Top

Hoje vim contar sobre toda a nossa experiência no Tokoriki Island Resort, o hotel incrível que escolhemos para a nossa tão sonhada semana em Fiji!

Antes de falar dele, vou repetir a introdução “Um pouco sobre Fiji” que já tinha escrito para o Post: Guia completo e dicas sobre Fiji! Assim fica mais fácil para quem chegou diretamente nesse aqui, entender um pouco mais sobre a ilha! Se você já leu, pode ir direto ao que interessa!

Um pouco sobre Fiji

Fiji ou República das Fiji, é um país de povo sorridente e simpático, formado por 332 ilhas ao sul do Oceano Pacífico, na Oceania. Essas ilhas todas foram formadas há mais de 150 milhões de anos pela atividade vulcânica e até hoje, 1/3 delas permanece inabitada.

Acredita-se que desde o segundo milênio A.C elas foram colonizadas por Austronésios, vindos do Sudeste Asiático e considerados os grandes navegadores da Pré-História e responsáveis por povoar boa parte do Índico e do Pacífico. Outros colonizadores foram os melanésios e polinésios. A influência destes povos pode ser vista nas roupas típicas, colares e no estilo das casas ou “Bures”, como são chamados, e estão presentes nas cidades e nos hotéis também.

Os europeus chegaram nas ilhas no século XVII e, em 1874, os britânicos fundaram a Colônia de Fiji, que se manteve colônia britânica até 1970, quando conquistou sua independência. Desde então, muitos golpes de Estado e períodos políticos turbulentos aconteceram, até que, em 2014, aconteceram as primeiras eleições democráticas. Atualmente, Fiji é uma república parlamentar, com um primeiro ministro como chefe de Estado.

A principal ilha de Fiji se chama Viti Levu, e ali fica sua capital, Suva. Mas para quem pretende visitar as praias e ilhas paradisíacas, a principal cidade é Nadi (se fala “Nandi”), que tem um aeroporto internacional e uma marina, de onde saem barcos e balsas para os resorts.

Mapa de Fiji

Mapa das ilhas de Fiji. Nadi, as Yasawas e as Mamanucas ficam bem à esquerda do mapa.

Fiji tem uma das economias mais desenvolvidas do Pacífico devido à abundância de recursos naturais. As principais fontes de renda são: Turismo (Fiji recebeu 840 mil turistas em 2017!), exportação de cana-de-açúcar, coco, gengibre e da famosa Fiji Water, que dizem ser a água mineral mais pura.

Não é à toa que uma das principais fonte de renda do país seja o turismo!

Não é à toa que uma das principais fonte de renda do país seja o turismo!

As influências culturais mais visíveis são de povos do pacífico e também indianos, que, durante a colônia britânica, foram para Fiji trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, uma das principais fontes de renda do país. Estima-se que cerca de 60.000 indianos chegaram nas ilhas entre 1879 e 1916, e por isso, o hindi é a terceira língua falada do país, a religião hindu é a crença de 30% da população e a cultura indiana está super presente, nos pratos de curry e temperos e até em templos. Mas apesar da influência indiana, devido à missões, a maior parte da população é cristã.

Em Nadi existe um templo Hindu, o maior do hemisfério sul. É bem interessante visitar caso você passe um dia na cidade.

Em Nadi existe um templo Hindu, o maior do hemisfério sul. É bem interessante visitar caso você passe um dia na cidade.

A moeda é o Dólar Fiji, e a cotação de FJ$ 1,00 é atualmente (maio de 2019) aproximadamente R$ 2,00. As línguas oficiais são Inglês, Fijiano e Hindi Fijiano.

Fiji fica no fuso horário GMT +12, ou seja, 15 horas à frente do Brasil (que fica no GMT -3). Sendo assim, é um dos primeiro países do mundo a receber o novo dia, pois fica pertinho da linha internacional de mudança de data.

O esporte oficial é o Rugby e a única medalha Olímpica de Fiji é do Rio 2016, e eles super comemoram ter uma medalha olímpica!

Time de Rugby de Fiji nas Olimpíadas do Rio 2016!

Time de Rugby de Fiji nas Olimpíadas do Rio 2016!

A cerveja nacional é a Fiji Gold.IMG_4923

Além de dados históricos e técnicos, que ajudam você a se localizar um pouquinho, preciso falar das pessoas! Para mim, as pessoas são, geralmente, as maiores responsáveis pela imagem que fico de um lugar e de uma viagem.

Em Fiji, as pessoas fazem de um lugar paradisíaco, simplesmente mágico! Imagine um país de gente feliz! E que não é simpática só porque recebeu treinamento para trabalhar em hotel de luxo ou porque vai ganhar gorjeta! Aliás, anote: em Fiji, não existe o hábito de dar gorjeta e ninguém espera por isso! Eles são simpáticos e te tratam bem de coração mesmo! Dizem que você chega como hóspede e sai como amigo! Não existe mau humor e tempo ruim.

Outra coisa! Você vai chegar ouvindo “Bula” e vai ouvir esta palavra todos os dias e em todo lugar! Ela é quase como o “Aloha” havaiano, ou o “Namastê” no Nepal, uma palavra que serve pra dar “oi” e para dizer “tchau”, ou apenas ser simpático!

Para agradecer e dizer obrigado, diga “vinaka”! E se você gostou muito e quer dizer “muito obrigado”, diga “vinaka vakalevu”!

Sobre o Tokoriki Island Resort

O Tokoriki Island Resort fica na ilha de Tokoriki, no arquipélago das Mamanucas, próximo da ilha Monuriki, onde foi filmado o filme Náufrago, com Tom Hanks. É uma ilha magnífica, com um recife de corais enorme, ótimo para fazer snorkel e mergulhar de cilindro. A praia é calminha e o mar tem água quentinha e perfeita para férias relaxantes. Na mesma ilha, fica também o único hotel de rede das ilhas Mamanucas, o Sheraton Tokoriki. Mesmo estando na mesma ilha, é impossível perceber que existe outro hotel quando você está no Tokoriki, pois um fica bem isolado do outro e a praias não tem ligação.

Tudo nesse hotel é pensado para fazer o hóspede se sentir único e em casa. A chegada no Tokoriki Island Resort já é a mais simpática possível! O povo de Fiji é muito simpático e hospitaleiro e faz isso de coração! Eles recebem o hóspede com música, tocando violão e logo trazem água de coco e toalhinhas refrescantes, enquanto aguardamos o check in. Apesar de estar sempre entre os campeões de hotéis mais luxuosos de Fiji, achei que o conceito de luxo aqui é o que realmente considero luxo. Não é aquele tipo de hotel que tem mil códigos de vestimenta e que quase intimidam você pela formalidade e suntuosidade. Eles prezam que você se sinta à vontade e, o mais importante, relaxado e de férias, e os ambientes todos, apesar de lindamente decorados, contribuem para essa atmosfera relax!

Apesar de estarem sempre arrumando o quarto (duas vezes ao dia), abrindo e fechando janelas, arrumando a cama e trocando toalhas, você praticamente não percebe estas pessoas, e, quando as encontra, elas gostam de se sentir suas amigas, conversam de verdade com você, sem aquela formalidade toda de grandes hotéis de luxo. Outra coisa que gostei é que ele não é imenso, é pequeno, tem apenas dois restaurantes e uma piscina, mas ao mesmo tempo, você se sente com toda privacidade do mundo! Como o hotel não é grande, em dois dias, todo mundo sabe seu nome e faz questão de te chamar assim. Tudo aqui é muito personalizado.

Esse lugar tem um pôr do sol surreal! A piscina com os coqueiros ajudam a criar todo cenário!

Esse lugar tem um pôr do sol surreal! A piscina com os coqueiros ajudam a criar todo cenário!

Não perca o pôr do sol!

Não perca o pôr do sol!

A praia também é muito paradisíaca!

A praia também é muito paradisíaca!

Como chegar

É possível chegar de helicóptero, que demora 15 minutos do aeroporto. Esta na verdade é a opção mais rápida e mais cara. Mas a vista deve ser bonita. Custa FJ$ 682/pessoa por trecho.

O hotel ainda oferece a opção de transfer de lancha rápida/speedboat, por FJ$ 1.180/casal por trecho. Este serviço funciona 24h pois é o hotel que oferece o trajeto.

Apesar de essas duas opções serem rápidas, achei super caras. E optamos por ir com o catamarã.

Apesar de não funcionar 24h, ele funciona bem, e se eu fosse novamente, usaria essa opção denovo. Custa FJ$ 160/pessoa por trecho e sai diariamente às 9h15 ou às 15h00 e demora 1 hora para chegar no hotel. O retorno vai parando em alguns outros lugares e demora 1h45. Sai do hotel 10h15 ou 16h15.

Eu achei a viagem super linda, você vai passando pelas ilhas no caminho, consegue ver os hotéis e a paisagem maravilhosa!

Catamarã que leva para o hotel!

Catamarã que leva para o hotel!

Vista chegando no hotel!

Vista chegando no hotel!

O Catamarã é super confortável, climatizado e com Wifi e sai de Port Denarau. Você pode reservar tudo direto com o hotel e só tem que se preocupar em chegar no horário e fazer o check in. 🙂

Estrutura

Quartos

O hotel é Adults Only e aceita hóspedes acima dos 16 anos. Possui apenas 36 quartos, em 3 categorias diferentes, todos eles de frente para a praia e em forma de Bures, as casinhas típicas de Fiji. Isto quer dizer que independente da categoria que você escolher, aqui ficará sempre num bure só seu. Apesar de serem um do lado do outro, são bem privativos e separados e da sua varanda ou piscina privada, você não vê o hóspede do lado. Todos os quartos têm acesso direto para a praia também.

Amei a decoração do hotel, toda típica!

Amei a decoração do hotel, toda típica!

Os Beachfront Bures são os quartos mais simples do hotel, se é que existe algo de simples aqui. São 8 quartos deste tamanho. Cada Bure possui 60 m2, sala, varanda com espreguiçadeiras e banheiro interno e externo.

Beachfront Bure

Beachfront Bure

Os Beachfront Pool Bures são os quartos intermediários, e o que escolhemos para ficar. São 18 quartos neste estilo. Têm o mesmo tamanho dos quartos sem piscina, mas têm este diferencial, uma piscina privativa e uma rede. Nós amamos o quarto, que tem todas as amenidades necessárias como ferro de passar roupa, tábua, secador de cabelo bom, shampoo, condicionador, sabonete e hidratante da marca Pure Fiji, roupões, cafeteira, frigobar e bastante espaço para guardar as roupas e malas. O que mais amei foi o banheiro externo. Não tomei nenhum banho no chuveiro interno porque fazia bastante calor e é muito legal poder tomar banho ao ar livre!

Beachfront Pool Bure, amei!

Beachfront Pool Bure, amei!

Beachfront Pool Bure, uma piscina só pra gente!

Beachfront Pool Bure, uma piscina só pra gente!

Amei esse banheiro com chuveiro externo!

Amei esse banheiro com chuveiro externo!

Tokoriki-Island-Resort-Fijis-Best-Adults-Only-Resort-Beachfront-Bure-Outside-ShowerNZM06837

Relaxamento total com privacidade e muito conforto!

Relaxamento total com privacidade e muito conforto!

E por último, os quartos mais exclusivos, as Villas, que são 10 quartos com 70 m2, deck privativo com piscina de borda infinita e todas as mordomias. Estes quartos ficam mais afastados no hotel e são os que dão mais privacidade.

Villas!

Villas!

Tokoriki_Rooms_lowres-21Tokoriki_Rooms_lowres-6

Conheça melhor o hotel e os tipos de quarto clicando aqui para fazer a sua reserva.

Spa

Além dos quartos, o hotel conta com um Spa, que não fica de frente pro mar, mas é muito lindo e relaxante. Eles possuem várias salas de tratamento, inclusive para casais e também oferecem massagem no quarto. É possível fazer um pacote de 3 dias, com uma massagem por dia. Fiz e adorei. O preço vale a pena se for comparado aos outros tratamentos individuais. Eu paguei FJ$ 390,00 para 3 dias, isso é em média R$ 700,00, ou R$ 235,00/ massagem. Uma massagem individual fica em torno de FJ$ 250,00 ou R$ 450,oo, por isso acho que o pacote valha a pena! Para ver o menu completo de tratamentos oferecidos, clique aqui!

Spa maravilhoso!

Spa maravilhoso!

Restaurantes

O hotel possui dois restaurantes, o principal, logo ao lado do Lobby e de frente pro mar, e o Oishii Teppanyaki, um japonês sensacional que atende apenas 8 pessoas por noite! Vou contar um pouquinho sobre os dois!

No restaurante principal são servidas todas as refeições. Mesmo com apenas um restaurante, o menu é muito variado e os pratos mudam diariamente, tanto no almoço quanto no jantar. São todos pratos à la carte e é tudo delicioso, das entradas às sobremesas! Comemos muito, muito bem! É possível fazer o meal plan, que custa FJ$ 260/pessoa por dia sem bebidas, mas achei que não valeria a pena. Isso soma R$ 470/pessoa por dia e vendo o menu, não gastamos nem perto disso fazendo todas as refeições com bebidas. Como comíamos muito bem no café da manhã, nem sempre conseguíamos comer entrada, prato principal e sobremesa em todas as outras duas refeições, e o meal plan só vale se você quiser comer TUDO todos os dias, então minha ideia é que você pague apenas pelo que comer. Quem tem meal plan pode pedir café da manhã ou jantar nas mesas de frente para o mar sem custo e também reservar um dia de Teppanyaki sem pagar nada extra, mas mesmo pagando tudo separado, nós gastamos menos, e comemos MUITO!

Em todas as refeições, a banda do hotel está sempre tocando ao vivo, variando entre músicas tradicionais fijianas e músicas ocidentais. Eles são muito talentosos e animados!

Pessoal da banda!

Pessoal da banda!

Restaurante excelente!

Restaurante excelente!

Área do bar e restaurante! Vale a pena aproveitar o Happy Hour! Drinks maravilhosos!

Área do bar e restaurante! Vale a pena aproveitar o Happy Hour! Drinks maravilhosos!

  • Almoço: cardápio muda diariamente, com umas 7-8 opções bem variadas, na faixa de FJ$ 40-45 por prato. Tem também as sobremesas, na faixa de FJ$ 30 cada. Não deixe de provar a famosa “Tokoriki Sandy Ice Cream”, a sobremesa tradicional da casa, a única que está SEMPRE no cardápio. É demais!
  • Jantar: todo dia um cardápio novo, com opção de entrada, prato principal e sobremesa. Os pratos principais ficam na faixa de FJ$ 70. Sobremesas na faixa de FJ$ 30.
  • Bebidas
    • Servem água gratuitamente (iced water – água potável, da torneira).
    • Drinks: FJ$ 22-25
    • Cervejas long neck: FJ$ 13-15
    • Taças de vinho: FJ$ 24
    • Garrafas de vinho: a partir de FJ$ 80
    • Happy Hour: todo dia das 18h00 às 19h00, drinks e cervejas com 25% de desconto
Cardápio de um dos dias do almoço do Tokoriki

Cardápio de um dos dias do almoço do Tokoriki

Vale a pena reservar um dia o café da manhã “Oceanfront”! Fizemos isso na nossa última manhã e é incrível! Eles servem espumante, tudo lindo na mesa, com uma vista de cair o queixo! É MUITO romântico e imperdível! Quase chorei pensando que tinha que sair dali e me arrumar pra ir embora!

Experiência sensacional!

Experiência sensacional!

tokoriki-oceanfront-breakfast

Toda quarta feira o hotel prepara um Lovo, que é o jeito tradicional de cozinhar comida em um “buraco”na terra. É possível ver eles preparando o jantar durante a tarde e de noite, o hotel serve estes pratos combinados com um buffet tradicional de Fiji com comidas típicas e outras iguarias. Também oferecem estação de comida indiana, japonesa e massas! Eu adorei! Experimentei de tudo um pouco, mas o que mais amei foi a massa com camarões hehehe!

Pessoal do hotel preparenado Lovo!

Pessoal do hotel preparenado Lovo!

Lovo!

Lovo!

Tudo pronto para a noite típica do hotel!

Tudo pronto para a noite típica do hotel!

Além do restaurante principal, o hotel tem o Oishii Teppanyaki, para apenas 8 pessoas por noite, portanto, se você quiser provar, já faça a reserva no dia da sua chegada! Eu acho que foi uma das experiências mais legais da nossa semana por lá! Na verdade, além de ser aqueles japoneses que a mesa tem uma chapa e o cozinheiro faz tudo na sua frente, o cardápio tem opções deliciosas, até com lagosta! As entradas são ótimas, amamos tudo! Mas o diferencial mesmo, nem foi só a comida, novamente, foram as pessoas de Fiji!

Cardápio do Teppanyaki do Tokoriki Resort

Cardápio do Teppanyaki do Tokoriki Resort

Nesse dia, chegamos às 19h00, conforme combinado e as outras 6 pessoas que tinham reservado, esqueceram da reserva e ficaram jantando no restaurante principal. Achei que eles iam nos realocar um outro dia, ou então pedir desculpar pelo ocorrido e dizer que sem as outras pessoas não poderiam fazer o jantar, mas não! Eles fizeram o jantar apenas para nós dois! Super exclusivo! O chef cozinhou o que pedimos, a Mama, garçonete, foi a pessoa mais gentil e simpática que conhecemos em Fiji e tratou a gente realmente como se fôssemos especiais, nos deixou super a vontade em uma mesa de 8 pessoas só pra gente! O chef Johnny Wax foi excelente e tocou até violão pra gente no final! Recomendo demais, mesmo se seus companheiros de jantar não esquecerem da reserva! Custa mais do que jantar no restaurante, mas achei que valia cada centavo!

Mesa do Oishii para 8 pessoas!

Mesa do Oishii para 8 pessoas!

Nós e o nosso private dinner com o chef Johnny!

Nós e o nosso private dinner com o chef Jonnhy!

Mamma e Johnny que fizeram nossa noite a mais especial!

Mamma e Johnny que fizeram nossa noite a mais especial!

A bebida no hotel é um pouco cara, mas você pode fazer o que fizemos quando saímos da Austrália. Nós compramos vinho e bebida no duty free e deixamos em nosso frigobar! Assim sempre tínhamos nosso vinho pro pôr do sol e pra beber na praia! Só não é permitido levar suas próprias bebidas para a área de piscina ou restaurante.

Centro de mergulho

Dentro do hotel também funciona o Tokoriki Diving, que é um centro de mergulho 5 estrelas independente do hotel e que cuida de toda a parte de transfers, passeios, mergulhos e cursos de certificação de mergulhadores. É com a Alex ou com o Will, dois ingleses muito queridos que você vai falar e programar suas atividades durante a estadia. Eles estão ali há 20 anos e conhecem tudo, inclusive dão dicas sobre onde ir mergulhar dependendo da maré e do clima, por exemplo. O Hotel oferece através deles, gratuitamente caiaques e pranchas de Stand Up, que podem ser usados sem reserva. Todos estes equipamentos estão super bem conservados.

Centro de mergulho já fica bem na entrada do hotel!

Centro de mergulho já fica bem na entrada do hotel!

Caiaques e SUP's sempre à disposição dos hóspedes!

Caiaques e SUPs sempre à disposição dos hóspedes!

Atividades

Esta é a parte mais legal! Fiji é um destino pra você relaxar e curtir, mas tem muita coisa pra ver e fazer, é claro, bem pertinho do mar!

Fazer snorkel

Ao redor do hotel existe um recife de corais magnífico e gigantesco! O hotel oferece um tour de 30 minutos todos os dias gratuitamente, que vai de barco até a borda do coral. Mas o que achei mais legal foi pegar o caiaque, remar até uma das boias na borda do recife de corais e fazer snorkel sozinha mesmo! Vimos muitos, muitos tipos de peixe e fizemos snorkel quase todos os dias! Os corais em Fiji são fantásticos, cheio de seafans e corais enormes e coloridos! Eles oferecem o equipamento no hotel, mas como íamos mergulhar de cilindro, resolvemos levar nossas máscaras e emprestar apenas as nadadeiras do centro de mergulho! Se você não tiver equipamento, pode conseguir tudo lá, não se preocupe!

Sem palavras para o recife de corais do Tokoriki

Sem palavras para o recife de corais do Tokoriki

Só isso de corais?

Só isso de corais?

e esse mar?

E esse mar?

Mergulhar de cilindro

Outra experiência imperdível em Fiji! Como comentei no primeiro post que escrevi sobre o país, Fiji é um dos melhores lugares do mundo para mergulhar! Tem uma vida marinha fantástica, ótima visibilidade e pontos de mergulho para todos os níveis. Se você nunca mergulhou e quer fazer um “batismo” ou já é mergulhador certificado, existem opções para você por aqui! No Tokoriki Diving, além dos mergulhos guiados tanto para iniciantes quanto para mergulhadores certificados, também é possível, além de fazer um único mergulho, você aproveitar suas férias para conseguir sua certificação de PADI Open Water Diver ou até fazer um curso avançado! Eu estava 5 anos sem mergulhar, mas sempre sentia muita vontade de voltar em todos os lugares paradisíacos que visitei nos últimos anos, como Tailândia, Filipinas, Hawaii, Curaçao e Bahamas. Quando decidimos ir pra Fiji, soube que era meu momento! Me sinto tão bem debaixo d’água que é algo super natural pra mim e voltar a mergulhar foi sensacional!

Eu depois do meu primeiro mergulho após 5 anos sem mergulhar! Olha a cor dessa água! Lugar incrível!

Eu depois do meu primeiro mergulho após 5 anos sem mergulhar! Olha a cor dessa água! Lugar incrível!

Eu tinha me inscrito para o PADI Advanced Open Water Course, fiz toda a parte teórica e agendei os mergulhos, mas quando estava lá, depois do segundo mergulho eu senti que queria ficar mais relaxada, com mais tempo livre, sem muitos horários, e acabei não indo até o fim! Tenho um ano para completar o curso se quiser usar o teórico que fiz, mas agora grávida não vai ser possível. Mesmo assim, meus dois mergulhos contam como feitos pro curso independente de quando eu quiser completar!

Não é recomendado mergulhar grávida, e no papel que preenchi do curso eu deveria assinar que não estava grávida ou com suspeita de gravidez. Realmente eu não suspeitava, mas já estava grávida! Fiz dois mergulhos, mas tão no comecinho dizem que não tem muito o que acontecer com o bebê. Mesmo assim, se você estiver tentando engravidar, melhor adiar os planos de mergulho!

Nós mergulhamos em dois pontos, um na ilha de Monu e o outro, muito famoso e imperdível chamado “Supermarket“. Nesse vimos dois tipos de tubarão, tartarugas e uma infinidade de peixes de todos os tipos!

Nossa GoPro nos deixou na mão nos dois mergulhos e não tenho NENHUMA foto do meu retorno aos mares! Mesmo assim fica a lembrança na memória!

Todos os valores dos mergulhos e cursos que o Tokoriki Diving oferece estão aqui!

Visitar a Monuriki ou Modriki Island, a ilha do Náufrago

Esta ilha fica a 15 minutos de barco do hotel e o passeio dura duas horas. A ilha é tão linda que eu poderia passar o dia, mas acho que existe uma combinação entre os hotéis porque você fica lá e quase não encontra outros grupos na mesma hora. Fico pensando se esta ilha fosse na Tailândia, como já ia estar socada de gente “farofando” e, vendo por este lado, achei bom o tour mais curto. Ajuda a preservar o local. A ilha é totalmente deserta. Lá sempre fica um HELP ME escrito e os guias levas o “Wilson”para tirarmos fotos! Explicam como foram gravadas as cenas, e é muito legal entender como eles fizeram para montar o esquema de filmagem lá no meio do nada! Além disso, a praia é lindíssima e o snorkel ali vale a pena também. A cor da água é algo espetacular! Adoro praia assim azul de doer os olhos com areia branquinha e mar quentinho!

Vá encontrar o Wilson na ilha do Náufrago!

Vá encontrar o Wilson na ilha do Náufrago!

O mar é surreal de lindo!

O mar é surreal de lindo!

Podia me soltar lá por 4 anos também hehehe

Podia me soltar lá por 4 anos também hehehe

Este tour custa FJ$ 105/ pessoa.

Passar o dia no Cloud 9

O Cloud 9 é o único bar flutuante de Fiji e é super famoso por estar em uma região de águas claras e cheias de vida marinha! Tem sempre DJ animando e pizza para comer! Fica a 45 minutos de barco do hotel e os tours saem às 9h30 e retornam às 14h30. Nós tínhamos reservado este passeio, mas como tivemos uns dias com sol entre nuvens por lá e a previsão era mais ou menos assim para o dia, resolvemos ficar no hotel e curtir por lá mesmo! Não me arrependo, mas todas as pessoas que falamos que foram adoraram! O passeio custa FJ$ 195/ pessoa!

Cloud9 em Fiji!

Cloud9 em Fiji!

Fazer um piquenique numa ilha deserta

Quando a Lei de Murphy resolve estar presente na sua viagem, não existe o que fazer! Fizemos o roteiro todo pensado para termos o aniversário de casamento mais especial! O dia do nosso piquenique privado na ilha deserta foi o dia mais nublado da viagem! Claro que curtimos muito mesmo assim, mas a cor do mar com céu cinza não fica igual! Na verdade a ilha desse tour é exatamente na frente da Monuriki, então considerem que a cor da água seria a mesma de lá!

Ilha deserta por um dia!

Ilha deserta por um dia!

Nosso piquenique!

Nosso piquenique!

NZM07580NZM07584

Mas, falando do passeio, ele custa caro, mas vale cada centavo na minha opinião! Foi uma das coisas mais românticas que já fizemos! O hotel prepara tudo, você tem um menu onde pode escolher o que quer comer e eles levam toalha, almofadas, esteiras de praia, cooler com as comidas e bebidas, taças, talheres e até um telefone por satélite para ligarmos caso aconteça algo! Tiram tudo do barco, arrumam tudo na praia pra você e vão embora! E você pode curtir 4 horas completamente sozinho numa ilha sensacional! Ótimo snorkel por lá também, mas fique de olho no mar, pois na maré baixa é muito rasinho e não tem como nadar. Levamos livro também e foi aquele dolce far niente!

Amamos mesmo com clima nublado!

Amamos mesmo com clima nublado!

Custa FJ$ 645/ casal com Möet Chandon, mas nós não somos muito da espumante e trocamos por vinho e outras bebidas. Nessa troca economizamos FJ$ 120 no total. Achei que valeu super já que prefiro vinho branco e acabamos uma garrafa fácil fácil!

Visitar uma vila típica

Também foi muito interessante e acho que deve ser um dos passeios obrigatórios. É legal, além das mordomias do resort e das praias lindas, saber como vivem as pessoas que trabalham e falam com você todos os dias no hotel. Eu, pelo menos, acho uma parte incrível da viagem conhecer a cultura do lugar.

Mais ou menos funciona assim: os trabalhadores do hotel ou moram na vila que fica 10 minutinhos de barco dali ou moram em Nadi. Os que são de Nadi, ficam 24 dias corridos trabalhando e morando no resort (que tem uma estrutura completa de moradia). Depois dos 24 dias, têm 5 dias de folga em Nadi ou continente como eles falam. Já os moradores da vila, vão e voltam todos os dias.

As vilas são super simples, mas olha a vista que eles têm todos os dias!

As vilas são super simples, mas olha a vista que eles têm todos os dias!

A Yanuya Island Village é a ilha onde moram estas pessoas e também as pessoas que trabalham no Sheraton Tokoriki e no Matamanoa Resort, que fica ali por perto. Mais ou menos 500 pessoas moram ali, além de ficar a única escola das Mamanucas.

Feirinha de artesanato local!

Feirinha de artesanato local!

Amei conhecer a escola!

Amei conhecer a escola!

As pessoas são muito simples, as casas também. Eles captam água da chuva para beber e dessalinizada para outras coisas. Conseguem ter energia elétrica por conta de painéis solares, alguns oferecidos pelo governo e outros mais modernos por um turista benfeitor que visitou a vila há alguns anos. A escola é mantida pelos hotéis. É super simples, mas senti que as crianças eram super felizes ali. Crianças de outras vilas sem escola moram ali e voltam para a casa nos finais de semana.yanuya-village-fiji

Existe um mercado de artesanato super simples, mas que vale a pena ajudar. Compramos alguns souvenirs ali. As pessoas foram todas amáveis e nos receberam com colar de flores. Também tomamos Kava, a bebida típica de Fiji, que é feita de raízes de plantas e parece uma água com barro, mas que deixa a língua dormente. Eles bebem Kava em todas as ocasiões especiais.

Achei muito legal novamente as pessoas! Nossa camareira, a Sai, nos contou que tinha um casal de gêmeas e que ia pedir pro marido levá-las para nos conhecer! E não é que elas estavam vestidinhas iguais nos esperando? Realmente as pessoas em Fiji são sensacionais!

Com as filhinhas da Sai, nossa camareira :)

Com as filhinhas da Sai, nossa camareira 🙂

Vista-se de forma simples, sem mostrar os joelhos (mulheres) e os ombros (todos).

O passeio leva 2h e custa FJ$ 90/pessoa.

Relaxar e curtir o hotel

Além de todas as atividades, relaxar e curtir o hotel, seu bure e as instalações não é nada mal, afinal, não é todo dia que podemos ter o privilégio de estar em um lugar tão lindo e bem cuidado com atendimento primoroso e ótima comida! A piscina com borda infinita tem um dos sunsets mais lindos que já vi e as espreguiçadeiras pelo hotel são super convidativas. Além disso, fique de olho no quadro pertinho da piscina que sempre tem programações extra como demonstração de cestaria com folha de coqueiro, como eles colhem coco, competições com caranguejos, noite de kava onde eles ensinam a beber, entre outras atividades típicas.

Curtir um stand up no hotel não é nada mal!

Curtir um stand up no hotel não é nada mal!

Tem algo melhor pra se fazer nas férias do que curtir o fazer nada com um ótimo drink?

Tem algo melhor pra se fazer nas férias do que fazer nada com um ótimo drink?

Tire pelo menos um dia inteiro para curtir a praia e a piscina!

Tire pelo menos um dia inteiro para curtir a praia e a piscina!

Também vale curtir um sunset na praia, na frente do seu Bure! Quase ningué usa a praia (acho que os estrangeiros preferem piscina), e ela está sempre deserta!

Também vale curtir um sunset na praia, na frente do seu Bure! Quase ninguém usa a praia (acho que os estrangeiros preferem piscina), e ela está sempre deserta!

Outras opções são: quadra de tênis, tênis de mesa, vôlei de areia, passeios de barco para pescar e biblioteca. O hotel só não tem uma academia, mas acho que seria uma bela adição, já que muita gente gosta de se exercitar antes de começar um dia de relax e comilanças.

Para quem gosta de correr ou caminhar, existem algumas opções.

  • Correr na praia: só na maré baixa. São 800m de praia e a areia é bem fofa.
  • Correr pelo hotel: pelos caminhos do hotel, também são cerca de 800m. Também dá pra ir até perto do Sheraton.
  • Trilha até o topo do morro: é uma trilha bem curta e íngreme, nos fundos do hotel. Cerca de 300 metros de distância com 80m de altitude. De lá se tem um belo visual do mar e das ilhas próximas.

Para quem quer surfar, o Tokoriki Diving possui algumas opções, mas as ondas ficam longe dali. Eu acho que ficaria num hotel mais próximo se quisesse ter como prioridade o surf.

Outro ponto que achei sensacional no hotel é que eles fazem de tudo para você desligar e relaxar. Os quartos não possuem nem TV, nem telefone nem Wifi de propósito. E nas áreas comuns sim, mas de noite, próximo da hora do jantar, eles desligam o wifi do restaurante e só pega no Lobby. Assim você precisa curtir as pessoas e conversar e largar o celular! Realmente, ter tempo para as pessoas entra no conceito de luxo do lugar!

Hotel todo cheio de flores lindas! Tem um orquidário e o jardim é super bem cuidado!

Hotel todo cheio de flores lindas! Tem um orquidário e o jardim é super bem cuidado!

Quanto tempo ficar

Para curtir Fiji e ainda descansar eu diria que você precisa de pelo menos 7 noites. Você pode dividir esse tempo entre dois hotéis e conhecer uma outra ilha, se você acha que é do tipo que enjoa de ficar só em um lugar por muito tempo. Essa era nossa primeira ideia, mas depois resolvemos ficar todos os dias num lugar só e acho que acertamos! Poder tirar as roupas da mala, ficar livre, leve e solto foi demais! Com as 7 noites curtimos todos os passeios que gostaríamos, mergulhamos e ainda curtimos muito a estrutura do lugar.

Ficamos 7 dias e tivemos pena de ir embora!

Ficamos 7 dias e tivemos pena de ir embora!

Resumindo

Se você tiver viagem marcada pra Fiji ou se pensa em um dia conhecer e tiver a oportunidade, não deixe de se hospedar no Tokoriki Island Resort. Foi o melhor hotel que já nos hospedamos pelo conjunto e eu recomendo de olhos fechados. Voltaria com certeza! Aliás, existem australianos que voltam todo ano pelo que vimos no hotel. Eles colocam plaquinhas nas árvores e tinham pessoas que já tinham ido mais de 50 vezes!NZM07260

É um hotel de luxo, com estrutura, comida e serviço primoroso, ao mesmo tempo que é sem frescuras e te convida a relaxar. Você se sente importante, cuidado ao mesmo tempo que no fim da estadia já se acha amigo das pessoas, chamando os funcionários pelo nome e querendo fotos com eles para levar de lembrança! Faço questão de mencionar nomes de pessoas que vou guardar no coração e que nos atenderam muito bem:  Vincent que nos recebeu, Joshua, Paulo e Moses (da banda), Tusi e Di (do restaurante), a camareira Sai, Mama e o chef Johnny Wax do Teppanyaki, Will e Alex da escola de mergulho e tantos outros que nos atenderam com muita simpatia todos os dias! Já estou com saudades!

As pessoas de Fiji são a parte mais especial! Sempre assim, com um sorriso no rosto!

As pessoas de Fiji são a parte mais especial! Sempre assim, com um sorriso sincero no rosto!

Espero que tenham gostado do post e que conheçam Fiji! É um lugar de sonhos mesmo!

Para saber mais sobre o Tokoriki Island Resort e fazer a sua reserva, clique aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. 🙂

NZM08495

Todas os lugares que falei no post estão no mapa abaixo:

Para saber mais sobre Fiji acesse: Guia completo e dicas sobre Fiji!

Se você gosta deste tipo de viagem, provavelmente vai gostar destes posts também!

 

(Visited 422 times, 1 visits today)

envie um comentário