Dicas da Austrália: O que fazer de Byron Bay até Surfers Paradise!
Continuando a série de posts sobre nossa viagem pela Austrália, de Byron Bay, seguimos para explorar a região das praias e de Gold Coast!
Para quem chegou agora, tem dois posts bem legais aqui no blog que vão te dar uma ideia geral da Austrália e do nosso roteiro:
Dicas essenciais para visitar a Austrália!
Dicas de Byron Bay – a praia mais cool da Austrália!
Muita gente opta por se hospedar em Surfers Paradise e conhecer a região partindo dali, mas nós optamos por Byron Bay, uma cidadezinha menor, com clima mais relax e fazer day trips para as praias mais badaladas. Inclusive para quem está pensando em surfar, é uma ótima base. Vou contar o que tem para ver nessas praias e região então!
Currumbin
Currumbin é uma cidade que fica a 50 minutos de Byron Bay em direção a Gold Coast. Resolvemos visitar por causa do Currumbin Wildlife Sanctuary.
Currumbin Wildlife Sanctuary
Esta foi a parte mais fofa da nossa viagem! Quem já acompanha o blog e meu insta há algum tempo sabe que sou contra atividades que exploram animais e que exigem trabalho forçado deles. Sou a favor de encontrar os animais soltos em seu habitat e contribuir para um turismo responsável, e era o que eu mais queria conseguir ver por lá: um coala solto. Mas, a realidade não é assim tão fácil e percebi que iria embora sem ver os coalas. Antes de viajar, pesquisei MUITO sobre onde ver coalas de forma responsável, sem abusos. O estado de Queensland, onde fica Byron Bay, Surfers Paradise, Brisbane e todos os lugares deste post, é o ÚNICO estado Australiano que permite segurar um coala para tirar fotos! Por isso eu já fui sabendo que NÃO iria tirar foto com coala no colo, nem segurar um coala, nem nada disso!
Bom, depois de muito ler, eu estava longe do Koala Hospital que eu primeiramente queria conhecer, em Port Macquarie. Aí encontrei o Currumbin Wildlife Sanctuary. Ele é sim um Zoológico, algo que não sou tão fã, mas faz um trabalho muito responsável com os animais, com seu Wildflife Hospital, que é um hospital de vida selvagem e que você pode ver em completo funcionamento! Eles recebem animais feridos e doentes de toda parte, não apenas do zoológico, e depois de tratados, eles são soltos, ou em caso de não conseguirem mais sobreviver na natureza, ficam por lá. O lugar abriu em 1947 e faz parte do Patrimônio de Queensland. Eles têm vários selos de qualidade e a maior parte de seus animais são os australianos, como demônio da tasmânia, coalas, cangurus, wombats, entre outros bem raros!
Eu gostei bastante do lugar. É MUITO arborizado e realmente quando você vê as árvores com os coalinhas, não tem aquela ideia que geralmente temos em zoológicos, de que os bichos estão presos. É muito bonito.
Os cangurus são bem tranquilos e como passam o dia mais na preguiça, porque têm hábitos noturnos, é possível passar a mão neles. Não achei que pareceu um abuso, acho que estes ali devem até gostar do carinho e têm sempre inspetores cuidando deles e do públuci. O Canguru é o animal símbolo do país, e ao contrário de muitos animais no mundo, não corre risco de em extinção. Sua população vem aumentando nos últimos anos e inclusive sua caça é permitida em algumas épocas e locais e é possível encontrar carne de canguru para comer.
Fazem foto segurando o coala? SIM, afinal, o mundo é mesmo capitalista e a quantidade de turistas que ainda buscam por este tipo de atividade é enorme. Acho que tudo acontece pela lei da oferta e da procura e é isso que busco fazer aos pouquinhos aqui também! Conscientizar para o turismo de forma responsável. Se fizermos a nossa parte e não pagarmos pela foto, não procurarmos por este tipo de atividade, ela vai deixar de ser interessante para quem a oferece. Mesmo assim, o local diz que faz as fotos de forma que não sobrecarrega seus animais, com cuidado. Mas pensem que os coalas dormem 20 horas por dia! Acho que não tem muito como não incomodar a rotina deles com esse trabalho. Enfim, não tirei a foto e nem segurei o coala e nem por isso minha experiência foi menos completa. Ver os bichinhos nas árvores, dormindo, comendo, se mexendo é fofo demais e já fez meu dia feliz.
Outro lugar que amei conhecer foi o Wildlife Hospital, que estava tratando um canguru (ele estava no soro). É muito legal ver toda a estrutura e cuidado com animais selvagens! Pelo site do hospital ou lá mesmo, você pode doar ao hospital, comprar um espaço com seu nome na calçada ou doar para o plantio de árvores.
No mais, o Currumbin Wildlife Sanctuary tem lugares para comer, comprar lanchinhos e uma loja INCRÍVEL na saída! Várias coisas que vi ali não encontrei em Sydney nem Brisbane depois. Acho que foi a mais completa da viagem, então se passar por ali a dica já é levar o que gostar para não se arrepender. Comprei enfeites de natal de cangurus bem lindos!
O zoológico funciona 7 dias por semana e a entrada custa AUD 49,95 para adultos e AUD 39,95 para crianças de 4 a 14 anos. Crianças com menos de 4 anos não pagam. No aeroporto de Brisbane na chegada, pegamos algumas revistinhas sobre lugares turísticos que tinham cupons e ganhamos AUD 5,00 de desconto nas entradas.
Palm Beach Farmers Market
Esse mercadinho funciona todos os sábados das 6h até as 11h30 na Currumbin High School. Paramos ali antes de ir para o Zoo, para conhecer! Mas se você quer uma dica, vá com fome! Se eu soubesse tanta coisa boa que tinha para comer eu nem tinha tomado café da manhã!
Tem muitos produtos direto dos produtores, frutas e legumes orgânicos, várias barraquinhas com comidinhas e música ao vivo. Não é enorme mas bem legal para conhecer! Esse tipo de mercado é bem comum por lá e vale a pena conferir a agenda de outras cidades em que estiver.
Coolangatta
Coladinho em Currumbin (e 50 minutinhos direto de Byron Bay) fica Coolangatta, uma cidadezinha bem simpática com vários pontos famosos no mundo do surfe como Kirra e Snapper Rocks. A orla é bem bonita, com lojinhas e muitos restaurantes, prédios bonitos e uma vibe bem legal. Tem lojas de todas as marcas famosas do surfe.
Comemos no Beach Burrito Co. e adoramos!
Achei o lugar bem descontraído mas já com cara de cidade maior. Acho que seria um bom lugar para passar uns dias se você surfa ou não curtiu a vibe mais hippie de Byron Bay, mas também não quer o agito turístico de Surfers Paradise.
Coolangatta é o local onde nasceram alguns surfistas famosos, conhecidos como Coolangatta Kids: Mick Fanning, Joel Parkinson e Dean Morrison.
No caminho de volta, entre Coolangata e Byron Bay, vale a pena ir parando em outras praias, seja só para passear e tirar umas fotos, seja para procurar por ondas. Algumas que paramos foram Kingscliff e Cabarita Beach.
Surfers Paradise
Um pouco mais ao norte, antes de chegar em Surfers Paradise, fica Burleigh Heads, também famosa pelo surfe. Um lugar muito lindo que fiquei com vontade de voltar no verão! É incrível como tudo na Austrália é tão bem cuidado, com bancos em formato de pranchas de surfe, mesas para piquenique, estacionamentos, etc. Também como as pessoas fazem bom uso e respeitam tudo isso! É lindo de se ver! Passamos bem rapidinho por esse lugar, mas vale a pena.
Já sobre Surfers Paradise, que é tão famosa e que tanta gente vai e tira foto na frente do letreiro (inclusive eu kkkk), diferente do que o nome diz, não é o paraíso dos surfistas não! As ondas não têm fama de muito boas e a praia é daquelas looooongas sabe? Tipo Miami Beach? Achei a praia bonita sim, mas visitamos outras muito mais interessantes (citadas acima)!
Surfers Paradise é SUPER turística! Tem um shopping aberto com muitas lojas (e outros malls que não visitamos), restaurantes e tem cara meio que de Estados Unidos sabe? Bem movimentada, com muito comércio e tudo mais. Também não tem fama da boa comida como em Byron Bay, mas acho que vale a passagem para conhecer e tirar suas conclusões. Eu não me hospedaria ali. Acho que tem uma Austrália bem mais autêntica nos outros lugares.
Muita gente fica em Surfers Paradise para fazer curso de inglês e intercâmbio e acho que por isso também que o lugar parece excessivamente turístico.
Não é que não gostei, acho que vale ir ver com seus olhos, mas eu gosto de lugares mais autênticos, digamos assim.
Como visitar e onde ficar nestes lugares
Como já falei nos outros posts sobre a Austrália, o melhor jeito de conhecer estas praias e cidades é de carro! Não são lugares com enormes atrações, mas sim praias lindas, belas paisagens e lugares bacanas pra comer e curtir ao ar livre. Se for no verão ou se for pra surfar, considere o tempo que você vai querer passar aproveitando praia para calcular quantos dias precisa para visitar tudo. Nós não paramos para pegar praia, então fizemos todos estes lugares em dois dias inteiros!
Caso você queira se hospedar em alguma dessas praias, segue, links para encontrar seu hotel!
Hotéis em Surfers Paradise
Hotéis em Coolangatta
Hotéis na Gold Coast
Bom, depois de conhecer todas estas praias e lugares lindos, partimos para 2 dias em Brisbane, tema do meu próximo post! Espero ter dado uma ideia dos lugares e coisas para fazer por aqui!
Abaixo deixei um mapa com todos os pontos que citei nesse post, assim fica bem fácil se localizar!
Beijos e até logo,
Natalia