Saindo do Porto, alugamos um carro para dirigir até Lisboa, parando no caminho.
Nossa parada escolhida foi Óbidos, uma cidade medieval pequena e charmosa, 241 km do Porto. São pouco mais de duas horas de viagem e parece que você chega em outro século. A pequena cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, parece ter parado no tempo, e como virou atração turística, acho que parou propositalmente. É verdade que ela é MEGA turística, como uma San Gimignano na Toscana, onde o que menos se vê são locais. São muitos e muitos turistas, mesmo assim eu amei!
Sobre Óbidos
Óbidos foi fundada em 308 a.c pelos Celtas, mas quem transformou em cidade medieval foram os muçulmanos, no século VIII. Ela foi tomada pelos portugueses apenas em 1.148.
Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real portuguesa. Quando o rei D. Dinis se casou com Isabel de Aragão, como presente, ele lhe ofereceu a Vila de Óbidos inteira! Que presente hein? A tradição de ser dote real se estendeu até o século XIX. Por isso, a cidade se manteve sempre bem conservada e próspera.
Dentro de muralhas, encontramos um castelo bem conservado, que hoje funciona como pousada e um labirinto de ruas e casas brancas e janelas floridas que encantam quem por ali se passeia, com flores coloridas, lojinhas de artesanato, bons restaurantes, cafés e a típica ginginha de Óbidos!
Como chegar
A melhor forma de chegar é de carro. Acho que alguns pacotes turísticos devem oferecer ida de ônibus, saindo de Lisboa, pois vi vários ônibus de turismo lá. Mas eu iria de carro. Fica 241km do Porto e 85 km de Lisboa. Estacionar é mais difícil, pois deve ser fora da muralha. Dentro existe pouco espaço. Nós conseguimos por sorte super próximo da pousada que dormimos. Vale tentar, mas como a cidade é pequena, caso você pare fora, não é longe para caminhar, quem sabe tenham algumas subidas.
Quanto tempo ficar
Óbidos é bem pequena e dá pra ver em um dia, mas decidimos dormir porque íamos chegar de tarde e queríamos ver as coisas com calma. Se quiser dormir, uma noite é suficiente!
Onde ficar
Existem muitas pousadas charmosas dentro e fora da muralha. Nós nos hospedamos dentro e achei bem melhor.
Nos hospedamos na Pousada Vila Óbidos, do grupo Pestana e achei excelente! Quarto aconchegante, novo, espaçoso e ótimo café da manhã. Pousada bem intimista super próxima do Castelo, que também é uma pousada do mesmo grupo e outra opção legal de hospedagem. A Pousada Castelo de Óbidos oferece a experiência de se hospedar num castelo medieval que é 1 das 7 maravilhas de Portugal, com toda comodidade! Deve ser bem legal e interessante! O castelo tem um restaurante aberto ao público também, que dizem ser bom, mas tinha que ter reserva. Fica a dica!
O que fazer
Muralha de Óbidos: Você pode subir e caminhar pela muralha, que é algo bem legal! Boa parte dela estava fechada em obras quando fomos, mas caso as obras já tenham terminado, dá para dar a volta na cidade pela muralha.
Provar a ginginha de óbidos: É o famoso licor de ginja, a cereja portuguesa. Feito em Óbidos, você vai ver vendinhas de Ginginha por toda a cidade. Ela é tipicamente servida em um copinho de chocolate. É azedinho e forte. Eu estava grávida mas dei uma bicadinha no do Paulo. Você precisa provar para ver se gosta, mas não iria embora sem experimentar. Eles também fazem chocolates recheados com ginginha, caso você não seja fã de bebidas alcoólicas!
Tomar um café na Capinha D´Óbidos: Essa panificadora ainda produz tudo como antigamente. As massas feitas à mão e tudo assado em forno à lenha! Tinham uns bolinhos estilo cupcakes maravilhosos.
Fazer comprinhas: A cidade é repleta de lojinhas de cerâmica portuguesa e outros artesanatos e souvenir, afinal a maioria das pessoas ali são turistas! Achei coisas lindas! Não tem uma loja específica, acho que vale se perder e entrar em tudo mesmo.
Explorar as ruelas da cidade: É o mais legal, na verdade o principal. Dá pra andar a cidade toda super rápido, mas as ruas são lindas e floridas e rendem boas fotos! Ao lado do Castelo tem uma igreja desativada que hoje funciona como livraria. Achei bem curioso!
Dica!! Vá de tênis ou rasteirinha! Nem as ladeiras e nem o calçamento são bons para sapatos de salto!
Se você visitar a cidade no mês de julho, fique atento à data do Mercado Medieval de Óbidos, uma festa medieval super tradicional que acontece lá no verão. Eles reproduzem uma vila medieval mesmo, com mercado de comidas, bebidas, apresentações e outras atividades. Acontece atrás do castelo, junto à muralha e quem estiver vestido com trajes medievais não paga entrada. Os demais pagam EUR 7,00.
Por fim, a cidade é uma bela paradinha no meio do caminho e vale a visita. Mas ela lota, então se você dormir lá, consegue pegar ela vazia de manhã cedo e também após o fim da tarde, quando os ônibus de turistas vão embora.
Espero que tenham gostado!
Até o próximo post!