Top

Na semana passada, recebi um e-mail perguntando detalhes de um hotel que fiquei na Itália ano passado e daí veio a ideia de tentar entender o que as pessoas levam em consideração na hora de escolher um hotel, algo que acho bem pessoal. Isso rendeu muitos stories no Instagram, enquete e o papo foi tão legal que eu acabei decidindo transformá-lo em um post.

Na hora de planejar uma viagem, eu procuro ler extensivamente sobre os lugares que vou visitar. Pesquiso a história do lugar, o que acontece atualmente por lá, leio blogs, livros, assisto filmes e tudo que estiver ao meu alcance para saber o que me espera nas férias. Quando chega a hora de escolher um hotel, sou tão detetive quanto. E fui me aprimorando na arte de pesquisar hotéis ao longo dos anos, justamente por causa de más escolhas que poderiam ter sido boas escolhas caso eu tivesse me informado mais.

Quão importante é um hotel em uma viagem? Na minha opinião, baseado nas minhas experiências, independente do estilo da viagem, do orçamento e da duração da viagem, o hotel tem um papel crucial no nosso grau de satisfação. Através de um hotel bem escolhido, vamos dormir tranquilos, tomar um bom banho, perder menos tempo no trânsito, gastar menos com estacionamento, curtir mais o local, entre outras vantagens.

Como é boa aquela sensação de chegar no lugar e ter acertado! Gostar de tudo e só desfrutar, sem dor de cabeça, não é?

Como fazer então para não errar na escolha? O que considerar? Apesar das particularidades de cada viagem, alguns “procedimentos”são sempre válidos e vão ajudar você a não cair em furada e se decepcionar!

Informação é tudo!

Como eu já falei, eu sou meio detetive antes de viajar, gosto de saber o que vou encontrar e, tenha certeza, isso faz toda a diferença pra acertar na escolha do hotel! Se você entende o lugar que vai visitar, se sabe onde tudo acontece, pode escolher a localização com mais propriedade. Pode optar por estar no meio de onde tudo acontece e facilitar sua vida, até, ficar propositalmente afastado, para ficar mais relax! O que você quer na viagem, você sabe, mas se não souber onde você vai encontrar o que procura, vai ficar difícil acertar!

Em Chiang Mai, na Tailândia, vivi um exemplo claro disso! Eu tinha lido que tudo acontecia no agito da cidade murada, a Old Town! Os mercados noturnos, restaurantes e tudo mais! Apesar de querer conhecer tudo isso, eu chegaria em Chiang Mai depois de longas horas de vôo do Brasil, e estava procurando um lugar mais tranquilo pros primeiros dias, para realmente entrar na vibe de férias e da Tailândia! Sendo assim, optei pelo The Dhara Dhevi por dois dias, bem no início da viagem, e depois mudamos de hotel por mais 3 noites, na cidade antiga! Foi o equilíbrio perfeito! Veja aqui mais alguns hotéis em Chiang Mai.

Depois de mais de 24h de viagem, chegar no hotel com a sensação de que fez uma boa escolha não tem preço! Esse é o The Dhara Devi em Chiang Mai!

Depois de mais de 24h de viagem, chegar no hotel com a sensação de que fez uma boa escolha não tem preço! Esse é o The Dhara Dhevi em Chiang Mai!

Localização, localização, localização!

Exceto quando você propositalmente, como comentei acima, quiser se afastar um pouco mais, localização é tudo! Às vezes você pode até pagar um pouco a mais por estar bem localizado, mas gastará menos de estacionamento, transporte público, ou até muitas vezes nem vai precisar de meio de transporte por conta disso, e poderá visitar as coisas à pé. Já tive tempos em que economizava escolhendo hotéis mais afastados, mas depois que comecei a viver os benefícios da boa localização, não troco mais. E hoje em dia, geralmente existem hospedagens de todas as faixas de preço nos lugares mais badalados e esse tipo de economia para mim, é aquela que não faz lá muito sentido.

Quando estivemos em Cape Town em 2017, depois de muito ler, vi que o lugar que íamos querer estar durante a noite era o V&A Waterfront, e escolhi o hotel ali mesmo, de um jeito que eu descia do elevador e estava no meio do agito. Se não fosse assim, eu teria que tirar o carro do hotel todos os dias, e pagar estacionamento. Fora o tempo que se perde.

Vista matadora do nosso Hotel em Cape Town e ainda bem no meio de onde tudo acontece! Ficamos no Victoria & Alfred Hotel!

Vista matadora do nosso Hotel em Cape Town e ainda bem no meio de onde tudo acontece! Ficamos no Victoria & Alfred Hotel!

Em outros lugares, como destinos de praia por exemplo, estar em uma boa localização, neste caso de frente para o mar, torna a viagem muito mais prazerosa, relaxante e sem aquela necessidade de andar pra lá e pra cá cheio de cadeiras, bolsas etc. Mesmo assim, é claro que sempre vale aquilo que buscamos do lugar e o nosso orçamento! De qualquer forma, se eu viajo para um destino de praia com orçamento menor, prefiro ficar em um hotel um pouco mais simples de frente para o mar do que um badalado na rua de trás.

Em North Shore Oahu, no Hawaii, nos hospedamos no Turtle Bay. Destino de praia pra mim tem que ser de frente pro mar!

Em North Shore Oahu, no Hawaii, nos hospedamos no Turtle Bay. Destino de praia pra mim tem que ser de frente pro mar!

Já em um lugar como Orlando, onde inevitavelmente você precisará de carro, a localização deixa de ser crucial. Ela certamente poupa tempo, mas não é tudo.

Bom, decidido o que você quer encontrar na viagem e o lugar onde você vai conseguir o que quer, com seu orçamento em mãos, é hora de checar as opções! Onde começar a pesquisar?

Pesquise MUITO!

Sabendo o que você espera do lugar e a localização onde quer se hospedar, mãos à obra pro trabalho de detetive CSI!

Hoje em dia, com os sites de pesquisa de hotéis na internet, você só é pego na “furada”se quiser. Façam o que eu falo, e não o que eu faço, confesso. Já caí na armadilha de reservar hotel sem ler review de hóspedes e me ferrei. Só não mudei de hotel porque nenhum ao redor tinha vaga!

Não se deixe enganar pelos sites dos próprios hotéis. Pensem que, para o site, eles vão usar as suas melhores fotos, dos melhores ângulos e ainda tratadas! Por isso sempre me armo do bom e velho TripAdvisor. Sei que hoje a maioria dos sites de reserva de hotéis já conta com reviews de hóspedes, mas não existe, na minha opinião, melhor site de pesquisa de hotéis, restaurantes e atrações de viagem do que esse!

Ali, além de eles listarem os melhores na opinião dos viajantes, ou com melhor custo x benefício ou preço,  você ainda pode filtrar se quer pesquisar em apenas uma região da cidade, ou próximo de algum ponto de interesse, com alguma comodidade especifica, por exemplo: listar apenas hotéis com estacionamento gratuito, ou café da manhã incluído etc.

Assim que os resultados aparecerem, com várias opções de hotéis pra você pesquisar, vão aparecer também os preços das diárias na data escolhida em todos os sites de reservas, como Booking, Hotéis, Expedia, Decolar, entre outros, para você comparar! Claro que, mesmo se você estiver fechando sua viagem com uma agência de turismo, vale fazer uma pesquisa e ler a review do hotel sugerido por eles, para ver se enquadra naquilo que você busca.

Aqui temos como exemplo uma busca na cidade de Chiang Mai em Novembro. Dá pra ver que o site está listando hotéis por custo benefício (lado direito) e que no lado esquerdo você pode selecionar a faixa de valor, o tipo de acomodação, número de estrelas, ponto de referência e até clicar no mapa, para ver os hotéis já colocados em perspectiva!

Aqui temos como exemplo uma busca na cidade de Chiang Mai em Novembro. Dá pra ver que o site está listando hotéis por custo x benefício (lado direito) e que no lado esquerdo você pode selecionar a faixa de valor, o tipo de acomodação, número de estrelas, ponto de referência e até clicar no mapa, para ver os hotéis já colocados em perspectiva!

Leia sempre as reviews e veja SEMPRE as fotos dos viajantes, não só as fornecidas pela gerência do hotel. Eu sempre vejo as fotos dos banheiros, piscina, quarto e tudo mais, pois nem tudo é o que parece. Preste atenção no aspecto de LIMPEZA e estado das coisas, principalmente!

Ali no lado direito, clique em "Foto dos Viajantes"e tenha a realidade do lugar!

Ali no lado direito, clique em ” Viajantes”e veja a realidade do lugar! #reallife

Aqui são as fotos do restaurante pelos olhos dos viajantes. O legal é que tem foto de pratos reais e situações reais do dia a dia e não fotos produzidas!

Aqui são as fotos do restaurante pelos olhos dos viajantes. O legal é que tem foto de pratos reais e situações reais do dia a dia e não fotos produzidas!

O tamanho do quarto também deve ser verificado. Existem viagens que sabemos que vamos comprar ou carregar mais coisas, então ter espaço extra para colocar as malas e compras é muito importante! Existem cidades e regiões famosas por quartos pequenos em sua maioria, como New York e Paris, por exemplo! Nesses lugares, tenha atenção redobrada! Geralmente em Miami ou Orlando, os quartos são grandes, muitas vezes com duas camas de casal num mesmo quarto, o que nos possibilita deixar uma cama só pra bugigangas! Em sites como Booking e Hoteis.com, essa informação sempre está no “saiba mais”no tipo de quarto. Eu sempre procuro escolher quartos com mais de 20m².

Veja na tela de reserva de um hotel em Orlando. Fala a metragem e as principais amenidades. Se na sua pesquisa, você gostou das fotos e localização e as amenidades estão de acordo, você achou o que queria!

Veja na tela de reserva de um hotel em Orlando. Fala a metragem e as principais amenidades. Se na sua pesquisa, você gostou das fotos e localização e as amenidades estão de acordo, você achou o que queria!

Outra dica é prestar atenção nos detalhes das políticas de cada hotel, como: Horário de check-in, possibilidade de um Late Check Out (sair mais tarde) se necessário, Estacionamento Grátis, Café da Manhã incluído, Wi-Fi gratuito (se tem no quarto ou apenas em áreas comuns, pasmem, muitos hotéis ainda cobram e bem caro, pela internet no quarto). O que você não encontrar nos detalhes sobre o quarto, estará bem no final das páginas de cada hotel nestes sites.

Estes pequenos detalhes podem fazer um hotel que aparenta ter uma diária bem atrativa, mas sem amenidades assim incluídas, se tornar mais caro que um outro com diária maior, mas com tudo incluso.

Passo-a-passo resumido para investigar e encontrar seu hotel!

1 – Leia sobre o lugar e procure se informar sobre a dinâmica da cidade, onde as coisas acontecem e pense no que você busca por ali!

2 – Decida a localização do hotel e o orçamento que você tem para gastar com isso.

3 – Com essas duas coisinhas em mão, hora de ir no TripAdvisor, colocar o local e a data da sua viagem e selecionar na busca se você quer filtrar pelos “melhores” (na opinião dos viajantes), melhor custo benefício, mais baratos etc. Também pode filtrar por valor de diária, localização, comodidades etc.

4 – Com os resultados na tela, entre nos hotéis que você gostar e veja: fotos dos viajantes para verificar, limpeza, comida e aspecto geral. Leia também as reviews de quem já se hospedou por ali, considerando a data da postagem, pois podem ser reviews muito antigas, que podem ser desconsideradas.

5 – Verifique as amenidades como: política de estacionamento, wi-fi, café da manhã, horários de check-in e check-out, se oferece ar condicionado, secador, cofre, ferro de passar roupa e quaisquer outras amenidades que você julgue necessárias! (em alguns países mais remotos, como nas Filipinas, por exemplo, vale verificar se os chuveiros possuem água quente!)

6 – Depois compare preços entre eles, veja o que mais se encaixou nos seus julgamentos e tome a sua decisão tranquilo!

É isso! Espero que essas dicas todas juntas por aqui ajudem a evitar as furadas, afinal, ninguém merece se incomodar nas férias, não é mesmo?

Beijos e até o próximo post!

 

(Visited 82 times, 1 visits today)

envie um comentário