Top

Portugal nunca esteve no topo da minha lista de desejos, confesso. Mas é engraçado como as coisas acontecem na vida. Depois de um ano trabalhando com uma marca portuguesa, a Castelbel Porto, surgiu a oportunidade de visitar a fábrica e amigos por lá. Acho que lugares que nos surpreendem são os mais legais, e por isso gostei tanto de Portugal.

Nossa visita começo pela cidade de Porto, que hoje é o tema deste post! Na verdade, das cidades que visitamos em Portugal, foi minha preferida e logo conto os motivos que me fizeram gostar tanto de lá!

Um pouco sobre o Porto

É a cidade que deu nome a Portugal, desde muito cedo, 200 a.C, quando se chamava Portus Cale. Conhecida mundialmente pela produção de Vinho do Porto, suas pontes e seu centro histórico, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a cidade atrai cada vez mais turistas, principalmente os brasileiros, que buscam, além de conhecer a cultura, a facilidade da língua e a boa gastronomia. É uma cidade pequena, com menos de 250 mil habitantes que pode ser facilmente conhecida em poucos dias, mas que tem muitos cantinhos pra lá de charmosos. O Rio Douro divide o Porto de Vila Nova de Gaia, e é por onde o Vinho do Porto é transportado desde o Vale do Douro até Vila Nova de Gaia, onde é armazenado nas Caves para envelhecer. É impossível visitar o Porto sem dar uma passada em Gaia e é o conjunto das duas cidades que torna a visita ainda mais interessante.NZM01594

Também vale dizer para preparar as pernas para a visita. A cidade tem MUUUUITAS ladeiras! Viajei para lá grávida e nem tinha me atentado para este fato. Já estava meio lenta, com as subidas então, tive que fazer tudo beeeem devagar!

Para entrar em Portugal, brasileiros não precisam de visto e nem vacinas.

Como chegar no Porto

Já existem vôos direto para o Porto saindo de Guarulhos, com a TAP, que foi a cia aérea que escolhemos. Achei ótimo, pois faz a viagem ficar super rápida! Se o seu vôo for até Lisboa, você pode pegar um vôo de lá para o Porto ou mesmo dirigir. São pouco mais de 300km de distância, umas 3 horas de viagem, e você pode ir fazendo paradas estratégicas no caminho.

Como se locomover

Para chegar do aeroporto até a cidade é super rápido, algo como 20 minutos. Acho que táxi ou Uber são a forma mais fácil. Aliás, o Uber funciona muito bem por lá! Você vai gastar de EUR 15 a EUR 20 para este trajeto.

Já para conhecer a cidade, o melhor jeito é caminhando! Acho que é a forma mais legal de conhecer tudo e explorar! Para jantar, ou algumas programações, usei Uber, mas por conta da gestação, para me poupar!

Caminhamos mas demos uma voltinha no histórico Elétrico também.

Outra opção é andar com o Elétrico, um bonde antigo e histórico que existe por lá desde 1895! Ele é bom para percorrer pequenas distâncias e vale como atração turística também! Existem 3 linhas em funcionamento que somam 8,9km.NZM01511-001

Onde ficar na cidade do Porto

Fiquei na dúvida na hora de escolher a localização. A Ribeira, na beira do Douro é um lugar lindo com vistas incríveis, ao mesmo tempo que se hospedar no centro dá acesso mais fácil aos pontos turísticos e lojinhas. Durante a nossa estadia tivemos as duas experiências!

Ficamos no Vila Galé Ribeira, que é um ótimo hotel, porém um pouco afastado de onde tudo acontece! Mesmo assim tem ótimo café da manhã e atendimento e o quarto é limpo e espaçoso. Uma opção que acho mais fantástica nessa localidade, mas como demorei para decidir sobre isso, já não restavam mais vagas, é o Pestana Vintage Porto, com a localização perfeita no coração da ribeira, um hotel lindo e bem sofisticado! Provavelmente vou querer passar uma noite neste quando voltar ao Porto.

Já no centro, nos hospedamos no Pestana a Brasileira, que foi sensacional! A localização central é excelente e o hotel é moderno, com um super café da manhã (o pastel de nata deles é muuuuito bom!), quarto moderno, com amenities Castelbel (propaganda é a alma do negócio gente!) e até um celular disponível para o hóspede usar durante sua estadia (com internet e direito a ligações internacionais!)! Achei o hotel excelente!

Acho que para uma segunda visita, escolheria a Ribeira se fosse para ficar bem no burburinho, caso contrário acho o centro mais legal! Como a cidade é pequena, acho que você deve escolher mais pelo seu perfil do que pela distância. Acho a zona da Ribeira mais agitadinha no fim de tarde, com muitos bares, restaurantes e wine bars para um sunset, por exemplo, mas cheia de turistas. Já o centro, caso você queira visitar lojinhas ou conhecer os pontos turísticos sem subir taaaantas ladeiras desde a Ribeira, é mais positivo.

Agora, se você realmente quiser se mimar e ter dias de rei no Porto, com a vista mais sensacional de todas e se não tiver problemas com orçamento, escolha sem pestanejar o The Yeatman, que fica em Vila Nova de Gaia, com uma vista surreal e uma piscina mais incrível ainda!

Caso você não queira investir tanto, eles atendem público de fora no restaurante, vale tomar um drink naquela varanda! Eu fiz isso desta vez, mas acho que ficar lá deve ser sensacional!

Enfim, estas são as opções mais legais na minha opinião, mas vale você ver qual seu perfil de viajante e escolher seu preferido!

Para ver outros hotéis no Porto, clique aqui!

Quando ir ao Porto

Chove muito no inverno no Porto, além de fazer muito frio, por isso, caso você queira dias de céu azul e clima agradável, descarte os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.

Dias ensolarados são perfeitos para visitar a cidade!

De maio até setembro o clima é bom, e são ótimos meses para visitar a cidade. Mas vale lembrar que julho e agosto é verão europeu e pode fazer MUITO calor. Eu sugeriria maio, junho e setembro como melhores épocas. Fomos em outubro e, apesar de em geral o clima ter sido bom, já pegamos alguma chuva. Leve sempre um casaquinho, independente da época, pois venta muito! Achei o clima um pouco temperamental!

Quanto tempo ficar

Eu fiquei 5 dias porque também aproveitei minha visita para trabalhar e fizemos um passeio maravilhoso de trem pela região do Douro, mas para conhecer especificamente a cidade do Porto e Gaia, 3 dias inteiros me parecem bem suficientes. Pode optar por 3 ou 4 noites, dependendo do horário que você for chegar ou sair.

Mesmo assim, a visita até a região do Douro vale super a pena e vou contar sobre isso num post mais adiante!

O que fazer

Mesmo sendo uma cidade pequena para percorrer à pé, existem várias coisas para ver e fazer por lá! Listei as que fiz e outras que são populares.

Livraria Lello

Esta livraria é famosa e dá fila na porta! Fica num edifício histórico e abriu em 1906. A arquitetura é incrível e a livraria ficou famosa depois de ser inspiração de J.K Rowling para criação dos cenários de Hogwarts, de Harry Potter.

Vale a visita se você tiver paciência com multidões. Eu estava grávida, então não peguei fila, pois eles realmente dão preferência para gestantes em Portugal. Caso contrário, poderia levar mais de meia hora para entrar.

Fila em frente à livraria!

A entrada custa EUR 5,00, mas é um voucher que você pode usar para descontar de alguma compra que queira fazer. Eu amo livrarias e adorei! Além de livros de todo o tipo, eles fazem as versões deles mesmos de vários clássicos, com capas diferenciadas e muito bonitas. Comprei dois livros desses e adorei! Dentro da livraria também existe uma seção especial para os livros de Harry Potter.

A livraria é lotada, mas tem uma arquitetura linda!

E tem a famosa escada onde todos querem uma foto!

A livraria fica no centro histórico do Porto, muito muito próxima da Torre dos Clérigos, outro ponto turístico muito famoso por lá! Ali bem em frente tem uma praça bem linda, que vale um passeio também. Essa região do Porto é muito bonita.

Adore essa praça bem entre a livraria e a Torre dos Clérigos!

Torre dos Clérigos

Datada de 1763, esta torre é o ponto mais alto da cidade do Porto, com mais de 75 metros de altura. Dali de cima você consegue ter uma vista 360° incrível da região. Todos falam que vale a pena subir, mas como eram muitos degraus (225 para ser mais exata!) e eu estava grávida com algumas restrições, achei melhor não subir.

Torre dos clérigos! Ponto mais alto da cidade!

Torre dos Clérigos, o ponto mais alto da cidade!

Para subir, a entrada custa EUR 6,00.

Quase em frente fica uma Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, eu adorei, embora super turístico, acho que vale uma paradinha para comer! Eles misturam o bolinho de bacalhau com  queijo Serra da Estrela. Tem quem ame e quem odeie, mas tire suas próprias conclusões. Tem em vários outros lugares e em outras cidades também.

Cruzar a ponte D. Luis de Porto para Vila Nova de Gaia

Esta atração é um passeio que engloba várias coisinhas. A Ponte D. Luis I, a primeira das 6 pontes da cidade, inaugurada em 1886, é obra de Gustave Eiffel e é toda de ferro. Para chegar das Ribeiras ao seu topo, de onde você vai ter a melhor vista da cidade, você pode ir de funicular se estiver do lado do Porto, ou de teleférico, se estiver do lado de Gaia! Eu fui de teleférico, e o passeio, além de fazer você economizar pernas, é lindo! Custa EUR 6,00 o trecho e amei! A dica maior é fazer isso próximo ao fim de tarde, quando a luz é maravilhosa e vai render ótimas fotos, e já ficar no Jardim do Morro, bem em frente, para o pôr do sol mais emblemático!

Vista do teleférico de Gaia!

O Porto visto de Gaia! É lindo demais!

Passear pela Ribeira de Gaia é bem lindo!

E pela Ribeira do Porto também!

Acho que uma visita ao Porto sem este pôr do sol não é a mesma coisa! Sugiro comprar um vinho, umas comidinhas e curtir mesmo. Alguns dias por ali tem DJ e o lugar fica bem lotado, com uma vibe bem legal.

Pôr do sol no Jardim do Morro é imperdível!

Vibe super legal!

Vista no anoitecer!

Para cruzar a ponte, você pode ir caminhando pela parte baixa dela, também é um passeio bem legal, ou cruzar de barco. Eu cruzei caminhando. A vista olhando de Gaia pro Porto é mais bonita do que olhar de Porto para Gaia. Aproveite para almoçar ou tomar uns drinks por ali.

Visitar uma Cave em Gaia

As Caves de Vinho do Porto, na verdade ficam todas localizadas em Gaia. Estas Caves são os locais onde o vinho vai para ser finalizado, envelhecer. Na verdade, o famoso vinho do Porto é produzido nas quintas que ficam na região do Vale do Douro, onde as uvas são plantadas, colhidas e o vinho produzido. Apenas depois de pronto, o vinho é armazenado em barris que são transportados até Gaia para a finalização, por esta região ter o clima mais propício para isso do que a região do Douro. Existem inúmeras Caves e são todas identificadas com grandes letreiros, a maioria aberta para visitação e degustação.

Nós visitamos a Taylor’s Port, e adorei. Foi muito interessante ver como o vinho é armazenado, os diferentes tipos de vinho, os aromas e muito mais. A Cave tem tipo um museu com várias garrafas antigas, uma lojinha muito legal e um jardim lindo para degustação. A entrada custa EUR 15,00 com um guia auditivo, e a visita é feita com este guia, no seu tempo. A entrada inclui a degustação de dois tipos de vinho do Porto. Como eu estava grávida, tomei suco de uva mesmo! Ali, se você quiser degustar mais tipos, pode pagar separadamente. Não é necessário agendar visita nesta Cave.

Muito legal ver como o Vinho do Porto é armazenado!

NZM01503

Logo em frente a esta Cave fica o The Yeatman, o hotel com a vista mais sensacional do Porto. Vale visitar também! (ou se hospedar se o orçamento permitir!)

Vista do Hotel The Yeatman

Estação Ferroviária de São Bento

Acho que não existe uma visita ao Porto sem passar por esta estação. Construída em 1896, ela é belíssima e tem as paredes todas revestidas com azulejos portugueses pintados a mão. São os mais lindos que vi a viagem inteira. Ela fica bem no centro do Porto e não tem como você não ver o local!NZM01710

Pegar a estação vazia é raro, mas voltamos de um passeio após a meia noite e estava assim!

NZM01263NZM01275

É uma visita rápida que você pode combinar com outros pontos turísticos do centro, assim otimizar seu tempo!

Outros pontos que valem a visita

Rua das Flores e Rua de Santa Catarina: Ruas no centro da cidade cheias de lojinhas, cafés e bares. Vale andar sem pressa mesmo! Muitas lojinhas de souvenir também ficam por ali. Na Rua de Santa Catarina ficam alguns shoppings e lojas conhecidas como Zara, etc.

Igreja de Santo Ildefonso: De 1739, esta igreja também é cheia de azulejos pintados a mão. Super fotogênica.

Igreja linda!

Palácio da Bolsa: Uma das atrações mais procuradas do Porto, este edifício começou a ser construído em 1842 para ser o local onde os portugueses discutiam seus negócios.

Palácio da Bolsa!

Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, aos detalhes todos em ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e o teto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.

Para mais detalhes e ingressos, clique aqui! Acabamos não entrando, também vamos deixar para uma próxima oportunidade.

Cruzeiro das 6 pontes: Este passeio de barco pelo Rio Douro parece ser bem bonito e fotogênico. Passa pelas 6 pontes da cidade. Dura 50 minutos e custa em média EUR 15,00. Na Zona Ribeira ficam as empresas e dá para comprar lá mesmo. Eu queria ter feito este passeio, mas acabamos sem tempo. Fica sempre algo para fazer numa próxima, né?NZM01328

Avenida dos Aliados: Principal avenida da cidade, cheia de prédios históricos lindos, ali ficam bancos e hotéis.  É palco para apresentações culturais, performances, concertos e até mesmo intervenções. Além disso, também é nela que acontecem manifestações ou comemorações locais, como Festas de São João, virada de ano, transmissão de Copa do Mundo e missa do Papa.

Aqui fica também o letreiro escrito PORTO!

Em um de seus extremos está localizado o imponente Palácio da Câmara do Porto com uma torre de 70 m de altura, símbolo do poder da cidade.

Nesta avenida também fica o McDonalds mais bonito que já vi, o McDonalds Imperial, num prédio que é patrimônio histórico dos anos 30, todo elegante e cheio de vitrais. Odeio a comida, mas vale entrar para ver! Também próximo dela fica o Hard Rock Café do Porto.

Palácio das Artes: Logo em frente ao Palácio da Bolsa, fica o Palácio das Artes, uma construção histórica onde fica hoje a loja da Castelbel Porto. Sou suspeita, porque importo esta marca pro Brasil, mas são produtos maravilhosos que realmente têm o espírito do Porto! Vale a pena a visita, e vale fazer um sabonete personalizado da sua viagem, para lembrar da cidade com um souvenir especial!

Fachada do Palácio das Artes! Loja da Castelbel!

Sempre tem uma pessoa embalando as famosas e típicas Sardinhas, sabonetes para tirar o cheiro de comida das mãos!

Onde Comer

Adoro este tópico, porque comemos muito bem no Porto. Foi fácil acertar porque estávamos com amigos que moravam lá e com portugueses amigos, e assim, as dicas foram das melhores! Vou deixar apenas sugestões de lugares que fui.

Mercado Beira Rio: Local super moderninho e cheio de stands com vários tipos de comida. Tem de tudo, desde cervejaria, comida portuguesa, vegana, italiana! Comi uma piadina italiana, ótima, mas aqui tem um stand de um brasileiro que faz uma torta de brigadeiro sensacional. Vale comer, mesmo que não se trata de uma comida típica. Fica na Ribeira de Gaia.

Muito descoladinho! Adorei!

NZM01606

Manteigaria: Esse café tem várias filiais pela cidade, mas a melhor é a perto do Mercado do Bolhão. Para mim, o melhor pastel de nata que comemos na viagem, ainda melhor que o tradicional Pastel de Belém de Lisboa! Os sanduíches também são sensacionais. Vale muito uma parada ali! Fomos duas vezes!

Dá pra ver os pastéis de nata serem feitos!

E os sanduíches são sensacionais!

Tempêro D´Maria: Um restaurante em Gaia, na beira do rio, perfeito para um almoço! Ótima comida e preços bem justos!!

Nós e os cobertores que eles oferecem pros clientes não passarem frio!!

17.56 Enoteca: O lugar mais lindo que jantamos na viagem, além de muito bom! O ambiente é super moderno e elegante, perfeito para um jantar especial! Acho bom reservar. É dividido em estações e serve comida portuguesa, sushi, carnes etc. Acho que tem opções para todos os gostos.

MISTU: Este restaurante tem bem a minha cara! Uma pegada exótica, com comidas de influência asiática e da América do Sul com uma pitada de portugalidade. ótimos drinks. Perfeito para jantar. Ambiente lindo! Precisa reservar também.

O Porto vale uma próxima visita, já deu saudades!

Muito bom voltar a escrever depois de tanto tempo,

Beijos e até o próximo post!

(Visited 362 times, 1 visits today)