Top

Essa pergunta é super difícil de responder, simplesmente porque existem muitas opções para todos os gostos e bolsos! Mas vou falar da minha experiência e acho que pode ajudar você a decidir baseado na suas expectativas!

Já estive duas vezes em na região de Cancún, e em cada uma delas, fiz coisas totalmente diferentes e fiquei em estilos diferentes de hotéis também!

Dividir a estadia ou ficar em apenas um lugar?

Quando fui a primeira vez para Cancún, me hospedei apenas lá e fiz todos os passeios (que são vários!) a partir de lá mesmo. Como estávamos de lua-de-mel, eu não queria aquela correria de ficar mudando de hotel, então preferi fazer assim, para ficar mais relax!

Desta vez, como tínhamos um casamento em Cancún, ficamos lá no período das comemorações e depois, resolvemos nos hospedar em um lugar diferente, para fazer coisas diferentes e mudar de ares, e ficamos metade da estadia em Cancún num all-inclusive e metade em Mayakoba, perto de Playa del Carmen.

Na minha opinião, dividir a estadia foi melhor, pois a maioria das coisas para visitar e fazer ficam mais próximas de Playa del Carmen do que de Cancún. Apenas o passeio para  Isla Mujeres sai dali, então acho que valeria ficar uns 3 dias em Cancún, para curtir o hotel, a praia, a cidade e fazer este passeio para Isla Mujeres, e o resto da estadia ir para perto de Playa del Carmen e Tulum!

Leve em consideração o seu estilo

Ainda sobre a escolha do lugar, acho que vale também considerar seu estilo pessoal. Todos os três lugares que citei; Cancún, Playa del Carmen e Tulum, tem vibes bem diferentes, então vale a pena pensar que estilo de viagem e férias você quer!

Cancún é mais estilo americano. Com grandes resorts, shoppings, baladas e restaurantes de rede, tudo fica mais longe. Existe um ônibus bem legal para se locomover por lá, mas você vai fazer pouca coisa a pé, dependendo de onde estiver. Considere que ali você vai aproveitar seu hotel e a praia, e dar uma passeadinha no shopping, e por isso, vale a pena ficar em um hotel melhor e com boa estrutura.

Playa del Carmen é uma mistura animada de praia, com muitas lojinhas e restaurantes na rua. Tem uma cara mais mexicana, não é tão americanizada, e, uma vez estando no centrinho, você pode andar bastante à pé para escolher seu restaurantes, fazer comprinhas e ir até o píer pegar o ferry para Cozumel. Ali existe a região de Playacar, que é onde ficam os Resorts e a praia é melhor, fica a uns 10 minutos de carro da Quinta Avenida, a rua mais famosa de lá. Para usufruir de Playa del Carmen, você também pode ficar na região de Mayakoba, que foi onde nos hospedamos dessa vez, e fica a uns 15 minutos de carro da Quinta Avenida. Mas se você não faz questão de resort, pois quer fazer passeios todos os dias para um lugar diferente, e quer ter a liberdade de passear durante a noite, com um clima muito animado e descontraído, pode ficar no centrinho de Playa del Carmen mesmo, em algum hotel mais budget!

Playa e suas lojinhas!

Playa e suas lojinhas!

Quinta Avenida em Playa del Carmen!

Quinta Avenida em Playa del Carmen!

Tulum é o lugar mais descolado dos três na minha opinião, e foi uma feliz surpresa dessa última viagem. Fiquei com muita pena de não ter percebido isso antes de ir e não ter reservado um tempo para ficar pelo menos duas noites por lá e explorar bem o local. O clima lá ainda é beeeem relax, mais pé no chão, com uma vibe moderninha, meio hippie chique sabe? Bem roots! Me lembrou muito Bali. Cheio de barzinhos naturebas,cafés, estúdios de yoga, lojinhas com objetos de design, roupas sustentáveis e artesanatos moderninhos, acho que é pra quem curte um ambiente mais cool e quer também se desligar mais das modernidades e dos agitos da vida. Lá os hotéis são bem mais rústicos e com essa pegada mais natural.

Dos três lugares, como eu curto tudo que é mais natural, Cancún é o que menos me agrada, mas isso é bem pessoal e acho que vale a pena você levar em conta seu estilo na hora de decidir.

All-Inclusive ou não?

Ainda sobre os tipos de hotéis, muitos deles, principalmente em Cancún e Playa del Carmen, oferecem diárias all-inclusive, e a dúvida de muitas pessoas é se vale a pena ou não ficar hospedado com tudo incluso.

Eu confesso que não sou muito fã do esquema all-inclusive. É claro que existem lugares onde um all-inclusive é a única opção, como em Punta Cana, ou o hotel que ficamos em El Nido, nas Filipinas, por exemplo, que era o único da ilha e não tinha mais nenhum local pra comer além dali. Mas a região de Cancún, Playa del Carmen e Tulum tem opções maravilhosas para comer e beber, e acho que vale a pena provar. Além disso, o mais legal de uma viagem para a Riviera Maia, é a quantidade de passeios e lugares que você pode visitar, que vão desde cenotes, parques, ruínas, praias e até ilhas, então você dificilmente vai ficar o dia inteiro todos os dias dentro do hotel, para valer o que você pagou. O mais legal é sair para conhecer a cultura, a comida e sentir o clima do lugar! Dentro do hotel o tempo todo, você vai perder isso.

Também não acho que se você ficar num bom hotel sem esquema all-inclusive, vai gastar a diferença para o all-inclusive em comida e bebida todos os dias, então não acho financeiramente interessante.

Para os dias do casamento, como estávamos em muitos amigos e para os eventos, foi perfeito, pois nem queríamos sair do hotel mesmo. Mas, se mesmo assim, você for do estilo all-inclusive, ou vai viajar com crianças e acha que essa opção pode trazer mais conforto pra sua viagem, se joga!

Vou deixar opções e indicações de todos os tipos!

Cancún

All-inclusive

Com certeza eu indico o hotel que ficamos para o casamento, o Hyatt Ziva Cancún.

Ele é um hotel grande, mas não chega a ser gigante, como o Atlantis, nas Bahamas, que você anda muuuuuuito para chegar em qualquer lugar! O Hyatt Ziva é um resort que parece mais compacto, tudo foi super bem pensado, todos os restaurantes são próximos ou a uma caminhada de no máximo 5 minutos! Com as piscinas é a mesma coisa, e isso foi um dos pontos super positivos para mim. Você perde pouco tempo se locomovendo dentro do hotel.

Vista incrível do lobby do Hyatt Ziva!

Vista incrível do lobby do Hyatt Ziva!

Outro ponto muito positivo que achei, é que, por ele ser bem na ponta de Cancún, ele tem acesso à duas praias, a de Cancún mesmo, com o mar tipicamente mais agitado, e uma beeeeem calminha, depois de Punta Cancún e do lindo farol, perfeita pra relaxar e nadar!

Vista da praia de Cancún no Hyatt Ziva! (ele tem acesso à duas praias)

Vista da praia de Cancún no Hyatt Ziva! (ele tem acesso à duas praias)

Praia calminha depois de Punta Cancún! Perfeita pra banho de mar!

Praia calminha depois de Punta Cancún! Perfeita pra banho de mar!

Aliás, o visual do farol é outro ponto para este hotel! As fotos ficam lindas! Foi legal ter outra perspectiva de Cancún!

O farol dá um charme a mais ao hotel!

O farol dá um charme a mais ao hotel!

Além disso, nas piscinas sempre tem atividades, como aula de yoga, vôlei etc. O serviço de praia e piscina é excelente e os garçons querem sempre trazer alguma bebida para você!

Falando em comida e bebida, o hotel possui 7 restaurantes. Tem um buffet incrível, onde é servido o café da manhã e toda noite tem uma noite temática (a noite mexicana vale muito a pena). Além desse, possui  6 restaurantes à la carte, um café, uma confeitaria e mais 6 bares, sendo um deles uma cervejaria e outro um bar de tequilas! É difícil experimentar tudo! Veja todas as opções gastronômicas do hotel aqui!

O Habaneros é um dos restaurantes do all-inclusive! Ali eles servem ceviches e comida mexicana! Era meu point favorito!

O Habaneros é um dos restaurantes do all-inclusive! Ali eles servem ceviches e comida mexicana! Era meu point favorito!

NZM01896

A academia é super bem equipada e moderna, e além disso, tem uma vista linda! Fui correr vários dias e adorei! Também possui spa, loja de conveniências e espaço de jogos.

Todos os quartos do hotel têm uma vista linda! Nós ficamos num Ocean Front, que tinha vista frontal do oceano, e amamos! Os Ocean View têm vista da piscina também! O hotel também possui uma torre mais luxuosa, a Turquoize Tower, que possui jacuzzi na varanda, mordomo e outras regalias. Além disso, os quartos são super espaçosos e novos, com secador, ferro de passar e todos os amenities que amamos!

Vista do nosso quarto! Linda demais!

Vista do nosso quarto! Linda demais!

Não All-inclusive

Se você quiser se hospedar em Cancún, mas não quiser ficar em um all-inclusive, super indico também o Marriot Cancun Resort! Nos hospedamos ali em nossa lua-de-mel e ele continua super bem cotado!

Vista do nosso quarto no Marriott Cancún Resort!

Vista do nosso quarto no Marriott Cancún Resort!

A piscina do Marriot Cancún Resort é linda come esse visual!

A piscina do Marriot Cancún Resort é linda com esse visual!

Quarto do Marriott!

Quarto do Marriott!

O Marriott fica numa faixa de areia bem linda de Cancún, praticamente no meio da Zona Hoteleira!

O Marriott fica numa faixa de areia bem linda de Cancún, praticamente no meio da Zona Hoteleira!

É um hotel que fica mais ou menos no meio da praia e é lindíssimo! É menor que o Hyatt Ziva, tem apenas uma piscina, mas você pode fazer day use do vizinho irmão JW Marriott, que tem uma piscina com borda infinita também.

Mesmo sendo menor, achei super luxuoso e com clima de praia bem gostoso! Adorei passar os dias ali!

Aliás, o JW Marriott é outra ótima opção de hotel com a mesma proposta do Marriott. Ele é um pouco mais novo e mais sofisticado.

Os quartos do Marriott são espaçosos e os com vista do mar são lindos demais!

Tem uma estrutura excelente! Um restaurante que serve um café da manhã maravilhoso, no mesmo nível do Hyatt Ziva.

Também possui outros 10 restaurantes, de várias cozinhas diferentes! Jantamos no Sasi Thai e adoramos muito! Eles também têm serviço de praia e piscina super bom. Indico muito para quem quiser ficar hospedado com uma estrutura excelente, mas não quer ficar preso à ela!

Para pesquisar outros hotéis em Cancún, clique aqui!

Playa del Carmen

Como comentei, existem dois lugares para ficar em Playa del Carmen. A Playa em si, mais no centrinho e Playacar, que é uma praia com faixa de areia mais longa e melhor para banho. Muita gente gosta de ficar ali por ser perto do centro mas não no meio da muvuca propriamente dita.

Confesso que, durante as minhas pesquisas, foi difícil achar um hotel em Playacar que não fosse all-inclusive e tivesse um preço mais acessível com estrutura parecida com o Marriott, e acabei indo para Mayakoba. Então, se você quiser se hospedar nessa região de Playa del Carmen, mas também não curtir ficar o dia todo num all-inclusive como eu, existem opções de all-inclusive mais acessíveis, e assim você tem café da manhã e bebida incluídos e não vai ter pena de sair para jantar.

Algum como o Sandos Playacar Beach Resort cumpriria bem esse papel. É um all-inclusive mais simples e mais em conta, mas com uma boa estrutura de praia na frente. Os Viva Wyndham também têm o mesmo estilo. Mas não me hospedei para falar.

Sandos Playacar, um all-inclusive com precinho mais amigo!

Sandos Playacar, um all-inclusive com precinho mais amigo!

Sandos Playacar!

Sandos Playacar!

Viva Wyndham entra na mesma categoria de all-inclusive!

Viva Wyndham entra na mesma categoria de all-inclusive!

Suites do Viva Wyndham Playacar

Suites do Viva Wyndham Playacar

Já se você quiser um all-inclusive do estilo Hyatt Ziva em Playacar, mais luxuoso, o Royal Hideway parece ter uma ótima estrutura e o Riu Palace Riviera Maya também!

Riu Palace Riviera Maya

Riu Palace Riviera Maya

Royal Hideway em Playacar!

Royal Hideway em Playacar!

Agora, se você não faz questão de Resort nem de all-inclusive e acha que vai passar o dia passeando por aí, acho que era mais negócio você se hospedar próximo ao centrinho.

Nesta região eu adorei o Thompson Playa del Carmen, super descolado e moderno e muito bem localizado, na Quinta Avenida. Cogitei me hospedar por ali! Parece ter uma ótima estrutura e nesse hotel fica o Catch, um delicioso restaurante que tem também em NYC.

Thompson Playa del Cramen!

Thompson Playa del Cramen!

Suíte no Thompson Playa del Carmen!

Suíte no Thompson Playa del Carmen!

Thompson é uma opção moderna e descolada em Playa del Carmen!

Thompson é uma opção moderna e descolada em Playa del Carmen!

Uma outra opção mais budget, só pra dormir, que amigos ficaram e aprovavam, foi o One Playa del Carmen, também a uma curta caminhada de menos de 5 minutos da Quinta Avenida. Eles não servem café, mas o preço é muito amigo e se você quer fazer uma viagem mais em conta, é uma ótima opção.

One Playa del Carmen é uma opção budget muito bem localizada em Playa del Carmen!

One Playa del Carmen é uma opção budget muito bem localizada em Playa del Carmen!

Suíte do One Playa del Carmen!

Suíte do One Playa del Carmen!

Para pesquisar outros hotéis em Playa del Carmen, clique aqui!

Mayakoba

Esta incrível região fica entre Cancún e Playa del Carmen, tem uma praia lindíssima e é super relax. Um local mais tranquilo, para quem quer estar a poucos minutos de carro do centrinho de Playa, mas também quer momentos de tranquilidade com uma natureza exuberante! Fazem parte do complexo de Mayakoba 4 mundialmente renomados hotéis de luxo, o Rosewood, o Banyan Tree (o primeiro das Américas!), o Fairmont e o Andaz. Todos eles aliam hospedagem de primeira com preservação ao meio ambiente, e isso é super legal! Ali também fica um enorme campo de golfe, trilhas em meio à natureza e um Pueblito com cafés, restaurantes, lojas e até uma igrejinha em estilo tradicional mexicano!

Todos os hotéis possuem restaurantes maravilhosos, e, estando hospedado dentro de Mayakoba, você pode jantar em qualquer um deles.

Todos os hotéis são interligados pelos canais do mangue, e tours de barco por ali podem ser agendados para avistar mais de 300 espécies de aves e crocodilos!

Nós nos hospedamos no Fairmont Mayakoba e não poderíamos ter feito escolha melhor! O hotel excedeu nossas expectativas em serviço, estrutura e é bem o estilo de hotel que eu amo ficar, com muito verde, caminhos lindos e atmosfera tranquila!

Fairmont Mayakoba!

Fairmont Mayakoba!

O quarto é espaçoso e bem equipado, o café da manhã enorme e com uma variedade imensa!

Suíte do Fairmont! Existem várias configurações e preços de quartos!

Suíte do Fairmont! Existem várias configurações e preços de quartos!

Restaurante La Laguna, onde era servido o café da manhã!

Restaurante La Laguna, onde era servido o café da manhã!

A parte da frente do restaurante dá para o canal!

A parte da frente do restaurante dá para o canal!

Para chegar até a praia você pode usar carrinhos de golf ou bicicletas (todas da BMW), disponíveis para todos os hóspedes.

A bicicleta foi meu meio de locomoção favorito por lá!

A bicicleta foi meu meio de locomoção favorito por lá!

Possui um spa maravilhoso (e caro!!!) com academia anexo, onde você pode fazer aulas com personal ou sozinho. Tem uma sala de yoga com mais de 30 aulas em um aplicativo para você usufruir. Todos os equipamentos da academia foram desenvolvidos pelo mesmo designer da Ferrari e com o mesmo couro do estofamento dos carros. Achei um luxo! Como o hotel é enorme e muita gente corre e caminha por ali, existem “jogging stations”com águas, toalhinhas e mapas do resort para quem ficar perdido e cansado.

Possui 3 restaurantes e um bar e 3 piscinas diferentes. A mais linda é a que fica com vista da praia! Com  certeza foi a minha favorita!

Minha piscina favorita do Fairmont!

Minha piscina favorita do Fairmont!

Uma das piscina tem vista do canal também! Dava para ver várias tartarugas!

Uma das piscina tem vista do canal também! Dava para ver várias tartarugas!

A praia do hotel é bem calminha! Pena que quando fomos estava com algas!

A praia do hotel é bem calminha! Pena que quando fomos estava com algas!

Estrutura de praia do hotel!

Estrutura de praia do hotel!

Jantamos no La Laguna com comida mexicana e no El Puerto, com comida latina e asiática. O El Puerto é imperdível!

Vista do lobby (em cima) e do restaurante El Puerto (varandas de baixo)!

Vista do lobby (em cima) e do restaurante El Puerto (varandas de baixo)!

Coleção de mais de 100 tequilas do El Puerto!

Coleção de mais de 100 tequilas do El Puerto!

No fim achei que foi uma excelente escolha ter ficado 5 noites neste hotel. Fomos jantar 3 dias na Quinta Avenida, fizemos passeios e conseguimos curtir o agito de Playa e quando queríamos podíamos ficar tranquilos! Super recomendo!

Tulum

Como comentei, foi uma pena não ter percebido antes o quanto eu ia gostar de Tulum! Não é à toa que está na moda! Um ambiente bem jovem, descolado, moderno e tranquilo! A minha definição pra Tulum é roots com estilo! Ali você pode alugar bicicleta, dar uma volta pelas lojinhas, fazer aula de yoga e meditar de frente pro mar, comer comidas veganas, naturebas e desligar do mundo! Super recomendo se você quiser ficar uns dias off e aproveitar para conhecer as ruínas de Tulum e a Playa Paraiso, a mais bonita dali!

Tranquilidade de Tulum!

Tranquilidade de Tulum!

Lojinhas fofas!

Lojinhas fofas!

Muitas pousadinhas e hotéis tem o conceito de eco e por isso alguns ficam sem energia elétrica durante a noite ou não têm água quente. Vale pesquisar antes de ir, mas garanto que você vai se surpreender com as opções.  Ali também ficam hotéis lindíssimos, cool e mega luxuosos como o Be Tulum e a Casa Malca, antiga casa de praia de  Pablo Escobar, em uma praia intocada na reserva da biosfera de Sian Ka’an.

Be Tulum. Photo: booking.com

Be Tulum. Foto: booking.com

Descoladíssimo Be Tumum. Photo: booking.com

Descoladíssimo Be Tumum. Foto: booking.com

Bar no Be Tulum. Foto: booking.com

Bar no Be Tulum. Foto: booking.com

Casa Malca é um luxo! Foto: booking.com

Casa Malca é um luxo! Foto: booking.com

Csa Malca. Foto: booking.com

Csa Malca. Foto: booking.com

 

É claro que além desses existem outros, em todas as faixas de preço. Para encontrar seu hotel em Tulum, clique aqui!

Espero ter ajudado quem fica na dúvida sobre onde se hospedar, e se você já ficou em algum outro hotel muito legal por lá, me conte!

Beijos e até o próximo post!

O mapa abaixo tem a marcação de todos os hotéis e atrações citados nesse post.

(Visited 196 times, 1 visits today)

Comentários:

  • GUSTAVO

    11 de junho de 2018

    Olá Natália, tudo bem?

    Em dezembro ficarei 10 noites no Fairmont Mayakoba com esposa e filha de 4 anos. Gostaria de saber se vc recomenda alugar carro. Se sim, é fácil, por exemplo, estacionar na Quinta Avenida? Se não recomenda, se o hotel oferece transfer p lá?

    Desde já agradeço e parabens pelo blog!

    responder…
  • GUSTAVO

    11 de junho de 2018

    Ótimo! Vou alugar então na Sixt! Quanto ao hotel, Que bom que fiz Boa escolha. Pensei em Tulum, mas com criança decidi por Maykoba, Por conta da infraestrutura.

    responder…
  • Maiara

    2 de julho de 2018

    Olá, boa noite! Esses hotéis que vc recomenda em Cancún, o Marriott e o JW Marriott, ficam na parte de mar agitado?

    responder…
  • Felipe

    12 de março de 2019

    Olá bom dia!
    Estou querendo ir a Playa Del Carmen em maio 2019, você sabe como está o mar a respeito das algas?

    responder…
  • Rodrigo Luiz Benassi

    31 de janeiro de 2020

    Vi que já esteve na Bahamas, gostaria da opinião, Qual é mais Bonito, mar e praias mais bonito ?

    responder…
  • Walter

    5 de janeiro de 2022

    Adorei as informações… super úteis!! Muito obrigado!!!

    responder…

envie um comentário