Top

BULA!!!

Na nossa última aventura de férias, visitamos a Austrália e Fiji, país que sempre esteve na minha lista de desejos!

Não imaginava conhecer a Oceania sem dar um pulinho até Fiji, o que fiz acontecer este ano!

Por ser um lugar tão remoto, longe mesmo, no meio do pacífico, muita gente nem sabe por onde começar na hora de programar uma viagem para lá! Como chegar? Quando ir? Onde ficar? O que ver? São perguntas recorrentes. E é por isso que escrevi este post, para tirar todas as dúvidas e deixar tudo mais fácil para quem também tem o sonho de conhecer esse pedacinho de paraíso de águas quentes e turquesas!

Um pouco sobre Fiji

Fiji ou República das Fiji, é um país de povo sorridente e simpático, formado por 332 ilhas ao sul do Oceano Pacífico, na Oceania. Essas ilhas todas foram formadas há mais de 150 milhões de anos pela atividade vulcânica e até hoje, 1/3 delas permanece inabitada.

Acredita-se que desde o segundo milênio A.C elas foram colonizadas por Austronésios, vindos do Sudeste Asiático e considerados os grandes navegadores da Pré-História e responsáveis por povoar boa parte do Índico e do Pacífico. Outros colonizadores foram os melanésios e polinésios. A influência destes povos pode ser vista nas roupas típicas, colares e no estilo das casas ou “Bures”, como são chamados, e estão presentes nas cidades e nos hotéis também.

Os europeus chegaram nas ilhas no século XVII e, em 1874, os britânicos fundaram a Colônia de Fiji, que se manteve colônia britânica até 1970, quando conquistou sua independência. Desde então, muitos golpes de Estado e períodos políticos turbulentos aconteceram, até que, em 2014, aconteceram as primeiras eleições democráticas. Atualmente, Fiji é uma república parlamentar, com um primeiro ministro como chefe de Estado.

A principal ilha de Fiji se chama Viti Levu, e ali fica sua capital, Suva. Mas para quem pretende visitar as praias e ilhas paradisíacas, a principal cidade é Nadi (se fala “Nandi”), que tem um aeroporto internacional e uma marina, de onde saem barcos e balsas para os resorts.

Mapa de Fiji

Mapa das ilhas de Fiji. Nadi, as Yasawas e as Mamanucas ficam bem à esquerda do mapa.

Fiji tem uma das economias mais desenvolvidas do Pacífico devido à abundância de recursos naturais. As principais fontes de renda são: Turismo (Fiji recebeu 840 mil turistas em 2017!), exportação de cana-de-açúcar, coco, gengibre e da famosa Fiji Water, que dizem ser a água mineral mais pura.

Não é à toa que uma das principais fonte de renda do país seja o turismo!

Não é à toa que uma das principais fonte de renda do país seja o turismo!

As influências culturais mais visíveis são de povos do pacífico e também indianos, que, durante a colônia britânica, foram para Fiji trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, uma das principais fontes de renda do país. Estima-se que cerca de 60.000 indianos chegaram nas ilhas entre 1879 e 1916, e por isso, o hindi é a terceira língua falada do país, a religião hindu é a crença de 30% da população e a cultura indiana está super presente, nos pratos de curry e temperos e até em templos. Mas apesar da influência indiana, devido à missões, a maior parte da população é cristã.

Em Nadi existe um templo Hindu, o maior do hemisfério sul. É bem interessante visitar caso você passe um dia na cidade.

Em Nadi existe um templo Hindu, o maior do hemisfério sul. É bem interessante visitar caso você passe um dia na cidade.

A moeda é o Dólar Fiji, e a cotação de FJ$ 1,00 é atualmente (maio de 2019) aproximadamente R$ 2,00. As línguas oficiais são Inglês, Fijiano e Hindi Fijiano.

Fiji fica no fuso horário GMT +12, ou seja, 15 horas à frente do Brasil (que fica no GMT -3). Sendo assim, é um dos primeiro países do mundo a receber o novo dia, pois fica pertinho da linha internacional de mudança de data.

O esporte oficial é o Rugby e a única medalha Olímpica de Fiji é do Rio 2016, e eles super comemoram ter uma medalha olímpica!

Time de Rugby de Fiji nas Olimpíadas do Rio 2016!

Time de Rugby de Fiji nas Olimpíadas do Rio 2016!

A cerveja nacional é a Fiji Gold.

Além de dados históricos e técnicos, que ajudam você a se localizar um pouquinho, preciso falar das pessoas! Para mim, as pessoas são, geralmente, as maiores responsáveis pela imagem que fico de um lugar e de uma viagem.

Em Fiji, as pessoas fazem de um lugar paradisíaco, simplesmente mágico! Imagine um país de gente feliz! E que não é simpática só porque recebeu treinamento para trabalhar em hotel de luxo ou porque vai ganhar gorjeta! Aliás, anote: em Fiji, não existe o hábito de dar gorjeta e ninguém espera por isso! Eles são simpáticos e te tratam bem de coração mesmo! Dizem que você chega como hóspede e sai como amigo! Não existe mau humor e tempo ruim.

Outra coisa! Você vai chegar ouvindo “Bula” e vai ouvir esta palavra todos os dias e em todo lugar! Ela é quase como o “Aloha” havaiano, ou o “Namastê” no Nepal, uma palavra que serve pra dar “oi” e para dizer “tchau”, ou apenas ser simpático!

Para agradecer e dizer obrigado, diga “vinaka”! E se você gostou muito e quer dizer “muito obrigado”, diga “vinaka vakalevu”!dados-fiji-capital-idioma-moeda-tomadas-visto-vacinas-populacao

Como chegar?

Não existem vôos diretos do Brasil até Fiji (já imaginaram quantas horas?). A sugestão é combinar a ida para Fiji com uma viagem para a Austrália ou Nova Zelândia, por exemplo. Assim, você já terá feito a maior parte do trajeto, e também diluirá o alto custo da passagem em mais dias e destinos. Você pode voar para Nadi de diversas cidades, como Auckland, Sydney, Brisbane ou Melbourne, em voos de cerca de 3 a 5 horas.

Caso já esteja nos EUA ou na Ásia, também pode conseguir voos diretos para Nadi, de Los Angeles, Seul, Hong Kong ou Singapura, por exemplo.

Como chegar em fiji

Principais locais de embarque para chegar em Fiji

A cia aérea do país é a Fiji Airways. Para consultar vôos, clique aqui!

Preciso de vacina? E visto?

Não! Para entrar em Fiji, brasileiros não precisam nem de visto e nem de vacina, apenas de um passaporte válido! Após a entrada, podem permanecer no país por 3 meses.

Que moeda levar para Fiji?

Como comentei no início do post, a moeda é o Dólar Fiji (FJ$). Mas você não vai conseguir e nem será atrativo levar esta moeda do Brasil. Se estiver na Austrália, pode levar dólares australianos e se estiver na Nova Zelândia, o dólar de lá. Vai conseguir boa cotação com ambas moedas. Se sair do Brasil direto pra Fiji, vale a pena pesquisar qual moeda está pagando melhor por lá, se é o dólar americano ou o australiano.

Dólar Fiji!

Dólar Fiji! Achei as notas bem lindas!

Quando é melhor ir para Fiji?

O mês mais chuvoso é março e o mais seco é julho. A temporada de ciclones vai de novembro a abril, sendo janeiro e fevereiro os meses mais críticos e propícios a estes eventos!

A temporada seca vai de abril até novembro, sendo esta a melhor época para visitar as ilhas. Mesmo assim, algumas coisinhas devem ser consideradas, como temperatura do ar e da água.

A temperatura é quente o ano todo, mas os meses mais frios são junho, julho e agosto, onde as temperaturas variam de 20 a 30 graus!

A água é super quentinha também, varia de 26 a 29 graus. Os meses de água mais fria também são junho e julho. Fomos no início de maio e a água estava 28 graus, inclusive no mergulho de cilindro! Uma delícia! Para os friorentos, é uma beleza, nem dá arrepio!

Escolha a época certa e se jogue no marzão turquesa com esse céu azul!

Escolha a época certa e se jogue no marzão turquesa com esse céu azul!

Sobre a previsão acertar, vamos lá! Nós fomos dentro da época seca, mesmo assim, em 8 dias, pegamos um dia bem nublado e outro encoberto! Também conheço pessoas que foram em janeiro, na época de chuvas e ciclones e pegaram apenas 1 dia de chuva durante a semana inteira. Mas claro que isso é uma questão de sorte e da natureza. Na minha opinião, se você puder, para ter mais chances de acerto, vá na época seca. É um destino tão distante, que não vale a pena arriscar ficar uma semana preso no resort por causa da chuva!

clima-em-fiji

Como programar sua visita a Fiji

Ok, você decidiu ir para Fiji. Mas, como falei, são 332 ilhas! Como escolher onde ir e o que ver por lá?

Provavelmente, você vai chegar pelo aeroporto de Nadi, na ilha de Viti Levu, que é a principal porta de entrada de Fiji. Apesar de Nadi ter ótimos hotéis, com estrutura maravilhosa e de redes internacionais, as praias mais lindas estão fora da ilha principal. Então, a não ser que você fique para passar a noite, por causa do voo e conexões, eu não ficaria hospedada em Nadi. Sei que os hotéis acabam sendo mais baratos por ali do que se hospedar em uma ilha, mas pense que você terá que fazer passeios praticamente todos os dias para ver um mar legal e conhecer a Fiji das ilhas paradisíacas. Fora isso, acho que ficar em Nadi não tem aquele clima de Fiji que a maioria das pessoas busca encontrar por lá, com os hotéis em estilo tradicional fijiano. Se você ficar num hotel em alguma ilha, a própria ilha do hotel já acaba sendo uma bela atração.

Localização de Nadi e das ilhas das Yasawas e das Mamanucas.

Localização de Nadi e das ilhas das Yasawas e das Mamanucas.

Para ver opções de hotéis na região de Port Denarau, clique aqui, ou veja outras opções em Nadi clicando aqui.

Falando nas ilhas, os dois conjuntos de ilhas mais conhecidos,  procurados e mais próximos de Nadi, em Fiji, são as Mamanucas e as Yasawas. Existem outros grupos de ilhas mais distantes e também belíssimos como Kadavu e Lau, mas na primeira visita, eu optaria por um dos dois que citei primeiro.

Decidir entre os dois é super difícil, pois são ambos lugares espetaculares. Eu mesma, passei meses pensando no que fazer. Tinha 8 noites e queria ver os dois lugares. No fim, preferimos optar por um só, e acho que acertamos na decisão de não querer ver tudo em pouco tempo. Acho que ficaria corrido fazer 2 transfers, check in, check out, fazer malas e acabaríamos não relaxando e curtindo o lugar como queríamos. Mesmo assim, já tenho vontade de voltar e conhecer as Yasawas.

Mas vamos ao que interessa!

Qual a diferença entre as Yasawas e Mamanucas?

As Mamanucas são as ilhas mais próximas a Nadi. Por conta disso, as coisas chegam mais facilmente até as ilhas e os hotéis tem mais estrutura, melhores restaurantes e opções para todos os gostos e bolsos! Além disso, os transfers são mais rápidos e mais baratos. Nas Mamanucas, você vai encontrar surf de altíssimo nível em Cloudbreak, incríveis pontos para mergulho de cilindro, corais magníficos para snorkel, praias de areia branca e mar turquesa e ilhas paradisíacas, inclusive a Monuriki, ilha onde foi filmado Náufrago.

As Yasawas são bem mais distantes, mas são lindas também! Ali você vai ver o lugar onde foi filmado o original “Lagoa Azul”, vai poder fazer snorkel com arraias Manta, mergulhar em corais magníficos e conhecer praias e ilhas intocadas, também de areia branquinha e mar turquesa! Para chegar até a ilha mais próxima das Yasawas, o transfer leva 2 horas. Para chegar até o fim do conjunto de ilhas, são 5 horas de catamarã. Por conta disso, os hotéis por lá tendem a ser mais simples, mesmo que existam hotéis considerados 5 estrelas também. É uma região mais remota de Fiji, com algumas ilhas com restrição de energia elétrica por exemplo, e por isso, hotéis que não possuem ar condicionado, As opções gastronômicas também são mais restritas nas Yasawas devido à distancia do “continente”. Por conta disso, os hotéis com mais estrutura e mais luxo por ali podem ser caros pelo que oferecem quando comparados aos das Mamanucas. Por outro lado, por causa dessa “falta”de estrutura, digamos assim, muitos hotéis ficaram famosos por oferecerem opções de dormitórios, estilo hostel, o que faz das Yasawas também um destino super “backpacker friendly“. Muita gente faz mochilão por essa região, e se for este seu estilo, as acomodações compartilhadas são super baratas.

O que me pegou um pouco na hora de decidir entre um conjunto de ilhas e outro, foi a comida. Como não existem cidades, apenas o seu hotel na ilha que você escolher, leve em consideração que você vai fazer todas as refeições ali. Se as opções forem restritas, em uma semana você pode não aguentar mais olhar para a comida.

Outra coisa que levei em consideração foi a limpeza. Como sou um pouco alérgica, li muito sobre bed bugs nos hotéis das Yasawas. Não porque os hotéis não sejam limpos, mas a distância dificulta a higienização das coisas com mais frequência. Então sugiro ler MUITAS reviews antes de escolher seu hotel por ali. (mais adiante vou deixar as opções que tinha separado para mim, como sugestão!)

Uma outra opção que achei fantástica para conhecer este lado de Fiji, foi com mini cruzeiros, em navios pequenos, para no máximo 130 pessoas, que oferecem uma super infraestrutura, ótima comida, serviço, com diversos roteiros para escolher, que vai parando pelas ilhas, corais e lagunas todos os dias. O mais conhecido por lá é o Captain Cook Cruises.

Cruzeiro pequeno, para apenas 130 passageiros, pode ser uma bela forma de explorar as Yasawas!

Cruzeiro pequeno, para apenas 130 passageiros, pode ser uma bela forma de explorar as Yasawas!

Falando em cruzeiros, se você é uma pessoa do mar, e não faz questão de dormir em terra firme, eu diria que, um jeito de conhecer ambos os conjuntos de ilhas em uma semana, seria fazendo um cruzeiro desses ou mesmo fretando um barco privado para chamar de seu. Desta forma você não perderia tempo fazendo e desfazendo malas, check in e check out de hotéis e ainda fazendo todo o transfer de um lugar até o outro.

Resumindo: a escolha entre Yasawas e Mamanucas, depende do que você busca viver em Fiji, se é uma pegada mais rústica ou com melhor estrutura. Ambas lhe mostrarão maravilhas naturais, cada uma do seu jeito. Para conhecer os dois lugares, o ideal, na minha opinião, seria ter pelo menos 10 dias, dividindo 5 em cada um. Como geralmente as pessoas combinam esta viagem com Austrália ou Nova Zelândia, acabam não tendo tanto tempo assim. Se você tiver apenas uma semana, meu conselho é que você opte apenas por um deles.

A mesma coisa serve na hora de escolher o hotel. Eu e o Paulo ficamos super na dúvida entre ficar apenas em um hotel ou dividir a estadia entre dois hotéis nas Mamanucas, pois tínhamos vários que gostaríamos de conhecer. No fim, como existem muitos passeios pra fazer também por lá, achamos mais legal ficar apenas em um e curtir o lugar escolhido de verdade, tendo tempo para, além da programação, ficar de bobeira, relaxando mesmo. Se acho que acertamos? Sim, mas esse é meu estilo de viagem. Sou bem slow traveler e gosto de realmente sentir a atmosfera do lugar. Também teria sido legal conhecer uma segunda ilha.

Como se locomover nas ilhas de Fiji?

Para chegar de Nadi até as ilhas, você vai ter que ir até Port Denarau Marina, onde existe um pequeno shopping e de onde saem as balsas rápidas/catamarãs, da empresa South Sea Cruises, que praticamente monopoliza os transfers na região. Além do serviço de transfer, eles também oferecem day trips para quem fica hospedado em Nadi. Para saber mais sobre os day trips, clique aqui!

Port Denarau Marina, em Nadi

Port Denarau Marina, em Nadi

Port Denarau!

Port Denarau!

Para as ilhas das Mamanucas, o catamarã sai várias vezes ao dia em diversas rotas diferentes. Se você quiser, pode reservar diretamente com seu hotel, ou comprar na hora. As atendentes são as mais simpáticas que já conheci! Pagamos FJ$ 160,00 o trecho por pessoa para ir até o Tokoriki.

Eu e as atendentes mais fofas e simpáticas! O espírito Bula contagia a todos!

Eu e as atendentes mais fofas e simpáticas! O espírito Bula contagia a todos!

O Yasawa Flyer, que vai para os hotéis das Yasawas, é operado pela mesma empresa e sai do mesmo lugar!

Deixei abaixo o itinerário atual para você usar como referência, mas vale consultar o site aqui na época que você for para ter certeza dos horários.

Itinerário da South Sea Cruises para Yasawas (abril 2019)

Itinerário da South Sea Cruises para Yasawas (abril 2019)

Itinerário da South Sea Cruises para Mamanucas (abril 2019)

Itinerário da South Sea Cruises para Mamanucas (abril 2019)

Para quem for usar os serviços da South Sea Cruises, eles oferecem translado gratuito do aeroporto ou do seu hotel até a marina de Port Denarau e vice versa.

Achei o atendimento super bom, eles fazem check in da sua bagagem, etiquetam com o nome do seu hotel e carregam e descarregam para você.

Caso você não queira esperar tanto nem pegar o catamarã, existem opções de helicópteros e hidroaviões para chegar na maioria dos hotéis que citei no post e na maioria dos hotéis de Fiji. Você deve solicitar a cotação diretamente com o hotel escolhido. No Tokoriki Island Resort, hotel que ficamos, o transfer de helicóptero custava quase R$ 2.000,00 o trajeto. Chegaria em 15 minutos, mas preferimos passear uma hora de catamarã e gastamos bem menos. Acho que a opção vale a pena para quem for ficar em alguma ilha bem distante das Yasawas e quiser economizar 4 ou 5 horas de viagem! A paisagem deve ser bem surreal.

Na Marina, além de lojinhas de souvenir super completas, existem mercadinhos e restaurantes. Tem até um Hard Rock. Acho que se você for passar uma noite em Nadi, vale a pena jantar por ali. E ainda pode aproveitar para comprar bebidas e snacks para levar ao hotel, que vai economizar bastante!

Port Denarau Marina tem até um Hard Rock!

Port Denarau Marina tem até um Hard Rock!

Onde Ficar em Fiji?

A primeira coisa, antes de sugerir hotéis que pesquisei e fiquei, é: fique em um Bure! Para ter a real sensação de estar em Fiji, o mais legal, na minha opinião, é ficar em um quarto neste estilo. O Bure é basicamente uma cabana, o estilo tradicional de casas de lá, com telhado de palha. Esqueça bangalôs em cima da água! Até existe um hotel que tem, mas não é o estilo tradicional de Fiji e eu deixaria para me hospedar em um bangalô nas Maldivas ou no Tahiti. O mais legal em Fiji é ficar no Bure pé na areia, de frente pro mar!

Um Bure pra chamar de seu!

Um Bure pra chamar de seu!

Outra curiosidade sobre se hospedar nas ilhas de Fiji, é que as grandes redes de hotéis quase inexistem por aqui. O único hotel de rede em ilhas de Fiji é o Sheraton Tokoriki. Acho isso legal, pois, mesmo que a maioria dos resorts seja de donos australianos ou neozelandeses, eles conseguem ter seu estilo próprio, sem o padrão das grandes redes. Por outro lado, se você é do tipo que se sente mais à vontade em hotéis de rede, o Sheraton vai ser sua opção, mas logo mais comento novamente sobre ele!

Outro detalhe que você deve prestar atenção é se o seu hotel aceita crianças. Vários hotéis em Fiji são Adults Only, para quem busca uma viagem mais romântica a dois (o que nos hospedamos, por exemplo), mas existem muitos que contam com uma super estrutura para famílias.

Vou dividir as sugestões por conjunto de ilhas e orçamento, para ajudar a dar um direcionamento na sua pesquisa!

Onde ficar nas Yasawas

Antes de mais nada, tenha em mente que não me hospedei nos hotéis citados abaixo. Eles estiveram em minhas pesquisas e li sobre eles em outros blogs também, além de inúmeras reviews. No fim, foram os que se destacaram para mim. Uma característica dos hotéis nas Yasawas são os planos de alimentação compulsórios, ou seja, nos valores das aproximados das diárias, não estão inclusos o valor das 3 refeições do dia, mas você será obrigado a pagar o “meal plan” extra.  Acho que eles devem fazer isso para poder programar melhor a quantidade de comida, devido à distância de Nadi, mas pessoalmente, acho ruim engessar tanto o hóspede. Mesmo no dia que você não estiver afim de almoçar, seu almoço estará pago. Leve isso em consideração aqui.

Opções Econômicas de Hotel nas Yasawas

Barefoot Manta, um hotel ao sul das Yasawas num lugar perfeito para fazer o snorkel com arraias manta, eles oferecem desde dormitórios para 4 ou 6 pessoas, com banheiro compartilhado, até bures privativos. O hotel é bem simples, sem ar condicionado, mas tem ótima nota no Tripadvisor. É mais estilo mochilão, mas as diárias são uma pechincha pra Fiji, começam em R$120,00/ dia no dormitório, até em média R$ 360,00/ dia no bure privado. Não é luxuoso, mas é de frente pro mar em uma ilha super bonita! Meal plan custa FJ$ 105.00/ dia. Aceita crianças.

Barefoot Manta - Bure privativo.

Barefoot Manta – Bure privativo.

Opções Medianas de Hotel nas Yasawas

Se quiser um hotel que não seja tão mochileiro, com estrutura um pouco maior, com piscina e já com aquela carinha de resort, achei o Blue Lagoon Resort bem legal para essa proposta! Ele possui bures privativos com banheiro compartilhado, até bures premium e para famílias. Logo, também é para todos os tipos de viajantes e bolsos. O bure com banheiro compartilhado custa em média FJ$ 300,00 e o bure mais simples com banheiro privativo sai por FJ$ 540,00. Meal plan aqui custa FJ$ 120,00/ dia. Este hotel tem este nome por estar super próximo da laguna onde foi filmado a Lagoa Azul. A natureza ao redor é simplesmente maravilhosa! Aceita crianças.

Blue Lagoon Resort

Blue Lagoon Resort

Opções Luxuosas de Hotel nas Yasawas

Claro que nada comparado aos luxuosos das Mamanucas, mas o Paradise Cove foi um dos meus fortes candidatos. No fim, quando vi o preço do meal plan desse lugar, desisti. Custa FJ$ 400,00 a pessoa por dia! É quase R$ 800,00. Claro que a comida deve ser bem melhor que dos outros dois, mas eu apenas comparei com outros hotéis que já estava pesquisando nas Mamanucas. Ele fica bem no início das Yasawas, mas tem uma bela estrutura e uma praia linda! O valor dos diárias aqui começam em FJ$ 500,00. Gostei das reviews também! Se você não se preocupar com o meal plan, pode ser uma boa escolha. Aceita crianças e tem um Kids Club.

Paradise Cove Resort

Paradise Cove Resort

Se o seu orçamento for ilimitado:

Se o meu fosse, ficaria neste hotel também! O Turtle Island é um verdadeiro sonho. Uma ilha privativa que além das praias maravilhosas ainda tem um santuário de tartarugas marinhas, apenas 14 quartos e todas as mordomias que sonhamos em uma ilha deserta. Ele é o verdadeiro all-inclusive! Aqui picnics em ilhas desertas, garrafas de champagne, cilindros de mergulho todos os dias, mordomos e tudo o que você imagina, já vêm incluso na diária. Mas o precinho é salgado. Orcei de curiosa e o valor do bure mais simples (que nada tem de simples), sai por USD 2500,00/ dia. Para reservar este hotel, você deve enviar um e-mail via site pedindo um orçamento. Os preços são apenas sob consulta e não estão disponíveis em sites de reserva. Adults Only.

Turtle Island Resort

Turtle Island Resort

Vista aérea da Turtle Island! Paraíso é pouco!

Vista aérea da Turtle Island! Paraíso é pouco!

Todos os hotéis das Yasawas oferecem transfers pagos que você já pode deixar reservado e pago com o hotel mesmo. Você pode escolher chegar de barco, com os catamarãs Yasawa Flyer ou de Hidroavião. Os hidroaviões são bem mais caros, mas dependendo da distância do hotel que você escolher, pode valer a pena. Outra, que sobrevoar lugares como Fiji deve ser sensacional!

Para ver mais opções de hospedagem nas Yasawas, clique aqui.

Onde ficar nas Mamanucas

Novamente, de todos os hotéis citados abaixo, o único que me hospedei foi o Tokoriki Island Resort. Os outros estiveram presentes nas minhas extensivas pesquisas e, por mais que eu tenha minha opinião, ela é expressa somente pelo que achei pesquisando.

As opções aqui são muito mais abrangentes do que as das Yasawas. As econômicas não serão tão econômicas, mas as luxuosas serão bem mais luxuosas!

Opção Econômica nas Mamanucas

  • Beachcomber Resort. Este hotel, além dos hóspedes, aceita turistas que queiram passar o dia. Por isso, é uma ilha bem movimentada. Também fica super próximo da Marina de Port Denarau. Acho ótima opção para quem estiver mochilando, pois tem vários tipos de dormitórios diferentes, além de que, geralmente quem viaja de mochilão, gosta de conhecer pessoas, o que por aqui, parece ser bem divertido! Passamos na frente desta ilha duas vezes. É bem pequena, mas super bonita. O dormitório para 16 pessoas custa FJ$ 48,00/ dia. Já os menores, para 12 pessoas, custam FJ$ 61,00/dia. O hotel também oferece Bures, inclusive privativos e de frente para o mar, começando em FJ$ 540,00. Na minha opinião, se hospede aqui apenas se estiver mochilando ou com orçamento realmente curto, pois pelo preço do Bure, você consegue ficar em alguns hotéis menos “badalados”. Aceita crianças. Conheça o Beachcomber Resort clicando aqui.

    Beachcomber Resort

    Beachcomber Resort

Hotel Mediano nas Mamanucas

  • Serenity Island: Gostei muito do que li sobre ele  no TripAdvisor. Ele fica em uma ilha linda e é bem novo! O mar é super azul e é a ilha privada mais próxima de Nadi. Tem um estilo mais pousada, na minha opinião, mas não deixa nada a desejar. O valor do Bure com vista para o jardim e ar condicionado, custa a partir de FJ$ 300,00. Acho que o custo benefício desse lugar deve ser ótimo. Aceita crianças. Conheça o Serenity Island Resort clicando aqui.

    Serenity Island Resort

    Serenity Island Resort

Hotéis Luxuosos nas Mamanucas

Coloquei luxuosos no plural, porque acredito que a maioria dos hotéis nas Mamanucas se enquadra nesta seção. Alguns têm preços mais acessíveis, mas são 5 estrelas, outros já são um pouco mais caros, mas com alguns extra. Nesta lista estão os 4 hotéis que consideramos nos hospedar e mais alguns outros que pesquisei, e quando eu chegar nos meus escolhidos e no eleito, eu conto o motivo de eles estarem na minha lista.

  • Tavarua Island Resort: Se o seu negócio é surf, esse hotel é o ideal e mais famoso, pois as principais ondas de Fiji, incluindo a mais famosa delas, Cloudbreak, ficam praticamente nesta ilha ou a uma curta viagem de barco. Até a algum tempo atrás, apenas os hóspedes deste resort podiam surfar Cloudbreak que está listada entre as 10 melhores ondas do planeta. Hoje em dia já não é mais assim, e vários hotéis oferecem passeios de barco especialmente para surfar por ali. O resort  é bem lindo e mistura bem luxo com o clima descontraído da praia. Não se surpreenda se encontrar ícones do surf por ali, como Kelly Slater. Preços apenas sob consulta, via site. Aceita crianças. Veja mais sobre o Tavarua Island Resort nesse link.
    Tavarua Island Resort

    Tavarua Island Resort

    Tavarua Island Resort

    Tavarua Island Resort

    A ilha em formato de coração!

    A ilha em formato de coração!

  • Namotu Island Resort: Outro hotel boutique luxuoso super pertinho das ondas. Fica como opção alternativa para quem não conseguir se hospedar em Tavarua mas está pensando em se jogar nas ondas. A ilha desse hotel é super bonita também. Aceita crianças. Veja mais sobre o Namotu Island Resort nesse link.

    Namotu Island Resort!

    Namotu Island Resort!

  • Musket Cove Island Resort: Para quem também quer ficar mais próximo das ondas e em um lugar um pouco maior, com uma marina e mais opções gastronômicas, ficar na Malolo Island pode ser uma boa. O Musket Cove fica na Malolo Lailai (Lailai sempre vai ser a versão pequena da ilha, então a ilha grande se chama Malolo, e a pequena do lado, Malolo Lailai). Este resort é bem lindo, com ótima estrutura, centro de mergulho,  4 restaurantes diferentes e um casal de amigos se hospedou ali e amou. Os hotéis nessa região mais próximas ao surf ficam em ilhas onde a areia não é tão branquinha, portanto a água não parece tão turquesa e também ficam mais distantes de passeios como a ilha do náufrago, por exemplo. Por isso acabamos optando por outro hotel. As diárias em Bures começam em FJ$ 740,00. Aceitam crianças e inclusive oferecem serviço de babá, caso o casal queira fazer algum passeio sozinho. Veja mais sobre o Musket Cove nesse link.
Musket Cove Island Resort

Musket Cove Island Resort

Malolo Lailai, Musket Cove e Marina

Malolo Lailai, Musket Cove e Marina

  • Sheraton Tokoriki: Como já comentei, é o único hotel de rede nas ilhas de Fiji. Fica na ilha de Tokoriki, mesma ilha onde fica o Tokoriki Island Resort, que nos hospedamos. Os dois hotéis são vizinhos, mas de um, não é possível ver o outro, sendo que a existência de dois hotéis na mesma ilha não atrapalha. Eu queria muito me hospedar nesta ilha, mas o Sheraton acabou ficando de fora da minha lista justamente por ser de rede e eu estar buscando uma pegada mais autêntica. Diferente do Tokoriki Island Resort, no Sheraton, nem todos os quartos são de frente para o mar, e alguns ficam bem longe da praia. O Sheraton também não tem centro de mergulho e eles usam o centro do Tokoriki Island Resort. Acho isso um dos pontos negativos, já que Fiji é um destino super famoso pelo mergulho e os centros de mergulho são super concorridos. Sendo assim, se não agendar com antecedência no centro do hotel vizinho, você pode ficar sem o seu passeio ou mergulho desejado. Mesmo assim, vimos o hotel, que é super bonito e bem cuidado e acho que é uma ótima opção para quem quer se hospedar nesta mesma ilha gastando menos, ou vai viajar em família, pois o Sheraton aceita crianças e o hotel vizinho, não. Diárias começam em FJ$ 559,00. Veja mais sobre o Sheraton Tokoriki nesse link
    Sheraton Tokoriki

    Sheraton Tokoriki

    2019-05-06 09.08.04

  • Matamanoa Island Resort: Este resort é o que eu estava estudando a possibilidade de dividir a estadia com o Tokoriki Island Resort. Amei tudo o que vi e li sobre ele, a ilha é pequena, lindíssima e próxima da ilha de Tokoriki também. Tem centro de mergulho 5 estrelas, spa e também é Adults Only, algo que estávamos buscando em Fiji. Só não nos hospedamos aqui porque no fim resolvemos ficar uma semana inteira em apenas um hotel, e eu queria muito ficar no Tokoriki depois de tudo o que li sobre ele. Se um dia voltar pra Fiji, com certeza ficarei uns dias neste aqui! Passamos em frente com o catamarã e achei a ilha ainda mais linda que nas fotos. Diárias em Bure a partir de FJ$ 1.100,00. Veja mais sobre o Matamanoa nesse link.

    Matamanoa Island Resort

    Matamanoa Island Resort

  • VOMO Island Resort: Amei esse hotel, amei a ilha, amei tudo o que vi deste aqui. Infelizmente, o preço dele acabou ficando muito acima do que eu pensava em gastar e no fim eu desisti. Digo o preço no geral, pois aqui, todos os tours e mergulhos também eram bem mais caros do que no Matamanoa ou no Tokoriki, então não seria apenas a diferença na diária. Esta ilha é uma das mais próximas das Yasawas e, portanto, mais longe das atrações dos passeios e por isso eles se tornam mais caros.  Mesmo assim, dizem que esta ilha tem um dos melhores snorkel de toda Mamanucas e a trilha até o topo é incrível. Fora quem tem diversos restaurantes e mesmo que aceite crianças e seja familiar, tem partes restritas a adultos, ótimo kids club, serviço de babá, spa e super centro de mergulho. Diárias a partir de FJ$ 2.500,00. Aqui vale ficar ou 5 ou 7 diárias, pois se você ficar 5 diárias, paga apenas 4 e se ficar 7, paga apenas 5. Dá um desconto bem bom. Todas as refeições estão incluídas no valor. Veja mais sobre o VOMO nesse link.
    Vomo Island Resort

    Vomo Island Resort

    4482217-vomo-island-resort-fiji-islands-fiji

  • Tokoriki Island Resort: Nosso escolhido e que tenho apenas elogios! Vou fazer um post especial só para a review detalhada deste hotel, mas deixo um resuminho já por aqui! Desde o dia que um amigo que foi para Fiji me falou deste hotel e eu fui pesquisar, soube na hora que queria me hospedar aqui! A ilha de Tokoriki é fantástica, com um recife de corais magnífico e imponente! O hotel tem serviço impecável, daqueles que a maioria dos funcionários te chama pelo nome mesmo. Mesmo que seja um hotel de luxo, achei que é aquele tipo de lugar sem frescuras, lindíssimo mas com atmosfera descontraída, sem mil códigos de vestimenta (coisa que tenho pavor, pois férias é férias e amo minhas havaianas!) e é pequeno. Não é aquele mega resort todo impessoal, muito pelo contrário. O restaurante é excelente, cada dia um cardápio diferente e melhor que o anterior. Tem um centro de mergulhos 5 estrelas, caiaques, SUP’s, um Spa lindo, dois restaurantes e muitas atividades. Eu amei e voltaria muitas vezes sem nem pensar! É realmente espetacular e não é a toa que já ganhou diversas vezes melhor hotel de Fiji para se hospedar.  As diárias começam em FJ$ 1.000,00. Veja mais sobre o Tokoriki nesse link.
    Piscina sensacional do Tokoriki Island Resort!

    Piscina sensacional do Tokoriki Island Resort!

    O pôr do sol é de tirar o fôlego!

    O pôr do sol é de tirar o fôlego!

    Praia linda, com recife de corais magnífico!

    Praia linda, com recife de corais magnífico!

    NZM07918

    Simplesmente paradisíaco!

    Simplesmente paradisíaco!

    Nosso Bure por uma semana!

    Nosso Bure por uma semana!

Outras opções luxuosas em Fiji, caso orçamento não seja problema, são: Six Senses Fiji e Likuliku Lagoon Resort. Ambos ficam na ilha Malolo. O que, pessoalmente acho deles é que o mar ali não tem a cor do mar dos outros que citei acima, apesar de serem aqueles MEGA luxuosos. Acho que por este preço você se hospeda tão bem quanto no Tokoriki Island Resort ou no VOMO, por exemplo. Então vai do que você procura. O Likuliku é o único hotel com bangalôs em cima da água de Fiji e as reviews são maravilhosas, mas como comentei antes, o tradicional em Fiji são os Bures, então acho que eu não pagaria tanto a mais por causa de um bangalô.

Para ver mais opções de hospedagem nas Mamanucas, clique aqui.

O que ver e fazer em Fiji

No próximo post, quando eu contar sobre nossa experiência no Tokoriki Island Resort, vou detalhar todos os passeios e mergulhos que fizemos, mas vou dar uma geral aqui, para você já pensar no que fazer durante sua estadia por lá!

Surfar em Fiji

As ilhas de Fiji também são famosas pelo surf, com picos conhecidos como Cloudbreak e Restaurants, na ilha de Tavarua. A maioria dos picos fica na parte sul do arquipélago das Mamanucas.

As melhores condições para o Surf em Fiji ocorrem de Março a Novembro (Época Seca) com swells de SUL originados nos Roaring Forties (ventos que vêm do Sul da Austrália). Os ciclones tropicais que passam pela Austrália entre Novembro e Fevereiro (famosos por criarem ondulações em Kirra e Burleigh Heads) coincidem com a estação de chuvas em Fiji e podem produzir boas ondas.

Surf de primeira em Cloudbreak! Para os experientes e corajosos!

Surf de primeira em Cloudbreak! Para os experientes e corajosos!

Para ter acesso mais rápido às ondas, se for essa sua prioridade, opte por hotéis na Malolo Island, pelo Namotu Island Resort, ou claro, pelo Tavarua Island Resort, que já falei mais acima.

Mergulhar de cilindro

Fiji é considerado um dos melhores lugares do mundo para fazer mergulho de cilindro. A vida marinha é tão rica, os corais tão coloridos, a água tão transparente e quentinha que não tem como não se apaixonar. Se você gosta deste esporte, se já tem carteirinha de mergulhador, aproveite! A maioria dos hotéis tem centros de mergulhos incríveis, com pessoas muito experientes e vão poder mostrar o melhor da região! Se você nunca mergulhou, mas tem vontade, considero este um lugar perfeito para viver esta experiência pela primeira vez. Vai ser incrível! Muitos centros de mergulho, inclusive o do nosso hotel, dão curso de mergulho, tanto básico, quanto avançado, então você pode aproveitar sua semana de férias para tirar sua certificação como mergulhador! Em Fiji você consegue ver muitos tipos de tubarões, tartarugas, arraias, arraias manta (se der sorte!), uma infinidade de peixes, moreias, corais e até baleias!

Eu fiz 2 mergulhos em Fiji e amei os dois! Se ficar nas Mamanucas, mergulhe Supermarkets, é fantástico. Outro ponto famoso é Gotham City, mas existem inúmeros. Para saber os pontos e grau de dificuldade, clique aqui!

Eu depois do meu primeiro mergulho após 5 anos sem mergulhar! Olha a cor dessa água! Lugar incrível!

Eu depois do meu primeiro mergulho após 5 anos sem mergulhar! Olha a cor dessa água! Lugar incrível!

Fazer Snorkel

Se você não curte mergulhar de cilindro, não faz mal. O snorkel é igualmente fantástico e fizemos snorkel praticamente todos os dias! Só o recife de corais do Tokoriki já era imenso e mesmo fazendo snorkel ali umas 4 vezes, não conseguimos ver nem metade do reef. O mar é calminho e quentinho e foi um dos melhores snorkel da vida! Ainda estou pensando se prefiro El Nido, nas Filipinas ou Fiji. Dúvida cruel! Mesmo assim, estando em Fiji é algo imperdível.

Sem palavras para o recife de corais do Tokoriki

Sem palavras para o recife de corais do Tokoriki

Snorkel na Monuriki Island, ilha do Náufrago.

Snorkel na Monuriki Island, ilha do Náufrago.

Só isso de corais?

Só isso de corais?

Visitar uma vila típica

É incrível ver como as pessoas que trabalham nos resorts de Fiji ainda vivem! Algumas pessoas que moram na vila principal, trabalham no esquema 24/5, isto é, ficam 24 dias trabalhando e morando no resort e 5 dias de folga em Nadi. Outros, moram em vilas em ilhas mesmo, tão bonitas quanto as dos resorts que nos hospedamos, mas são vilas super simples! É muito interessante ver como as vilas funcionam, as feirinhas de artesanato, a escola, abastecimento de água, energia! Foi muito legal! Todo resort agenda visita pra vila onde moram seus funcionários. Geralmente estas ilhas ficam próximas do hotel.

Com as meninas na escola da vila!

Com as meninas na escola da vila!

As vilas são super simples, mas olha a vista que eles têm todos os dias!

As vilas são super simples, mas olha a vista que eles têm todos os dias!

Passar o dia no Cloud 9

O Cloud 9 é o único bar flutuante de Fiji, e tem DJ, pizza e muitos drinks! É um lugar bem animado para passar o dia! A água ao redor é super turquesa e é um passeio bem famoso! Acabamos não indo pois o dia estava meio nublado e resolvemos curtir nosso hotel, mas todos que conversamos que foram, adoraram!cloud9-fiji-mamanucas-bar

Visitar ilhas desertas

Além da ilha do seu hotel, aproveite para fazer passeios para ilhas próximas e conhecer outras praias e locais para snorkel. Nós fomos conhecer a Monuriki Island, também chamada Modriki, que é a ilha onde foi filmado Náufrago. Também fomos fazer piquenique em uma ilha deserta. O dia nublou, mas a experiência foi incrível, logo conto mais. Aproveite para fazer estes passeios. A maioria dos hotéis tem uma programação diária e vale a pena conhecer tudo que você puder!

Monuriki na frente e Monu Island, onde fizemos Piquenique, atrás!

Monuriki na frente e Monu Island, onde fizemos Piquenique, atrás!

Vá encontrar o Wilson na ilha do Náufrago!

Vá encontrar o Wilson na ilha do Náufrago!

DCIM102GOPROG0434856.JPG

Relaxar

Não poderia deixar de dizer que aqui você deve entrar no “Fiji Time” colo eles dizem, e esquecer a pressa e a correria do dia-a-dia. A regra geral é descansar e aproveitar! Tente programar sua viagem para ter tempo de ficar de pernas pro ar, tomar um drink na piscina, ver o pôr do sol todos os dias com calma, curtir seu bure e sua companhia!

Relaxar e aproveitar! Não tem coisa melhor!

Relaxar e aproveitar! Não tem coisa melhor!

 

Quanto tempo ficar em Fiji?

Pode ficar uma vida inteira? Juro que dá vontade!

Na minha opinião não vale voar até Fiji para ficar menos do que uma semana. É longe, é caro e você não sabe quando vai conseguir voltar. Acho que se você quiser surfar ou mergulhar, fazer os passeios e ainda relaxar, menos tempo do que isso é corrido demais.

Para conhecer Yasawas e Mamanucas eu ficaria 10 dias.

Mais algumas considerações

Compre snacks e bebidas para levar para o seu hotel: Fiji é um lugar super caro. Na verdade eu achei os preços altos, porém justos, por conta da localização remota e onde tudo precisa chegar de barco. Mas independente de eu achar justo, a bebida nos hotéis tem preço bem elevado. Snacks também. Sugiro, na sua ida para Fiji, usar o Duty Free do país que você estiver hospedado para comprar bebidas e lanchinhos. Nós compramos vinhos e rum e valeu super à pena. Podíamos beber no nosso bure e gastamos muito menos do que pedir a bebida do menu todos os dias. Ou, se tiver tempo, abasteça as malas nos mercadinhos de Port Denarau. Você pode comprar garrafas de vinho por 15-20 FJ$, enquanto no hotel vai pagar pelo menos 80 FJ$.

E sobre comprinhas, Fiji produz e usa muito coco em tudo! Da culinária à cestaria, o coco é muito presente! A marca de cosméticos Pure Fiji utiliza olho de coco natural prensado a frio para fazer produtos maravilhosos para a pele e com ótimo custo benefício, não achei caro não. É a marca mais famosa de lá e eu amei os produtos e comprei vários. No nosso hotel, todos os amenities eram desta marca e da fragrância de coco, e eu comprei os produtos iguais para trazer para a casa. Toda vez que uso o hidratante, me lembro do Tokoriki. Acho um souvenir bem legal!

Leve o clima de Fiji pra casa!

Leve o clima de Fiji pra casa!

Acho que era isso!

Todos os pontos citados no post estão nesse mapa, para ajudar você a se localizar melhor em Fiji.

Espero ter ajudado a desvendar um pouco desse paraíso tão distante! Para saber um pouco mais, fique atento ao próximo post também!

Beijos, Natalia!

(Visited 882 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Renan Souza e Silva

    8 de maio de 2020

    Eu tenho pesquisado em vários sites e “pedagogicamente falando” esse é o melhor disparado! Meus parabéns de verdade! Uma dúvida: Como vcs se locomoveram de Tokoriki para as ilhas desertas como a do Náufrago? Vcs fecharam o passeio no próprio hotel e foram de ferry? Muuuuito obrigado!!

    responder…

envie um comentário