Dicas para visitar a Praia do Rosa!
Nossa primeira fugidinha sem o bebê foi para a Praia do Rosa, velha conhecida nossa, mas que sabíamos que teríamos um combo de tudo aquilo que estávamos precisando: descanso, natureza e boa comida!
Neste post vou deixar diquinhas básicas para você saber tudo o que precisa para uma visitinha: onde ficar, onde comer e o que fazer na Praia do Rosa, em Imbituba/SC!
Sobre a Praia do Rosa
Rosa, como é carinhosamente chamada, está localizada no município de Imbituba, a 90 km de Florianópolis e a apenas 20 km de Garopaba. É uma baía lindíssima, com natureza exuberante e um centrinho pequeninho, com cara de vila hippie. Encanta quem gosta de surf, windsurf, kitesurf, praia, natureza, descanso e boa gastronomia!
Faz parte da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e a origem do nome deve-se à família Rosa, que era uma das únicas que habitavam a região nos anos 70, quando os primeiros visitantes chegaram e descobriram este pedacinho do paraíso.
Os primeiros a descobrirem este pequeno paraíso catarinense nessa época foram os surfistas e hippies que, além dos pescadores da região, foram os únicos visitantes a frequentar o Rosa por bastante tempo. Por isso o lugar ainda mantém essa carinha “roots” com lojinhas de artesanatos, incensos, cangas e muita cultura de paz e amor.
A região é perfeita para dias de contato com a natureza, prática de esportes, dias em família ou amigos, descanso e paisagens maravilhosas!
Como chegar na Praia do Rosa
Se você mora em Santa Catarina como eu, ir de carro é a melhor opção. Se for de fora, um vôo até Florianópolis e depois aluguel de um carro, é o mais indicado!
Se caso quiser pesquisar preços, o aeroporto de Navegantes fica um pouco mais distante, mas também pode funcionar, caso a diferença de preços na tarifa seja muito alta.
Nós fomos de carro, saindo de Brusque, em uma viagem de aproximadamente 3 horas.
Onde ficar na Praia do Rosa
Como já fomos algumas vezes para a Praia do Rosa, já tivemos diversas experiências. Já fomos só nós dois, e daí algo com uma pegada mais romântica é mais legal, mas também já fomos em turma, e daí acho que algo mais descontraído e com estrutura para isso faz a diferença! Acho que o Rosa atende bem famílias, casais, turmas, e pessoas de todas as idades!
Para os casais e os românticos, minha sugestão é pousada Caminho do Rei, que ficamos na primeira vez que fomos pro Rosa, em 2007, e até hoje é uma das mais bem cotadas por lá! Ela é intimista, com chalés, tem uma vista MARAVILHOSA da baía e ótima comida! Fica bem alta e portanto, longe da praia. Mas ela ganha pela vista.
Outras pousadas com pegada mais romântica que ainda não me hospedei, mas que são ótimas e famosas por lá são: Quinta do Bucanero, Solar Mirador e a Pousada Rêmora (também com uma vista maravilhosa).
Para turmas, sugiro a Fazenda do Rosa, que tem vários tipos de chalés e uma área de churrasqueira com uma jacuzzi, super legal! O lugar é bem família, então não digo que seja uma pousada para fazer feeeeeeesta assim, mas deu super certo irmos em 8 casais e fazermos um churrasco! A estrutura dos chalés não é luxuosa, é bem simples na verdade, mas tem realmente tudo que precisamos para um final de semana em turma. Café da manhã ótimo também! Outra coisa que amei é que ela é de frente para a praia, com acesso a vários barzinhos e restaurantes de frente para o mar bem próximos. Achei muito legal!
Para famílias, a última pousada que ficamos, a Village Praia do Rosa, é perfeita! Ela também é de frente para o mar (do lado da Fazenda do Rosa), e tem chalés com dois quartos e casas maiores, para 8, 10 pessoas! A estrutura dela é muito legal, com bistrô, parquinho, piscina e spa. Quando fomos agora durante a pandemia, o café da manhã era servido todo no chalé e o spa não estava funcionando, mas mesmo assim adoramos! O chalé é bem mais completinho e arrumadinho que o da Fazenda do Rosa, com lareira, TV com Netflix, cozinha completona, e achei bem legal que tem dois quartos, então dá pra ir com filhos também. Tem um espaço externo para fazer churrasco em cada chalé, o que também achei bem positivo. Fiquei com vontade de voltar com o Lucas! Acho que com casais de amigos com essa pegada mais tranquila ou ir com família seria super legal também!
Aliás, já que mencionei a Pandemia, foi nossa primeira saída depois que toda esta loucura começou. Mesmo assim, nos sentimos muito seguros. Todas as medidas eram tomadas na pousada. A limpeza do quarto só acontecia se o hóspede quisesse e apenas em horários quando não estivesse ninguém. Caso contrário eles entregavam toalhas e amenities na porta.
Para ver mais opções de hospedagem na Praia do Rosa, clique aqui!
O que fazer na Praia do Rosa
Surfar
A praia do Rosa é super conhecida pelo Surf, afinal é por causa dessas pessoas que curtem surfar e a natureza que ela ficou famosa. Os surfistas se concentram nos cantos Sul e Norte da praia, dependendo das condições de ondulação e vento. O meio da praia é menos constante, mas também pode proporcionar bons momentos. Para saber mais sobre o surf na praia do Rosa, leia o guia do Waves clicando aqui. Se você ainda não surfa e tem tempo, também pode procurar uma escolinha de surfe por lá e fazer umas aulinhas.
Fazer Kitesurf
A Barra de Ibiraquera é famosa mundialmente pelas ondas e ventos ideais para kite e windsurf. A praia fica logo ao lado do Rosa, e também tem opções de hospedagem.
Fazer trilhas e conhecer outras praias
Os dois costões da Praia do Rosa são perfeitos para caminhada e corrida/trail run, com trilhas bem demarcadas e visuais lindos.
Para o canto Sul, uma trilha curta e fácil no costão também serve para apreciar e fotografar o surf. Se quiser alongar o trajeto, pode-se continuar a trilha subindo o morro. Do alto, se tem uma vista total da baía do Rosa e para o outro lado, a praia do Luz e Ibiraquera em seguida. Vale a pena descer até o outro lado e caminhar na nessas praias quase desertas. O mapa abaixo ilustra as trilhas. São menos de 2km do costão Sul do Rosa até chegar na praia do Luz.
No Canto Norte, a trilha é mais longa e movimentada, mas tem lindas paisagens. É a minha favorita e já fui caminhando e também correndo. É bem sinalizada e acessível. Saindo do costão, em cerca de 1,5km se chega à Praia Vermelha, bem deserta. São cerca de 500m de praia até o outro costão, onde começa outra trilha de mais de 1km em direção à Praia do Ouvidor.
Trail Running na Praia do Rosa
Para quem curte correr em trilhas e quer combinar a visita à Praia do Rosa com alguma prova, tem algumas opções.
A prova mais tradicional (acontece desde 2020) é o Mountain Do Praia do Rosa, com trajetos de 5km, 11,5km e 21km. Em 2020 a prova não aconteceu, e para 2021 está prevista para 1 de maio, se o Covid-19 permitir. Para mais informações, acesse o site oficial.
Outra opção é a Meia Maratona OuVerRosa, que passa pelas trilhas do Canto Norte (Ouvidor/Vermelha/R0sa), com distâncias de 5km, 12,5km e 21,5km. Aconteceu em 2019. Procure informações sobre novas edições para 2021.
Ver baleias
Se você optar por ir em agosto e setembro, pode ter a sorte de avistar as baleias francas. Exemplares da espécie baleia-franca migram da Antártida para se reproduzir em águas mais quentinhas. O fenômeno ocorre a partir de julho, mas o ápice são os meses de agosto e setembro. Imbituba faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) da baleia-franca.
Passear no Centrinho
Tem várias lojinhas roots, lojas de surf, artesanato e boas opções para almoçar. À noite, o agito rola por ali também.
Comer bem
Para mim, um dos melhores programas por lá pois, apesar de ser beeeeem pequenininha, a praia do Rosa tem opções EXCELENTES para comer, tanto que fiz um tópico só para isso!
Onde comer na Praia do Rosa
Apesar de ser pequeninha, a Praia do Rosa tem restaurantes MARAVILHOSOS! Sério, vale a pena ir um feriadão ou uns 4 dias para lá só para poder comer em vários restaurantes diferentes! E os restaurantes bons por lá são os mesmos há vários anos, e eu continuo repetindo a visita e continuo gostando! Vou deixar minhas dicas aqui!
Tigre Asiático: Esse foi por muitos anos meu favorito. Com comida asiática, tem uma decoração bem linda, ótima carta de vinhos e ambiente aconchegante no coração do centrinho do Rosa. Eles também servem sushi, mas eu sempre prefiro comer as comidas indonésias e tailandesas, como o prato no abacaxi ou o Mi Goreng.
Restaurante Urucum: meu atual favorito, já existe há anos. Antes situado na pousada Solar Mirador, hoje tem seu próprio espaço, que ficou sensacional. O restaurante tem um menu inteiro de comida brasileira, uma das melhores caipirinhas que já tomei e o melhor bobó de camarão (perde apenas pro da minha mãe!)! O atendimento também foi de primeira! Realmente virou meu favorito!
Engenho do Mar: Esse foi descoberta da nossa última visita, mas que descoberta! O lugar é lindo, bem no alto, fica na pousada Vida Sol e Mar e tem uma vista lindíssima! Fomos no jantar, pois estava chovendo o final de semana inteiro. Mas acho que um almoço ou um final de tarde aqui deve ser maravilhoso! Melhor prato com certeza é o queridinho do menu: risoto de queijo coalho com camarões empanados na tapioca! Sério, vale cada caloria!
Tirando o Engenho do Mar, todos os outros fomos e repetimos e continuam excelentes! Alguns outros que ainda não visitamos, são bem cotados como o Lua Marinha, Bistrô Pedra da Vigia e Sapore di Pasta.
Para drinks, almoço, petiscos ou opções mais descontraídas e de frente para o mar, sugiro demais o Beleza Pura Bar Playa e o San Diego! Adoramos a vibe de curtir uma bebidinha com petiscos por ali!
Quando ir para a Praia do Rosa
A alta temporada, quando é mais calor e dá mais praia, é o verão, de dezembro a março. É engraçado que nunca fui para lá nesses meses. Também, dezembro e janeiro é quando mais lota, por conta das férias. Feriadões também sempre tendem a estar muito cheios. Muita gente gosta desse agito e a Praia do Rosa é famosa pelo seu Reveillon e suas baladinhas surf style.
Mas também é possível aproveitar a praia do Rosa no inverno! As temperaturas oscilam entre 12°C e 19°C. Não é o frio da Serra, mas é bem friozinho! Os ventos fortes começam a soprar mais ou menos período, atingindo o pico em setembro. Eles vêm principalmente do Norte, garantindo as condições ideais para a prática de esportes aquáticos, como surfe, kitesurf e windsurf. Outra atração nesta época de frio é a observação de baleias, que já falei acima.
Sempre fomos nos meses mais frios e dessa última vez pegamos um clima bem fechado. Mesmo assim, todas as vezes foram muito bem aproveitadas mesmo sem “pegar praia “efetivamente. Acho que no verão, quem curte realmente pegar praia, vai curtir mais.
Quanto tempo ficar
Na minha opinião, não menos do que 3 noites, para curtir sem pressa. Acredito que 4 noites e 3 dias inteiros sejam ideais se você quiser fazer trilhas, pegar praia, passear e curtir com calma. Menos do que isso acaba sendo corrido. Agora, isso com sol. Se se chover, infelizmente o que você terá pra fazer é curtir sua pousada e comer (BEM!). Mas como isso é mais sorte do que escolha, eu reservaria ou um final de semana prolongado ou algum feriadão.
Espero que tenham gostado do post da sumida! A Praia do Rosa é sempre uma ótima opção para a gente que está pertinho, e acho um destino muito lindo do Brasil!
Beijos e até o próximo post!