Top

Que atire a primeira pedra quem nunca fez umas comprinhas durante suas viagens!

Eu adoro! Principalmente quando se trata de coisas típicas do lugar, artesanatos bonitos e peças de qualidade! É claro que, sempre que tem, acabo dando uma passadinha no shopping e visitando aquelas lojinhas conhecidas que tanto amamos mundo afora, mas hoje vim falar de compras típicas, aquelas originais mesmo.

Apesar de adorar um mercadinho de rua e muitos badulaques, como a casa não tem tamanho, nem cômodos infinitos para guardar tanta tralha, hoje em dia prefiro trazer menos peças, porém mais autênticas ou diferentes, e que realmente possam ocupar um lugar de destaque aqui em casa!

É verdade que, quando você ama viajar e viaja com frequência, você acaba decorando sua casa com “souvenirs”, então quanto mais bonita e original a lembrança, mais legal vai ficar a sua casa!

Hoje vim contar quais as melhores coisas que já comprei na Tailândia, país que visitei recentemente pela segunda vez! A Tailândia é um país com uma cultura muito antiga e rica, e cheio de opções originais! Vamos lá?

Peças em seda

Provavelmente meus itens favoritos para trazer da Tailândia! A seda tailandesa é muito famosa por sua qualidade e foi apresentada ao resto do mundo pelo empresário e arquiteto Jim Thompson, um americano visionário que morou na Tailândia por muitas décadas e foi o responsável pela revitalização da indústria da seda, que estava em declínio, na década de 50.

Sua empresa, a Jim Thompson Thai Silk Company ainda hoje, é a maior e mais bem sucedida empresa de seda tailandesa do país e conta com  itens maravilhosos, de altíssima qualidade e design muito diferenciado. Eles fabricam lenços, roupas, bolsas, almofadas, tecidos para decoração, peças de mesa entre outros produtos! Claro que você não vai pagar o mesmo preço das sedas dos mercadinhos, mas são peças muito especiais e acho que vale a pena ! Eu comprei uma almofada linda e uma bolsa! Todas as estampas são exclusivas!

Loja Jim Thompson no Siam Paragon.

Loja Jim Thompson no Siam Paragon.

Minha almofada toda em seda!

Minha almofada toda em seda!

Atualmente eles também vendem online e já pedi coisas aqui do Brasil, mas nosso imposto não ajuda, né? Se você for para lá vale visitar a loja da Casa do Jim Thompson e a do shopping Siam Paragon. Também existem muitas lojas no aeroporto de Bangkok, caso você não fique tanto tempo na cidade, pode deixar pra comprar quando estiver indo embora. Mas chegue cedo, pois esse aeroporto é uma tentação!

Para saber mais sobre a visita à casa de Jim Thompson e sua história, acesso o post: Tudo o que você precisa saber para visitar Bangkok

Peças em porcelana

A Tailândia é famosa por sua porcelana e a mais tradicional e característica é a Benjarong Porcelain, que significa “5 cores”. São peças pintadas com 3 a 8 cores diferentes, em padrões repetidos, geralmente geométricos ou florais. O processo de pintura é super trabalhoso, todas manualmente pintadas e secadas ao forno, cada cor de uma vez, dando um efeito de relevo nas peças. Também sempre são finalizadas com detalhes em ouro, que é a camada final. Originalmente uma peça chinesa, há mais ou menos 600 anos, uma princesa da China se casou com alguém da dinastia do reino do Sião, hoje a Tailândia, e trouxe consigo as peças e a técnica para o país. Por muitos anos, esta porcelana podia apenas ser usada pela monarquia e era fabricada exclusivamente para eles por poucos artesãos. Depois, aos poucos, mais artesãos foram aprendendo a técnica e foi permitido que a aristocracia e os mercadores ricos também fizessem uso das peças. Atualmente elas estão disponíveis para todos que se dispuserem a pagar para adquirí-las.

Porcelana Bejnarong! Eu amei e queria trazer muitas peças! Mas trouxe só uma mesmo pra decorar  a mesa de centro!

Porcelana Bejnarong! Eu amei e queria trazer muitas peças! Mas trouxe só uma mesmo pra decorar a mesa de centro!

Elas são encontradas em lojas de artesanatos mais finos. Eu comprei da Narai Phand, no aeroporto de Chiang Mai, mas existe uma loja de artesanatos deles em Bangkok. A Narai Phand é a maior produtora de artesanatos da Tailândia e junto com o ministério da indústria, trabalha para que artesãos locais, de vilas por todo o país tenham um aumento de sua renda através da produção de peças originais e de ótima qualidade. Ali você tem a garantia que está comprando uma peça originalmente Tailandesa e não apenas souvenires made in China. Você pode encontrar o endereço da loja deles aqui!

Outra empresa que produz Benjarong de primeiríssima qualidade é a Thai Benjarong. Uma empresa familiar que desde 1966 produz peças lindíssimas! Também têm loja em Bangkok e em Phuket! Veja onde comprar aqui!

Produtos de Spa, bem-estar e cosméticos

Se tem uma coisa que AMO quando viajo para a Ásia, mas principalmente para a Thailândia, são os Spas! Sério! Eles conseguem ter os mais incríveis! Sempre com produtos maravilhosos, desde óleos de massagem até óleos essenciais e esfoliantes! Sou a louca do spa mesmo e sempre arranjo uma desculpa para uma paradinha da massagem!

Por existirem tantos spas no país, você também vai encontrar produtos MARAVILHOSOS para fazer o seu spa caseiro ou até dar aquele ar tailândês para sua casa, queimando óleos essenciais para relaxar ou meditar!  Minhas duas marcas favoritas de produtos de bem estar são a Pañpuri e a Divana

A Pañpuri é minha favorita de todas! As asiáticas são muito vaidosas e preocupadas com a pele. Esta marca além de ter produtos para bem-estar, também produz maravilhosos produtos para anti envelhecimento, hidratação da pele e muito mais, e além de tudo, os produtos são 100% naturais e orgânicos! Eles têm total preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, o que me agrada mais ainda! São produtos de ótima qualidade e que ainda causam o menor dano possível ao nosso planeta! Respeito muito marcas assim! Um dos meus queridinhos é o Milk Bath & Massage Oil, que é um óleo de massagem que também pode ser usado no banho. Quando em contato om a água ele vira tipo um leite hidratante maravilhoso que perfuma e hidrata a pele sem deixar melada! Também amo os óleos essenciais. O “Meditate” de limão kafir, capim-limão, sândalo e lavanda.

Loja da Pañpuri em Bangkok!

Loja da Pañpuri em Bangkok!

Meu favorito  Milk Bath & Body Oil!

Meu favorito Milk Bath & Body Oil!

A Pañpuri tem alguns Spas pela Ásia, mas em Bangkok ele fica no Park Hyatt. Para saber mais sobre o Spa, clique aqui! Para encontrar lojas, clique aqui!

Spa da Pañpuri no Park Hyatt de Bangkok. Eu não tive tempo dessa vez, mas ainda vou!

Spa da Pañpuri no Park Hyatt de Bangkok. Eu não tive tempo dessa vez, mas ainda vou!

A Divana é igualmente encantadora, e conheci depois. Super luxuosa também, tem ótimos produtos, também com uma pegada mais natural e orgânica. Eu amo o óleo essencial e também o de massagem de Frangipani. Eles têm várias lojas e spas pela Tailândia. Para encontrar Spas, clique aqui. Para encontrar lojas, clique aqui!

Loja da Divana em Bangkok!

Loja da Divana em Bangkok!

Você vai encontrar estas duas e muitas outras marcas de bem estar como estas no aeroporto de Baangkok. Eles têm lojas específicas para este tipo de produto. É até bom chegar cedo no aeroporto, pois dá pra ficar conhecendo estas maravilhas!

Outra coisa maravilhosa para trazer de lá são produtos pro corpo à base de côco.

Elefantes

O Elefante é o animal mais tradicional da Tailândia. Para os tailandeses, o elefante é um animal sagrado, símbolo do poder, prosperidade e bem-estar. É encontrado em sarongs, roupas e muitas peças decorativas. Se você gosta deste animal e acredita que ele pode trazer boa sorte para sua casa, vale trazer um de lá! São encontrados tanto em madeira entalhada e pintada à mão, quanto em porcelana Benjarong também.

Eu adoro elefantes e sempre trago quando encontro em viagens. Comprei o meu no Night Bazar de Chaing Mai, de uma senhorinha, e adorei! Ele fica bem na entrada da casa!

Meu elefante fofo fica com a bunda virada pra porta! Dizem que dá sorte!

Meu elefante fofo fica com a bunda virada pra porta! Dizem que dá sorte!

 

Bom pessoal, era isso! Além destas comprinhas, existem muitas outras coisas bacanas na cultura tailandesa para serem exploradas, como as rendas, as peças bordadas, peças em palha e laca. Além disso fabricam jóias lindíssimas. Isso realmente vai do seu interesse e momento. Aqui eu compartilhei realmente o que acho que tem de mais legal e significativo, que combina muito com o lifestyle do país!

Para saber mais sobre a Tailândia e tudo o que você pode e deve fazer por lá para ter uma experiência completa e incrível, acesse a nossa seção Tailândia do blog!

Espero que tenham gostado e me contem de suas comprinhas também!

Beijos e até o próximo post!

 

 

(Visited 7.538 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Karina Martins

    26 de dezembro de 2018

    Oi Natália, ótima matéria. Eu produzo Cosméticos Naturais e comecei a me aventurar na perfumaria natural. Um amigo vai pra Tailândia agora e vc sabe onde comprar Óleos Essenciais puros e de boa qualidade? Esses da loja que vc indicou são para perfumar a pele ou ambiente, eu quero o puro para uso na Perfumaria Natural. Igual aos da Laszlo no Brasil. Gratidão ????

    responder…

envie um comentário