Top

Hello People!

Como prometido, estou montando um guia prático e bem detalhado das Exumas que vou dividir em 3 posts separados!

Nestes posts vou priorizar falar do nosso roteiro que teve base em George Town, do que fizemos, os passeios, os acertos e os erros, para ajudar quem um dia planeja conhecer este lugar.

Nesta primeira parte vou contar um pouco do que é e onde ficam as Exumas, como chegar, quando ir e como se locomover por lá! Vamos lá?

Como já contei no post sobre Nadar com os Porquinhos nas Exumas, fiquei sabendo desse paraíso nas Bahamas no ano passado, quando fui com a família passar uma semana no Atlantis, em Nassau. De lá fizemos um passeio de Speedboat até a ilha das Exumas mais próxima de Nassau e fiquei verdadeiramente apaixonada pela paisagem do lugar, com pena de ir embora e sonhando com a água depois!

Mas vamos lá, Nassau também não está nada mal. A água do mar das praias do Atlantis já são muito acima da média de qualquer lugar que já visitei no Caribe, quente, muito cristalina, calminha e muito, muito azul, mas os tons das Exumas são um caso a parte!

Mas, o que são as Exumas?

As Exumas são um conjunto de mais de 365 ilhas ou Cays, como são conhecidas as mini ilhas encantadoras localizadas a aproximadamente 55km sudeste de Nassau, capital das Bahamas.

exuma-map2

São conhecidas por seu mar azul cristalino e vibrante e por suas praias paradisíacas de areia branca praticamente desertas! Eles até brincam que ali a pessoa tem uma ilha para cada dia do ano!

Vários famosos possuem ilhas particulares nas Exumas como Faith Hill, Johnny Depp e David Copperfield, que tem a mais luxuosa delas, chamada Musha Cay (vale clicar aí e ver o lugar, tá?), que aluga por nada menos que 39 mil dólares por dia para até 12 pessoas ou 59 mil dólares a diária para você e mais 24 amiguinhos! A casa dele tem diversos hóspedes famosos como Bill Gates, Oprah, o Rapper DMX, entre outros!

Voltando para a realidade, a maior ilha das Exumas é a Great Exuma, ou Grande Exuma, com 60km de comprimento que tem como capital a pequena cidade de George Town. Esta ilha tem aproximadamente 3.600 habitantes e é a que tem mais estrutura de todas. Para terem ideia, a energia elétrica chegou lá apenas há 40 anos! E foi para lá mesmo que fomos!

O centro da cidade tem um  pouco menos de 1 km de extensão e ali fica o único posto de gasolina da ilha, dois mercadinhos e pouquíssimas lojinhas. Não espere fazer muitas compras por aqui, no máximo um souvenir do tipo canga, imãs de geladeira, mapas etc. Aproveite seu tempo nas Exumas para visitar o que o lugar tem para oferecer de melhor: as praias!

Mesmo sendo a mais desenvolvida de todas, esta ilha ainda é muito remota e ainda é possível visitar as praias e ser a única pessoa no mar e pegando sol na areia por várias horas! É bem incrível!

Sobre a água, é realmente a mais linda de todas as que já vi até hoje, praticamente uma piscina, e olha que adoro viajar pra um lugarzinho de praia!

Como chego lá?

Existem dois aeroportos nas Exumas. Um em George Town, que é onde chegam os vôos comerciais e um em Staniel Cay, onde são mais vôos de pequenas cias aéreas e os fretados. Algumas ilhas privativas possuem pista de pouso também.

O jeito mais fácil de chegar nas Exumas é pelo aeroporto de Geroge Town, que é bem peculiar e um dos menores que já vi, se não o menor! Mesmo sendo tão pequeno, a boa notícia é que várias cias aéreas voam para lá e nem é tão pinga pinga assim quanto pode parecer! No fim achei mais fácil do que eu pensava! Dali você pode pegar outro avião se quiser ir para Staniel Cay ou até um barco. Tudo depende do seu roteiro.

 

Para ser mais genérica, saindo de Guarulhos, encontrei as seguintes cias aéreas que levam e as suas escalas nos EUA:

  • Delta – Atlanta
  • American Airlines – Miami ou New York
  • Latam + Bahamasair – Miami

Para estes vôos vale lembrar que é necessário visto americano, já que a imigração na entrada dos EUA é obrigatória mesmo em caso de conexões.

Eu viajei com Delta e no meu caso precisei pegar a bagagem e redespachar, porém o check in já estava feito.

Caso você queira dar uma voltinha maior, pode ir com a Air Canada e fazer escala em Toronto, lembrando que para lá o visto de trânsito será necessário, conforme o site da própria cia aérea!

Se você não tem visto americano e nem pretende adquirir o canadense de trânsito, você também pode ir usando as seguintes cias aéreas e escalas:

  • Copa + Bahamasair – Panamá
  • British + Bahamasair – Nassau

Para quem já está em alguma outra ilha das Bahamas e quer chegar até lá, existe um serviço de Ferry também que você pode pesquisar clicando aqui!

Vista deslumbrante do avião chegando nas Exumas!

Vista deslumbrante do avião chegando nas Exumas!

Preciso de Vacina? E visto?

Vacina, sim! A carteirinha internacional de vacinação emitida pela ANVISA com a Vacina de Febre Amarela válida e tomada com até 10 dias de antecedência da viagem é obrigatória para a entrada nas Bahamas!

Maaaaas vistos não são necessários e uma vez lá você pode permanecer no país como turista por 90 dias!

Quando é melhor?

A temperatura média nas Bahamas gira em torno dos 28°C o ano todo, chegando a 32°C no verão e podendo cair até 5°C quando anoitece. Sendo assim, qualquer época do ano seria boa para visitar este paraíso!

Pelo que vimos estando lá, acho que em nenhuma época do ano ficará tão lotado quanto Paradise Island em Nassau, ou outros locais mais populares do Caribe, porém os nativos consideram alta temporada de metade de Dezembro até meados de Abril, que é quando os americanos e Europeus fogem do frio e vão para lá!

Mesmo com temperaturas um pouco mais amenas que no verão e com a água um pouco mais fria, não chove e nem existe risco de furacões. Fomos em abril porém pegamos uma semana com bastante vento! A água não era fria depois do primeiro mergulho, mas de Junho a Novembro, quando é verão, o vento para e a água esquenta em até dois graus. Para os friorentos, aconselho escolher um período assim.

Mesmo o verão sendo considerado chuvoso e também a temporada de Furacões oficiais no Caribe, estes são fenômenos bem raros ali nas Exumas e as chuvas bem esparsas. Mas pegamos um dia inteiro de chuva em abril também, então acho que pode acontecer, mesmo que mais raro, em qualquer época do ano!

A época onde os hotéis são mais baratos é de metade de abril até metade de Dezembro.

Na minha opinião não acho que seria ruim em nenhuma época do ano, mas a próxima vez que eu for vou tentar pegar uma época com um pouco menos vento e no início da temporada que pode chover. Quem sabe início de Junho seria o ideal.

Mesmo com vento, casacos são desnecessários. Para os friorentos um casaquinho leve basta.

clima-nas-exumas

Cheguei! Como faço para ver tudo?

Existem pelo menos 10 praias que valem a visita em Great Exuma e Little Exuma, fora lugares mais isolados e lindos para explorar e descobrir.

A melhor forma de conhecer tudo é alugando um carro para passear pela ilha, que tem uma rodovia principal só e por isso, muito fácil de se localizar. A Great Exuma é ligada a Little Exuma por uma estreita ponte e que só passa um carro por vez. Na minha opinião, a praia mais linda de todas fica lá!

Como as Bahamas tiveram colonização inglesa a mão da rodovia é inglesa também e os carros têm a direção do lado oposto o que somos acostumados. No começo é meio estranho, mas acostumamos rápido!

O que achei mais engraçado foi como o aluguel funcionou! Esqueça toda a tecnologia americana! Alugamos com a Empresa Sure to Shore, indicada pela proprietária da casa que alugamos! Enviamos um e-mail com as datas que estaríamos lá e a Janese respondeu com o modelo do carro disponível e pediu que eu ligasse para passar os dados do cartão! Achei isso muito engraçado, mas liguei!

A instrução era que ao sair do aeroporto eu fosse até o estacionamento e procurasse o carro com meu nome. A Chave estaria dentro dele e eu deveria ir com o próprio carro até a locadora assinar os papéis do aluguel! Achei bem interessante e diferente, mas tudo funcionou! Eu indico esta empresa que alugamos, mas existem como alugar no aeroporto neste site.

Que moeda levar?

Nas Bahamas a moeda local é o Dólar Bahamense, mas o dólar americano é aceito e a conversão é 1×1! Então não se preocupe em comprar dólares de lá, leve o americano mesmo, que é aceito em todos os lugares!

Cartões são aceitos, com restrições. Por isso prefira levar dinheiro em espécie mesmo para pagar pelos passeios e gastos do dia a dia! (que serão basicamente comidas e drinks!!)

E aí? Gostaram? Nos próximos posts vou contar tudo sobre onde se hospedar, onde comer e tudo o que tem pra fazer, então me aguardem!!

(Visited 532 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Vania

    11 de janeiro de 2018

    Olá. Amei as suas preciosas dicas. Só queria um conselho. Chegarei dia 20/1 à tarde. Vou embora dia 26/1, à tarde. Você acha necessário ficar com o carro todoas os dias , já que tem 2 dias que seriam passeios de barco? Ficarei no Hideaways

    responder…
  • claudio

    12 de fevereiro de 2018

    Ola, legal sua viagem, mas lendo sempre vem as duvidas e as vezes oque procuro saber passa despercebido.
    Vc disse que a melhor maneira é pegar o voo para George Town, mas tem voo direto? Pelo que andei lendo teria que ir para Nassau e de Nassau para GT. Procede? Ou teria voo direto de Miami ou Panama para GT?

    Essa é a primeira de muitas, rss, obrigado e parabens pelo blog.

    responder…
  • Ana

    13 de março de 2018

    Olá! Que lugar maravilhoso!
    Gostaria de saber se com inglês básico dá para comunicar ou é essencial falar inglês fluente? Outra dúvida é se achou o lugar perigoso (violento). E Por último, pelas pesquisas que fiz parece um lugar muito deserto, ninguém nas prais, sem estrutura, não vi guarda sol ou movimento. É realmente desse jeito? As pessoas passam o dia na praia ou apenas conhece e vai embora?

    responder…
  • Mariana

    28 de março de 2018

    Oi!!! Adorei o blog e as dicas!! Estou louca para conhecer esse lugar!!! Você recomendaria ir em Agosto? Minhas férias serão nesse mês e estou com medo por ser na rota dos furacões e de acabar pegando chuva todos os dias… Obrigada!

    responder…
  • Ana

    26 de abril de 2018

    Olá pessoal! Amei as dicas por aqui, porém pelo que entendi vocês fizeram um bate-volta para Exumas? Pelo que li teve opção de speedboat e opções de voos. Obrigada

    responder…
  • Luiz

    1 de junho de 2018

    Olá! Estou indo para Nassau no dia 10 de julho de 2018 e pretendo viajar de lá para Georgetown. Tenho duvida se nesse periodo chove bastante ou se tem furacao. Quanto custa em media os passeios de barco em Exuma?

    responder…
  • Ana Pereira

    5 de outubro de 2018

    OLa!
    pode me tirar uma duvida ? éeu vou fazer metade no atlantis e outra metade em exuma! Em relação ao tour que inclui as iguanas, praia dos porquinhos, e tubaroes, é melhor/mais seguro fazer a partir do atlantis ou fazemos a partir das exumas ?
    obrigada!

    responder…
  • Diogo

    13 de fevereiro de 2019

    Parabéns Pelo blog!!!

    responder…

envie um comentário