5 regrinhas para montar uma mala inteligente!
Hoje embarco para mais um destino e, novamente, a saga da mala me persegue.
Apesar de amar viajar, nunca fui a maior fã de arrumar mala, confesso. Sei que para muitos é uma tarefa muito simples, mas se você está lendo este post, provavelmente você é um pouco parecido comigo! Para mim sempre foi muito difícil pensar e escolher e já teve épocas em que levei meio armário para as férias e, é claro, não usei nem metade.
Com o tempo, fui entendendo que, mais do que levar muita coisa, o mais importante é levar as coisas certas, e isso nem sempre significa mala cheia.
Na minha última viagem pra Ásia, com duração de 25 dias, tive minha prova de fogo. Visitaria lugares muito diferentes entre si; grandes cidades, interior, templos e praias, e alguns lugares, como os templos, pediam roupas adequadas. Com tanta diversidade, ainda tive que pensar no volume já que a maioria dos vôos internos permitia apenas 1 mala de 20Kg.
Não foi fácil, mas consegui, e com isso aprendi algumas lições e regrinhas de ouro para você fazer uma mala inteligente, sem levar meia casa junto!
Uma mala inteligente te economiza tempo na hora de se vestir e te garante quilos a menos para carregar!
1 – Faça um calendário: Liste os dias que você vai ficar viajando, como um roteiro. Pode ser numa planilha excel ou num caderninho. Eu geralmente faço num caderno, bem à moda antiga mesmo. Ali coloque o que você vai fazer em cada dia, sua programação. Claro que nem sempre sabemos exatamente o que vamos fazer, mas sempre temos uma ideia do roteiro. Esta lista é ótima e muito importante para te ajudar a visualizar o estilo do lugar e algumas informações básicas como: se você vai usar a mesma roupa o dia todo, se vai se trocar para jantar, se vai fazer algum passeio que exige traje específico, se o clima permite que você repita a roupa e por aí vai. Por exemplo, vamos dizer que você vá para o Caribe. Provavelmente você ficará na praia ou piscina durante o dia e sairá para jantar de noite. Já se você for para Europa no frio, pode ser que saia para passear mais tarde, passe o dia todo na rua e emende o jantar, e assim por diante.
2 – Prove tudo! Com a lista em mãos e sabendo então quantos looks você precisa para o dia e para a noite, separe tudo o que você gostaria de levar e comece as provas! Tire um tempo para realmente vestir tudo, e durante este momento, seja prático. Entre as peças escolhidas, escolha algumas coringas e básicas, e dê preferência para peças que combinem entre si, assim você aumenta a quantidade de opções para se vestir sem aumentar o número de roupas. A Regra do 5,4, 3, 2, 1, que contei aqui, também pode te ajudar nessa tarefa, mesmo que você não queira levar apenas a mala de mão.
Outra coisa que acho muito importante, principalmente quando se viaja no frio e as roupas são muito volumosas, é escolher uma base de cor para combinar toda a mala, por exemplo: tons de marrom e caramelo ou preto e cinza. Isso ajuda muito, já que você não vai precisar levar duas botas, ou casacos pesados, por exemplo.
3 – Leve a menor quantidade de sapatos possível! Eu amo sapatos, mas eles pesam bastante na mala! Já cansei de levar mil rasteirinhas coloridas para viagem, mas também já aprendi que um bom sapato neutro vai com praticamente tudo! Para deixar sua mala mais leve, vale a pena cortar a quantidade de sapatos que você vai levar. Geralmente, 4 pares são o suficiente para qualquer viagem. Para quem viaja para a praia, um tênis para o aeroporto, um chinelo, uma rasteirinha e uma sandália mais arrumadinha para a noite resolvem. Em alguns casos, esta última nem se faz necessária, e você pode trocar por uma rasteirinha colorida. Para o inverno, um tênis, uma bota de cano alto e uma de cano curto resolvem também. Tente pensar em sapatos que combinem com todos os seus looks.
4 – Leve a menor quantidade de bolsas possível! A mesma regra dos sapatos, já que são volumosas e é desnecessário ficar trocando o tempo todo. Pense em uma bolsa coringa para viajar e te acompanhar no aeroporto e no dia a dia da viagem, que caiba tudo o que você precisa, e outra menorzinha para um look arrumadinho. A regra de peças que combinem com tudo o que você está levando, vale aqui também. Se estiver indo para a praia, uma bolsa de praia pode ser adicionada. Pense sempre em uma peça prática. Existem muitas bolsas de praia lindas e coloridas e práticas. Evite bolsas grandes e volumosas como as de palha, por exemplo.
5- Você não precisa carregar todo o seu banheiro! Isso mesmo! Você vai perceber que nem usa tantos produtos assim. Comece reduzindo o tamanho dos frascos. Coloque shampoos, condicionador e hidratantes em frascos menores (sempre compro no 1,99!). Também compro itens em miniatura, como pasta de dente, flúor e tudo que consigo achar em versões mini. Escolho geralmente apenas um perfume. Sobre as maquiagens, depende o destino e os eventos, mas geralmente levo o mais básico e tenho um duo de sombra neutro que dá pra fazer makes para o dia e para noite. Pincéis sempre em versão miniatura, outra aquisição importante para quem adora viajar. Nunca levo paletas gigantes.
Lembre-se que muitos hotéis já possuem secador e ferro de passar. Sempre tento escolher estes, pois assim não preciso ficar carregando meu secador enorme por aí. Caso seu hotel não possua secador, compre também uma versão mini, e, o mais importante, bivolt!
Além destas dicas lembre-se que na mala de mão você pode levar apenas cosméticos com volume até 100ml e que objetos cortantes como tesouras, aparelhos de barbear etc, devem ir na mala despachada.
Uma dica extra, agora sobre a mala de mão, é: leve sempre uma muda de roupa para o caso de suas malas despachadas não chegarem. Levar uma blusa e roupas íntimas para trocar é muito importante. Se estiver viajando para algum local de praia, vale levar um chinelo, um shorts e uma roupa de banho também. Assim, se caso algo der errado com sua mala, você não precisa deixar de aproveitar a vagem, mesmo que tiver que esperar alguns dias para receber sua bagagem.
Além disso, caso você tenha um evento muito especial com algum traje muito específico que você não consegue substituir caso sua mala não chegue, leve na mão. O mesmo serve para as jóias e itens de valor, que nunca despacho.
Espero ter ajudado quem quebra a cabeça antes da viagem!
Se organizar antes vai fazer com que você curta muito mais depois! Se tiverem mais dicas, compartilhem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!