Dicas e o que fazer em Brisbane!
Brisbane foi a primeira cidade grande que visitamos na Austrália. Eu tinha lido bastante sobre ela, e que ela nem era tããão grande assim, cheguei me surpreendi muito e positivamente! Nossa! Que cidade linda!
Um pouquinho sobre Brisbane
Brisbane, mesmo não sendo enorme, é a terceira maior cidade da Austrália e uma das mais antigas também. Foi fundada como colônia prisional inglesa (onde os presos vinha para cumprir suas penas) e aos poucos foi se desenvolvendo.
Tem pouco mais de 2 milhões de habitantes e é a capital do estado de Queensland. O Estado de Queensland é o único estado australiano onde é possível tirar foto com coalas no colo. Não que eu ache legal, mas só pra constar mesmo!
Brisbane não tem praia (só uma artificial) e a cidade é cortada pelo Rio Brisbane. Todas as principais atrações acontecem ao redor do rio e a cidade é moderna, jovem e linda!
Para saber um pouco mais sobre todas as regiões da Austrália e mais curiosidades sobre o país, não deixe de ler o meu post introdutório: Dicas essenciais para visitar a Austrália!
Quando ir
Brisbane fica no estado de Queensland e considere que aqui existe uma estação úmida e uma seca, sendo a mais úmida a do verão. Em abril começa a estação seca por ali e também é quando começa a ficar bom ir para Cairns (Grande Barreira) e Whitsundays. Por isso também é bom evitar os meses de verão, por conta do clima muito quente, úmido e chuvoso.
Como se trata de uma cidade sem praia e onde as atividades vão ser bater perna, considere o clima antes de ir!
O que fazer em Brisbane
Vou deixar dicas das coisas que fizemos e de outras que tinha colocado na lista, mas que optamos por não fazer ou não fizemos porque não deu tempo!
Passear por Southbank
Southbank é um dos bairros mais turísticos e o lugar mais lindo de Brisbane! Você precisa ir. É o tipo de lugar que, se você tiver que fazer só uma coisa na cidade, escolha essa!
Existe todo um calçadão na beira do rio, muito bem cuidado, tudo arborizado e arrisco a dizer que por aqui você pensa que quase está num parque da Disney. Nem parece que você está num espaço público de uma cidade. É tudo limpo, cuidado, impecável. Como um amigo descreveu: irretocável. Aqui fica a Wheel of Brisbane (roda gigante), a Gallery of Modern Art, o letreiro de Brisbane, muitas mesas para fazer piquenique, espaços abertos e a tão famosa praia artificial da cidade, já que Brisbane não tem praia! Aliás, palmas para essa praia artificial e principalmente para o show de educação que os australianos nos dão! Você não vê ninguém fazendo bagunça, nem com música alta, nem nada. Na hora que a praia fecha, parece um resort. Aqui existe música ambiente. Além disso, em Southbank tem muitas opções de restaurantes, tanto na beira do rio quanto na Grey St. As lojas de Souvenir aqui também são uma tentação.
Outra coisa muito legal para fazer por aqui é andar até depois da praia artificial onde existe um gramado e alguns degraus (que acho que já foram feitos para isso), e assistir ao pôr do sol e ao acender das luzes ao anoitecer! É lindo demais! Nas duas noites que tivemos, viemos para cá!
Aqui você também pode pegar o River Cruise, que muita gente faz, para passear pelo Rio Brisbane e parar em vários pontos. Para saber mais sobre estes tours, clique aqui!
Conhecer o CDB/The City
O centro da cidade também tem coisinhas bem legais para fazer! Não deixe de tirar umas horinhas para passear por aqui! O destaque vai para o prédio da prefeitura, construído em 1930 e que abriga o MOB – Museum of Brisbane, no terceiro andar. É um museu pequeno, moderno, gratuito, mas interessante para entender um pouco da história da cidade. A cada meia hora, 6 pessoas podem subir no elevador histórico e conhecer a torre do relógio da prefeitura. Mas precisa chegar com antecedência. A gente chegou quase na hora do museu fechar e não conseguimos ir. A prefeitura fica na King George Square e o lugar é cheio de cafés também se quiser dar aquela paradinha do bate perna!
Bem perto dali também ficam as ruas de lojas, muitas lojinhas e galerias com lojas de tudo quanto é tipo! Das mais luxuosas as mais básicas. A Queen Street é a rua mais famosa. É um calçadão com todas as lojas famosas e dá para perder um tempinho caso você queira fazer umas comprinhas!
Roma Street Parklands
É um parque bem bonito e muito bem cuidado bem no centro da cidade! Caminhamos 1km do nosso hotel para chegar e acho que vale a visita! No dia que fomos estava um pouco nublado, o que acaba estragando um pouco o encanto do lugar. Mas é legal! Adorei as topiaras em forma de canguru!
Kangaroo Point Cliff
São penhascos no lado de Southbank, mas mais afastados, que oferecem vistas de tirar o fôlego da cidade. Ali também é cheio de locais para fazer churrasco, piquenique e é possível fazer rapel nas falésias também! Estava na nossa lista, mas acabamos sendo malandrinhos e não fomos!
Para saber como chegar lá do ponto onde você estiver, clique aqui!
Jardim Botânico de Brisbane
No centro também fica o jardim botânico da cidade, o City Botanic Garden, que dizem ser bem lindo! Acabamos não indo, pois visitamos o Roma Street Parklands. Mas é uma área grande, boa para caminhar, correr, andar de bicicleta e apreciar as espécies de plantas!
Para mais informações sobre o lugar, clique aqui!
Se tiver mais tempo…
Aproveite para conhecer as ilhas próximas de Brisbane, Moreton e Stradbroke Island. Para ambas existem passeios de dia inteiro, mas Stradbroke Island é um lugar lindíssimo com hotéis, trilhas para caminhadas e praias magníficas que acho que valeria umas duas noites! Não fomos por falta de tempo mesmo! Todas as agências que você passa por lá vendem passeios assim, pode deixar para fechar lá mesmo!
Vou deixar aqui o link da Backpackers World, que foi a agência que tínhamos fechado o skydive em Byron Bay e que está presente por toda a Austrália. É de confiança. Deixei o link dos passeios que eles oferecem para estas duas ilhas, clique aqui para saber mais!
Onde comer
Se tem uma coisa que tem muita opção em Brisbane são restaurantes! Principalmente na região de Southbank. Eles são lindos, temáticos e bem variados! Tanto de frente pro rio quanto na Grey St. as opções são diversas para escolher! Você pode procurar pelos mais bem cotados ou ir pelo que estiver afim ou pelo ambiente mesmo. Geralmente é o que fazemos nas viagens, vemos o que estamos afim de comer, a cara do lugar e entramos. Se fico na dúvida, dou uma lidinha no TripAdvisor também! Nessa região existem restaurante pra todos os gostos: indianos, thai, mexicanos, italianos, fast food, naturebas, japoneses e muito mais! Como só ficamos 2 noites por lá, não consegui experimentar muitos, mas seguem dicas dos que fomos!
The Spaghetti House: Um italiano na Grey St. que adoramos MUITO! Comida simplesmente sensacional e ótimo atendimento. Não é à toa que o lugar é bem cheio! Recomendo. Preço justo, mas mais barato do que comer nos restaurantes na beira do rio. Claro que lá você ganha a vista, mas gostei muito desse aqui!
Popolo Italian Kitchen and Bar: Este é outro italiano, que não fomos, pois optamos pelo que citei acima. Mas ele é bem cotado, lindo e fica na beira do rio. Deixo como opção para quem quem quiser comida italiana e uma vista linda!
Bourbon Street: Um americano que serve comida da região de New Orleans, com foco nos temperos Cajun, que adoro! Estava bem delicioso e ótimos drinks. Achei o precinho deste lugar bem amigo para os valores australianos também!
Mas minha maior dica é passear com tempo por ali e olhar vários e decidir em qual sentar, dependendo do seu paladar do dia!
Bem na Grey Street também encontrei esse local vendendo Donuts que achei lindo! Pena que não cabia mais!
Onde ficar em Brisbane
Nós nos hospedamos no Ibis Brisbane, do lado do CDB/The City, mas próximo da ponte que cruzava para Southbank, e achei a localização do nosso hotel perfeita! Conseguimos chegar em qualquer lugar dos que visitamos em no máximo 15 minutos de caminhada! O hotel é bem básico, mas bem limpo, com quarto bem espaçoso, bom atendimento e ótima localização. Tinha estacionamento próximo também. Só o café da manhã que achei bem fraquinho, mas estava incluído! Acho que fiquei mal acostumada com os cafés de Byron Bay!
Para reservar o Ibis Brisbane, clique aqui!
Para encontrar outros hotéis em Brisbane, clique aqui!
Como se locomover em Brisbane
Com certeza, andando! Brisbane, apesar da carinha de cidade grande, não é tão grande, e se você ficar hospedado em uma boa localização, vai conhecer tudo caminhando no máximo 15 minutos! Mesmo que você esteja de carro, como a gente estava, não tiramos ele da garagem nestes dois dias. Aliás, a maioria dos hotéis não tem estacionamento gratuito e você terá que pagar para estacionar. O estacionamento pela região custa em média AUD 30,00/ dia.
Quanto tempo ficar em Brisbane
Se for apenas para conhecer a cidade, considere 2 dias inteiros suficientes, menos do que isso vai ser bem corrido. Se quiser visitar Moreton Bay ou Stradbroke Island por exemplo, acho que ficaria pelo menos mais dois dias.
Espero que tenham gostado das dicas de Brisbane! Nós amamos o clima da cidade!
No mapa abaixo, está a localização dos pontos citados nesse post, para ajudar você a se achar na cidade.
Para ler mais sobre a Austrália, clique aqui!
Beijos e até a próxima!