Guia Prático das Exumas – Parte II – Onde Ficar
Olá Pessoal!
Hoje vamos para a segunda parte do Guia Prático das Exumas para falar um pouquinho de onde ficar em Great Exuma e também algumas outras curiosidades!
Quanto tempo preciso para ver tudo?
Basicamente podemos dividir a ilha desta forma: Praias do Norte tendo Barraterre como extremo e sendo de onde saem os passeios para os cays e para nadar com porquinhos, o centro da ilha onde fica George Town, Elizabeth Harbour e a Stocking Island, e o sul, onde a Great Exuma encontra a Little Exuma.
Para ver bem tudo isso e ainda fazer alguns passeios até as proximidades de Staniel Cay ou até mesmo curtir umas duas noites por lá, eu sugeriria no mínimo 7 dias, mas 10 seria perfeito! Eu tive 7 e fiquei com gostinho de quero mais, louca pra voltar! Este tempo também garante qualquer dia de tempo ruim. No nosso caso tivemos um dia inteirinho de chuva e daí é aquele desânimo total. Imagina se você tem somente 5 dias e isso acontece?
Onde é melhor?
Isso é relativo, depende muito o tipo de viagem e passeios que você pretende fazer e também de quanto tempo e dinheiro você tem disponível para explorar a ilha. Vou listar alguns locais e alguns prós e contras para ajudar na tomada de decisão!
Para se localizar melhor e ver distâncias e mais detalhes também adicionei um mapa do Google no final do post com todos os detalhes de tudo que está escrito aqui!
Hotéis
Não existem muitos hotéis na ilha, acho que não chega a 20. Resorts e Hotéis de alto padrão eu tinha lido que eram dois, o Sandals na Emerald Bay lá no norte e o Turquoise Cay quase na divisa com a Little Exuma. Tinha lido que o restaurante do Turquoise Cay era bom mas para a nossa surpresa o hotel estava fechado e pelo que pesquisei no Facebook eles não postam nada desde julho de 2015, então se você procura luxo, requinte, exclusividade, boa comida, serviço all inclusive e muitas outras regalias, o Sandals foi feito para você! Mas se prepare para gastar pelo menos USD 1.000,00 a diária. Um pró é que você tem toda a estrutura ao seu dispor, com ótimos restaurantes de diferentes cozinhas, campo de golf, pub, academia, spa e uma agência de passeios dentro do próprio hotel. Outro é a proximidade do aeroporto e também de Barraterre, onde saem os passeios. Um contra é que se você quiser conhecer a ilha, vai pagar caro e não vai aproveitar tudo que o hotel pode oferecer e também fica bem longe de George Town, uns 40 minutos de carro e ainda mais longe de Little Exuma que tem praias paradisíacas. Fomos visitar a propriedade e é realmente lindo e a praia onde ele é situado é maravilhosa também!
Já colado em George Town existe uma pequena Zona Hoteleira onde ficam 2 pequenos hotéis principais, nem parecidos com um resort, mas também de frente para o mar e com boa estrutura. São eles: Augusta Bay e Hideaways. Ambos também têm restaurante e mesmo que você não seja hóspede, como era o nosso caso, pode ir jantar ou almoçar ali. Já no Sandals não, todos os restaurantes são restritos aos hóspedes.
Entrei nos dois, mas jantamos no Hideaways duas vezes e eu também achei ele mais charmoso, com quartos que pareciam vilas pequeninhas, todas de frente pro mar. Tem piscina, espreguiçadeiras de frente para o mar e um bar muito divertido, com comida boa e preço bem justo. (no post sobre onde comer vou contar mais sobre o Splash Bar!)
Já no centro de George Town (aquele que eu contei no outro post que tem menos de 1km de extensão), fica um dos mais antigos, o Peace & Plenty e que também tem restaurante! Tanto este como os da Zona Hoteleira ficam de frente para Stocking Island, uma vista deslumbrante e muito bem localizados, perto do pier que leva para a ilha, mercadinhos (são 2!), as lojinhas, o Straw Market, Posto de Gasolina etc.
Estes hotéis têm diárias que giram em torno de USD 200,00 e acredito que qualquer um dos três seriam boas opções, eu mesma cogitaria me hospedar ali para ter uma experiência diferente. Nessa região também fica o Two Turtles, que é bem mais simples, com diária em torno de USD 100,00 e que não fica de frente pro mar, mas tem um bar super agitadinho de frente para a praça com ótimos drinks (só não peça comida!) e free WiFi, artigo de luxo na ilha! Ali do lado também fica uma das duas únicas lojinhas de souvenir da ilha!
Todos estes hotéis ficam muito próximos uns dos outros de carro e também próximos aos bares e restaurantes que existem na ilha, que são limitados e tema do próximo post!
Mas Natalia, não quero ficar em Hotel, e agora?
Bom, nós também não ficamos em hotel, pois não sabíamos de nada disso que escrevi ali em cima antes de ir. Também queríamos gastar menos, pois o dólar beirava R$ 4,00!
Como contei no post sobre nossa casa no Airbnb, alugamos uma que ficava do lado oposto a todas as outras praias conhecidas da ilha, mas de onde tivemos acesso aos Cays próximos a Bonefish Cay, lugar muito pouco explorado da ilha e repleto de bancos de areia maravilhosos acessíveis de Kayak e que os donos da casa nos disponibilizavam sem custo! Também, mesmo mais afastada, ficava a apenas 5 minutos de carro do centro de George Town.
Nós adoramos a experiência! Se quiser saber mais sobre a casa, valores e localização clique aqui!
Sobre outras casas, se você entrar no Airbnb vai ver que existem muitas propriedades para alugar e estando lá vimos também, de tudo quanto é tamanho e localização! Existem verdadeiras mansões de frente pro mar, mas também existem casas normais e até cabanas de madeira.
Lembrando que em casa alugada você não terá serviço de quarto e nem café da manhã, então provavelmente vai ter que dar uma voltinha no mercado e comprar mantimentos pra semana bem como se aventurar na cozinha!
E como escolher então?
Por preço e localização! No Airbnb existem mais de 70 propriedades disponíveis em Great e Little Exuma para todos os gostos e bolsos e também com as mais lindas vistas! Sobre o preço, fica a critério de cada um, mas se eu puder dar a dica da localização diria que a praia mais bonita para ficar, mesmo que a uns 20 minutos do centro, o que dificulta refeições, seria Tropic of Cancer Beach em Little Exuma, para mim a praia mais bonita de toda a ilha (e olha que a disputa aqui é muuuuito acirrada!). Eu olharia nesta praia e arredores ou então iria pela localização central e ficaria com alguma propriedade em George Town ou Hoopers Bay, uma praia linda e muito bem localizada.
Deixei aqui o meu mapa marcando todas estas localizações, ali já aparecem os pontos de onde comer, que vou falar no próximo post contando como foram as nossas experiências gastronômicas!
E aí? Gostaram??
Ana Izuhara
Oi Natalia! Estou amando seus relatos, principalmente porque estou planejando ir para Exuma em janeiro. Estou em dúvida com uma coisa, você indicaria ficar em alguma casa pelo Airbnb ou em algum hotel? E você poderia me passar as informações da casa que ficou?
Só mais uma coisa… dá para ir nos bancões de areia sem contratar algum passeio?
Abs
Ana
passaporteaberto
Oi Ana! Mil desculpas pela demora na sua resposta! Eu fiquei em uma casa no airbnb, vou te mandar o link por email. Sobre o hotel, eu vi um super fofo que citei no post de onde comer, e acho que me hospedaria lá! Sobre os bancos de areia, sem contratar passeio é um pouco difícil. Na verdade estes bancos ficam bem no meio do mar e ficam aparentes na maré mais baixa, então mesmo que existam muitos, você vai precisar de algum barco pra te levar 🙂
Espero ter te ajudado! Muito obrigada pela visita no blog! Fico sempre muito feliz com comentários e essa interação! Beijos, Natalia
Dhian
Olá Natalia….
Meus parabéns pelo blog!! Show!!!
Em minha férias em agosto estou pensando em Florida e incluir “Exuma” no pacote também.
Obrigado pelo relato.. vou te incomodar caso tenha dúvidas!! 🙂
passaporteaberto
Oi Dhian! Muito obrigada pelos elogias e visita por aqui! Escrevo com muito carinho e cuidado para dar todos os detalhes dos lugares1 Vou ficar feliz em ajudar caso precises de qualquer coisa! Um grande beijo, Natalia
Ana
Oi Natália, estou amando suas dicas. Muito bom viajar assim por conta e já com todos os caminhos. Estou planejando ir com meu marido em Maio 2018, passar meu Niver lá. Vamos pra Miami e de la entao ir para Exuma. Estava pensando em 4 ou 5 dias, mas acho que vou pelas suas dicas, 7 ou 10 dias e entao ficarei uns 5 dias em Miami somente para as compras. Vc acha que primeiro devo ficar em Miami, ou deixo as compras para a volta??? Obrigada e bjs
passaporteaberto
Oi Ana! Tenho certeza que vocês vão se apaixonar pelas Exumas! Eu acho que iria primeiro para as Exumas mais leve sabe? depois faria as compras! Assim não fica preocupada em ter que alocar todas as coisas compradas no hotel e carro e tudo mais. Mas é claro que depende dos vôos que você tem. Se puder escolher, vá para as Exumas primeiro! Mas de qualquer forma, tenho certeza que será inesquecível! O turquesa é de doer os olhos! Um beijão e super obrigada pela visita!
aline
olaaa tudo bem ??
gostaria de saber se consigo conhecer exuma sem alugar carro , para fazerr passeios etc , não existe agencias de viagem q possam levar e buscar ???
pensei em uns 5 dias
os passeios giram em torno de quanto , mais ou meno ??
passaporteaberto
Oi Alime, tudo bem? Muito obrigada pela visita e comentário por aqui! A estrutura por lá é bem precária, e como muitas das principais atrações são as praias da ilha, um carro acaba sendo indispensável. E vale a pena. Os passeios são para ilhas proximas, até citei um que fizemos no post, mas não existem tours pela ilha em si, entende? Você não vai se arrepender de alugar o carro, tenho certeza! Beijos, Natalia
Adriane
Boa noite !!!
Quanto é mais ou menos os passeios de barcos pra outras ilhas e praias ?
passaporteaberto
Oi Adriane! O psseio que fizemos para staniel Cay, que é o mais longe, mas imperdível, saiu USD 185,00/ pessoa, em lancha rápida e com bebida e lanchinhos. O almoço na marina de Staniel Cay foi pago separado, pois cada um come o que quer! Os outros passeios, mais curtos, vale a pena negociar com os barqueiros, mas varia entre Usd 30,00 a USD 50,00 a viagem! Depende onde você quiser ir! 🙂 beijos, natalia
Adriane
Bom dia !!!
Tenho uma dúvida você sabe se em Great Exuma tem algum hotel all inclusive ?
Você disse que alugou um carro é necessário uma habilitação especial pois é mão inglesa ?
Você Chegou a ir em Turks and Caicos ? será que existe passeio pra lá ?
Obrigado pelas dicas .
passaporteaberto
Oi Adriane, primeiramente queria agradecer pela visita e comentários aqui no blog! É super importante para mim este feedback… Também queria me desculpar pela demora na resposta! Viajei de férias e agora à trabalho, mas aqui estou! Espero ainda te ajudar a tempo! Existe o Sandals que é all inclusive e muito bem cotado nas Exumas! Sobre a habilitação, pode ser a mesma do brasil, apenas vale aqui o cuidado redobrado na hora de dirigir do lado oposto, pois pode confundir um pouquinho hehehe, mas logo acostuma! Não cheguei a ir pra Turks and Caicos, piis existem tantas coisas lindas pra ver por lá, que nem vi se existiam passeios! Acho que vale mais a pena explorar bem as Exumas e fazer uma viagem separada para Turks and Caicos… 🙂 Espero ter ajudado! Caso você precise de mais alguma ajuda é só falar! Beijos, Ntalia
Duda
Oi Natalia! Tudo bem ?
Estou programando minha lua de mel em Exuma e amei todas as suas dicas! Parabéns pelo trabalho, todas as fotos muito lindas e os posts bem detalhados…
Será que vc poderia me enviar o link da casa onde vcs ficaram por e-mail? Não estou conseguindo encontra-la.
Beeeeijo ;*
passaporteaberto
Oi Duda, muito obrigada pela visita aqui no blog! Amo saber que as dicas foram úteis e com certeza a lua de mel será inesquecível neste paraíso! então…algumas pessoas me falaram isso da casa, fui consultar com a hostess que no recebeu e ela me disse que não estavam mais por ali por um tempo, pois sua mãe estava doente no Canadá. Uma pena né? Mas com certeza qualquer lugar que você ficar por ali, vai ser muito legal! 🙂
Edileide
Oi Natália, parabéns pelo post. Amei tudo!!!
Estou planejando ir pra exuma com meu esposo e meu filho em maio do ano que vem. Meu filho estará com 1 ano e 3 meses. Estou cheia de dúvidas!????
Da pra viajar pra exuma com uma criança pequena? Tem hotel com estrutura pra criança? Restaurantes onde eu possa encontrar comidas “normais” sem tanta gordura ???? para que eu possa adaptar para meu bebê?
Você fala que as praias são desertas e paradisíacas… Chega a ser perigosa? As pessoas passam o dia curtindo por lá? Ou apenas visitam e vão embora? Agradeço sua atenção desde já!!❤️
passaporteaberto
Oi Edileide, tudo bem? Primeiro muito obrigada pela visita aqui no blog e pelo comentário! Existe hotéis com estrutura sim, acho que o Grand Isle é mais Resortão assim, bem luxuoso e lembro que o Hideaways é menor, mas é mais central e tem piscina e uma praia na frente. Acho que alguns quartos tem cozinha e é bom pra quem vai com crianças. Assim você pode comprar coisinhas no mercado se quiser preparar alimentos. Qunado fomos as opções de restaurante não eram muitas, mas comemos bem em cafés, e até na pizzaria desde hotel que citei. Acho que ter cozinha ali é uma mão na roda para não depender dos restaurantes. Ainda mais com crianças. Sobre as praias desertas, nem de longe ficamos com medo! É zero violento e as pessoas passam sim o dia na praia, eu passava muitas horas! A única coisa é que você precisa levar TUDO, pois não existe estrutura de praia, nem bar nas praias 🙂 Se tiveres mais alguma dúvida, é só falar, ok? beijos e espero ter ajudado!