Dicas da Toscana: um dia em San Gimignano
De todas as cidades que visitamos, esta era a que eu estava com a expectativa mais alta! Já tinha lido que era super preservada, com torres inteiras da época medieval! Foi a última que visitamos, e ela realmente vale a visita e é tudo aquilo que as pessoas falam mesmo!
Mas prepare-se, San Gimignano é famosa, e também super turística (recebe mais de 3 milhões de turistas todos os anos!), então não vai estar tão vazia quanto Pienza, por exemplo, mas não foi nada que chegou a nos incomodar.
Sobre San Gimignano
A cidade faz parte da província de Siena e fica próxima a Volterra. Tem mais ou menos 7 mil habitantes e o centro histórico é todo murado e ainda preserva 14 das 72 casas-torre que originalmente existiam ali. Desde a Idade Média, a cidade mudou pouco e se parece muito com o que era há 700 anos, e é por isso que é tão incrível visitá-la! Por conta de sua arquitetura feudal, também foi eleita Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e é uma das cidades mais famosas da Toscana!
As torres eram símbolo de poder e de riqueza das famílias. Quanto mais alta a torre em que você morava, mais poderoso você era.
O turismo também não é novidade para San Gimignano. Há mil anos, a cidade já estava na “rota turística” européia, só que o turismo era religioso: a pequena cidade era ponto de parada de uma infinidade de peregrinos, que faziam a Via Francigena, caminho que levava até o túmulo do apóstolo Pedro, em Roma.
Esta peregrinação, junto com O Caminho de Santiago e a Terra Santa, eram as 3 maiores peregrinações de toda a Europa.
O que fazer em San Gimignano
Por ser uma cidade super pequenininha, você consegue ver tudo em poucas horas, mas eu recomendaria ficar pelo menos uma tarde inteira, para poder passear com calma, contemplar mesmo, sabe? Se hospedar nessa região em uma casa ou agriturismo também deve ser super bonito!
Subir a Torre Grossa: Como contei, as torres são uma característica super marcante da cidade, são imponentes e representam uma parte importante da história! A Torre Grossa é a mais alta das que restaram de pé, e você pode subir. Vale a pena! Eu achava que as escadas iam ser aquelas de pedra, com degraus irregulares, mas estava enganada! A estrutura é super legal! E a vista é de arrepiar! A entrada custa EUR 9,00 para subir apenas na torre e EUR 12,00 se você quiser incluir a entrada do Duomo também. Nós não quisemos e fomos apenas na torre mesmo, mas se você tiver mais horas, pode considerar!
Se perder pelas ruas da cidade: Acho que essa é minha atração favorita! Ir passeando, entrando em lojinhas, sentar pra um sorvete ou um café, comprar temperos, vinhos ou azeites de oliva! Tudo isso faz parte de uma boa visita às cidades italianas!
Museu de Tortura: Eu não fui, porque não estava muito na vibe, mas tanto em San Gimignano quanto em Siena existem vários museus com peças originais da Idade Média, onde a tortura era largamente usada. Eu já vi uma exposição dessas no colégio uma vez, quando era bem mais novinha, e achei muito interessante! Acho que se você curte história, vai gostar! Para ler sobre: Medieval Criminal and Torture Museum!
Experimentar o melhor sorvete do mundo: ou pelo menos provar o sorvete com este título e tirar suas conclusões! A sorveteria em questão se chama Gelateria Dondoli, e prepare-se pra ficar na fila! Minha opinião: difícil falar de melhor do mundo, mas é um maravilhoso sorvete artesanal italiano e eu acho que vale ficar na fila! O de pistache é muito bom, o de chocolate fondente (meio amargo) é delicioso e sem leite e o de avelã também vale pedir!!
Museu San Gimignano 1300: É um pequeno museu, com entrada gratuita, que também tem uma lojinha com coisinhas fofas, mas que, principalmente, exibe uma maquete miniatura da cidade como ela era originalmente nos tempos medievais! É muito interessante! Tem explicação também. Eu adorei, e acho que vale entrar por uns 15 minutos e entender melhor da cidade! Fica super próximo da entrada da Torre Grossa! Para saber mais, clique aqui!
Compras em San Gimignano: Para terminar, se você quiser fazer umas comprinhas, a cidade está cheia de lojinhas de sabonetes toscanos (por toda a região você encontra), temperos, comidas e mais, mas a loja que eu mais gostei aqui foi a Macallè! Foi um achado e uma feliz surpresa! Se você gosta de acessórios lindos e dá valor pro que é feito à mão, vai amar! O proprietário é quem atende e ele tem um ateliê que molda todas as peças à mão! É fantástico! São todas em cobre e banhadas de ouro e ele me explicou que elas não perdem a cor nem ficam pretas com o tempo! Eles também produzem peças maravilhosas em prata e vendem em uma outra loja, bem na praça principal! Vale a visita! Para ver as peças e conhecer o trabalho, clique aqui!
E aí? Gostaram? Não parece que somos transportados pra outra época?
Para ler todos os posts sobre a Toscana aqui do blog, clique aqui!
Para encontrar um lugar para se hospedar em San Gimignano, clique aqui!
Beijos e até o próximo post!
Johnnie Lustoza
San Gimignano é um lugar incrível. Aliás, a Toscana toda é fantástica. Dá vontade de nunca sair de la 🙂
passaporteaberto
É verdade! É uma cidade mais incrível que a outra! Dá saudades só de falar! Obrigada pela visita aqui no blog!