Ótima opção para um jantar romântico. A comida também era bem saborosa, mesmo que mais cara do que no Grampi’s. Acesse o site oficial aqui!

Lindo bar do Scheizerhof Zermatt!

Amei o ambiente!

Para uma experiência ainda mais refinada, o The Omnia Restaurant, no The Omnia Hotel tem Estrela Michelin e oferece além de tudo, uma vista sensacional de Zermatt. Estava fechado quando fomos. Vale reservar. Acesse o site oficial aqui!

Os restaurantes do Hotel Unique Post também são muito bem falados, mas estavam fechados. Fomos no Pub do Hotel, chamado Brown Cow que estava bem gostoso. Acesse o site oficial aqui.

Brown Cow

Além disso, vou deixar a dica de um que fomos em Grindelwald mas tem filial também em Zermatt e deve ser igualmente bom. Eu amo comida indiana e pode parecer engraçado sugerir restaurante indiano na Suíça, mas nós adoramos o Golden India. O ambiente é simples, mas a comida é muito deliciosa! Eles têm Golden India em várias cidades da Suíça! Acesse o site oficial aqui!

Além disso, coma os chocolates das lojas espalhadas pela cidade e tome um café no Fuchs Bistro and Bakery, uma confeitaria com ótimas opções de lanches e tortas para quando você não quer sentar formalmente em um restaurante.

No centro de Zermatt também tem um mercado Coop bem completo com saladas, frutas e tudo mais caso você queira fazer uma mochila para um dia de caminhada ou até comprar um lanche, vinho e chocolates para viagem.

Olhem essas frutas vermelhas!

Muito chocolate!

Saladinhas prontas no Coop!

Quantos dias ficar

Muita gente nem dorme em Zermatt ou faz apenas uma noite. Nós ficamos 3 noites. Tivemos 3 dias muito intensos e muito legais. Eu teria ficado mais um se tivesse tido tempo, quem sabe 4 ou 5 noites, dependendo das minhas vontades. Porém, julgo 3 noites bem ideal. Menos eu acho que fica bem corrido. Fique mais se seu estilo for mesmo slow traveler aventureiro e que ama natureza. Se quiser fazer mais trilhas.

No nosso roteiro fizemos assim:

Dia 1: Chegada, reconhecimento de área, check in e jantar.

Dia 2: Gornergrat, trilha até Zmut e Gornerschlucht

Dia 3: Choveu. Centrinho, Matterhorn Museum e corridinha.

Dia 4: Dia de ir embora. Café e Check-out. Sunnega e trilha para os dois primeiros lagos.

Ficar 3 noites nos permitiu não perder nada mesmo com um dia de tempo feio. Porém não conseguimos visitar o Glacier Paradise ou fazer a trilha completa dos 5 lagos.

Era isso! Espero que sua viagem para Zermatt seja ainda mais encantadora com estas dicas!

Só de escrever já deu vontade de voltar!

Beijos e até o próximo post!

(Visited 4.890 times, 1 visits today)