Top
Correndo o Desafrio urubici

Urubici é uma das cidades mais bonitas da serra catarinense e uma das mais frias do Brasil. É repleta de belezas naturais e muito procurada por quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura. Tem apenas 11 mil habitantes e é bem tranquila. Os principais pontos turísticos podem ser visitados em um ou dois dias. Mas se tiver tempo, vale a pena ficar mais tempo e esticar a visita até São Joaquim, por exemplo, que fica a apenas 60km, e conhecer também a famosa Serra do Rio do Rastro.

Hoje, antes de falar dos pontos turísticos, o Paulo, meu marido e meu maior companheiro de aventuras pelo mundo, veio escrever, como colaborador do blog, sobre CORRIDA, ou melhor, de uma ultramaratona de montanha, que acontece todos os anos em Urubici: o Desafrio. Comecei a gostar de correr por causa dele, mas ele é bem mais ousado na escolha de provas do que eu, então este post foi escrito por ele e aprovado por mim! Espero que gostem!

Desafrio Urubici 2018

Desafrio Urubici 2018

A prova é organizada pela EcoFloripa e em 2018 aconteceu a 15a edição. A distância principal é de 52km, mas tem também as opções de 25km e 10km. E o grande diferencial da prova é o frio – que está até no nome – e as belas paisagens, já que a prova passa por dois pontos turísticos famosos: a Cascata Véu de Noiva e o Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada. A prova acontece sempre em junho e a temperatura fica sempre próxima do ZERO grau. Principalmente no ponto mais alto, o Morro da Igreja (metade da prova), onde a temperatura cai mais ainda e o vento é congelante.

Desafrio Urubici 2017

Desafrio Urubici 2017

No fim de semana da prova, a cidade fica bastante movimentada e as pousadas lotam. Então é bom se programar com antecedência. A inscrição pode ser feita até poucos dias antes da prova, mas aí as opções de hospedagem ficam limitadas.

Em 2018, participei dessa prova pela 3a vez. Em 2015, fiz a prova de 52km em revezamento (quando ainda existia essa modalidade). Em 2017, fiz a prova completa de 52km e esse ano voltei para repetir a distância. Vou explicar melhor agora como é a prova, minhas impressões e a experiência de correr o Desafrio.

Correndo o Desafrio em Urubici

A inscrição da prova é feita pelo site da EcoFloripa (nesse link) e já abre no início do ano. Os valores de 52km iniciam na faixa de R$ 200 e vão aumentando conforme se aproxima a data.
A EcoFloripa é a mesma empresa que organiza a famosa Volta à Ilha, em Florianópolis, além de outras provas em SC. Mas apesar disso, a organização parece um pouco amadora em alguns aspectos. Não que aconteçam grandes falhas na prova, mas parece que economizam em coisas bobas, como a divulgação, o processo de inscrição e até no chip da prova. Acreditem, a prova não tem chip de cronometragem. É tudo feito no papel e caneta. Em 2018, tiveram quase 200 inscritos para a prova de 52km, mais uns 350 para as outras duas distâncias.

Local de Entrega do Kit do Desafrio Urubici

Local de Entrega do Kit do Desafrio Urubici

 

Entrega do Kit do Desafrio Urubici

Entrega do Kit do Desafrio Urubici

 

Entrega do Kit do Desafrio Urubici

Local do Congresso Técnico do Desafrio Urubici

A prova acontece sempre no sábado de manhã. A entrega do kit e o congresso técnico acontecem na sexta-feira, no Salão Paroquial, bem no Centro da Cidade. No kit sempre tem uma camiseta de manga longa de um tecido muito bom. É uma boa opção para usar na prova. Tem também a opção de comprar bandanas, gorros e outras peças de roupa para correr no frio. Também fornecem um copo plástico e um chaveiro, que pode ser levado para hidratação na prova, já que não fornecem copos descartáveis nos pontos de apoio.

A organização também oferece (pago à parte) um transporte para quem vem de Florianópolis. Não tem o tradicional jantar de massas pré-prova. Achei curioso que fazem o jantar no dia da prova, após a premiação. Numa cidade com poucas opções para comer, seria mais interessante fazer um dia antes. Não entendo essa opção da EcoFloripa.

Largada do Desafrio Urubici 2015 no centro da cidade

Largada do Desafrio Urubici 2015 no centro da cidade

A largada da prova é no centro de Urubici, a cerca de 900m de altitude. Começa com cerca de 2km de asfalto e calçamento. Depois começa um estradão de terra, com subidas e descidas leves, por cerca de 9km. Nessa parte, dá pra seguir num ritmo mais forte, para ir esquentando, mas cuidando para não se desgastar muito, já que ainda tem muito chão pela frente. Por volta do km 11, começam as partes de trilhas e subidas mais fortes. Não é nada muito técnico, mas se estiver com tempo úmido, é bom estar com tênis de trilha, ou um tênis híbrido, com algum grip, mas que também permita algum conforto para correr no asfalto. Nesse trecho, passamos em frente à Cascata Véu de Noiva. É um ponto muito visitado por turistas, e você vai curtir ter uma foto sua correndo por ali.

Correndo o Desafrio Urubici

Correndo o Desafrio Urubici

Correndo o Desafrio Urubici

Correndo o Desafrio Urubici

 

Correndo o Desafrio Urubici

Uma das passagens em riachos durante o Desafrio Urubici

 

Correndo o Desafrio Urubici - Em frente à Cascata Véu de Noiva

Correndo o Desafrio Urubici – Em frente à Cascata Véu de Noiva

Por volta do km 17, pegamos a estrada de asfalto, com 10km de muita subida, até o ponto mais alto da prova. No alto do Morro da Igreja, km 27 de prova, temos a vista da famosa Pedra Furada. Mas ali é tão frio, com tanto vento, que é difícil querer parar para apreciar. Lá no alto, tem um posto de hidratação completo, com sopa quentinha e outras guloseimas. Dali também inicia a prova de 25km, que é praticamente só de descida.

Estrada do Morro da Igreja Urubici

Estrada do Morro da Igreja Urubici, onde acontecem os últimos 10km de subida e os primeiros 10km da descida

Essa primeira parte (27km) da prova é onde está praticamente todo o desnível positivo da prova, saindo de 900m e chegando a 1822m de altitude. O desnível positivo total da prova fica ma faixa de 1300m. A segunda metade é mais curta, pois a parte de trilha é um pouco diferente.

A descida, apesar de menos cansativa, também pode castigar. Já estamos com o corpo cansado e o impacto é muito maior. Com o frio, também estamos mais propensos a ter caimbras, então alimentação, boa hidratação, cápsulas de sal e boa estratégia são fundamentais. Os primeiros 10km da descida são no mesmo trecho de asfalto. Depois seguimos por outra trilha, chegando até o mesmo estradão do início, até a chegada no Centro da cidade.

Chegada do Desafrio Urubici

Chegada do Desafrio Urubici 2018

A prova de 52km tem 7 pontos de hidratação, sendo alguns mais completos, com Coca-Cola e comidinhas. Tem alguns pontos de corte também, que vale a pena dar uma olhada no regulamento.

Equipamentos para correr o Desafrio

A organização não solicita o uso de nenhum equipamento obrigatório, o que acho estranho para uma prova longa, com trilha e muito frio. Mas como todo mundo sabe que é frio, já vai bem preparado.
Geralmente largamos com camiseta de manga longa e mais alguma peça por cima, como um corta-vento ou anorak. Também recomendo levar luvas, gorro e/ou bandana. Usar calça ou shorts é bastante pessoal. Tem bastante gente usando tanto um quanto o outro. Conforme vamos esquentando, tiramos algumas peças e colocamos na mochila.
Chegando mais perto do topo, o frio aumenta e é hora de colocar novamente o corta-vento e o que mais tiver. Também não dá pra ir sem mochila ou cinto de hidratação. Prefiro sempre a mochila, pois é mais firme no corpo e tem mais espaço para guardar as roupas e acessórios.

Apesar de tudo isso, esse ano vi pessoas correndo de camiseta curta, sem mochila ou cinto de hidratação (só levando o copo) e sem nenhuma peça para se proteger do frio. Mas foi um dos anos mais quentes da prova, com largada na faixa de 10 a 12 graus.

Tênis: já fiz com tênis de asfalto e com tênis de trilha. Mas acho que o ideal é um meio termo. Um tênis híbrido, com travas baixas.

Vários equipamentos e roupas dessas você pode comprar online em lojas como a Casa de Aventura.

Onde ficar em Urubici

Para a corrida, o ideal é ficar bem no Centro de Urubici, pertinho da largada. Aqui vão algumas opções que já experimentei:

Pousada Recanto da Serra: fica a 200m da largada, o que é uma mão na roda. Fiquei lá em 2015, numa turma e fomos muito bem recebidos. Os quartos são confortáveis e tem bom café da manhã.

Pousada Recanto da Serra

Sala da Pousada Recanto da Serra (foto Booking.com)

Pousada Serra Azul: também uma opção muito legal. Fica literalmente EM FRENTE à largada. Fiquei ali em 2017. O atendimento é muito bom, bem prestativo. O quarto é confortável e tem tudo que precisa. O café da manhã é bom, feito na lanchonete do posto. Não é buffet, você escolhe o que quer, mas são ótimas opções. A pousada, loja e o bar têm uma decoração bem legal, com tema de moto e rock and roll. Não tem problema de ser anexo ao posto pois ele fecha cedo e não tem barulho.

Pousada Serra Azul em Urubici

Quarto da Pousada Serra Azul em Urubici

 

Posto Serra Azul em Urubici

Posto Serra Azul em Urubici

Pousada Paulo Lagoa: a que ficamos agora em 2018. Fica a 1km de largada, então também dá pra ir a pé. A prova passa em frente à pousada duas vezes. O casal dono da pousada é muito simpático e prestativo. Os quartos são bons e bem novinhos. Tem uma área com churrasqueira pra reunir a turma depois da prova. O café da manhã é ótimo, bem caseiro e com muitas opções. Bem legal, para ficar tanto em casal como em amigos.

Pousada Paulo Lagoa em Urubici

Pousada Paulo Lagoa em Urubici

 

Pousada Paulo Lagoa em Urubici

Pousada Paulo Lagoa em Urubici – Café da Manhã

Também tem a opção de alugar uma casa, caso vá em uma turma maior. Alguns amigos fizeram isso e gostaram, mas a casa era mais longe. Legal é que você pode cozinhar e fazer uma festinha no sábado depois da prova.

Já fui pra Urubici em outras ocasiões (não para correr), e aí indico duas pousadas muito legais e charmosas, que são mais para curtir o campo, fazer passeios e relaxar na pousada mesmo, a Cambuim Cabanas e o Hotel Curucaca (que fica na vizinha Bom Retiro). Ambos ficam mais longe do centro, então não são ideais para quem vai participar da corrida, a não ser que tenha mais alguns dias para curtir e relaxar.cambuim

Cambuim Cabanas Urubici

Cambuim Cabanas Urubici

Cambuim Cabanas Urubici

Cascatas dentro do Cambuim Cabanas Urubici

 

Sede do Hotel Curucaca

Sede do Hotel Curucaca

 

Para ver outras opções de hospedagem em Urubici, clique aqui.

Onde comer em Urubici

As opções são limitadas na cidade, mas dá pra comer bem. Como comi várias vezes na própria pousada, não tenho muitas indicações.

Manali Bistrô: ótimas massas e hamburgueres, cerveja artesanal, ambiente bem agradável e preço justo.

Restaurante do Zeca: pizzaria e buffet, bem simples, mas é uma opção mais em conta para jantar antes da prova.

Também tem vários cafés e padarias, para um lanche rápido.

Ainda sobre o Desafrio:

Passeios em Urubici

Os principais pontos turísticos de Urubici e seus arredores são:

Morro da Igreja/Pedra Furada

Pedra Furada - Urubici

Pedra Furada – Urubici

É o segundo ponto mais alto do sul do Brasil, com 1822m, de onde pode ser avistada a Pedra Furada, escultura natural com uma “janela” de cerca de 30 m de circunferência, cartão postal da Serra Catarinense. A vista das montanhas, dos campos de altitude e da planície litorânea é espetacular, seja em dias de céu aberto ou mesmo quando um tapete de nuvens se forma abaixo do morro. O local sedia uma base da Aeronáutica e fica a poucos quilômetros do Centro de Urubici.
O local fica no Parque Nacional São Joaquim, controlado pelo ICMBio, e tem acesso limitado. As autorizações para visitação devem ser retiradas na sede do Parque Nacional de São Joaquim. Av Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 1542 – Bairro Esquina – Urubici – SC, entre as 08:00 e as 12:00 e entre as 13:00 e as 17:00.
Consulte o site do ICMBio para possíveis alterações nessa norma, ou você pode correr o risco de ir a Urubici e não poder visitar o Morro da Igreja.

Cascata Véu de Noiva

Cascata Véu de Noiva Urubici

Cascata Véu de Noiva Urubici

Localizada em propriedade particular (é cobrado ingresso), tem 62 m de queda suave e fica a caminho do Morro da Igreja. Bom local para observação de aves e para a prática do arvorismo, mediante agendamento prévio. Tem restaurante no local. Fica na Estrada Geral do Morro da Igreja, Km 6,5.

Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco

Emoções fortes aguardam quem pretende conhecer a Serra do Corvo Branco. Situada a 30 quilômetros do Centro de Urubici, tem um visual impressionante, que começa na fenda que corta dois enormes paredões de pedra. A estrada que desce em direção a Grão Pará é vertiginosa, revelando paisagens deslumbrantes e inteiramente selvagens. Os motoristas devem redobrar a atenção porque as curvas são fechadas e a estrada é estreita em muitos pontos.

Cachoeira do Avencal

Cascata do Avencal Urubici

Cascata do Avencal Urubici

Trekking e rapel em uma das maiores quedas d’água da região, com 100 m de altura. Na parte superior da cachoeira, pratica-se a tirolesa. Localizada a poucos minutos do Centro de Urubici, tem acesso tanto pelo alto da cachoeira (de carro) quanto pela parte inferior (trilha). Estrada Geral de Urubici, em direção a São Joaquim, no Morro do Avencal, Km 34, entrada à direita.

Veja mais informações no site oficial de Turismo em Urubici/SC.

Além disso, a famosa Serra do Rio do Rastro fica ali perto, e vale a visita.

Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro

Além dos passeios que você pode fazer sozinho, vale a pena dar uma olhada nas atividades oferecidas pela Casa de Aventura.

Uma delas é o Trekking de 2 dias pelo Circuito Cânion Espraiado Borda Sul, com cerca de 22km, uma noite de acampamento e paisagens incríveis, com ótima estrutura e segurança. Para saber mais, acesse o site da Casa de Aventura.

TREKING – Circuito Cânion Espraiado Borda Sul – Urubici

TREKING – Circuito Cânion Espraiado Borda Sul – Urubici

A Casa de Aventura também oferece um Curso de Introdução ao Montanhismo & Habilidades Ao Ar Livre, que tem local variável, mas pode acontecer em Uribici. Consulte as datas e mais informações nesse link.

CURSO Introdução ao Montanhismo & Habilidades ao Ar Livre

CURSO Introdução ao Montanhismo & Habilidades ao Ar Livre

Mapa de atrações em Urubici e região.

Os pontos citados no post estão mostrados no mapa abaixo, para facilitar a sua localização em Urubici e região.

Beijos e até o próximo post 🙂

(Visited 338 times, 1 visits today)

envie um comentário