
Roteiro completo e dicas de Coron nas Filipinas
Oi Gente!
Demorei para escrever este post! Na verdade o início do ano é sempre uma correria por conta do trabalho, mas estava ansiosa para escrever de um país inédito, que visitei nessa nossa última Ásia Trip, as Filipinas!
Difícil escolher para onde ir nesse país composto por mais de 7 mil ilhas! A logística é complicada, os paraísos são tantos e os dias são contados, então precisamos escolher!
Para começar a contar sobre nossa aventura, vamos começar do começo…
Um pouquinho sobre as Filipinas
Como comentei, as Filipinas ou República das Filipinas, é um conjunto com mais de 7 mil ilhas no Sudeste Asiático, ao Leste do Vietnã entre o Mar da China e o Mar Filipino. Faz fronteira marítima com Taiwan, Malásia e Indonésia e tem mais de 100 milhões de habitantes, sendo um dos países mais populosos do globo!
Como tiveram colonização espanhola a partir do século 16 e por mais de 300 anos, e depois ficaram sob domínio americano por 37 anos, o país tem tradições completamente diferentes de seus vizinhos hindus e budistas da Ásia. Ali 82,9% da população é católica e você vai ver várias pessoas e coisas com nomes de influência espanhola como a cerveja do país, que se chama San Miguel, por exemplo (e é muito boa e barata hehehe). A influência espanhola também pode ser percebida no nome das ilhas, como Coron, El Nido e Luzon, por exemplo! Os idiomas oficiais são inglês e filipino ou tagalo.
Também comemoram o Natal e datas religiosas e em vez de templos, você pode ver igrejas. Confesso que é um pouco contrastante quando se está pela Ásia fazendo tours em países como Camboja e Tailândia, mas muito interessante. Achei super fofo que fomos perto de dezembro e eles ouvem músicas natalinas no carro!

Decoração natalina em um shopping em Manila!
As pessoas são super amáveis e simpáticas e abertas para falarem da sua vida, da cultura e fazem de tudo para que você se sinta bem vindo e querido nos lugares.
Por outro lado, as águas paradisíacas e turquesas contrastam com a pobreza. Apesar de as Filipinas estarem em crescimento econômico constante e o turismo estar ajudando a desenvolver várias ilhas até pouco tempo atrás bem virgens, as vilas são muito pobres e aconselho a todos que quiserem visitar o país a irem de coração aberto, tenho certeza que a beleza natural vai superar tudo! A estrutura ainda é bem precária e inexistente em muitos locais, mas é o que faz com que o lugar seja ao mesmo tempo tão encantador.

Coron Town, cidade super simples que contrasta com a beleza das praias ao redor!
Falo disso pois, gosto muito de visitar destinos exóticos, pouco explorados e onde eu possa extrair ao máximo de uma cultura e costumes diferentes dos meus, e esse detalhe geralmente não me incomoda e neste caso, não me incomodou em nada, mas não vá esperando a estrutura de Cancún ou Nassau, por exemplo! É sempre bom ter em mente o que se vai encontrar pelo caminho!
De qualquer forma, sempre existem hotéis bons para escapar da cidade! E vou contar tudo mais adiante…
Sobre Coron
Coron é uma ilha que fica na província de Palawan. Palawan, além de província é a maior ilha do conjunto e é onde também fica El Nido, o lugar mais famoso das Filipinas e que visitamos depois de Coron.
Palawan está posicionado num local das Filipinas que os moradores dizem ser abençoado, já que os tantos tufões que atingem o país todo ano não atingem diretamente essa região, que é bem pouco afetada, embora sintam os efeitos em forma de ventos, chuvas e tempo feio.
Coron ficou conhecida primeiro entre mergulhadores, já que é o melhor local das Filipinas e do Sudeste Asiático para fazer mergulho de cilindro e um dos melhores lugares do mundo, com corais incríveis, lagoas que misturam água doce e salgada com mais de 40 metros de profundidade e principalmente e mais incrivelmente pelos naufrágios, já que ali existem muitos navios japoneses naufragados durante a Segunda Guerra Mundial. É praticamente um museu submarino.
Coron Town, a principal cidade da ilha, é uma vila de pescadores muuuuuito simples, cheia de triciclos (o meio de transporte mais famoso e comum por lá), escolas de mergulho e restaurantes, sem uma praia paradisíaca, mas ponto de partida para todos os passeios que você vai fazer por lá!

Coron Town vista do mar na chegada de um dos passeios!
Quando ir?
Como tudo o que queremos num destino assim é céu azul e dias de sol, este é um ponto muito importante pra ser considerado!
Sobre o calor, não se preocupe! Nas Filipinas faz calor o ano inteiro e a temperatura mais baixa costuma ser 25°C e a mais alta pelos 30°. O mar é quentinho o ano inteiro, com temperaturas que variam entre 27°C a 31°C.
Neste caso, o fator maior a ser considerado são as chuvas, afinal elas podem arruinar sua visita ao paraíso! Mesmo que até em épocas secas não estamos livres de um dia feio, a tendência é acertar mais! A estação chuvosa vai de junho a outubro e a seca de novembro a maio.
Como já comentei, além das chuvas, as ilhas nas Filipinas são afetadas por muitos tufões ou furacões tropicais todos os anos. Para ter uma ideia, a média anual é de 15 tufões. Apesar desses fenômenos não terem data certa para ocorrer, exite uma época alerta vermelho e que deve ser evitada! Esta época vai de junho até novembro, mas já existiram casos de tufões em dezembro também.
Sendo assim, uma viagem ideal para lá seria de dezembro a maio, sendo que, quanto mais longe do fim da estação molhada ou de tufões você tiver, mais chances de céu azul. Acho que se pudesse escolher qualquer época, eu iria de janeiro a abril, por exemplo. Nós não tínhamos como fazer esta viagem nestas datas, e, por isso, fomos no final de novembro, considerada shoulder season, que é o período de término de uma estação e início da outra. Já viajei assim para a Tailândia e demos sorte. Mas caso você escolha viajar nesse período, tenha em mente que pode acontecer de chover e não deixe um dia de chuva estragar seu passeio.
O tempo ficou lindo na maioria dos 11 dias que passamos nas Filipinas, mas no dia em que chegamos em Coron tinha entrado um tufão de intensidade fraca nas ilhas do sul e choveu um dia inteirinho sem parar! Quando esses fenômenos acontecem, pode chover por 3 ou 4 dias seguidos. Por sorte, no segundo dia, choveu apenas pela manhã e durante o passeio, o tempo já clareou e fomos presenteados com um magnífico pôr do sol!

Depois da chuva, um pôr do sol maravilhoso para fechar o nosso primeiro dia!
Uma coisa que eu não percebi lendo posts e vendo vídeos antes de ir é o vento e o mar, que não é liso como parece. Por isso mesmo, os barcos possuem outriggers para dar estabilidade. Por lá, de dezembro até abril, sopra um vento que traz mais conforto aos dias quentes asiáticos, mas que balança um pouco o mar. Não é nada grande a ponto de ter ondas ou nada assim, mas tem uma ondulação principalmente em áreas de mar mais aberto. Para quem passa mal em barcos, vale ficar atento às distâncias dos passeios. Dentro das encostas de praias, lagoons e praias escondidas, o mar é bem calminho e parece uma piscina.

Barco com outrigger para dar mais estabilidade nos percursos!
Como chegar
Para chegar na capital das Filipinas é até fácil, pois várias companhias aéreas voam para Manila, que vai ser a sua porta de entrada para o paraíso, mas não existem vôos do Brasil direto para lá. Algumas escalas serão necessárias! Nós fomos com a Emirates, voando de Bangkok. A Emirates têm voôs de Dubai direto para Manila também! Outras cias que voam para as Filipinas são Qatar, British, Lufthansa, Korean Airlines, Air Canada, entre outras, então vale pesquisar a que vai ter menos escalas e uma duração mais curta no total, já que chegar ao paraíso de fato demora um pouco mais do que apenas chegar em Manila! Leve em consideração que você terá que pegar pelo menos mais um vôo para chegar no seu destino final, além do que voa para Manila! Também não esqueça que o aeroporto de Manila é super complexo e dividido em 4 terminais que funcionam independentemente e são distantes um dos outros, e assim, além do tempo de chegar e pegar as suas malas, você ainda vai ter que considerar o tempo de deslocamento e todo procedimento de embarque em outro terminal.
Você provavelmente chegará nas Filipinas pelos Terminais 1 ou 3, dependendo da cia aérea, mas para vôos para Coron e El Nido, terá que se deslocar para o Terminal 4, que é de onde saem vôos domésticos.
Para saber mais sobre o aeroporto e terminais, clique aqui!
Para chegar em Coron, você vai ter que pegar um vôo de 1 hora de duração e a cia aérea com mais opções de horários é a Cebu Pacific (compramos o vôo diretamente pelo site deles). Coron tem um aeroporto que fica localizado à meia hora do centro, em Busuanga. É um aeroporto bem pequeno, mas organizado e a esteira rolante não é bem uma esteira, e sim uma bancada de madeira onde colocam todas as malas!

Estrutura beeeem simples no aeroporto de Coron! Mas dali partem vários vôos para diversos lugares das Filipinas!
Dito isso, nem parece tão complexo quanto todos os sites falam, não é mesmo? Mas o complicado nas Filipinas é visitar várias ilhas (e você com certeza vai querer conhecer mais do que apenas uma), já que para ir de alguns destinos para outros não existem vôos diretos, e ou você vai ter que voar até Manila novamente, ou vai pegar um transfer de barco demorado, cansativo e com muita emoção, ou vai ter que andar muuuuitas horas de ônibus para chegar até a cidade que tenha um aeroporto!
Como nós fomos primeiro para Coron e depois para El Nido, optamos por ir de avião (Coron – Manila – El Nido) com a Air Swift, a única cia aérea que chega no aeroporto de El Nido mesmo! Esta opção, mesmo não sendo a mais econômica e tendo que voltar até Manila, foi a mais rápida e segura. Mas por conta de toda esta logística, nós decidimos conhecer apenas dois lugares e ficar mais tempo em cada um. Não é daqueles lugares que você vai conhecer 5 cidades em 10 dias. Os vôos atrasam bastante por lá, então certifique-se de deixar pelo menos 4 horas entre um vôo e outro. Os ferries também são complicados por conta do mar aberto agitado. Alguns chegam a durar 10 horas!
Quanto tempo ficar
Para poder aproveitar bem o lugar e fazer pelo menos os 3 tours principais deixando um dia para mergulhar de cilindro ou repedtir algum por conta do clima, sugiro 5 noites e 4 dias inteiros. Este seria o ideal. Não sugiro ficar menos do que 4 noites, até por toda logística para chegar lá!

Fique pelo menos 3 dias inteiros no paraíso!
Onde Ficar
Coron é uma vila de pescadores, um lugar super simples, mas que, mesmo assim tem várias opções de hospedagem para todos os bolsos! Muitos resorts estão sendo construídos por lá também e a ideia que tivemos é que, se você quiser ver Coron ainda tão original, precisa ir logo! Está crescendo muuuuuito!
Depois de muito pesquisar, escolhemos o The Funny Lion, um hotel boutique novo e super bem equipado, com uma piscina (nem usei!), restaurante, spa e o mais legal: um rooftop com uma super vista do pôr do sol e onde aconteciam Happy Hours com música super animados todo fim de tarde!

Vista das jacuzzis do rooftop do The Funny Lion!

Rooftop bar no The Funny Lion! Happy hour animado!

Os dias sempre terminavam assim lindos por ali, com música animada e muitos drinks!
Achei isso um plus, já que Coron é super pacata e todos os passeios chegam de volta até 17h00. Assim, com um lugar animadinho, tínhamos mais opções do que fazer depois!
Amei o hotel! Ele fica 5 minutos de triciclo do centro (essa voltinha de triciclo custa USD 0,50 por pessoa) e o restaurante dele é excelente! Para ter uma ideia, nós não jantamos no centro nenhum dia! Chegávamos no hotel, tomávamos banho e íamos pro happy hour e já esticávamos o jantar!
Fora isso, todos os funcionários do hotel são 100% simpáticos e prestativos, muito gentis mesmo! Agendaram todos os nossos passeios por lá mesmo e no dia do passeio já deixavam toalhas e água para a gente levar.
O quarto era espaçoso e muito limpo, com ar condicionado (muuuuuito importante por lá), água quente e uma cama muito confortável! Todas as noites eles deixavam mimos no quarto e bilhetinhos de boa noite!

Quarto na chegada no The Funny Lion! Vários mimos e atendimento nota 10!

área do banheiro no quarto! Super espaçoso!
As diárias ali ficam em torno de USD 150,00 com café. Se quiser algo mais em conta, sugiro o Casa Coron Hotel, que fica bem no centrinho, na rua mais legal dali e com vários cafés e restaurantes ao redor. É um hotel bem mais simples, mas bem limpo e bem localizado, e as diárias ali giram em torno de USD 39,00.

Hotel Casa Coron bem no centrinho é uma opção mais em conta!
Clique aqui e veja mais opções de hospedagem em Coron.
Onde Comer
Durante o dia, as refeições acabam sendo feitas nos passeios de barco. Só almoçamos um dia na cidade, no dia que chegamos e choveu, no Get Real Café + Bar. Fica numa das ruazinhas centrais, onde aparentemente estão algumas das melhores opções pra comer. Logo ao lado, tem um mexicano, o Los Guapos, o Calle Real Bistro e o Epic Café, todos com uma boa aparência e bem movimentados.

Drinks no Get Real Café no dia que choveu! Drinks bons e baratos!
Nossas jantas foram todas no restaurante do The Funny Lion, pois era mais prático comer por ali e a comida era boa. Até pesquisamos algumas opções para ir, mas acabamos ficando pelo hotel mesmo.

Prato de polvo no The Funny Lion! Recomendo o restaurante!
Se quiser experimentar, pesquise também essas sugestões que me pareceram boas:
- La Sirenetta – melhor para sunset e drinks do que para comer
- Brujita
- Hangover Bar
- Altrove Coron – pizzaria
Comer e beber em Coron é muito barato e anotei alguns valores para dar de exemplo e ajudar no seu planejamento financeiro da viagem:
- Cerveja – USD 1,00 a USD 1,50 nos lugares mais caros
- Drinks – USD 3,00 nos bares de rua e USD 6,00 no hotel (no happy hour compre 1 e leve outro)
- Comida – USD 4,00 a USD 7,00 por prato nos restaurantes do centrinho por pessoa e USD 8,00 a USD 10,00 no hotel
- Água – sempre tinha de graça no hotel e nos passeios mas custava USD 0,60 a garrafa nos mercadinhos
- Chocolates e besteirinhas – menos de USD 1,00 nos mercadinhos
Tours em Coron
Chegamos na melhor parte do post! Vou falar do que todos querem fazer em Coron e nas Filipinas de fato: os island hopper tours!
Os passeios podem ser facilmente reservados no hotel ou nas diversas agências pela cidade. Geralmente são vendidos os mesmos roteiros por todas as agências. Os passeios incluem o transfer do/para o hotel, almoço, água, taxas locais e o guia. A maior diferença é se você vai escolher o passeio em grupo ou privado.
Nos passeios em grupo, os barcos vão lotados com até 20 pessoas e você não tem flexibilidade para variar o roteiro, nem pedir para ficar um tempinho a mais (ou a menos) nos lugares que quiser. A vantagem é o preço: paga-se cerca de USD 40,00 por pessoa.
Nos passeios privados, você escolhe uma base do roteiro e consegue pedir umas pequenas variações, como mudar a ordem para evitar lugares mais lotados e ir contra o fluxo, ficar mais tempo onde curtir mais ou até incluir ou tirar lugares. Nesse caso, paga-se de USD 60,00 a USD 70,00 dólares por pessoa. Acima de 4 pessoas, o valor diminui um pouco, então se estiver em um grupo pequeno ou quiser dividir com outro casal que estiver no mesmo hotel, dá pra combinar o passeio e economizar alguns dólares.
Abaixo coloquei uma galeria com a foto dos panfletos de passeios do nosso hotel com os preços por pessoa (em pesos) dependendo de quantas pessoas usarem o barco!
[huge_it_gallery id=”4″]
Nós reservamos no hotel e optamos por fazer todos os passeios privados, para ter mais flexibilidade e privacidade. A empresa nos buscou de van no hotel e fomos até o pier, que é de onde saem todos os passeios. Lá, o guia nos recebe, leva até o barco, dá algumas instruções, combinamos o roteiro e partimos. Essa saída do pier é um pouco atrapalhada, porque os barcos são bem espaçosos (devido aos outriggers), e é difícil manobrar. Mas não tivemos nenhum grande problema.

Píer de onde saem os passeios! Não espere um mar lindo em Coron Town, pois é tudo meio mangue por ali!
Levamos nossa máscara e snorkel, que compramos ali em Coron mesmo, numa das lojinhas de mergulho. Se você não tiver, a empresa geralmente disponibiliza. O pé-de-pato pode ser alugado, nós alugamos por USD 3,00 o dia por pessoa. Converse com o guia que ele ficará feliz em ir buscar para você.
Os principais passeios de Coron
Coron Island Ecotours
Este é um tour pelos principais pontos nos arredores de Coron. Fizemos este passeio duas vezes com variações, já que no primeiro dia o tempo ainda estava um pouco encoberto. Na minha opinião ele é imperdível e você vai ver aquilo que todos os lugares mostram sobre Coron! O relevo é surreal! Este tour inclui snorkel maravilhoso no Siete Pecados Marine Park, Kayangan Lake, Twin Lagoon e mais um snorkel. Outras empresas podem variar, incluindo o Barracuda Lake, que também fomos no segundo dia.
Siete Pecados é um dos melhores para snorkel que já fui na vida! A cor dos corais e a variedade de peixes é absurda e não dá vontade ir embora. Como o mar das Filipinas é quentinho, ajuda ainda mais a querer ficar embaixo da água. Este parque é uma reserva marinha e protegido desde 2003 e é composto por 7 pequenas ilhas rodeadas por corais magníficos e coloridos.

Siete Pecados de fora não chama muito a atenção, mas o fundo do mar é incrível!

Muito legal!
Kayangan Lake é o cartão postal mais famoso de Coron. Ali tem uma pequena e fácil trilha que leva a um mirante e, depois de apreciar a vista (e enfrentar a enorme fila para tirar a famosa foto, mas que vale a pena), chegamos no lago, que mistura água doce e salgada e onde, caso você mergulhe de cilindro, vai chegar a temperaturas de até 38°C mais no fundo! Adorei a paisagem, mas confesso que a vista do mirante e o local onde os barcos param, chamou mais a minha atenção por conta do azul turquesa! Tinha vontade pular ali e nadar, mas não é permitido!

A vista mais famosa de Coron! é realmente incrível a paisagem por aqui!

Chegando em Kayangan Lake! Mesmo nublado o mar brilha!
Twin Lagoon é um dos lugares mais lindos que já nadei! A água é tão azul, quentinha e o lugar é tão tranquilo que dá pena de ir embora. Também mistura água salgada e doce e por isso a água no topo é fria (doce) mas quando nadamos ela se mistura com a salgada e quente e você fica o tempo todo sentindo essa variação da temperatura. Para nadar ali, você vai ter que passar por uma entradinha super pequena dentro do mar, por isso só conseguimos levar a GoPro para as fotos!

Nadando na Twin Lagoon!

A entrada é assim!

Chegando na Twin Lagoon!

A Twin Lagoon foi um dos meus lugares favoritos de Coron!
O almoço é feito numa praia exclusiva de cada empresa. O nosso foi na Calachuchi Beach, uma praia deserta incrível, com água transparente e cheia de estrelas do mar, daquelas grandonas e vermelhas!

Nosso almoço em uma praia só pra gente e ainda com a melhor vista!

Calachuchi Beach!
Nós ainda pedimos, no segundo dia que fizemos este passeio, para o nosso guia incluir o Skeleton Wreck, um navio de pesca naufragado, que não está muito fundo e nem longe desta rota e dá pra ver de snorkel. Eu adorei e o lugar é bem bonito também!

Skeleton Wreck super interessante!

O barco está assim, mas super dá para ver sua forma!
Nosso guia também nos levou no Barracuda Lake, o maior dos dois visitados e onde os mergulhadores mais profundos podem ver barracudas. Também é muito lindo e acho que vale a pena a visita!

Paulo no Barracuda Lake

Vista dos barcos saindo de Barracuda Lake. Os mergulhadores que querem fazer mergulho de cilindro no barco devem subir esta parte já equipados!

Chegando no Barracuda Lake!
Navegando nos arredores de Coron é possível ver incontáveis praias e lugares desertos e fico pensando que gostaria de ficar lá um mês inteiro só para explorar tudo com calma!

Paisagem linda demais!
Como curiosidade, a ilha de Coron é enorme e cheia de outros lagos ainda maiores e, dizem que, ainda mais lindos do que os que visitamos. Porém apenas o Barracuda Lake e o Kayangan Lake são abertos para visitação e mergulho. Os demais são protegidos e considerados sagrados pela tribo Calamian Tagbanua, um dos povos mais antigos das Filipinas e que vivem em Palawan. Eles acreditam que espíritos vivem nestes lagos e não devem ser perturbados. Em 2003, esta tribo conseguiu o domínio destes territórios e desde então eles restringem os locais a serem visitados e explorados pelos visitantes. Apenas pessoas da tribo e que possuem terras em Coron têm permissão para visitar estes outros lagos e muitas outras praias da ilha.
Escapade Tour
Esse é um passeio um pouco mais longo, mas imperdível, que inclui Bulog Island, Malcapuya Island e Banana Island. Surpreendentemente, a empresa que nos levou tirou a Banana Island do passeio, pelo que entendi por diferenças entre o dono da ilha e o dono da empresa. Ficamos sabendo apenas quando chegamos em Bulog Island que não iríamos até Banana. Mesmo assim, o lugar foi encantador e, para os amantes das praias de areia branquinha, água turquesa e quente, este é o ponto alto da viagem pra Coron!
Bulog Island é uma ilha pequena e linda com um banco de areia paradisíaco! Ali do ladinho, fica o hotel mais luxuoso de Coron, o Two Seasons Resort. Ficamos mais de uma hora nesta ilha apenas relaxando e encantados com a cor do mar que é de doer os olhos. Também almoçamos por ali em uma cabanhinha.

Chegando em Bulog Island!

Vista da cabaninha que almoçamos!

A felicidade da pessoa quando vê um mar assim!

Dispensa legendas!
Malcapuya Island já é bem maior, mas igualmente paradisíaca com um mar calminho e turquesa para ficar tomando banho! Eu, que pareço um peixe, não tinha vontade de sair de dentro da água! Uma pena que nosso guia contou que esta ilha tem dono e planejam abrir um Resort por ali. Atualmente ela não tem construções, apenas algumas cabanas. Sortudo de quem se hospedar por ali!

A caminho de Malcapuya Island o turquesa continua nos acompanhando!

Literalmente chegando no paraíso!

Praia de areia branquinha e mar muuuuuito turquesa e calminho!

Não queria ir embora jamais!

Pôr do sol lindo que nos acompanhou no caminho de volta! Esse é o dia que se chega mais tarde no hotel!
Reefs & Wrecks Tour
Este passeio é específico de snorkel em naufrágios. Queria muito ter feito mas, por causa do primeiro dia com tempo um pouco fechado, acabamos querendo repetir o primeiro passeio e não deu tempo de fazer este! Coron é cheia de navios japoneses da Segunda Guerra naufragados e é uma ótima oportunidade de você ver naufrágios sem precisar mergulhar cilindro. A água é super clara e nosso guia contou que com a maré baixa em um deles é possível quase ver de fora da água!
Mergulho
Se você for mergulhador certificado, aproveite, porque Coron é o melhor lugar do Sudeste Asiático para mergulhar e um dos melhores do mundo. A cidade está cheia de escolas e empresas que oferecem diversos tipos de mergulho. Todos os lugares que visitamos tinham algum ponto de mergulho de cilindro, como Siete Pecados, Barracuda Lake (às vezes dá para ver barracudas), mergulho em naufrágios principalmente. Eu tenho a carteirinha porém optei por não mergulhar desta vez.
Outro passeios em Coron
Existem ainda passeios por terra, como trilhas, caiaque em mangues, tour pela cidade, cachoeiras, mini safáris e um local de águas termais (Maquinit Hot Springs). Mas com tantos lugares lindos pelas ilhas, achamos que não valia a pena usar nossos dias para ficar em terra firme!
Comprinhas
Não existem shoppings ou um centro de lojas em Coron. Tudo é muuuuuuito simples! Vão existir várias lojas que vendem de tudo, como protetor solar, pequenos souvenirs, pós sol, pé de pato, etc. Mas não vá esperando fazer grandes compras não! Mas algo muito lindo que existe em Palawan para comprar são as madre pérolas! Aproveite para comprá-las em Coron, além de bonitas, as peças são super baratas! No centrinho, bem perto daqueles restaurantes que citamos acima, tem uma lojinha de artesanatos e pérolas que recomendo dar uma olhada! Em El Nido não achei nada nem parecido. Nos aeroportos, inclusive de Manila, os itens decorativos em madre pérola são mais bonitos e em mais variedade. A melhor loja é a Tesoros, mas tinham poucos colares e brincos. Ali, um colar custa de USD 15,00 a USD 30,00.

Muitos itens de Madre Pérola!

Muitos colares e brincos! Preços muuuuito baixos!
No mapa abaixo, estão indicados os restaurantes citados, nosso hotel e os principais pontos dos passeios.
Na minha opinião, Coron ainda é um lugar pouco visitado e movimentado em Palawan, que é a província mais procurada e visitada das Filipinas. Em nossos passeios, encontramos no máximo 6 barcos no mesmo lugar, embora não estivéssemos na alta temporada, quando o guia comentou que esta quantidade chega a dobrar. Mas ainda assim é bem menos movimentado do que El Nido. De qualquer forma, o turismo traz desenvolvimento e isso é bom para Coron, que com certeza em alguns anos vai ter mais estrutura turística em Coron Town. Por outro lado, com o aumento de visitantes, os corais podem ser prejudicados e essa ideia de paraíso intocado vai aos poucos desaparecendo, como aconteceu com a Tailândia, por exemplo. Por isso, meu conselho é que se você quiser ir para lá, vá o quanto antes. Tive a impressão de que se eu voltar em 5 anos, o lugar já vai estar totalmente diferente.
É um lugar perfeito para os amantes da natureza e do mar principalmente. Não é um destino exclusivo de praias de areias branquinhas, mas um local para quem gosta de curtir o mar e o que tem embaixo d’água!

See you soon Coron!
Espero que tenham gostado do post e de Coron! Eu me apaixonei!
Beijos e obrigada pela visita!
Paula Salzano
Ola!
Quanto mais ou menos seria um custo total de uma viagem para Coron?
Eu vi os valores nos folders, fiz a conversão para reais mas fiquei com duvidas.
O total de custo para 1 pessoa da mais ou menos uns R$ 12.000,00 com aéreo?
passaporteaberto
Oi Paulo, então, falar de valores exatos fica difícil visto que o maior diferencial de todos, é a passagem que você encontrar até lá! Mesmo assim, acho que se você conseguir encontrar esta passagem ( não no preço cheio, perto de 6 mil reais), você consegue fazer a viagem com 12 mil tranquilamente! Comer e beber é MUITO barato, e os passeios, se comparados à outros lugares de praia, como o Caribe, também saem bem em conta! Os hotéis, existem pra todos os orçamentos, então depende mais da passagem que você conseguir encontrar pra lá, entende? Muito obrigada pela visita aqui e desculpe a demora nessa resposta! 🙂
Valdizar
Olá. Parabens pelo post. Meu inglês é básico, será que dá para tentar se virar nessa aventura dos sonhos?
passaporteaberto
Oi Valdizar! Obrigada pela visita! O inglês dos Filipinos também é bem básico, então acho que isso não será um problema, mas vale levar escrito o nome dos passeios que queres fazer, para mostrar no hotel! Ficar num hotel mais legal, como o Funny Lion, que já vende o passeio, também ajuda, pois você não precisará sair para procurar fora as atividades e eles buscam e trazem pro hotel! É um paraíso mesmo! Dos sonhos! Beijos, natalia
Anny
Oi querida viajante!!
Estou indo sozinha passar meu niver nas Filipinas.
Vc achou o Hotel Lyon muito casal?
Eu queria ficar em lugar com o happy hour que vc comentou mas que tivesse uma galera mais solteira. O q vc recomenda?
passaporteaberto
Oi Anny! Nossa, que sensacional! Você vai amar Coron! O hotel é muito legal, mas tinham mais casais que solteiros, mesmo assim, tem uma estrutura muito legal e acho que é o único com um happy hour assim com aquela vista! Acho que no centrinho (beeeem pequeninho) vai ser mais agitado com mais gente solteira durante a noite, mas mesmo assim, por ser próximo, eu me hospedaria no Funny Lion pela estrutura e café da manhã e daria umas voltinhas a mais durante a noite hehehehe! Com USD0,50 você vai de tuk tuk até o centro! 🙂 beijos e obrigada pela visita!!!
Claudio
Olá, danpara se virar bem não falando um inglês muito contundente , vi tbm que falou que os gastos lá costumam ser bem em conta , então vale muito a pena conhecer esse paraiso?
passaporteaberto
Oi Claudio,
O inglês deles não é dos melhores, mas falar um pouco vai ajudar a conseguir se comunicar. Diria que pelo menos o básico ajuda para saber preços, contratar passeios e saber o que está acontecendo. Mas não há necessidade de ser fluente! Sobre os valores, é realmente muito barato. Para mim, é um paraíso, mas que está em rápido desenvolvimento. Acho que se quiser ver ele ainda assim, intocado, quanto antes visitar, melhor! 🙂 Agradeço muito a visita aqui no blog! Um beijão, Natalia
Fábio
Olá, parabéns pelo excente post. Iremos eu e minha esposa nas Filipinas em fevereiro para El Nido (total 7 dias úteis mais 2 de voos), e nos deu vontade de visitarmos Coron também. Você recomendaria dividir o passeio em 4 dias para El Nido e depois mais 3 para Coron? Um abraço.
passaporteaberto
Oi Fábio, Muito obrigada pela visita e comentários aqui! Me deixa muito feliz saber que ajudo as pessoas a viajarem mais e melhor 🙂
Então… dá pra ir, mas neste caso eu não aconselharia você voltar até Manila e pegar o avião, e sim, pegar um ferry, que levam em torno de 4 horas com mar bom. A única coisa que você deve levar em conta é que vai ter o roteiro mais justinho para ver tudo, sem brechas pra um possível dia de chuva, ou para repetir algum lugar que amou. Mas sendo um destino tão longe, acho que vale a pena ver os dois…Se for optar por passeios em Coron, não deixe o Escapade de fora! 🙂 Se precisar de mais alguma ajuda é só falar! beijos
Lorrana
Oii, primeiro quero da os parabens pelo blog…Muito bom, conseguir tirar varias duvidas!! Estou indo com meu namorado agora na primeira semana de dezembro, sabemos o basico do basico do ingles rs ou seja quase nada hahaha mas estamos levando todos os passeios que queremos fazer imprimidos!! Acha que vamos ter muita dificuldade? vamos na fe, pq estamos apaixonado por esse paraiso
passaporteaberto
Oi Lorrana! Falar inglês ajuda, mas eles também não falam muito bem. hehehe É bom só ter bem certinho o que vcs querem fazer para mostrar pros guias dos barcos e pro hotel! Coron é um sonho de lugar, vocês vão amar! Não deixem de fazer o Escapade Tour! 🙂 Beijos, Natalia
Thiago
Oi! Parabéns pelo artigo! Gostaria de saber o horário de saída dos passeios, ou pelo menos o que eles prometem, rs
passaporteaberto
Oi Thiago! Muito obrigada pela visita e comentários aqui no blog! Se você contratar privado, eles podem sair dependendo de vc, mas geralmente falam 9h. Buscam um pouco mais cedo no hotel, mas geralmente atrasa uns 15 minutos hehehe! Beijos e espero ter ajudado!
Diana Ribeiro
Ola,
Obrigado por partilhares toda essa informação.
No que diz respeito as tours privadas, conseguiram fugir das multidões? (tanto no Ecotour como no Escapade Tour)
Beijinho
passaporteaberto
Oi Diana! Muito obrigada pelos comentários e também pela visita aqui no blog! Sim, quando fomos, não era altíssima temporada (final de novembro) e por isso também não estava tão cheio. Mas o clima é mais instável. Você pode pedir ao barqueiro que inicie seu tour no sentido contrário das multidões, eles fazem isso se você pedir! Beijos!
Marlon
Ótimo post! Muito obrigado, vou planejar pra daqui um ano, Abril, acho que é a melhor época
passaporteaberto
Oi Marlon, sim! Abril é sol na certa!! Também teria ido nesta época se tivesse coincidido com as férias hehehe Você vai amar as Filipinas! Muito obrigada pela visita!! Beijos!
Tiago
Olá, muito bom esse seu blog e obrigado por compartilhar sua experiência.
Gostaria de saber sua opinião sobre onde é melhor se hospedar, perto da praia ou mais próximo do centro?
Agradeço desde já.
Tiago.
passaporteaberto
Oi Tiago! Muito obrigada pela visita e elogios! Escrevo aqui com muito carinho! Adoro compartilhar as experiências de verdade! Sobre Coron, pode ficar perto do centro, ou até nas proximidades de onde me hospedei, pois a praia de Coron em si não é bonita. Ali tem um portinho de onde saem os passeios, e só. Para ver as belezas do lugar, apenas com os passeios de barco mesmo. Por isso, podes se hospedar onde achares mais conveniente… acho o centro bom pelas opções de alimentação próximas, algumas lojinhas e tal! 🙂 Se precisar de mais alguma coisa é só falar! Beijos!
Monica
Oi! tenho só 7 dias nas Filipinas. Pensei em ficar 3 dias inteiros, uma noite e uma manhã em El Nido e 2 dias inteiros e uma tard em Coron. Vc acha q dá pra aproveitar? Quais locais sao fundamentais em Coron e El Nido?
passaporteaberto
Oi Monica!
Acho que dá, porém você vai perder um tempo se locomovendo entre um e outro! Em Coron existem muitos passeios, bem como El Nido. Se você quisesse ficar uma semana em um deles já daria, mas eu faria em Coron: Escapade Tour e o tour principal da twin lagoon. Em El nido com certeza o Tour C e a Big e Small Lagoon. Se puder, fique no Miniloc que fica do lado e tem um snorkel incrível! As Filipinas é um lugar inesquecível! Beijis
Stalimir Vieira
Parabéns pela qualidade do blog.
passaporteaberto
Oi Stalimir! Muito obrigada pela visita e pelos comentários! Gosto muito de saber que as dicas ajudam mais pessoas a viajarem melhor! 🙂 beijos!
Bruna Laffitte Gavlak
Oi Monica!
Estou impressionada com a qualidade do conteúdo, super completo e de fácil compreensão!
Gostaria de uma dica em relação ao tempo de viagem. Estava pensando em passar entre 7 a 8 dias nas Filipinas, e 15 na Tailândia – nada certo aina, estou estudando, se puder dar uma opinião quanto a isso seria ótimo.
E lendo entre os blogs percebi que pouco se falam sobre Manila ou Cebu, você acha que não vale conhecer? Melhor focar em El Nido e Coron?
Muito obrigada!
Beijoss, Bru
passaporteaberto
Oi Bruna, mil desculpas pela demora em te responder! Agosto foi um mês de muita correria! Mas cá estou :)Vamos lá! Primeiro, super obrigada pelos comentários sobre o blog! amo mesmo escrever isso aqui :)! Sobre o tempo nas Filipinas, se você tem 3 semanas de viagem, acho que ficaria 8 pelo menos nas Filipinas para Coron e El Nido, para conhecer bem. Manila é uma cidade grande, feia e caótica hahahaa dormimos 1 noite, acho que não vale a pena usar tempo da viagem para lá. Mas quem sabe Cebu se quiser nadar com Tubarões baleia, para isso, pegaria mais 2 dias. Os transfers demoram muito! Sobre a Tailândia, eu iria para Bangkok uns 3 dias, faria Chiang Mai (também tem post completo no blog), mais uns 3 dias e uma semana nas praias. Se quiseres minha opinião sobre as praias na Tailândia e nas Filipinas, vais encontrar menos gente e mais praias intocadas nas Filipinas, mas a Tailândia é linda também, apesar de já super turística. Eu optaria por Koh Phi Phi e Krabi, e deixaria Phuket de fora (mto lotado). hehehe Se desse tempo, eu ainda aproveitaria a proximidade e iria 3 dias pro Camboja, conhecer Ankgor. É MUITO incrível! Acho que é um roteiro e tanto e uma bela viagem! Daquelas pra nunca esquecer! 🙂 Se quiser mais alguma coisa, é só falar!
Bianca
Ola td bem?
Amo seu blog e suas dicas , fiz todas do Hawai…..
Qual destino vc mais curtiu Fiji ou Filipinas?
Bjos
passaporteaberto
Oi Bianca! Nossa, que pergunta difícil! Os dois lugares são reais paraísos, e neles fiz os melhores snorkel da vida e vi as águas mais quentinhas! Acho que vai mais da pegada da sua viagem mesmo! As Filipinas é um destino bem mais em conta pro nosso bolso! Tudo lá é super barato, a moeda é desvalorizada e tem aquela pegada bagunçada de Ásia, sabe? Mesmo ficar no Miniloc foi bem mais barato do que ficar num hotel mediano em Fiji. Fiji é o paraíso com mais luxo eu diria. Você vai ficar em ilhas desertas e com serviço primoroso se quiser. Dá pra fazer budget também, mas o preço médio das coisas por lá é bem maior, até porque recebe muitos turistas europeus e australianos. Em Fiji as pessoas são MUITO queridas. Difícil dizer viu? Eu colocaria os dois na lista da vida hehehehe! Beijos e super obrigada pela visita!
Julia Vincent
Oi Mônica! Maravilhoso o blog : )
Eu vou ficar 8 dias em el nido e coron, mas queria saber se um dos dois, da pra ficar uns dias sem fazer passeio, só relaxando na praia local, caminhando pelas proximidades etc.
O que acha?
Obrigada!!
passaporteaberto
Oi Julia! Muito obrigada pela visita no blog e comentários! é muito legal receber esse feedback de quem se inspira nas viagens para viajar também! Se quiser ficar um dia sem passeio, opte por El Nido, com certeza! Não sei em que parte de El Nido você vai se hospedar, mas Coron Town não tem praias legais. Se você ficar em algum hotel estilo Miniloc, tire sim um dia só para curtir o hotel, vale muitto a pena. Se ficar em El Nido mesmo, como nós tb ficamos, pode ir para alguma praia ou ficar na praia do hotel. Mas pesquise então algum lugar para ficar que tenha uma praia boa na frente! El Nido Town tb não tem praia muito limpa! Mas se andares meia horinha já achas! Já decidiu hotel? Beijos e se precisar de mais alguma coisa é só falar! 🙂
Julia
Muito obrigada, Monica!! Acabei indo parar num post seu sobre El Nido e pude ver mais infos : ) Vou ficar em hoteis mais economicos rsrs mas andar meia horinha tá ótimo! Outra coisa, os passeios incluem máscaras/snorkel? caiaques eu já vi que são por fora, né…. e sapatinhos e mochilas à prova d’agua é bem fácil/barato de achar mesmo? Super obrigada!!!
passaporteaberto
Oi Julia! Os pásseios tem a máscara sim! Eu levei minha porque também tinha essa dúvida, mas se caso não tiver, as lojinhas lá tem muitos snorkel para comprar, tem lojas de mergulho também! E é bem fácil de achar! Coron vi mais que em El Nido, mas vi nos dois lugares! Se quiser garantir o snorkl até levaria daqui, mas acho que dá pra deixar para comprar lá sim 🙂 Beijos!”!!
Miguel Pereira
Oi Julia. Acha demasiado arriscado ir em Outubro por causa do tempo? E sabe como chegar no aeroporto de El Nido via Manila ou Cebu sem ter que ir a Puerto Princesa? Muito obrigado e parabéns pelo post 🙂
passaporteaberto
Oi Miguel! Muito Obrigada pela visita aqui no blog e pelos mcomentários!! Acho que outubro pode ser um pouco mais arriscado sim, mas clima é algo realmente imprevisível! Para ir de Manila diretamente até El Nido, você precisa comprar passagem da Air Swift, que é a única cia aérea que voa direto para lá! Nós fomos com eles! Se precisar de mais alguma coisa é só falar! Beijos, Natalia
Cristiane
Natália, seus posts são excelentes. Fiz minha viagem para Filipinas toda baseada nos seu blog. Muito obrigada pela generosidade em compartilhar conosco suas experiências. Beijos. Cris
AMANDA VIEIRA
Oi Natalia! Tudo bem?
To morrendo aqui tentando alinhar meu roteiro, vou ficar 10 dias na Indonésia (Bali, Nusa Penida, Komodo, etc), 5 nas Filipinas e 6 na Tailandia. Super apertado, e lendo seus posts sobre as Filipinas realmente dá dó não poder ficar mais. Queria fazer El Nido e Coron, mas pelo que entendi pelo tempo seria interessante focar em uma ilha só. Entre as duas, qual te impressionou mais? Minha percepção é que Coron é mais intocada, mas El Nido tem mais opções de passeios…
passaporteaberto
Oi Amanda! Obrigada pela visita e pelos comentários! Nossa, que decisão difícil! Coron é mais intocado sim, com menos estrutura, e tem muitos passeios lindos, navios naufragados para fazer snorkel, praias maravilhosas. El Nido tem mais gente, mas com lugares igualmente lindos e se quiser hotel com mais estrutura, é uma ótima opção. Se quiser centrinho mais agitadinho também!! Você mergulha de cilindro? se sim, opte por Coron que é um dos lugares mais lindos para mergulhar. Pessoalmente te digo que ficaria super dividida… no fim acho que não te ajudei muto hehehe! Beijos e qualquer coisa que precisar é só falar!