Top
UT Extreme Winter Rio dos Cedros

Rio dos Cedros é uma pequena cidade catarinense localizada no charmoso Vale Europeu. A principal atração da cidade é a sua natureza. Cercada de montanhas, lagos, rios e cachoeiras, Rio dos Cedros é um local privilegiado para o ecoturismo e a prática de esportes de aventura, como rapel, voo livre, ciclismo, trekking, tirolesa e o nosso assunto de hoje: corrida de montanha, ou trail running.

Em junho de 2018, eu e o Paulo fomos a Rio dos Cedros participar da Ultra Trail Extreme Winter. A prova é organizada pela UT Eventos, que tem um calendário muito legal de provas de trail running na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

UT exterme winter

Você pode conhecer mais e ver o calendário de provas da UT Eventos no site deles ou no Facebook.

A UT Extreme Winter aconteceu em 9 de junho de 2018, com provas de 5km, 12km, 25km e 50km. Para 2019, também está prevista a prova de 80km! Nós corremos a distância de 25km e viemos aqui contar como é a prova e mostrar um pouco das belas paisagens de Rio dos Cedros por onde passa a corrida.
Sobre Rio dos Cedros e o Vale Europeu

A cidade de Rio dos Cedros faz parte do chamado Vale Europeu, em Santa Catarina, e fica em uma região privilegiada pela beleza natural e pelas tradições originadas pela colonização europeia. A região tem natureza exuberante, cultura tradicional alemã e italiana, ótima gastronomia e festas típicas. Tem apenas 11 mil habitantes e fica a 180km de Florianópolis e a 42km de Blumenau. Leia mais sobre turismo em Rio dos Cedros aqui.

Rio dos Cedros

A tranquilidade de Rio dos Cedros

Tem mais de 600 km de estradas de terra, que levam aos principais pontos turísticos de região. Essas estradinhas são uma atração à parte, passando por belíssimas paisagens, com natureza bem preservada e muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Outro destaque é a presença marcante da cultura europeia, que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população e é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, na gastronomia, na música, na cultura e nos esportes.

O Circuito Vale Europeu tem diversos roteiros que passam por 9 cidades do Médio Vale do Itajaí (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó). O roteiro mais famoso é o de Cicloturismo, com 300km que os participantes dividem em 7 dias (ou menos), pernoitando em diferentes cidades a cada dia. Este roteiro é o principal destino dos cicloturistas no Brasil e o primeiro no país planejado e organizado especialmente para ser percorrido de bicicleta. Você pode saber mais sobre o roteiro no site oficial do Circuito Vale Europeu clicando aqui.

Sobre a UT Extreme Winter

Mas estamos aqui para falar de corrida e da prova UT Extreme Winter, considerada a prova mais fria e charmosa do Tour Vale Europeu, organizado pela UT Eventos.

A base da prova fica no Hotel e Pousada Paraíso das Ilhas, às margens da Barragem Pinhal, um local completo para ecoturismo, rodeado de belíssimas paisagens.

2018-06-09 - UT Rio dos Cedros (3)

Largada da UT Extreme Winter no Paraíso das Ilhas

A prova acontece num sábado e a retirada do kit na sexta-feira pode ser feita na loja Korrer, em Blumenau, ou à noite no Paraíso das Ilhas. Para quem vai ficar hospedado lá, é uma boa opção. Mas se conseguir, vale a pena passar na loja Korrer, para comprar algum equipamento de última hora, que você vai precisar para encarar as baixas temperaturas. A loja é bem completa! Para quem vai ficar longe ou vai direto para a largada, deve se informar sobre a possibilidade de retirada do kit no sábado de manhã.

Largada fria da UT Extreme Winter

Largada fria da UT Extreme Winter

A largada aconteceu às 7h00 da manhã para a prova de 50km e às 7h30 para a prova de 25km (a nossa). Nesse dia, a temperatura beirava o ZERO GRAU. O desafio já começou na hora de sair da pousada para a largada, encarando esse frio. O gramado estava coberto de geada e demoramos para conseguir aquecer. Mas logo no início da prova o sol abriu e a paisagem ficou linda.

 

2018-06-09 - UT Rio dos Cedros (29)

Gramado com geada às 7h da manhã

UT Rio dos Cedros

Visual no alto do morro após o km 1 de prova

O trajeto da prova tem bastante subida e passa por algumas trilhas e bastante estrada de barro. Alguns trechos fazem parte do roteiro do Cicloturismo Vale Europeu. Passamos também por pequenos riachos, inclusive um ponto com travessia de barco.

2018-06-09 - UT Rio dos Cedros (4)

Batismo gelado para a minha primeira prova de trail running

 

2018-06-09 - UT Rio dos Cedros (23)

Passando por riachos de água muuuito gelada

 

UT Extreme Winter - Rio dos Cedros

UT Extreme Winter – Rio dos Cedros

UT Extreme Winter

UT Extreme Winter

 

UT Extreme Winter

Subidas fortes na UT Extreme Winter

A prova é muito bem organizada, com ótima estrutura na largada, pontos de hidratação bem distribuídos e completos, ótima sinalização e staff atencioso. A chegada também acontece no Paraíso das Ilhas, onde muitos corredores ficam hospedados, e também fica disponível a estrutura do restaurante para os corredores (rolou até uma feijoada pós-prova!!!).

O frio é um desafio, mas também dá um charme especial para a corrida. Saber escolher bem o equipamento e roupas para esse tipo de prova é muito importante. Verifique o regulamento pois existem equipamentos obrigatórios para fazer a prova, como apito, sistema de hidratação, manta térmica, jaqueta corta vento, luva e gorro. Se o frio for muito grande, aconselha-se também um anorak ou outras peças quentes.

2018-06-09 - UT Rio dos Cedros (36)

Um pouco de estradas e descidas para acelerar!

 

UT Extreme Winter

Lindo visual já no começo da prova

Ambos conseguimos completar bem a prova. O Paulo ficou em 3º lugar na sua categoria e eu fiquei em 5º lugar na minha, resultado que me deixou muito feliz por ser minha primeira prova de trail. Na marcação do GPS, a distância total ficou em 27km com 914m de desnível positivo (veja no Strava aqui.)

UT Extreme Winter

Feliz com a minha chegada!

UT Extreme Winter

Casal após concluir a UT Extreme Winter

Para saber mais sobre a UT Extreme Winter e outras provas da UT Eventos, consulte o site.

Também já falamos sobre outra prova de trail running bem famosa e gelada aqui de SC, o Desafrio Urubici. Leia o post com o relato do Paulo aqui.

Onde Ficar em Rio dos Cedros

Não existem muitas opções de hospedagem na região, então é bom se antecipar para conseguir algo perto da prova, num preço bom.

A melhor opção para quem vai correr é ficar no hotel oficial da prova, o Paraíso das Ilhas. Tem uma estrutura boa, cercado de natureza e com opções de atividades. Também é ótimo já poder tomar um banho quentinho assim que termina a corrida e poder curtir a vibe pós-prova, assistir os outros competidores chegando, a premiação, tomar um chope e comer no restaurante do lugar. Nós acabamos não ficando ali pois demoramos para reservar e já estava lotado, mas gostaria de ter ficado.

hotel Paraíso das Ilhas

Estrutura do hotel Paraíso das Ilhas ao lado da barragem Pinhal

Outras opções são as pousadas de campo, acostumadas a receber os ciclistas que fazem o Tour Vale Europeu. Nós ficamos no Hostel Caminho das Hortências e adoramos. É uma casa bem aconchegante, a cerca de 15 minutos da largada. A dona foi muito atenciosa e preparou jantar e um ótimo café da manhã para nós.

Hostel Caminho das Hortências

Linda casa do Hostel Caminho das Hortências

Outras opções bem classificadas são o Hotel Parador da Montanha e a Pousada LindnerHof. No centro da Cidade, existe o Joanna Bella Hotel, mas fica a cerca de 1 hora da largada da prova.

Você pode ver outras opções de hospedagem na região de Rio dos Cedros nesse link.

Mas uma coisa é certa, essa prova superou nossas expectativas, pela beleza da região e do percurso. Valeu a experiência, e esperamos voltar para essa região para fazer turismo com mais tempo.

(Visited 207 times, 1 visits today)

envie um comentário