Top

Oi Pessoal!

Hoje vim falar um pouco sobre hospedagem. Até este ano eu sempre havia optado pelo jeito tradicional, me hospedando em hotéis.

Mas há tempos venho observando uma crescente onda de hospedagens em casas e apartamentos e comecei a me questionar se realmente seria legal ou não e resolvi que deveria fazer minha própria tentativa e tirar minhas próprias conclusões. Muitos fatores motivam as pessoas que conheço a usarem o airbnb. Algumas alegam melhor preço, outras a oportunidade de interagir com locais, outras o fato de ter mais privacidade e de se hospedar como um insider e aos poucos fui me interessando em testar a ideia.

Vamos lá, para entenderem, eu não me considero uma pessoa fresca. Não gosto de rótulos e considero que me adapto facilmente às situações. Eu adoro um resort de luxo cheio de amenidades, mas também curto uma pousada rústica se combinar com o estilo da viagem. Acho que tudo vai do momento, do lugar e da disponibilidade em investir dinheiro nisso.

A primeira vez que olhei pro site com mais carinho foi quando fomos pro Hawaii em 2015, porém os preços eram iguais ou até mais caros que os hotéis nos locais que queríamos ficar e no fim acabei deixando a ideia de lado.

Este ano, quando resolvemos visitar as Exumas nas Bahamas, eu estava com a ideia de gastar menos e também com a realidade de que muito pouco se fala sobre este lugar em blogs e sites de viagem (não achei NADA em Português por exemplo), e, portanto, não tínhamos também muita informação sobre onde ficar, quais hotéis etc. Eu sabia do Sandals Emerald Bay, mas não queria investir tanto num hotel All Inclusive se queria rodar a ilha e não desfrutaria de tudo que o hotel oferece.

Já no airbnb existiam muitas, muitas casas mesmo para alugar na ilha e algumas com reviews incríveis. O preço também era muito convidativo e acabamos escolhendo uma casa só para a gente, perto do mar mas não de frente, um pouco isolada do resto, mas com uma boa estrutura. Todas as reviews eram muito positivas sobre o local e sobre os anfitriões e fomos viajar sem medo!

Chegamos lá e, conforme descrição, a casa estava limpa, super bem equipada com fogão, forno, chuveiro quente, ar condicionado, TV (que nem usamos) e coolers para levar para a praia, toalhas de praia e um tiki bar só para nós, e nos sentimos muito bem vindos, principalmente pelos anfitriões que moravam na casa ao lado, não longe demais para faltar assistência e nem tão perto que tirasse a privacidade. Fora toda assistência antes da viagem, onde nos enviaram um guia mais do que completo da ilha, com lista detalhada de restaurantes, mercados e praias para visitar inclusive com mapa do Google Maps destacando pontos que eles achavam mais legais e imperdíveis. Eles nos receberam com pão caseiro quentinho, ovos das suas próprias galinhas, e uma placa de boas vindas que eles mesmos pintaram e nos deram como souvenir! (atualmente ela habita nossa cozinha)

 

 

 

Conclusão

No caso da nossa viagem em particular que fomos para relaxar, sem grandes roteiros e mil museus e programações para cumprir tendo que acordar cedo e bater perna, alugar a casa foi perfeito, pois mesmo que tínhamos que preparar nosso café da manhã e lavar a louça, estávamos viajando num ritmo bem tranquilo onde isso não atrapalhou a viagem. Eu acho que em caso de roteiros com poucos dias e numa cidade mais agitada e que eu ainda não tenha ido (muita coisa pra ver x pouco tempo), eu ainda optaria pelo bom e velho hotel por todas as facilidades e praticidade. Neste nosso caso específico, pela localização mais afastada, tivemos acesso a um lado da ilha que não existem hotéis e pudemos conhecer o lado insider que comentei lá em cima também, remando de caiaque por cays maravilhosos. A única coisa que eu senti falta foi do serviço de quarto. E isso é muito pessoal. Adoro uma toalha limpinha e cheirosinha todo dia, a cama arrumada e o quarto varrido. Mas não senti falta a ponto de me arrepender de ter escolhido alugar.

Acredito que os prós superaram os contras e tivemos uma experiência super legal com pessoas que vivem no lugar. E esse é um ponto a se levar muito em consideração. Sua experiência pode ser maravilhosa ou péssima, dependendo do anfitrião, então eu sugeriria muuuuuuita pesquisa antes de tomar uma decisão.

Sobre o preço, realmente pode ser muito mais atrativo em alguns casos, como foi este da nossa viagem em que uma semana de estadia custou o mesmo que uma diária de resort all inclusive, mas em outros como no Hawaii, alugar uma casa de frente para o mar sairia o mesmo ou até mais do que ficar hospedado em um hotel também de frente para o mar. Acho que a experiência que se busca na viagem deve ser levada em consideração, não apenas ver a ferramenta como um modo de economizar e sim como um estilo de viajar.

Vendo em retrospecto, eu acho que não me hospedaria numa casa em Maui por exemplo, onde estar de frente pro mar num bom hotel aproveitando serviço de bar de praia e demais facilidades acaba fazendo a diferença na viagem, mas achei a experiência ótima e provavelmente alugarei novas casas em novos lugares!

E você? Teve boas ou más experiências alugando casa/ apartamento?

Se quiserem saber mais sobre a nossa casa das Exumas, clique aqui!

ATUALIZAÇÃO JAN/2019: O link da casa está funcionando novamente. Os antigos anfitriões que nos alugaram a casa em 2016, voltaram pro Canadá por assuntos familiares, e a casa ficou por algum tempo indisponível! Ela está novamente disponível com novos anfitriões que são “superhosts”. 🙂 

 

 

(Visited 133 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Leticia

    13 de agosto de 2017

    Boa noite!! Tudo bem? Estamos indo para Exuma em Novembro, e não consegui acessar o link da casa que você alugou, fiquei curiosa e interessada!! Tens como me passar o nome da casa ou o link atual para eu acessar pelo Airbnb?! Adorei seu post, muito obrigada pelas dicas!! obrigada, aguardo teu retorno!!!

    responder…
      • Carolina

        22 de dezembro de 2017

        Olá. Adorei as dicas e tb gostaria do link da casa.
        Amando suas dicas.

        responder…
  • Felipe Oliveira

    10 de setembro de 2017

    Ola, Boa noite! tudo bem? Primeiramente, obrigado pelas dicas! Realmente, é muito difícil encontrar informações em português sobre Exuma. tive a mesma curiosidade do post acima, voce poderia me enviar o link da casa do airbnb? Iremos em dezembro e estamos finalizando tudo. Ficamos muito interessados. Obrigado desde ja! 🙂

    responder…
  • Gustavo

    6 de outubro de 2017

    Olá! Sou mais um interessado na casa. Poderia me enviar algum detalhe, link ou região. Obrigado.

    responder…
  • Gustavo

    6 de outubro de 2017

    Desculpe a falta de elogio, foi a ansiedade!
    Excelentes dicas. Eu e minha esposa adoramos.

    responder…
  • Jessica

    29 de janeiro de 2018

    Olá, obrigada pelas dicas, o blog mais completo sobre o local, muito útil! Também gostaria de ter o link da casa que se hospederam, por gentileza. Obrigada

    responder…
  • Fernando D

    13 de fevereiro de 2018

    ola, gostei mto das dicas e do video que fizeram, estou querendo ir com a esposa pra la em Maio, andei pesquisando hoteis mas nao achei nada de tao chamativo, e como seriam somente 3 ou 4 dias por la, talvez eu opte por Airbnb, poderia passar informacoes da casa? obrigado!

    responder…
  • Jaqueline

    8 de março de 2018

    Oii, vc pode, por favor, me enviar o link da hospedagem? Obrigada (:

    responder…
  • Suellen

    16 de janeiro de 2019

    Oi Natália! Parabéns pelos posts de Exumas! Estão muito completos! Eu tbm fiquei muito interessada na casa que vc alugou! Será que a casa está disponível novamente? Vc tem alguma informação? Obrigada desde já!

    responder…
  • carol

    20 de fevereiro de 2019

    ola pode deixar pa mim o link da casa?

    responder…

envie um comentário