Sardenha: dicas gerais e tudo o que você precisa saber!
Não existia outro lugar de praia na Europa que eu tinha mais vontade de conhecer do que a Sardenha!
Passei vários anos lendo, vendo fotos e sonhando com o dia em que estivesse lá, em meio aquela água turquesa maravilhosa! Eis que quando surgiu a oportunidade de voltar pra Itália pra comemorar o aniversário da minha mãe este ano, não pensei duas vezes, iria para Sardenha de qualquer maneira! A época da viagem ajudou, já que fomos no verão e a temperatura da água do mar Mediterrâneo não é aquela coisinha querida igual as Filipinas, se você não for no verão, vai passar frio pra tomar banho de mar! E eu, que sou uma peixinha assumida, só iria pra lá se desse pra tomar banho mesmo! Mas tivemos que escolher o que visitar, já que tínhamos apenas uma semana e a Sardenha é enorme!
Então, baseado em tudo o que vi, li e fiz, vim contar aqui tudo o que você precisa saber para programar a melhor viagem possível pra Sardenha!
Vamos lá?
Sobre a Sardenha
A Sardenha é ENORME! É a segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo, perdendo pra Sicília. Fica a Oeste da península Itálica, tem mais de 1 milhão e meio de habitantes, 24 mil quilômetros quadrados e tem quase 2 mil quilômetros de litoral, com baías de relevo rochoso, areia branquinha e mar turquesa, além de ter várias ilhotas menores a seu redor! É um verdadeiro paraíso para quem ama praia. Ela é uma região autônoma da Itália, preservando assim sua cultura e tendo autonomia administrativa.
A ilha já foi povoada por fenícios, cartagineses, romanos, árabes, bizantinos, espanhóis e italianos, e por conta destas influências, desenvolveu características culturais muito próprias. Por causa das invasões, sua população se concentrou mais no interior, vivendo da agricultura e da criação de animais. Eles desenvolveram também uma linguagem própria: o sardo que, junto com o italiano, é um dos idiomas oficiais por ali.
A culinária também sofreu influência destas ocupações. Existem várias características da culinária árabe e os pratos mais tradicionais, diferente do que se imagina para uma ilha, são de carne vermelha, como o Maialino Sardo (um leitãozinho com preparo especial). Mas é claro que os frutos do mar fresquinhos e deliciosos também são encontrados por toda parte.
Foi chamada de Sandálio pelos gregos, por causa de sua forma geográfica e de Ichnusa pelos fenícios. Hoje, Ichnusa é o nome da cerveja local mais conhecida e que com certeza você vai experimentar quando estiver por lá!
A Sardenha é um destino muito adorado pelos italianos e procurado pelos europeus, inclusive tem muito turismo de luxo também, com suas marinas e iates imponentes.
Além das maravilhosas praias, a paisagem longe da costa também é linda, repleta de montanhas, campos e vales com criação de gados e ovelhas. É engraçado que dirigindo de uma região até a outra e passando pelo interior, nem parece que estamos em uma ilha!
A norte da ilha, muito muito pertinho da Sardenha, fica a Córsega, uma outra ilha paradisíaca que pertence à França e também merece ser visitada.
Como chegar
Não existem vôos internacionais diretamente do Brasil para a Sardenha, mas você consegue chegar com um curto vôo de uma hora Roma ou Milão até lá! Voam para lá a Blue Air, Air Italy e a Alitalia. Se estiver visitando a Costa Amalfitana e quiser ganhar tempo, vale a pena voar desde Nápoles até Olbia e assim não ter que dirigir até Roma. Os vôos podem até sair um pouquinho mais caros, mas acho que vale pelo ganho logístico.
A Sardenha possui 3 aeroportos; Cagliari, Olbia e Alghero. Como a ilha é grande, eu sugiro chegar por um e ir embora por outro, assim você ganha tempo de deslocamento. Nós, que tínhamos apenas uma semana, chegamos por Alghero e fomos embora por Olbia.
Para procurar vôos para chegar até a Sardenha, clique aqui!
Se localizando na Sardenha
A Sardenha fica a 250km em linha reta de Roma, e é dividia em 8 províncias que são: Cagliari, Carbonia-Iglesias, Medio Campidano, Nuoro, Olbia-Tempio, Oristano, Sassari, Ogliastra. Sua capital é Cagliari, na província de mesmo nome e fica ao sul da ilha.
Nas províncias mais ao norte como Sassari, Olbia Tempio e Nuoro, estão os pontos e praias mais conhecidos da ilha, além de estarem mais próximos do famoso e paradisíaco arquipélago de La Maddalena e também da Córsega.
Na província de Olbia Tempio fica a famosa região da Costa Esmeralda, com a badalada Porto Cervo e com suas praias maravilhosas, como a Praia do Príncipe e Palau, de onde saem as balsas para La Maddalena.
A famosa Cala Gonone fica na província de Nuoro.
Na província de Sassari fica a linda e histórica Alghero e a pequena notável Stintino, com sua famosa praia de La Pelosa. Também ali fica a região da Gallura, muito famosa também por suas lindas praias.
Nessa região mais ao norte ficam os aeroportos de Olbia (Olbia Tempio) e também de Alghero (Sassari).
Para dar uma ideia de distâncias e de como a ilha é enorme, para ir de Stintino até Olbia, são 2 horas e 14 minutos de carro, assim vale a pena pensar e programar seu roteiro mesmo para chegar em um aeroporto e sair por outro.
A região sul, onde fica a capital, é menos visitada e acho que vale a pena incluir no seu roteiro apenas se você tiver mais de 15 dias na ilha.
Como se locomover
Para mim, alugar um carro é indispensável para conhecer a ilha! É tudo longe e o transporte público quase inexiste! Sem carro você vai ficar dependendo de comprar passeios ou de transfers do seu hotel e engessa muito a viagem! É impossível, por exemplo, mudar de praia na metade do dia ou ir jantar em uma cidadezinha diferente! SÉRIO, a economia de não ter carro aqui não compensa!
Inclusive, para ir até La Maddalena usamos nosso carro, fomos com a balsa até lá e lá ele foi super útil! Tivemos um dia inteiro de passeio apenas de carro!
Nós alugamos nosso carro pela Rantalcars e tudo funcionou super bem! Lembre-se apenas que, em caso de você seguir minha sugestão de chegar por um aeroporto e ir embora por outro, deve fazer a mesma coisa com o carro; pegá-lo num aeroporto e devolver em outro! Geralmente paga-se uma taxa por isso, mas vale a pena!
Quando ir
Verão, verão, verão! Sim, é mais caro do que nas outras épocas do ano! Sim, é mais cheio do que nas outras épocas do ano! Sim, é alta temporada! Mas sim, é a melhor época para visitar a Sardenha, pois você vai conseguir tomar banho de mar sem sentir frio, os dias vão ser enooooormes (anoitece às 21h00), e não chove! Para tudo isso, considere os meses de Julho e Agosto (julho foi perfeito)!
Eu sei que é mais caro viajar pra lá nessa época, a diferença no preço das passagens pode ser gritante e dificilmente tem promoção, mas acredite, o custo-benefício é excelente! Você vê mais coisas porque os dias são longos, e aproveita de verdade!
Porém lembre-se: Agosto é o mês em que os italianos saem de férias e a Sardenha é um destino muito procurado por eles, portanto, entre Julho e Agosto, eu escolheria Julho.
Ahhh, mas queria gastar menos e mesmo assim aproveitar! Ok, então eu sugiro você visitar nos meses que antecedem um pouco o verão ou nos que vêm um pouco depois, como maio e junho ou setembro e outubro, para poder aproveitar a praia!
Se você não faz questão do mar em si (mas acho difícil alguém ir até lá e não ter vontade se jogar na água), considere que chove MUITO pouco por lá e o clima Mediterrâneo de invernos curtos e temperaturas suaves ajuda. Qualquer mês entre abril e outubro será ótimo para ver as paisagens e não pegar chuva!! O mês que mais chove é dezembro, e é também o mais frio. Chove em média 8 dias no mês com temperaturas que variam de 12 a 22 graus. (Em Julho chove em média 1 dia no mês, o que significa que com certeza você verá céu azul!)
Quanto tempo ficar
Como já comentei algumas vezes, a Sardenha é ENORME, mesmo! As cidades são bonitas, interessantes, e existem muitas e muitas praias e ilhas pra se conhecer! Não é como um destino no Caribe que em uma semana você vê tudo!
Se tempo e dinheiro não forem problema para você, programe logo uma viagem de 21 dias. Acho que seria o tempo PERFEITO, aquela viagem ideal, que você sairia sem pendências (mas não sem vontade voltar, isso acho difícil independente de quanto tempo você fique!)!
Mas, como para a maioria das pessoas isso acaba não sendo viável por muitos fatores, acredito que 15 dias já seriam muito bons. Já daria para ter uma noção ótima da ilha, mesmo que deixando alguma coisa de lado!
Eu não tinha nem 21 nem 15, então fiz o que dava com o tempo que tinha e fiquei 7 dias por lá! Com 7 dias você também consegue fazer uma viagem muito legal e linda, excelente eu diria, mas vai embora com certeza com aquela sensação de que precisa um dia voltar para ver o resto que ficou pra trás. Isso não é necessariamente ruim, já que como a ilha está a um curto vôo de distância do continente, fica fácil combinar uma visita com alguma viagem para outros lugares da Europa.
O que ver e fazer na Sardenha
Algumas das mais belas praias que você vai ver na vida, como La Pelosa e Praia do Príncipe, além de fazer trilhas até algumas praias inacreditáveis na ilha de Caprera, navegar por águas turquesas de doer os olhos, conhecer ilhotas desertas no arquipélago de La Maddalena e conhecer cidadezinhas medievais de frente para o mar! O Dolce far Niente combina perfeitamente com esse lugar! Nos próximos posts vou detalhar este roteiro para dias perfeitos no paraíso! Fique atento!
Para melhorar sua experiência na Sardenha
Como você vai pegar praias de diversos tipos, é bom que esteja preparado. Por isso vou deixar algumas dicas gerais para você não ser pego de surpresa na sua viagem! Falei mais sobre este tema no post 7 itens que vão fazer a diferença nas suas viagens ao ar livre!
- Muitas praias na Sardenha são acessíveis apenas por trilhas, bem como alguns passeios. Elas não são difíceis, mas você vai ter que caminhar um pouquinho e de havaianas não funciona! Leve um tênis!
- Como você vai andar bastante, também acho que levar uma mochilinha vai te dar uma melhor experiência de viagem do que levar bolsa de praia!
- Leve uma toalha de secagem rápida, falei mais dela aqui! Compre uma tamanho G, para usar já para deitar e pegar sol! Nem todas as praias vão ter espreguiçadeiras para alugar!
- Por não ter espreguiçadeiras para alugar em todas as praias (ou porque você não quer gastar EUR 25,00 todos os dias), compre uma esteira de praia e um guarda sol. Em todas as praias mais conhecidas existem ambulantes vendendo antes do acesso e elas saem por EUR 5,00. Mas sugiro você já comprar seu kit praia no primeiro dia! (Se você levar mais coisas pode negociar um descontinho!)
- Compre um kit de frescobol! São vendidos por aproximadamente EUR 8,00 e vão ser bons companheiros para os dias malandros de sol!
- Compre ou leve uma boia inflável! Sério, acho que deixa qualquer banho de mar em águas calmas mais legal!
- Compre lanchinhos para comer durante o dia! Várias praias não têm estrutura e você vai ter fome! O mesmo vale para água!
- Os italianos levam a praia muito a sério, isto é, aproveitam até o último momento. Por isso, você vai perceber que as cidades ficam cheias lá pelas 22h00! Se não quiser passar aperto pra jantar e ter que reservar os lugares, saia pra jantar antes das 21h00.
Sugestão de roteiro
Abaixo deixei sugestões de roteiros dependendo do número de dias que você tiver para conhecer a ilha. As dicas detalhadas dos locais abaixo serão temas dos próximos posts, então fique atento para as dicas de lá!
Como dividir seu roteiro se você tiver…
- 7 dias na Sardenha – Fique as 3 noites em Stintino e faça o bate volta para conhecer Alghero + 3 noites em La Maddalena+1 noite na Costa Esmeralda (é pouco, mas vale!)
- 8 dias na Sardenha – Fique as 3 noites em Stintino e faça o bate volta para conhecer Alghero + 3 noites em La Maddalena + 2 noites na Costa Esmeralda (ainda é pouco, mas vale!)
- 9 dias na Sardenha – Fique as 3 noites em Stintino e faça o bate volta para conhecer Alghero + 3 noites em La Maddalena+ 3 noites na Costa Esmeralda.
- 10 dias na Sardenha – Fique 1 noite em Alghero na sua chegada + 3 noites em Stintino + 3 noites em La Maddalena + 3 noites na Costa Esmeralda.
- Acima deste tempo você pode escolher entre ficar uma noite a mais em Alghero ou em La Maddalena para ir até a Córsega, ou até ficar alguma noite na região de Santa Teresa Gallura).
Com 10 dias já acho que o roteiro começa a ficar com o tempo ideal e ficará perfeito se você tiver duas semanas!
Para ver mais detalhes sobre localização, veja o mapa interativo abaixo!