Dicas de Byron Bay – a praia mais cool da Austrália!
Nossa primeira parada na Austrália e ponto de partida para conhecer a Gold Coast, foi Byron Bay!
Para quem não é familiarizado com o nome, deixa eu contar um pouquinho sobre o lugar antes de começar!
Sobre Byron Bay
Byron Bay, uma cidade 45 minutos ao sul da Gold Coast, era reduto hippie nos anos 70 e a belíssimas praias da região com ótimas ondas fizeram do surf o responsável pelo desenvolvimento do lugar! Até hoje essa atmosfera hippie, tranquila e descontraída domina a região, com suas lojinhas de artesanatos, roupas estilosas, bares, cafés e restaurantes com comida saudável e super saborosa, e é claro, ótimas ondas e lindas paisagens para quem gosta de curtir a natureza!
A cidade não é grande, tem apenas 20 mil habitantes, mas ali acontecem diversos eventos, inclusive um dos festivais de música mais importantes do país, o Blues Fest, festival de Blues e Jazz que acontece por lá anualmente em abril e lota a cidade! Sempre tem presença de cantores famosos, vale dar uma espiada! Nós chegamos um final de semana depois, mas quando compramos a passagem eu não sabia do festival! Para saber mais sobre o festival e ver as datas para 2020, clique aqui!
Em maio também acontece uma prova de triathlon por lá, em outubro uma corrida até o farol, e por aí vai! Vale a pena dar uma pesquisada se vai ter algo rolando quando você for!
Além de eventos e boa gastronomia, Byron Bay tem praias lindas, de água transparente onde você pode fazer snorkel, ver tartarugas e até golfinhos!
Ali também fica o Cape Byron, o ponto mais oriental da Austrália, com um farol bem lindo, sobre o qual falarei mais adiante!
Acho que é uma ótima base para conhecer a região da Gold Coast para quem gosta de mais tranquilidade e esse clima de cidade pequena! São apenas 45 minutinhos de carro então dá pra ir e voltar para conhecer as praias da região!
Como chegar em Byron Bay
Byron Bay fica 764km a norte de Sydney, isso leva pouco mais de 8h de viagem de carro.
Também fica 165km ao sul de Brisbane, 1h45 de carro.
De Gold Coast são 93km ou 1 horinha de carro.
Então depende muito de onde será seu ponto de partida da viagem ou onde você vai estar e também de quanto tempo você tem para fazer tudo.
Muita gente chega em Sydney e, por ter mais do que duas semanas, opta por fazer este trajeto de carro e ir parando no caminho, em cidadezinhas costeiras e lugares estratégicos como Hunter Valley, onde ficam as vinícolas, Port Macquarie, onde fica o Koala Hospital, e assim por diante, passando por Byron Bay, Gold Coast até chegar em Brisbane. Acho essa uma opção bem interessante! Na verdade era nossa primeira opção, mas vimos que a logística ia ficar apertada para fazer tudo e acabamos mudando nosso roteiro.
Nós optamos por chegar em Sydney e voar direto para Brisbane e de lá seguir para Byron Bay de carro.
Na época que planejei a viagem eu não sabia que Gold Coast tinha um aeroporto, mas a opção mais próxima para chegar de Sydney até Byron Bay é voando até o aeroporto de Gold Coast (OOL).
Claro que se sua opção é conhecer Brisbane primeiro, voe até lá! Mas se for começar pela Gold Coast e Byron Bay, vale a pena ganhar um tempinho né?
Enfim, claro que se você, assim como eu, quiser otimizar seu tempo, fazer alguns trechos internos de avião vai ser mais prático.
Para comprar vôos internos eu usei o Skyscanner. Se quiser consultar vôos para a região de Byron Bay e Gold Coast, clique aqui!
Leia mais sobre essa logística no meu post de Dicas Essenciais para visitar a Austrália.
Quando ir para Byron Bay
O clima é quente e temperado. Chove bastante, mesmo nos meses mais secos a média é de 5 dias de chuva no mês. Mas acredito que não chega a atrapalhar a viagem se estiver calor.
Fevereiro, Março, Abril e Maio são os meses que mais chovem por lá, mesmo sendo quentes. Então se quiser verão e calorão, eu indicaria viajar em Novembro, Dezembro e Janeiro, mesmo sendo alta temporada. O mês que menos chove é setembro. Julho e Agosto também chove pouco. Mesmo tendo temperaturas bem amenas o ano todo, fomos em abril e não entramos no mar, porque o clima fora estava meio friozinho e nublado.
Se dias ensolarados forem seu forte, independente de banho de mar, mas com ótimas chances, vá em setembro e outubro.
Vale lembrar que como provavelmente você vai combinar a viagem para a Austrália com vários lugares diferentes, como Sydney, Brisbane ou Melbourne, todas com climas um pouco diferentes entre si, leve em consideração o clima geral, ou do lugar que você mais quer curtir.
Leia mais sobre isso no meu post de Introdução sobre a Austrália.
Onde ficar em Byron Bay
Quanto mais perto do centrinho, mais legal! Depois de visitar a cidade eu mudaria um pouco minhas escolhas, mas vou explicar o por quê!
Byron Bay não é um lugar com Resorts Luxuosos ou super hotéis, mas existem opções bem bacanas e descoladas. O Airbnb por lá também é uma opção legal e bem relax. Na minha opinião, o mais legal é ficar próximo do centrinho para poder jantar à pé, sem tirar o carro da garagem. Digo isso porque estacionar na Austrália é CARO. Mas se você for de “buenas”com isso, a região de Tallows Beach é bem mais tranquila, para relaxar mesmo e tem umas casas bem legais para alugar no Airbnb!
Nós ficamos em uma pousada uns 10 minutinhos caminhando até o centrinho, chamada Arcadia House. Achei o lugar bem localizado e ao mesmo tempo tranquilo. Mas não foi perfeito. Na verdade, não é que o lugar seja ruim nem que eu queira falar mal, mas, como sempre disse aqui, vou contar as experiências ótimas e as nem tão ótimas assim!
O que pecou na nossa hospedagem no Arcadia House foi que reservamos achando ser uma pousada quando na verdade era mais uma casa, onde você aluga uma suíte, sem recepção ou café da manhã, por exemplo. Foram alguns detalhes que não detectei na hora da reserva, como espaço para guardar as roupas, um banheiro com mais espaço para as nossas coisas, que são só detalhes, mas que em duas pessoas num quarto por vários dias, podem tornar tudo mais desorganizado. A casa é antiga, mas bonita. É bem simples e o que mais pegou nem foi a simplicidade do lugar, mas também o fato de que ouvíamos tudo, as pessoas andando, falando e vendo TV. Fora que o lugar é bem legal para conhecer de bicicleta e no site dizia que tinham bicicletas, mas elas estavam em um estado tão ruim e sem manutenção que foi impossível usá-las.
Outro ponto é que se algo acontece, ou você quer uma toalha, ou precisa de algo, por não ter recepção, nem sempre tem uma pessoa por lá para atender. Não me senti totalmente à vontade e nem segura. Parecia que estávamos dividindo uma casa com estranhos.
Ela não tinha café da manhã, mas isso, para mim, foi super positivo, pois a comida em Byron Bay é mais do que excelente e nos deu oportunidade de tomar café da manhã cada dia em um lugar diferente!
Enfim, se você viaja com pouca mala (nós tínhamos coisas para quase um mês de viagem!), e se você dorme fácil com barulho, não dá bola pros detalhes que citei, o lugar pode ser legal e tem preço bem amigo também!
Outras opções legais por lá que pesquisei foram:
Para ter localização central: The Lord Byron e Byron Beachcomber Resort.
Mais afastado mas com mais luxo, em Tallows Beach: The Byron at Byron Resort & Spa
Perto do Farol em praias lindas: Watermark at Wategos
Para ver mais opções de hospedagem em Byron Bay clique aqui!
Muita gente também visita estas praias da Austrália de Camper Van, é super comum ver esse tipo de turismo por lá e eles têm estrutura para estacionar as vans e você passar a noite! Dessa forma seu gasto com hotéis não vai existir e sim o gasto com o aluguel + a diária do camping!
Quanto tempo ficar
Depende muito de quantos dias você tem para visitar a Austrália, do seu roteiro e do seu estilo de viagem, mas eu não ficaria menos do que 3 dias. Aliás eu geralmente não curto ficar menos do que 3 noites em lugar nenhum! Acho que torna a viagem muito cansativa esse arruma e desarruma malas, check in e check out, e por aí vai!
O que fazer
Byron Bay é um excelente lugar para entrar no ritmo de férias, alugar uma bicicleta, ter dias de contato com a natureza, surfar, comer bem e se você curte, fazer exercícios e até pegar uma praia! Listei as principais coisas que você consegue fazer se fizer sua base por ali!
Passear pela Jonson Street
O centrinho de Byron Bay, nos arredores de Jonson Street, a rua principal, não é grande, mas é fofo! Tem um estilo meio hippie praiano, cheio de lojinhas bem descoladas. Muitas de comidas e produtos naturais e orgânicos (a cidade tem bem essa pegada), de cristais, roupas mais estilo hippie chic e lojas de marcas de surf mundiais, já que Byron Bay é famosa pelo esporte!
Além das lojinhas, Byron Bay tem muitos cafés, bares e restaurantes e depois do anoitecer, sempre tem artistas de rua tocando, que aliás são MUITO bons! Vale a pena dar umas voltinhas caminhando depois do jantar pra achar alguns bons artistas por lá!
Visitar o The Farm
Esse lugar é sensacional! É uma fazenda toda orgânica e sustentável, de pequenos produtores que trabalham para a comunidade local. É um lugar que você pode visitar e ver como as coisas são cultivadas, pois eles acreditam que quando a gente vê todo este processo, comer bem se torna muito mais prazeroso! Ali existem animais sendo criados, plantação de flores, frutas e vegetais, uma lojinha com produtos naturais, sorveteria e um restaurante e café super famoso, o Three Blue Ducks, fundado por 5 amigos que são preocupados com a sustentabilidade, o desenvolvimento da economia local e o comer de forma saudável e autêntica! Todos os pratos são pensados com ingredientes orgânicos, em sua maioria com o que se produz e se cria lá mesma, mas também de alguns produtores locais no estado de Queensland.
Eu particularmente AMEI o lugar. É perfeito para ir almoçar ou tomar café da manhã! É muito legal passear pelo lugar, ver os animais, a lojinha! Acho que até com crianças deve ser muuuuito legal!
O lugar tem um gramado bem grande, várias mesas de piquenique, então se você quiser comprar produtinhos no café e na lojinha e sentar no gramado para comer, também é bem legal! Um lugar imperdível na cidade e 10 minutinhos do centro de Byron Bay!
Para saber mais sobre o lugar, clique aqui!
Fazer a trilha até o farol
Acho que visitar o Cape Byron Lighthouse é a atividade mais comum entre turistas e moradores de Byron Bay. É uma caminhada linda, que pode ser feita em qualquer hora do dia e de diferentes formas.
No primeiro dia, nós fomos ainda de madrugada, para pegar o nascer do sol. Não nos informamos direito e acabamos indo até o topo pela estrada. Ou seja, dá pra ir até o topo de carro também, para quem não gosta de caminhadas .Só na hora de descer que vimos a trilha, e aí voltamos por ela. Nos outros dias, fomos mais vezes, caminhando ou correndo pela trilha.
O caminho começa no canto direito da praia (Main Beach), é todo pavimentado ou com decks de madeira e passa por algumas praias (The Pass, Wategos Beach e Little Wategos Beach), até chegar ao topo do morro, onde fica o farol (Cape Byron Lighthouse).
O mapa abaixo mostra os caminhos e os pontos de estacionamento. A linha vermelha é o caminho que fizemos correndo um dia, começando desde o centrinho. O caminho azul é a estrada principal, para ir de carro.
As opções são:
- Estacionar no Captain Cook Lookout: (A no mapa) estacionamento mais embaixo, onde é o início da caminhada mais comum O primeiro trecho é de calçada e decks de madeira. Começando aqui, são cerca de 2,5km até o topo.
- Estacionar no The Pass: (B no mapa) um pouco mais acima tem outro bolsão de estacionamento, perto do The Pass Café (pela rua Broke Drive). Começando ali, a trilha tem cerca de 1,5km + 1,5km para voltar.
- Estacionar em Wategos Beach: (C no mapa) tem algumas vagas na rua (Palm Valle Drive). Dá pra começar a trilha por ali (1,1km ida + 1,1km volta).
- Ir de carro até o topo: (E no mapa) basta colocar Cape Byron Lighthouse no seu GPS e seguir caminho. O estacionamento lá tem poucas vagas e custa 8 AUD. Um pouco abaixo (D no mapa) tem outro bolsão de estacionamento, também com poucas vagas, que cobra por hora. O caminho de carro é a linha azul do mapa.
- Ou você pode começar da praia mesmo ou do centro da cidade, indo em direção ao canto direito até encontrar esses pontos, e seguir até o topo.
Quase no fim da trilha, tem uma descida alternativa para Little Wategos Beach, com um mirante, que vale a pena. É muito linda a vista dali!
Acabamos indo todos os dias dar uma corridinha por ali!
Visitar Broken Head Nature Reserve
É um parque nacional cerca de 10km ao sul de Byron Bay. A praia se chama Broken Head Beach, que na verdade é o canto sul de Tallows Beach, que é uma praia bem longa e bem bonita. Também é um pico de surfe nesse canto.
Você pode estacionar e fazer a pequena trilha Three Sisters. Tem apenas 600m (só ida), até chegar a King Beach, mas é bem bonita.
O nome Three Sisters se refere às três pedras no mar, logo ali em frente.
No caminho de ida (ou de volta), você passa por Suffolk Park, um bairro com atmosfera relax e um pequeno comércio, onde alguns turistas escolhem se hospedar para fugir do “agito” de Byron Bay. Nesse caminho também fica o The Roadhouse, onde tomamos um café da manhã delicioso (leia mais logo abaixo).
Fazer Skydive
Uma das atividades mais populares do país é fazer Skydive! Muita gente faz isso por lá e existem muitos pontos super bonitos pro salto. Byron Bay é um deles!
Eu queria ir, depois na hora acabei amarelando e não fui (mas isso é uma loooooonga história!), mas queria fazer em Byron Bay!
A maior empresa da Austrália é a Skydive Australia, presente em todo país. Dá pra reservar online!
Vou deixar um vídeo deles do salto em Byron Bay!
Se você curte um esporte radical acho que é um ótimo local pra isso!
Visitar as praias de Gold Coast
Nós usamos Byron Bay como base para visitar praias mais ao norte, como Surfers Paradise, Burleigh Heads, Currumbin e Coolangata (onde ficam Kirra e Snapper Rocks). Foi bem legal não ter que ficar fazendo pinga pinga de hotel em hotel e esses lugares não ficam longe, tipo uma horinha de carro.
Vou fazer um post só sobre estes lugares e praias com tudo bem detalhadinho, mas fica a dica pra usar Byron Bay como base!
Nimbin Village
Essa é uma típica vila hippie em atividade! Se você curte o estilo, é super próxima de Byron Bay, 70km para o interior. É tipo a Amsterdam da Austrália, sabe? Onde tudo é liberado?
Eu achei um pouco hippie demais pro meu estilo, e acabei não indo, mas se você tem curiosidade sobre a cultura ou esse estilo de vida, pode ser um passeio bem legal!
Onde comer
Nossa, acho que essa vai ser a minha parte favorita do Post! Já cansei de falar que o que mais gostei em Byron Bay foi comer! Na verdade, quase todos os que fomos, tínhamos vontade repetir. O que faltou foram dias e números de refeição pra comer tudo o que queríamos! Prepare-se para se deliciar, principalmente se você gosta de comida de verdade, natural e orgânica!
Vou deixar aqui os lugares que fomos e adoramos e alguns que queríamos ter ido, porque a cara era boa, mas não deu tempo!
The Farm: Como falei, é um lugar não só pra comer, mas para curtir! A comida é excelente!
Byron Fresh Cafe: Bem central e um lugar que fomos e repetimos 2x! Fomos jantar dois dias e tomar café da manhã um outro! Eu amei a decoração, o estilo, a comida e que sempre tem boa música ao vivo! Só não fomos jantar todos os dias lá porque queríamos experimentar outros lugares! Boas opções para café da manhã, almoço e jantar. Tudo orgânico, muita coisa vegana, sem glúten e sem lactose! Recomendo demais! Para café da manhã, as avocado toasts são muuuuito sensacionais!
The Rocks: Também bem próximo da Jonson Street, fomos tomar café da manhã! Aprovei super também! Mesma pegada orgânica, natural, com opções sem glúten, sem açúcar, sem lactose e veganas se quiser.
The Roadhouse Byron Bay: Um dos melhores cafés da manhã da viagem! Paulo pediu um super sanduíche e eu ovos no forno, algo que eu nunca tinha comido e só de lembrar dá fome! Também recomendo sem pensar duas vezes!
Jonsons Italian Bar & Cucina: Um italiano que era bem bom, o ambiente é mais legal que a comida na minha opinião. Não que a comida não era boa, era sim, mas como eu estava mais na pegada das coisas naturais e diferentes, esse lugar foi bom para dar uma mudada. O ambiente é muito aconchegante!
Miss Margarita: Um mexicano super concorrido na Hastings Street! Queríamos ter ido para happy hour, mas estava sempre lotado! Parecia muito bom!
Outros dois lugares que ouvi falar MUITO bem mas não tivemos tempo de ir foram o Harvest e o Folk Byron Bay, todos na pegada natureba e sustentável!
Enfim, pra comer tudo de bom pro aqui você precisaria ficar uma semana!
Espero que tenha ajudado com dicas dessa cidade super fofinha e legal!
O mapa abaixo mostra todos os pontos citados no post, para você não se perder em Byron Bay.
Beijos e até o próximo post sobre a Austrália!